Siga-nos nas redes

Região

Alojamentos locais processados pela ASAE na Póvoa de Varzim e Barcelos

Publicado

em

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fiscalizou estabelecimentos de alojamento local, tendo instaurado sete processos de contraordenação, quatro dos quais por falta de verificação do certificado e três por incumprimento das regras de registo.

“A ASAE realizou uma operação de fiscalização direcionada a estabelecimentos de alojamento local, tendo como principal objetivo a fiscalização do cumprimento das regras aplicáveis no atual contexto de pandemia”, indicou, em comunicado.

Em causa, está a apresentação pelos clientes de um certificado covid-19, no momento do ‘check-in’, ou de um teste com resultado negativo, regra aplicável todos os dias e em todos os concelhos de Portugal continental.

A ação, que envolveu 32 brigadas, decorreu nos municípios do Porto, Barcelos, Póvoa de Varzim, Miranda do Douro, Alijó, Coimbra, S. Pedro do Sul, Viseu, Aveiro, Fundão, Covilhã, Belmonte, Lisboa, Sintra, Cascais, Setúbal, Peniche, Évora, Albufeira e Portimão.

No total, foram fiscalizados 132 operadores económicos e instaurados sete processos de contraordenação, quatro dos quais por falta de “observância do dever de verificação do certificado covid-19 ou teste negativo” e três por incumprimento de regras de registo e identificação do estabelecimento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Póvoa de Varzim

Colisão entre 4 veículos faz 2 feridos na estrada entre Famalicão e Póvoa

Publicado

em

Duas pessoas ficaram feridas, esta terça-feira, na freguesia de Balasar, depois de uma colisão rodoviária entre quatro veículos, na estrada que liga a Póvoa de Varzim e Famalicão, avança o jornal Mais Semanário.

As duas vítimas ficaram encarceradas nos veículos, resultando em ferimentos ligeiros para ambas.

Após o desencarceramento foram transportadas para o Hospital da Póvoa de Varzim.

O alerta foi registado ao final da tarde.

Imagem: Mais Semanário/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Trator cortou cabo elétrico e deixou parte da cidade de Braga sem luz

Publicado

em

 Uma parte da cidade de Braga ficou sem luz na tarde de hoje, depois de um trator ter, acidentalmente, cortado um cabo elétrico, disse fonte dos bombeiros.

Segundo a fonte, o acidente ocorreu pelas 15:14, quando um trator procedia a trabalhos de limpeza da vegetação na Avenida João XXI e cortou um cabo elétrico, provocando um curto-circuito e um incêndio “de pequenas dimensões” num posto de transformação.

Registou-se um corte no fornecimento elétrico na zona, mas a situação foi “rapidamente restabelecida”.

O Tribunal de Braga foi um dos edifícios que ficou sem luz, mas segundo fonte judicial o corte “não terá durado mais de meia hora”.

No local estiveram nove operacionais, apoiados por três viaturas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Vila do Conde: Pescadores das Caxinas resgatados em alto mar após incêndio

Publicado

em

Pescadores das Caxinas, em Vila do Conde, foram regatados, na madrugada desta quinta-feira, na sequência de um incêndio no barco em que seguiam, avança o jornal Mais Semanário.

Tudo aconteceu a leste da Ilha de São Miguel, nos Açores, cerca das 04:53, quando a embarcação “Filipa Miguel”, com oito tripulantes entre os 40 e 50 anos,, a maior parte de Vila do Conde, deu o alerta.

Já de manhã, cerca das 08:43, o barco foi avistado pela aeronave C-295 da Força Aérea Portuguesa, que confirmou o incêndio.

De acordo com a Marinha Portuguesa, “o navio mercante Thor Menelaus confirmou o avistamento da balsa às 10h47, procedendo de seguida ao resgate dos tripulantes, que se encontravam todos bem”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Praça de Touros da Póvoa substituída pelo “Póvoa Arena” (VÍDEO+FOTOS)

Publicado

em

 Apelidada de Póvoa Arena, a construção que irá substituir a antiga praça não contempla receber corridas de touros, e terá capacidade para 3.000 pessoas

Irá recebe eventos culturais, feiras, congressos e atividades desportivas, incluindo ainda estabelecimentos comerciais e de restauração.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Casal croata ganhou mais de 150 mil euros a assaltar residências em Barcelos e Vila Verde

Publicado

em

O Tribunal de Vila Verde aplicou hoje prisão preventiva a um homem e uma mulher suspeitos de diversos furtos em residências no norte do país, que terão “rendido” mais de 150 mil euros, disse hoje fonte da GNR.

Segundo a fonte, o homem, de 32 anos, vai ser conduzido ao Estabelecimento Prisional de Braga e a mulher, de 33, vai para Santa Cruz do Bispo.

Ambos de nacionalidade croata, os suspeitos foram detidos no sábado, em flagrante, por furto a uma residência na freguesia de Lage, no concelho de Vila Verde, distrito de Braga.

A fonte da GNR disse que em causa poderá estar cerca de uma dezena de assaltos, sobretudo no concelho de Barcelos.

No seguimento da ação policial, a GNR apreendeu diversos objetos, como um automóvel, artigos em ouro e de relojoaria, mil euros, dois telemóveis, artigos de vestuário e acessórios e ferramentas e equipamentos utilizados na prática dos furtos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Braga: Família sequestrada em Amares

Publicado

em

Um homem sequestrou hoje, durante duas horas, a mulher e as duas filhas menores em casa em Figueiredo, concelho de Amares, mas acabou por se entregar às autoridades, disse fonte da GNR.

Segundo a fonte, o homem estava munido de uma faca e ameaçava de morte a mulher e as filhas.

O sequestro durou entre as 07:00 e as 09:00, hora a que o suspeito se entregou, após conversa com uma psicóloga do INEM.

Ainda segundo a GNR, o homem sofre de perturbações do foro mental, pelo que foi transportado ao hospital, sob detenção, para tratamento.

Do incidente, não resultaram quaisquer feridos.

Para o local, foram mobilizados os meios habituais para uma intervenção tático-policial.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Recluso corta orelha à dentada a outro após rixa em Braga

Publicado

em

Um recluso do Estabelecimento Prisional de Braga ficou com ferimentos numa orelha depois de outro individuo na mesma situação o ter mordido numa rixa, que teve de ser travada pelos guardas prisionais.

De acordo com o JN, esta luta começou por motivos ainda desconhecidos e deixou ambos os reclusos com escoriações, e um deles com a orelha cortada devido a uma dentada.

Ambos foram transportados para o hospital, em veículos separados e sob escolta policial.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Três feridos após colisão entre dois veículos ligeiros em Esposende

Publicado

em

Três pessoas ficaram feridas na sequência de uma colisão entre dois veículos ligeiros, na noite desta segunda-feira, na freguesia de Forjães, em Esposende, avança o jornal E24.

As vítimas têm entre 16 e 74 anos e foram transportadas para o Hospital de Viana do Castelo.

Este troço da EN103, onde ocorreu o acidente necessitou de limpeza, acabando por ser cortado pela GNR para limpeza da via.

Foto: E24/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Santinha de Balasar: Peregrinação e dia de eventos assinalam 67 anos após a sua morte

Publicado

em

Assinalam-se a 13 de outubro os 67 anos da morte da “Santinha de Balasar”, a Beata Alexandrina, motivo de fé para milhares de pessoas.

Esperando receber “muitos peregrinos” nesta data, estão preparadas vários eventos para todos os que se dirigiram a esta freguesia da Póvoa de Varzim, neste dia.

Nascida em Gresufes, Balasar a 30 de Março de 1904 – Calvário, Balasar, 13 de Outubro de 1955, com o nome Alexandrina Maria da Costa, foi uma reconhecida mística católica portuguesa com fama de santidade, membro da Associação dos Salesianos Cooperadores, mais conhecida por ter influenciado o Papa Pio XII a efectuar a consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria.

Foi declarada beata pelo Papa João Paulo II a 25 de Abril de 2004.

Programa:

Dia 12 – Igreja: Povo Sacerdotal
21:00 – Procissão de velas
Adoração, meditação e bênção
Dia 13 – Padre: Homem Consagrado
08:00 – Acolhimento aos peregrinos
09:00 – Oração da Manhã e meditação
10:30 – Santa Missa e bênção dos doentes – Preside José Cordeiro, arcebispo de Braga
15:00 – Padre: Pastor e Samaritano
Adoração Eucarística e Meditação
17:00 – Orar ao Senhor da Messe
Santa Missa – Consagração a Nossa Senhora
– Meditações a cargo do Padre Dário Pedroso
Durante o dia haverá sacerdotes para atender de confissão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Começou hoje a ser demolida a Praça de Touros da Póvoa de varzim

Publicado

em

A praça de touros da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, começou hoje a ser demolida, depois de um interregno de dois anos devido a uma providência cautelar interposta por uma associação local, a que o tribunal não deu provimento.

As operações começaram esta manhã, depois de a autarquia ter recebido, na quinta-feira, a informação de que a decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto transitou em julgado, dando luz verde para que as obras para a construção de um pavilhão multiusos, que vai ser erguido no mesmo local, possam avançar.

A obra, com um custo previsto de cerca 9 milhões de euros, foi anunciada em 2019, mas no ano seguinte, já depois do lançamento do concurso público para a empreitada, o processo de demolição foi travado pela Justiça, na sequência de uma ação movida pela Patripove (Associação de Defesa e Consolidação do Património Poveiro).

A associação considerava que o equipamento devia ser “preservado e não demolido”, apontando que o mesmo faz parte “do património imaterial da memória de gerações de poveiros e da memória da cultura popular Portuguesa”.

Já em março deste ano, Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, revelou que, após análise, o tribunal indeferiu a providência cautelar, permitindo à autarquia ratificar, em Assembleia Municipal, o Plano de Pormenor para aquela zona da cidade, contemplando o novo equipamento.

“Já não existe providência cautelar. Com a publicação do Plano Pormenor da Zona E54 em Diário da República, teremos condições para pôr as coisas em andamento. O Tribunal Administrativo [e Fiscal do Porto] pura e simplesmente decidiu que não havia lugar a providência cautelar e que todos os argumentos utilizados não faziam sentido”, disse na altura o autarca.

Agora, volvidos seis meses, a sentença transitou em julgado, e a Câmara da Póvoa de Varzim iniciou a demolição do espaço, sendo que até ao início desta tarde, metade do equipamento já tinha sido destruído, como constatou a Lusa no local.

A operação de demolição vai prolongar-se nos próximos dias, para libertar a área para construção do novo espaço multiusos, apelidado Póvoa Arena, que não contempla receber corridas de touros, e terá capacidade para 3.000 pessoas, para eventos culturais, feiras, congressos e atividades desportivas, incluindo ainda estabelecimentos comerciais e de restauração.

Fotos: Rui Covas/Redes Sociais

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 15 minutos

Famalicão: CITEVE e CeNTi preparam uso de carne como matéria prima na produção têxtil

Grandes inovações estão a ser preparadas no setor têxtil, onde o conceito de sustentabilidade ganha um peso cada vez maior...

Desportohá 24 minutos

Famalicão: Conheça os resultados do fim de semana das equipas da Divisão de Honra da AF Braga

Disputou-se no passado fim de semana a segunda jornada da Divisão de Honra da AF de Braga. Os resultados das...

Póvoa de Varzimhá 46 minutos

Colisão entre 4 veículos faz 2 feridos na estrada entre Famalicão e Póvoa

Duas pessoas ficaram feridas, esta terça-feira, na freguesia de Balasar, depois de uma colisão rodoviária entre quatro veículos, na estrada...

Bragahá 16 horas

Trator cortou cabo elétrico e deixou parte da cidade de Braga sem luz

 Uma parte da cidade de Braga ficou sem luz na tarde de hoje, depois de um trator ter, acidentalmente, cortado...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Mário Passos critica apoios estatais ao ensino articulado de teatro e dança

Ao ensino articulado de música e de dança, já existentes no concelho, junta-se agora o teatro, num total de 21...

Regiãohá 16 horas

Vila do Conde: Pescadores das Caxinas resgatados em alto mar após incêndio

Pescadores das Caxinas, em Vila do Conde, foram regatados, na madrugada desta quinta-feira, na sequência de um incêndio no barco...

Paíshá 17 horas

INEM admite dificuldades na contratação de operacionais

O presidente do INEM admitiu esta terça-feira dificuldades para contratar operacionais, devido à exigência das funções e a questões de...

Famalicãohá 18 horas

Incêndio em cozinha mobiliza bombeiros em Famalicão

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde desta terça-feira, na cozinha de uma habitação, na Rua Príncipe Real, em Vila...

Paíshá 19 horas

Rei dos Catalisadores detido mais uma vez pela PSP do Porto

O já conhecido Rei dos Catalisadores foi detido mais uma vez, pela PSP do Porto, no bairro da Pasteleira, por...

Paíshá 19 horas

Fenprof estima que mais de 100 mil alunos estejam sem aulas

A Fenprof estima que haja mais de 100 mil alunos sem todos os professores atribuídos, um problema que afeta escolas...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES