Siga-nos nas redes

Região

Feira de Artesanato de Vila do Conde regressa já este sábado com arte e Jornadas Gastronómicas

Publicado

em

A 43.ª edição da Feira de Artesanato de Vila do Conde inicia-se já no próximo sábado na Av. Júlio Graça, sob o mote da Conferência sobre os Oceanos, promovida pela ONU para 2022.

Desta forma, o “Espirito dos Mares” foi o tema sob o qual os artesãos o criaram as suas peças, que serão expostas durante o funcionamento da feira.

A decorrer entre os próximos dias 24 de julho e 08 de agosto, esta feira contará também com as Jornadas Gastronómicas, que permitirão aos presentes saborear o melhor que se faz na culinária de Norte a Sul do país.

Depois do primeiro ano de interregno, desde a criação desta iniciativa, a Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde volta em 2021 com um terço do número dos espaços expositivos e reforçando as medidas de prevenção do vírus da covid-19, tais como o uso de máscara obrigatório, o distanciamento social e a desinfeção das pessoas e objetos.

Organizada em parceria pela Câmara Municipal de Vila do Conde e pela Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, a Feira Nacional de Artesanato, tem entrada gratuita, decorrendo num espaço frondoso e apetecível, ao ar livre, num recinto com 11.000 m2, onde os artesãos exibem as suas artes e saberes ancestrais.

A entrada é livre.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Braga

ATUALIZAÇÃO: Criança de 2 anos encontrada sozinha em Braga tinha um olho ensanguentado e sapatos trocados dizem testemunhas

Publicado

em

Por

A criança de 2 anos encontrada sozinha, numa rua de S. Vicente, em Braga, suja e com fome, esta segunda-feira, tinha um olho ensanguentado e as suas sapatilhas trocadas, avança a CMTV.

Depois de transportado para o hospital pelos Bombeiros Sapadores de Braga, a criança irá continuar internada.

Testemunhas entrevistadas pela mesma fonte salientam o estado de desleixe em que se encontrava a criança no momento em que foi encontrada.

Depois de avistado, sem qualquer adulto por perto, o menino ficou em casa de uma vizinha, enquanto o alerta era dado às autoridades.

Um homem alegando ser o avô apresentou-se na PSP momentos mais tarde, na noite desta segunda-feira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

PSP: 16 comerciantes detidos na Feira de Santo Tirso. Familiares destes respondiam em tribunal à mesma hora

Publicado

em

Por

Dezasseis comerciantes foram detidos, esta segunda-feira, em Santo Tirso, após buscas, levadas a cabo pela PSP, por suspeitas de contrafação.

Setenta agentes apreenderam 2915 artigos “com símbolos de marcas, artigos falsos”, avança o Diário de Santo Tirso.

De acordo com a mesma fonte, estes detidos são familiares de outros comerciantes que, à mesma hora, estavam no Tribunal de Vila do Conde, depois de terem sido detidos na passada sexta-feira pelas mesmas razões.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

“É muito provável” que autocarro onde morreram peregrinos de Guimarães não tenha seguro -diz a APS

Publicado

em

Por

“É muito provável” que o autocarro, envolvido no acidente no qual morreram três pessoas este sábado, não tenha seguro, diz a Associação Portuguesa de Seguradores (APS), numa notícia avançada pelo JN.

De acordo com a mesma associação, no site da Autoridade de Supervisão de Seguros não consta qualquer “indicação da existência de seguro” deste veículo.

Para já, a Autoridade de Supervisão de Seguros ainda não se mencionou sobre o assunto, já que quer certificar-se primeiro se “empresa do autocarro não fez pouco antes do dia do acidente um seguro que, por qualquer motivo, não tenha sido ainda “descarregado” no sistema informático”, pode ler-se na mesma peça.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Menino de 2 anos estava perdido na rua em Braga “sujo e com fome”

Publicado

em

Por

Uma criança com cerca de dois anos, “suja e com fome” foi encontrada sozinha, na Rua das Verdosas, em S. Victor, esta segunda-feira, e transportada para o hospital pelos Bombeiros Sapadores de Braga, avança o JN.

O alerta terá sido dado por uma moradora que chamou as autoridades, cerca das 8:53, após ter visto a criança “perdida” na rua, trazendo-a para dentro da sua casa.

A criança, “um pouco debilitada” foi transportada para o hospital e mais tarde, uma pessoa que alegava ser o seu cuidador e avô apresentou-se à PSP.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Fogo deflagra na Fábrica Confiança em Braga

Publicado

em

Por

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde desta segunda-feira, nas antigas instalações da Fábrica Confiança, em Braga, avança o jornal O Minho.

De acordo com a mesma fonte, foram detritos que estavam no interior da fábrica devoluta que arderam.

Os Bombeiros Voluntários e Sapadores de Braga, totalizando 15 operacionais e quatro viaturas, foram destacados para o local.

As operações no local já se encontram em fase de resolução.

O alerta foi registado cerca das 15:00.

Foto: Cláudio Andrade / DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Operária com o salário mínimo condenada a pagar 60 euros de pensão de alimentos à filha de 21 anos em Guimarães

Publicado

em

Por

Uma mulher de Guimarães foi processada pela filha, de 21 anos, depois de estar ter saído de casa, apenas com 16 anos, alegando que não queria mais viver em pobreza, avança o JN.

À mãe, que aufere do salário mínimo, a filha, que agora vive com a madrinha, pediu uma pensão de 200 euros, mas o Tribunal de Guimarães condenou a progenitora a pagar-lhe apenas 90 euros mensais.

Depois de a mãe ter recorrido, este valor foi reduzido para 60 euros por mês.

De acordo com a mesma fonte, a jovem chegou a queixar-se que, enquanto em casa da sua mãe, a pobreza era tal que em alguns momentos o dinheiro não era suficiente para comprar comida.

Esta jovem, passou a receber a pensão do pai, falecido em 2015, de 232 euros, e exigiu este montante à mãe por estudar e alegar não ter como subsistir.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Armindo Araújo, o melhor piloto português no Rali de Portugal

Publicado

em

Por

Pela décima primeira vez, em dezasseis participações, Armindo Araújo garantiu o “título” de melhor piloto português no Rali de Portugal e juntou a este brilhante resultado, o quinto posto final entre os concorrentes do WRC2.

Em quatro anos consecutivos, Armindo Araújo e Luís Ramalho, conseguem terminar na primeira posição entre as equipas portuguesas, mostrando supremacia na prova organizada pelo ACP. Na etapa de hoje, a última da prova, a dupla do Skoda Fabia Rally 2, conseguiu gerir a vantagem com que saiu da Exponor e garantir, na chegada a Matosinhos, o objetivo que procurava.

Mantivemos a liderança e estamos orgulhosos de podermos subir novamente ao pódio com este “título”. Estamos todos de parabéns pelo excelente desempenho neste Rali de Portugal”, sublinha o piloto de Santo Tirso.

Apesar de não ter começado da melhor forma, devido aos dois furos sofridos na sexta-feira, os líderes do CPR foram recuperando especial após especial, realizaram uma segunda etapa soberba e terminaram o rali com excelentes resultados. “Foi sem dúvida um rali muito duro e difícil, mas também muito positivo para nós. Em termos de CPR o segundo lugar foi um excelente resultado, no WRC2 conseguimos terminar no top cinco e ser o melhor português, mais uma vez, é um grande orgulho. Não posso deixar de felicitar os nossos adversários, o público, o ACP que volta a colocar na estrada um excelente rali e uma enorme ovação para a minha equipa que, como sempre, fez um trabalho fantástico”, disse ainda Armindo Araújo.

O Campeonato de Portugal de Ralis regressa no próximo dia 10 de Junho com a realização do Rali de Castelo Branco, prova que marca a passagem do calendário de 2022 para os pisos de asfalto.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Idosa de 89 anos morre atropelada na EN 206 em Ronfe

Publicado

em

Por

Um atropelamento vitimou uma mulher, com 89 anos de idade. A mulher foi atropelada na Estrada Nacional 206, que liga Famalicão a Guimarães.

Segundo avança o Guimarães Digital, o acidente aconteceu ao início da noite deste sábado, em Ronfe, no concelho de Guimarães, na Rua de São Tiago.

De acordo com as informações avançadas, terá sido colhida por uma viatura ligeira de passageiros quando circulava naquela via, perto da sua casa. A vítima foi assistida no local pelos meios de socorro do INEM e conduzida ao Hospital de Braga, onde veio posteriormente a falecer. O condutor da viatura envolvida no acidente também sofreu ferimentos e teve de receber assistência hospitalar.

As circunstâncias em que ocorreu este atropelamento estão a ser investigadas pelos militares do Destacamento de Trânsito de Braga da GNR.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Tragédia na Mealhada: Guimarães chora a morte de três filhos da terra

Publicado

em

Por

FOTOS: FACEBOOK

O concelho de Guimarães está em choque com a morte de três pessoas devido a um trágico acidente que vitimou três filhos da terra. O autocarro onde seguiam na A1, ontem, partiu da freguesia de Figueiredo, Guimarães, rumo ao Santuário de Fátima.

Na colisão contra um poste morreram o motorista, uma catequista que ia a rezar o terço ao microfone na zona frontal do autocarro e um homem que habitualmente enjoava nas viagens e pediu para ir nos bancos frontais.

António Araújo (no meio da foto) é uma das vítimas mortais. Motorista e proprietário da empresa de autocarros Roda do Rei, tinha cerca de 60 anos, e era habitual ser ele a transportar os habitantes daquela freguesia durante os passeios anuais a Fátima.

Outra das vítimas é Emília Castro. Terá morrido por se encontrar na frente do autocarro a rezar o terço. Catequista e elemento do grupo coral, deixa duas filhas já adultas e um rapaz, ainda menor, avança “O Minho”. Trabalhava na empresa têxtil Somelos, em Guimarães.

A terceira vítima mortal, um homem, com cerca de 70 anos, também residia em Figueiredo, e acabou por morrer por estar no banco da frente, uma vez que enjoava nas viagens.

A circulação na A1 foi restabelecida depois de ter estado interdita ao longo de várias horas por causa do acidente que para além dos 3 mortos, causou ainda 5 feridos graves, disse à Lusa fonte dos bombeiros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Entretenimento

EXPOTROFA regressa com muita animação

Publicado

em

Por

Augusto Canários & Amigos, Zé Amaro e Banda Myllenium são os artistas que irão animar a edição deste ano da EXPOTROFA, que decorre entre os dias 6 e 10 de julho, na Alameda da Estação.

Dois anos depois da última edição, a EXPOTROFA regressa com muitas novidades. O programa de cinco dias vai incluir muitas atividades, bem como as habituais tasquinhas. O certame vai mudar de local, ficando agora instalado no centro da cidade, na Alameda da Estação, espaço requalificado em 2017.

De destaque dentro da programação, Augusto Canário animará a noite de 6 de julho, a partir das 21h30, e no dia seguinte, 7 de julho, o palco será para a Banda Myllenium.

A 8 de julho, o palco está reservado para a Orquestra Urbana da Trofa com o Tributo a António Variações e a participação especial de Paulo Praça.

Dois dias depois, a 9 de julho, Zé Amaro sobe ao palco para mais uma noite memorável na EXPOTROFA.

A edição deste ano encerra, no dia 10 de julho, com um desfile de Moda, com a participação do comércio local na área do vestuário e acessórios. Ciente das dificuldades criadas pela pandemia, a Câmara Municipal da Trofa definiu que o Desfile, é, pela primeira vez, aberto a todos os estabelecimentos comerciais do Concelho e a responsabilidade da organização deste evento final é da Câmara Municipal.

Com entrada gratuita, a EXPOTROFA assume-se como um dos maiores certames do género da região Norte. O evento dá a conhecer as empresas da região, os artesãos locais e as associações do Concelho. Tal como em edições anteriores, a oferta gastronómica está assegurada com a presença das tasquinhas que mobilizam muitos Trofenses e visitantes.

“É um regresso aguardado por todos nós, a EXPOTROFA tem a capacidade de mobilizar os Trofenses e todos aqueles que se deslocam à Trofa para participar nesta mostra” salienta Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal da Trofa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Sociedadehá 5 horas

Ministério Público instaura inquérito ao acidente com autocarro de peregrinos de Guimarães

 O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito para averiguar as circunstâncias do acidente com um autocarro, na Autoestrada 1 (A1),...

Famalicãohá 6 horas

Trilho da Cangosta do Estevão com sinalética para ajudar a explorar Camilo

O “Trilho da Cangosta do Estevão” já pode ser calcorreado por exploradores modernos que buscam conhecer melhor a história e...

Paíshá 6 horas

Motorista do autocarro acidentado a caminho de Fátima será sepultado esta quarta-feira

Será sepultado, esta quarta-feira, António Araújo, de 58 anos, motorista do autocarro que morreu, no último sábado, após um aparatoso...

Famalicãohá 8 horas

Cada corporação de bombeiros de Famalicão ganha mais uma nova Equipa de Intervenção Permanente (EIP)

As corporações de bombeiros de Famalicão, que incluem os Bombeiros Voluntários de Famalicão, Bombeiros Voluntários Famalicenses e Bombeiros de Riba...

Famalicãohá 8 horas

Famalicense desempregado de 43 anos detido no Porto por suspeitas de tráfico de droga

A PSP deteve, esta segunda-feira, na Praça Almeida Garrett, no Porto, um homem suspeito de tráfico de droga, tendo na...

Bragahá 9 horas

ATUALIZAÇÃO: Criança de 2 anos encontrada sozinha em Braga tinha um olho ensanguentado e sapatos trocados dizem testemunhas

A criança de 2 anos encontrada sozinha, numa rua de S. Vicente, em Braga, suja e com fome, esta segunda-feira,...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Bombeiros de Riba de Ave recebem apoio autárquico de 150 mil para aquisição de novas viaturas

A Câmara Municipal de Famalicão aprovou, esta terça-feira, na última reunião do executivo, a atribuição de um apoio financeiro de...

Famalicãohá 10 horas

O Parque da Devesa em Famalicão, vai ser palco da 11ª Gala do Bgreen Ecological Filme Festival

A edição deste ano contou com a particição de cerca de trezentos trabalho a concurso oriundos de diverso paises.

Paíshá 10 horas

Crianças portuguesas não vivem em casas saudáveis diz a UNICEF

As crianças portuguesas não vivem em ambientes saudáveis, sobretudo devido a problemas com a habitação, segundo um relatório do Fundo...

Paíshá 12 horas

Duas famílias, incluindo uma grávida e duas crianças despejadas após ocupação ilegal em Gaia

Duas famílias, incluindo uma grávida e duas crianças menores, foram esta terça-feira despejadas das casas que ocuparam ilegalmente no bairro...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES