Siga-nos nas redes

Póvoa de Varzim

Bloco de Esquerda alerta para “atentado ambiental perigosíssimo” na Póvoa de Varzim

Publicado

em

A coordenadora do BE denunciou hoje existir um “atentado ambiental “perigosíssimo” na Póvoa de Varzim, referindo-se uma “parede de sacos de plástico” na praia da Estela para “segurar” um campo de golfe “que nem devia ali estar”.

“Temos aqui um atentado ambiental perigosíssimo com muito plástico a fazer de conta que segura areias que não consegue segurar e o que está a fazer é a poluir o mar com todos os custos elevados que sabemos que tem”, afirmou Catarina Martins, à margem de uma visita aquela praia, no distrito do Porto.

Segundo a bloquista, os sacos de plástico “foram postos pela empresa do campo de golfe que coloca sacos de uma forma ilegal”.

“Não podia ter colocado aqueles sacos ali, não podia deixar os sacos deteriorarem-se, não está a fazer nada do que a lei obriga. Além disso, o campo de golfe nem sequer devia lá estar”, considerou.

Isso porque, salientou, “o campo está em cima de uma duna primária”.

“Nós não podemos dizer às pessoas que não podem ter as suas casas nas dunas porque é perigoso com a subida das águas do mar e as alterações climáticas, porque é perigoso e tem que ser alterado e depois dizermos que onde há grandes interesses económicos fica tudo intocado e pode estar um acampo de golfe em duna primária”, defendeu.

Catarina Martins referiu ser um “compromisso do BE lutar por um Plano de Ordenamento da Orla Costeira que proteja as populações”, apontando que “para isso é preciso ter regras claras”.

A líder bloquista questionou ainda se o Governo sabe da situação real na Praia da Estela, tendo em conta a resposta às questões colocadas pelo BE em abril: “Detetamos dia 07 de abril que havia plástico espalhado pela praia, fizemos uma pergunta ao ministério ao Governo sobre o que se passava, sobre haver plástico na praia a ir para o mar”, explicou.

“Recebemos agora a resposta do Governo e ficamos muito preocupados porque o Governo diz que os sacos de plástico não estão lá, que são sacos de ráfia e que a empresa do campo de golfe está a fazer tudo de acordo com as normas ambientais. Das duas uma, ou os técnicos do ambiente nunca vieram aqui e escreveram um relatório sem conhecer a realidade, ou vieram e estão a mentir”, apontou.

O BE deixou a garantia que não deixará o assunto cair no esquecimento.

“Vamos dar conta do que vimos hoje novamente ao Governo, queremos explicações mas sobretudo queremos que aquele plástico saia dali”, garantiu.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Póvoa de Varzim

Incêndio na Póvoa de Varzim deixa família desalojada

Publicado

em

Por

Um casal e a sua filha ficaram desalojados após um incêndio na habitação que partilhavam, que deflagrou na manhã deste domingo, em Aver-o-Mar, na Póvoa de Varzim, avança o Mais Semanário.

De acordo com estes, o fogo terá também consumido uma pequena oficina, na mesma propriedade.

Agora sem condições de habitabilidade, esta família foi acolhida em casa de outros familiares.

As causas do incêndio são, até ao momento, desconhecidas.

No local estiveram 18 operacionais e 5 viaturas de socorro e combate às chamas.

Fotos: José Alberto Nogueira / Mais Semanário / DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Mercadona investe mais 24,5 ME no Bloco Logístico da Póvoa de Varzim

Publicado

em

Por

A cadeia de supermercados Mercadona anunciou hoje um investimento adicional de 24,5 milhões de euros, para ampliar a capacidade de armazenamento do Bloco Logístico da Póvoa de Varzim, cuja operação teve início em 2019.

“Após ter dado início à operação, em 2019, do Bloco Logístico da Póvoa de Varzim, a Mercadona passa a contar com um novo armazém com 12.000 m2 [metros quadrados] que representou um investimento adicional de 24,5 milhões de euros”, informou a cadeia espanhola, em comunicado.

A ampliação do Bloco Logístico da Póvoa de Varzim, com a construção de uma terceira nave com 12.000 metros quadrados, foram criados mais 20 postos de trabalho.

Em 2019, a Mercadona arrancou com a operação daquela infraestrutura, tendo investido 60 milhões de euros.

No total, a empresa já investiu 84,5 milhões de euros no desenvolvimento do Bloco Logístico da Póvoa de Varzim, que conta com três naves construídas numa área total de 100.000 m2 e 350 postos de trabalho.

Em 2021, a empresa anunciou o desenvolvimento de um futuro Bloco Logístico em Almeirim, no distrito de Santarém, cujo início das obras está previsto para este ano.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Jogo do FC Famalicão referente à Taça de Portugal de futebol feminino adiado

Publicado

em

Por

Foi adiado para 19 de janeiro a partida entre o Varzim e o FC de Famalicão que estava prevista para este domingo às três da tarde relativa à 2.ª eliminatória da Taça de Portugal em futebol sénior feminino.

A partida, adianta a Federação Portuguesa de Futebol, irá ocorrer na mesma no campo do Aguçadoura Futebol Clube.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Empresário de 64 anos procurado pela Interpol foi detido na Póvoa de Varzim

Publicado

em

Por

A Polícia Judiciária deteve, na Póvoa de Varzim, um homem de nacionalidade brasileira, condenado por vários crimes tributários no Brasil e procurado pelas autoridades. A informação é avançada pelo Correio da Manhã.

Segundo informa a PJ em comunicado, o brasileiro estava no sistema da Interpol, com mandado de detenção internacional para ser extraditado para o Brasil, onde o homem foi condenado a três anos e seis meses de prisão.

O empresário de 64 anos vai ser presente ao Tribunal da Relação do Porto.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Mãe e filha de 4 anos falecidas em violento acidente sepultadas hoje na Póvoa de varzim

Publicado

em

Por

Serão sepultadas esta sexta-feira, às 15_30 a mãe e filha que perderam a vida num acidente, na última terça-feira, quando regressavam a França, depois dos festejos de ano novo, avança a Rádio Onda Viva.

Os corpos de Alexandra Martins Galante de 41 anos e a filha, Eduarda de 4 anos, irão chegar cerca de duas horas antes do começo da funeral.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Mãe e filha de 4 anos da Póvoa de Varzim morrem no regresso a França

Publicado

em

Por

Uma mulher de 42 anos e a sua filha de 4 morreram, na última terça-feira, depois de um despiste rodoviário, quando regressavam à França, saídas da Póvoa de Varzim, após os festejos do final do ano.

Outra criança, de 12 anos, que seguia na mesma viatura ficou gravemente ferida.

O acidente teve lugar na cidade de Lubbon, quando o carro se despistou e embateu conta uma árvore que se encontrava dentro de um terreno privado.

As forças de socorro encontraram a mãe já sem hipótese de reanimação e filha de 4 anos em paragem cardiorrespiratória.

Um helicóptero foi destacado para o local, mas a menina acabou por morrer pouco tempo após a chegada do veículo aereo, mesmo com a situação de paragem cardiorrespiratória já revertida.

A mulher, que era viúva desde 2018, teve este acidente depois de ter completado mais de 1.000 quilómetros na sua viagem de regresso, apontando que o cansaço pode ter tido um papel central nesta tragédia, a par da velocidade excessiva praticada pela mesma, tal como mostram as perícias.

Foto: DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Autoridades desaconselham passeios à beira-mar em Vila do Conde, Póvoa e Esposende

Publicado

em

Por

A Autoridade Marítima Nacional alertou hoje para os cuidados a ter nos primeiros dias do novo ano junto ao mar, desaconselhando banhos e passeios à beira-mar devido à “forte agitação marítima em todo o território nacional”.

“Com a entrada do novo ano, altura em que muitos portugueses habitualmente se deslocam a praias e zonas costeiras, a Autoridade Marítima Nacional aconselha toda a população a evitar ir a banhos e a frequentar zonas expostas à agitação marítima, adotando uma postura preventiva e de segurança, evitando expor-se desnecessariamente ao risco”, refere uma nota de imprensa.

Segundo esta autoridade, as previsões nos próximos dias apontam para uma “forte agitação marítima em todo o território nacional, muito característica do mar de inverno”, pelo que recomenda que as pessoas se mantenham sempre a uma distância “considerável em relação à linha de água, evitando ser surpreendidas, uma vez que o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.

“A Autoridade Marítima Nacional desaconselha todas as pessoas a ida a banhos, tanto na noite de passagem de ano, como nos primeiros dias do ano, bem como os passeios junto à orla costeira, devendo resguardar-se e não facilitar. Lembre-se que não é preciso entrar no mar para comemorar”, reforçou na sua mensagem.

Na terça-feira, sete barras foram fechadas a toda a navegação e três condicionadas.

Segundo a informação disponível no site da Marinha, foram encerradas a toda a navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro e Portinho da Ericeira e condicionadas as de Aveiro (a embarcações de comprimento para fora inferior a 15m), Figueira da Foz (fechada a embarcações de comprimento inferior a 35 metros) e Viana do Castelo (a embarcações de comprimento inferior a 12 metros).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Chefes de equipa de urgência do Hospital da Póvoa de Varzim demitiram-se

Publicado

em

Por

Os chefes de equipa de urgência do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde apresentaram, na sexta-feira, a demissão por “grave carência de recursos humanos médicos” neste serviço, avançou este sábado o Sindicato Independente dos Médicos (SIM).

Em comunicado, o sindicato especificou que os médicos apresentaram a carta de demissão ao presidente do conselho de administração e ao diretor clínico, tendo a mesma sido assinada por todos os chefes de equipa, à exceção da diretora do serviço de urgência que também exerce funções de chefe de equipa.

“A demissão coletiva é motivada pela grave carência de recursos humanos médicos no serviço de urgência daquele centro hospitalar, que já não permite assegurar cuidados em segurança para os doentes”, referiu.

A título de exemplo, o SIM revelou que nas noites de 31 de dezembro de 2021 e 01 de janeiro de 2022 em vez de cinco médicos haverá apenas dois médicos.

Os cuidados que eram assegurados por dois médicos de medicina interna e três generalistas passam, agora, a ter de ser assegurados por apenas dois médicos de medicina interna, sublinhou.

“Isto inclui atender não só os doentes triados com vermelho e laranja, executar tarefas inerentes ao chefe de equipa e proceder a transportes de doentes críticos, como também atender todos os doentes da área médica triados com verde ou amarelo e apoio à área dedicada a doentes com covid-19 ou suspeitos de covid-19”, adiantou o sindicato.

A isto, acrescentou o SIM, nessas duas noites não haverá médicos de ginecologia/obstetrícia no serviço de urgência.

Esta situação é de “enorme gravidade” porque recorrem ao centro hospitalar grávidas e parturientes de todo o país, frisou, ressalvando não haver qualquer aviso às grávidas de que a urgência de obstetrícia está encerrada nessas noites.

O Sindicato Independente dos Médicos marcou já uma reunião com o Conselho de Administração, por solicitação deste, para abordarem esta questão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Incêndio destrói habitação no Bairro Sul da Póvoa de Varzim

Publicado

em

Por

Uma habitação ficou praticmente destruida, na noite desta quarta-feira, após um incêndio que deflagrou nesta, na Rua 31 de Janeiro, no Bairro Sul, na Póvoa de Varzim.

De acordo com a Rádio Onda Viva, o edfificio em questão encontrava-se desabitado, e foram precisos 24 operacionais das forças de socarro para extinguir as chamas, cuja origem é ainda desconhecida.

A PSP que esteve no local para registo da ocorrência.

Foto: Pedro Oliveira/ Rádio Onda Viva / DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

ATUALIZAÇÕES: Patrão suspeito de matar brutalmente empregado ucraniano na Póvoa de Varzim

Publicado

em

Por

Um empresário de 42 anos encontra-se em prisão preventiva por suspeitas de ter morto um dos seus empregados, um um cidadão ucraniano, de 51 anos, na Póvoa de Varzim, avança a CM.

De acordo com a mesma fonte o operário terá sido brutalmente agredido e sodomizado com um ferro até à morte, enquanto que os familiares do suspeito terão encenado uma doença súbita para justificar a sua morte.

A autópsia ao corpo de Oleg Mariochoine revelou “lacerações profundas no ânus que poderão ter sido provocadas por um ferro”, concluindo ter-se tratado de um homicídio.

A população local refere que os homens eram vistos frequentemente juntos e embriagados. “Falava-se de que tinham um caso homossexual, mas nunca ninguém viu nada”, segundo um morador, citado pelo jornal Digital Luso.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Jornal

Rádio

Artigos Recentes

Economiahá 9 horas

Serviço de carregamento de veículos elétricos da Galp volta a aumentar a 01 fevereiro

O serviço de carregamento de veículos elétricos da Galp vão voltar a aumentar a partir do dia 01 de fevereiro,...

Paíshá 10 horas

Pai e filho gravemente feridos após serem abalroados por camião no IP3

Duas pessoas, pai e filho, ficaram gravemente feridas depois de terem sido abalroadas, na tarde desta segunda-feira, no IP3, em...

Famalicãohá 11 horas

Costa diz que o gato de Famalicão Zé Albino vai sentir-se menos só porque Rio “vai para casa”

O secretário-geral do PS afirmou hoje que o gato do presidente do PSD, o Zé Albino, anda visivelmente deprimido, mas...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Habitante da freguesia de Vilarinho oferece fruta a quem mais precisar

Uma habitante da freguesia de Vilarinho das Cambas, em Famalicão, decidiu doar os excedentes da fruta, que colhe no seu...

Bragahá 12 horas

PS acusa escolas de Braga de negarem refeições a crianças por falta de pagamento

O vereador socialista na Câmara de Braga Hugo Pires denunciou esta segunda-feira que há crianças que ficam sem almoçar em...

Bragahá 13 horas

Colisão entre mota de entregas e carro faz um ferido grave em Braga

Uma pessoa ficou gravemente ferida apíos uma colisão entre uma mota e um veículo ligeiro de passageiros, junto às instalações...

Entretenimentohá 14 horas

“Zé Albino”, o famoso gato de Rui Rio, nasceu em… Famalicão

“O Zé Albino é um gato de origem humilde, nasceu num quintal em Famalicão. Ao fim de cinco semanas, a...

Paíshá 14 horas

Covid-19: Mais 44 mortos e 32.758 novos infetados nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 44 óbitos provocados pela pandemia e 32.758 novos casos de infeção, segundo o relatório diário emitido...

Paíshá 15 horas

Homem de 72 anos morre despiste contra poste elétrico em Bragança

Um homem de 72 anos morreu esta segunda-feira no despiste do veículo que conduzida, na zona de Vila Flor, distrito...

Paíshá 15 horas

Covid-19: Portugal ultrapassa “nível crítico” de gravidade da pandemia

Portugal ultrapassou o nível crítico no indicador de avaliação da pandemia do Instituto Superior Técnico e da Ordem dos Médicos,...

Paíshá 15 horas

Morreu menino de 5 anos ferido em acidente em Palmela

Morreu, este domingo, um dos três irmãos feridos numa colisão rodoviária, no último sábado, em Palmela, avança o JN Gabriel,...

Desportohá 16 horas

Liga Portugal doa 2 toneladas de alimentos por cada golo marcado na Taça da Liga

Cada golo marcado durante a ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, que arranca na terça-feira, vai resultar em...

Bragahá 17 horas

Carro queimado em Esposende tinha “bilhete” com ameaça. PJ investiga possível crime em série

Um veículo ligeiro ficou completamente carbonizado, na madrugada do último domingo, após um incêndio, quando estava estacionado em Esposende, na...

Mundohá 17 horas

O fim da covid-19: OMS admite fim da pandemia com a variante Ómicron

A variante Ómicron levou a pandemia de Covid-19 para uma fase diferente e pode encerrá-la na Europa, disse o diretor...

Paíshá 18 horas

DGS volta atrás: Caixões de infetados com covid-19 devem ficar fechados nos funerais

Os caixões das pessoas que morreram enquanto infetadas pela covid-19 deverão manter-se fechados nos seus funerais, de acordo com uma...

Póvoa de Varzimhá 18 horas

Incêndio na Póvoa de Varzim deixa família desalojada

Um casal e a sua filha ficaram desalojados após um incêndio na habitação que partilhavam, que deflagrou na manhã deste...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Atropelamento na Avenida 9 de Julho faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida na sequência de um atropelamento, na manhã desta segunda-feira, na na Avenida 9 de Julho, em...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Chegou mais uma semana de sol. Probabilidade de chuva é 0%

O sol continua a dominar as previsões meteorológicas, do concelho de Famalicão, para a semana que agora começa, com os...

Barceloshá 19 horas

Chega e partido MAS envolvem-se em cenas de violência em Barcelos

Elementos do partido Chega e do Movimento Alternativa Socialista envolveram-se em confrontos físicos, este domingo, junto ao Mercado Municipal de...

Desportohá 19 horas

Jogo entre o Ermesinde e S. Pedro da Cova acaba com agressões e invasão de campo

Mais um jogo de futebol regional terminou da pior forma, com insultos e agressões. Desta vez terá sido numa partida...

Arquivo

FAMA NAS REDES