Siga-nos nas redes

Póvoa de Varzim

Bloco de Esquerda alerta para “atentado ambiental perigosíssimo” na Póvoa de Varzim

Publicado

em

A coordenadora do BE denunciou hoje existir um “atentado ambiental “perigosíssimo” na Póvoa de Varzim, referindo-se uma “parede de sacos de plástico” na praia da Estela para “segurar” um campo de golfe “que nem devia ali estar”.

“Temos aqui um atentado ambiental perigosíssimo com muito plástico a fazer de conta que segura areias que não consegue segurar e o que está a fazer é a poluir o mar com todos os custos elevados que sabemos que tem”, afirmou Catarina Martins, à margem de uma visita aquela praia, no distrito do Porto.

Segundo a bloquista, os sacos de plástico “foram postos pela empresa do campo de golfe que coloca sacos de uma forma ilegal”.

“Não podia ter colocado aqueles sacos ali, não podia deixar os sacos deteriorarem-se, não está a fazer nada do que a lei obriga. Além disso, o campo de golfe nem sequer devia lá estar”, considerou.

Isso porque, salientou, “o campo está em cima de uma duna primária”.

“Nós não podemos dizer às pessoas que não podem ter as suas casas nas dunas porque é perigoso com a subida das águas do mar e as alterações climáticas, porque é perigoso e tem que ser alterado e depois dizermos que onde há grandes interesses económicos fica tudo intocado e pode estar um acampo de golfe em duna primária”, defendeu.

Catarina Martins referiu ser um “compromisso do BE lutar por um Plano de Ordenamento da Orla Costeira que proteja as populações”, apontando que “para isso é preciso ter regras claras”.

A líder bloquista questionou ainda se o Governo sabe da situação real na Praia da Estela, tendo em conta a resposta às questões colocadas pelo BE em abril: “Detetamos dia 07 de abril que havia plástico espalhado pela praia, fizemos uma pergunta ao ministério ao Governo sobre o que se passava, sobre haver plástico na praia a ir para o mar”, explicou.

“Recebemos agora a resposta do Governo e ficamos muito preocupados porque o Governo diz que os sacos de plástico não estão lá, que são sacos de ráfia e que a empresa do campo de golfe está a fazer tudo de acordo com as normas ambientais. Das duas uma, ou os técnicos do ambiente nunca vieram aqui e escreveram um relatório sem conhecer a realidade, ou vieram e estão a mentir”, apontou.

O BE deixou a garantia que não deixará o assunto cair no esquecimento.

“Vamos dar conta do que vimos hoje novamente ao Governo, queremos explicações mas sobretudo queremos que aquele plástico saia dali”, garantiu.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Póvoa de Varzim

Póvoa de Varzim: Concurso “Delícia da Rabanada” decorre no próximo sábado

Publicado

em

O Município da Póvoa de Varzim vai promover, no próximo dia 17 de dezembro, a partir das 16 horas, o XXIII Concurso “Delícia de Rabanada”.

A iniciativa decorrerá no Posto de Turismo dos Torrões e todos os presentes vão ter a oportunidade de provar as rabanadas a concurso e votar na que consideram ser a melhor receita.

Qualquer um pode participar na escolha do Prémio do Público através da compra de senhas de prova, cuja verba arrecadada será sorteada a favor de uma Instituição Particular de Solidariedade Social do concelho. O júri, por sua vez, vai ser responsável pela tarefa de selecionar a melhor Rabanada Poveira como a vencedora deste ano.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Quatro feridos um deles grave após colisão entre carro e camião na EN205 entre Barcelos e Póvoa

Publicado

em

Quatro pessoas ficaram feridas, uma delas gravemente, na sequência de uma colisão entre um carro e um camião, na EN 205, entre a Póvoa de Varzim e Barcelos.

Para o local do acidente foram destacados os Bombeiros da Póvoa de Varzim, assim como militares da GNR.

Tudo aconteceu ao final da tarde desta quinta-feira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

A magia do Natal já chegou à Póvoa de Varzim

Publicado

em

Este sábado foram centenas os poveiros que se reuniram na Praça do Almada para assistir ao momento em que a árvore de natal da cidade se iluminou pela primeira vez este ano. A festa inaugural da quadra teve direito a fogo de artifício e a atuações de clássicos de Natal.

Entretanto, a partir deste domingo, as crianças podem visitar o Pai Natal na sua “Casa” que estará aberta, na Praça do Almada, até 8 de janeiro.

Da programação, destaque para Feirinha de Natal da Praça do Almada, que abrirá a 17 de dezembro, organizada pela autarquia em parceria com a Associação Empresarial da Póvoa de Varzim.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Barras de Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde estão encerradas devido à forte agitação do mar

Publicado

em

Ao todo são sete barras marítimas que estão, este sábado, fechadas a toda a navegação e quatro estão condicionadas devido à previsão de forte agitação marítima, de acordo com informação disponível na página da Autoridade Marítima Nacional (AMN).

As barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro e Portinho da Ericeira estão fechadas a toda a navegação.

Ainda de acordo com a AMN, as barras marítimas de Leixões e Figueira da Foz estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 35 metros, enquanto a de Viana do Castelo está condicionada a embarcações de comprimento inferior a 12 metros, e a de Aveiro a embarcações de “comprimento fora a fora” inferior a 15 metros.

A costa ocidental de Portugal tem estado, desde dia 23, em estado de alerta devido à agitação marítima.

Por isso, a população é aconselhada a evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, como os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, para evitar ser surpreendida por uma onda.

A AMN sugere ainda o reforço da amarração e uma “vigilância apertada” das embarcações atracadas e fundeadas, bem como evitar passeios e atividades junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, como falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Portugal em choque com a morte de Ani Muscuta. A militar de 20 anos tomada pelas águas da Póvoa de Varzim

Publicado

em

Foi resgatada, na tarde desta sexta-feira, o corpo de Ani Muscuta Fonseca Dabo, a jovem que foi arrastada pelo mar na Póvoa de Varzim, na madrugada desta sexta-feira.

A jovem pertencia a um grupo de oito militares, quatro homens e quatro mulheres, todos com cerca de 20 anos, que celebravam o final de um curso de condutores da Escola de Serviços do Exército Português, concluído esta quinta-feira.

Já no areal, Ani e outra rapariga do grupo quiseram molhar os pés, acabando por ser engolidas pelas ondas do mar.

Os restantes colegas terão tentado, de imediato, salvar as jovens em perigo.

A sua colega foi resgatada, mas Ani não teve a mesma sorte.

Os colegas foram transportados para o hospital, apresentando sintomas de hipotermia e pré afogamento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Tirada do mar sem vida jovem militar arrastada por onda na Póvoa de Varzim

Publicado

em

Foto: Arcindo Guimarães/FamaTV

Foi encontrado esta sexta-feira à tarde o corpo da jovem militar com cerca de 20 anos que foi levada por uma onda na praia da Lagoa, na Póvoa de Varzim, durante a madrugada.

A a jovem foi retirada sem vida do mar, por volta das 16h.

A militar estava desaparecida desde as 4h30 da manhã, quando a capitania da Póvoa de Varzim foi alertada para o incidente. De imediato foram lançadas buscas por mar, ar e terra para encontrar a militar, uma operação dificultada pela agitação marítima e a zona rochosa onde se deu o desaparecimento.

A militar integrava um grupo de oito jovens que frequentavam uma formação do Exército na escola dos serviços da Póvoa de Varzim. Estavam de folga e foram para a praia da Lagoa depois de uma saída à noite.

De acordo com informações avançadas por fonte da operação de socorro, duas militares foram arrastadas pelas ondas, sendo que os restantes apenas conseguiram resgatar uma delas e trazê-la para o areal.

Os sete jovens, quatro rapazes e três raparigas, foram transportados para o Hospital da Póvoa de Varzim. Um já teve alta, quatro estão sob observação e outros dois foram transferidos para o Hospital das Forças Armadas, no Porto.

O Exército lamenta o sucedido e já abriu um processo de averiguações a este incidente. A Polícia Marítima também está a investigar o caso.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Militares arrastados pelo mar na Póvoa recebem apoio psicológico. Exército abre processo de averiguações

Publicado

em

O Exército está a prestar apoio psicológico aos militares arrastados hoje por uma onda na Póvoa de Varzim, que causou o desaparecimento de uma jovem deste grupo, e já instaurou um processo de averiguações sobre o incidente.

Numa nota enviada à imprensa o Exército “lamenta o sucedido, encontrando-se a prestar apoio psicológico aos militares envolvidos no incidente e aos familiares da militar desaparecida”.

“Foi imediatamente instaurado um processo de averiguações sobre o incidente”, adiantam.

Os oito jovens arrastados hoje por uma onda na Praia da Lagoa, um dos quais está desaparecido, são todos militares do Exército em formação na Escola dos Serviço da Póvoa de Varzim, segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Em comunicado, a AMN adianta que os sete militares, que saíram do mar pelo próprio pé, foram transportados para uma unidade hospitalar pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim e uma jovem com cerca de 20 anos encontra-se desaparecida no mar.

Os elementos do Comando local da Polícia Marítima, da Capitania do Porto e da Estação Salva-vidas da Póvoa de Varzim estão a fazer buscas pela jovem.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Ondas do mar cobrem areal e estrada na Póvoa de Varzim (VÍDEO)

Publicado

em

Imagens captadas na Póvoa de Varzim atestam a agitação marítima registada nos últimos dias e a força do mar que, ignorando os limites estabeleicdos pelo Homem, galgou o paredão aqui construido, inundando a estrada com a sua espuma.

Estas ondas de noroeste, que podem atingir os 5 metros, de acordo com o IPMA, foram já responsáveis pelo arrastamento de 8 pessoas, na madrugada desta sexta-feira, uma destas continua desaparecida esta manhã, obrigando a buscas por parte da Polícia Marítima.

Tal como mostram as imagens, o mar cobria todo o areal e a estrada após o rebentamento das ondas, criando situações de perigo tanto para os transeuntes como para os condutores que atravessam a marginal poveira.

Vídeo: Sandra Lopes/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Jovem de 20 anos desaparecida no mar da Póvoa depois de ter sido arrastada com os seus colegas

Publicado

em

Um grupo de oito militares do Exército, em formação na Escola de Serviços, na Póvoa de Varzim, que estava de folga, deslocou-se à praia da Lagoa, na localidade de Aver-o-Mar, esta madrugada. Duas jovens decidiram ir molhar os pés e foram arrastadas pelas ondas. Dois amigos tentaram ajudar. O alerta foi dado às 4.48 horas.

“Os jovens estavam junto à linha de água e foram apanhados pela ondulação. Uma jovem com cerca de 20 anos está desaparecida e os outros três foram resgatados com vida e encaminhados ao Hospital da Póvoa”, disse o capitão do Porto e comandante-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, Ferreira Teles.

Os três jovens resgatados estavam estáveis e conscientes.

“Neste momento estão a decorrer as buscas por terra para encontrar a jovem porque a barra do porto está fechada devido à agitação marítima”, explicou.

Às 7.10 horas estavam no local elementos do Bombeiros da Póvoa de Varzim, da Polícia Marítima e elementos da estação salva-vidas da capitania.

Toda a costa marítima de Portugal continental está sob aviso amarelo, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à forte agitação marítima.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Júlio Magalhães oferece megafone ao adepto do Balasar que apoia a equipa sozinho

Publicado

em

O jornalista Júlio Magalhães foi protagonista de um acto simbólico perante Filipe Silva, o adpeto solitário do Balasar, que até já foi motivo de notícia, devido à sua paixão pelo clube da Póvoa de Varzim, que não deixa de apoiar, mesmo sendo o único na bancada.

Esta verdadeira “claque de apenas um homem”, não passou despercebida pelo jornalista nortenho que, simbolicamente, ofereceu a Filipe Silva um megafone, para que os seus cânticos e frases de apoio sejam ouvidas em todo o campo.

“Este adepto já é de há muitos anos, vive na Póvoa de Varzim, mas é de Balasar. Sempre andou por cá e, quando pode, tenta acompanhar-nos. À boleia, de metro, ou a pé, faz sempre os possíveis para ver o Balasar. Todos os anos tem sido assim no apoio à nossa equipa. É uma claque de um adepto só”, disse José Cancela, presidente do ADC Balasar, anteriormente, quando foi escrita uma peça sobre este adepto solitário.

“Esta época voltou a aparecer e passamos e levá-lo connosco, porque é um adepto, mas tem muito valor. Quem está no banco e no campo sente que estão ali a puxar por eles e isso tem o seu peso”, acrescentou ainda.

O megafone foi estreado, este domingo, numa partida frente ao Grijó, que acabou empatada a zeros.

Fotos: Mais Semanário / DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Paíshá 6 minutos

Faltam Pais Natal em Portugal. Presença por duas horas custa 135 euros em média

De acordo com a plataforma de serviços Fixando, não há Pais Natal em Portugal, facto que levou a mesma a...

Paíshá 11 minutos

Idade da reforma vai continuar nos 66 anos e 4 meses

Ficou hoje definido, em Diário da República, que a idade normal de acesso à reforma em 2024 é de 66...

Famalicãohá 41 minutos

Famalicão: Escola de Riba de Ave cria árvore de natal com 3 mil cones de linha homenageando indústria têxtil local

A Escola Básica de Riba de Ave inaugura, na próxima terça-feira, às 17:00. uma árvore de Natal dedicada à indústria...

Famalicãohá 60 minutos

Famalicão: Detido homem que fez roubos por esticão e com faca em estabelecimentos comerciais

O Comando Territorial da GNR de Braga, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Barcelos, deteve um homem de 40 anos por roubos,...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Mário Passos planta oliveiras Santuário da Nossa Senhora do Carmo em preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, plantou, esta quinta-feira, duas oliveiras junto ao Santuário da Nossa Senhora...

Desportohá 1 hora

Famalicão: Riba d’Ave HC e FAC perdem em casa no feriado

As equipas de hóquei em patins do Riba d’Ave HC e do Famalicense Atlético Clube (FAC) disputaram esta quinta-feira, 1...

Famalicãohá 1 hora

Seja solidário este Natal e “Dê Troco a Quem Precisa” nas farmácias de Nine e São Cosme

A campanha solidária de angariação de fundos “Dê Troco a Quem Precisa”, promovida pela Associação Dignitude, arranca segunda-feira, dia 12...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: professores da D. Sancho I dispostos a fazer greve por tempo indeterminado

Um grande número de professores do Agrupamento de Escolas D. Sancho I aderiu esta sexta-feira á greve convocada pelo Sindicato de...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Crianças da EB de Castelões visitaram Mário Passos para pedir requalificação da sua escola

Os alunos do 4.º ano da EB de Castelões visitaram a Câmara Municipal deVila Nova de Famalicão, esta segunda-feira, e...

Paíshá 3 horas

Preço do gasóleo desce 8 cêntimos e gasolina mais barata 6 cêntimos já esta segunda-feira

Fontes ligadas ao setor dos combustíveis estão a prever uma redução acentuada no preço dos combustíveis mais usados, depois de...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES