Região
Movimento “Viver o Ave” nomeado para o prémio Guarda Rios 2021

O Movimento “Viver o Ave” é um dos cinco nomeados para o prémio Guarda Rios 2021 promovido pela associação ambiental GEOTA.
Este prémio é considerado um dos mais importantes prémios ambientais a nível nacional e visa premiar pessoas, grupos ou instituições que se tenham destacado na implementação de boas práticas, defesa e valorização dos rios, cursos de água e áreas ribeirinhas.
O “Viver o Ave” é um movimento informal, criado na rede social Facebook, cuja missão é proteger, preservar a bacia hidrográfica do Rio Ave e dos seus afluentes, assim como incentivar a preservação do património histórico edificado ao longo das suas margens.
O Movimento propõe-se realizar um amplo programa ações de sensibilização ambiental, de promoção e divulgação, de debates e palestras, de atividades desportivas e lúdico-pedagógicas, com vista à consciencialização para a proteção e preservação, não só do Rio Ave, mas de toda a sua bacia hidrográfica.
Gualter Costa, porta-voz do Movimento, sublinha que o Rio Ave e toda a sua bacia hidrográfica “são, neste momento, ainda dos rios mais poluídos e com as margens mais subvalorizadas e subaproveitadas do país”, apesar de estar “dotado de um invejável património histórico, industrial, hidroelétrico e até religioso nas suas margens”.
Nesse sentido, entende que o Ave e as suas margens “têm todas as condições e potencial, para a sua valorização e aproveitamento turístico e ambiental”, considerando que este prémio, “dado o seu reconhecimento e prestígio a nível nacional poderá ser uma importante alavanca mediática para a promoção de toda a bacia do Ave, Vizela e Este”.
O Movimento apela, assim, à votação no seu projeto através das páginas do GEOTA. As votações decorrem até ao dia 9 de agosto.

Famalicão
Famalicão: Riba de Ave acolhe Mostra Comunitária este fim de semana

A freguesia de Riba de Ave, em Famalicão, realiza, este sábado e domingo, a sua Mostra Comunitária, um evento dedicado a apresentar o que de melhor se faz nesta localidade.
Entre as atrações agendadas para estes dois dias, destacam-se a abertura do evento, que contará com atuações do CNE de Riba de Ave, do Centro Social e Cultural de Riba d’Ave e Jardim de Infância da Escola EB1 de Riba de Ave, a partir das 14h00.
Segue-se um espetáculo de patinagem artística pelo Riba d’Ave HC, às 16h00, seguida da música dos TunARRA. A partir das 21h00, realiza-se a Noite Branca, com atuações de Ezequiel e DJ Guns Paulo Rodrigues.
Para amanhã, o último dia de atividades, está agendada uma aula de zumba, a partir das 10:00, atuação de Ensemble de Flautas, às 15h00, TunARRA e Sons da Tuna, entre as 16h00 e as 16h45.
As atividades acontecem no adro da igreja.
País
Foi encontrada com vida mulher de 68 anos desaparecida Há 2 dias em Monção

A mulher de 68 anos dada como desaparecida, em Monção, na quarta-feira foi encontrada hoje pelas 09:54, “com sinais de alguma hipotermia, mas estável”, disse o comandante dos bombeiros.
Em declarações à agência Lusa, o comandante dos Bombeiros de Monção, no distrito de Viana do Castelo, José Passos adiantou que a mulher, que sofre de Alzheimer, foi encontrada “num pinhal a cerca de dois quilómetros do local onde desapareceu, no lugar de Gandra, freguesia de Mazedo”.
“Está na ambulância a ser estabilizada e a ser avaliada. Deverá ser encaminhada para o hospital para ser reavaliada”, adiantou.
Na quarta-feira, José Passos, referiu que a mulher desapareceu cerca das 14:00, quando se encontrava junto de familiares no lugar de Gandra, freguesia de Mazedo.
“A senhora estava junto de familiares que se encontravam a trabalhar numa obra de construção. Desapareceu sem que se tivessem apercebido. Iniciaram as buscas e, às 16:40, alertaram a proteção civil”, especificou José Passos.
As operações de busca foram suspensas na quinta-feira às 20:35 e retomadas hoje às 08:00.
País
Jovem de 15 anos perda a vida subitamente em aula de Educação Física no Porto

Um jovem de 15 anos morreu hoje durante a aula de Educação Física na Escola Secundária Alexandre Herculano, no Porto, revelou à Lusa fonte da Proteção Civil.
Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários do Porto, o alerta foi dado pelas 15:h02 para um jovem “que subitamente tinha entrado em paragem cardiorrespiratória durante a aula”.
“Quando chegámos ao local o professor estava a tentar reanimá-lo, situação que prolongámos por cerca de uma hora, mas sem conseguir reverter o quadro, acabando por se confirmar o óbito no local”, disse ainda.
A PSP tomou conta da ocorrência.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Aviso amarelo devido chuva e vento forte até ás 18 horas
-
Famalicãohá 7 dias
Centros de saúde de Famalicão em greve esta quarta e quinta-feira
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão recebe exposição ferroviária itinerante dentro de contentor de mercadorias
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Casa da Memória realiza ‘workshop’ “Dicas e Estratégias Para o Dia a Dia do Cuidador da Pessoa com Demência”