Siga-nos nas redes

Região

Apresentado projeto para construção de estação internacional de investigação no Parque Peneda-Gerês

Publicado

em

A associação BIOPOLIS e a Câmara de Arcos de Valdevez apresentam na sexta-feira o projeto da Branda Científica de São Bento do Cando, que prevê a construção de uma estação internacional de investigação no Parque da Peneda-Gerês. 

Em comunicado, a associação BIOPOLIS revela que em “pleno coração” do Parque Nacional da Peneda-Gerês vai ser construída uma estação internacional de investigação para apoiar os trabalhos dos investigadores na região. 

O projeto da Branda Científica de São Bento do Cando vai apoiar as investigações nas áreas do restauro da biodiversidade e ecossistemas na Europa, bem como da gestão sustentável dos recursos naturais, nomeadamente das montanhas, “que são verdadeiras sentinelas das alterações climáticas”.

Ao mesmo tempo, o projeto irá apoiar a investigação sobre os recursos culturais que integram a paisagem no âmbito da Convenção Europeia da Paisagem.

Na região decorrem já trabalhos de investigação em áreas como a arqueologia e eocologia, que levaram à descrição de novas espécies para a ciência e novos sistemas de monitorização da biodiversidade. 

“Agora, esses trabalhos irão ter o apoio infraestrutural que lhe permitirão abraçar novos desafios científicos”, salienta a associação BIOPOLIS.

A Branda Científica de São Bento do Cando vai também acolher cursos de doutoramento e mestrado de curta duração e trabalhos de campo. 

Além de alojamentos, o projeto prevê também um conjunto de laboratórios de suporte, que irão funcionar como espaço de apoio a ‘workshops’ com investigadores. 

“Será intervencionado um conjunto de edifícios da Confraria de São Bento do Cando, dando-lhes novos usos e mantendo o apoio sazonal aos peregrinos que acorrem a esta aldeia”, adianta a associação. 

O projeto conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Ministério da Coesão Territorial, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e da Função para a Ciência e Tecnologia (FCT).

O projeto da Branda Científica de São Bento do Cando será apresentado na sexta-feira, pelas 15:00, pela associação BIOPOLIS e pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo. 

Durante o evento será também assinado o “Acordo de Cooperação da Branda Científica” com a Universidade do Porto, Universidade do Minho, Universidade de Trás-os-Montes, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Instituto Politécnico de Bragança, Universidade de Vigo e Universidade de Santiago de Compostela. 

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Braga

Urgências de obstetrícia do Hospital de Braga e mais dois encerradas até segunda-feira

Publicado

em

 As urgências de Ginecologia e Obstetrícia e os blocos de parto dos hospitais de Beja, Braga e Garcia de Orta, em Almada, estão hoje encerradas, sendo que neste último só reabrem na segunda-feira.

Além destes hospitais, outros dos distrito de Lisboa e Santarém vão sofrer constrangimentos durante o fim de semana, segundo a informação disponibilizada na plataforma do Serviço Nacional de Saúde que permite ver o horário destes serviços de urgência e blocos de partos, consultada pela agência Lusa às 12:00.

De acordo com a informação do portal do SNS, o serviço de urgência de ginecologia e obstetrícia e bloco de partos do Hospital Garcia de Orta, no distrito de Setúbal, encerraram às 08:00 de hoje e só voltam a reabrir na segunda-feira às 08:00.

O Hospital de Beja também encerrou hoje estes serviços até às 08:00 de sábado, voltando a fechá-los no domingo, a partir das 08:00.

o serviço de urgências e bloco de partos do Hospital de Braga estão hoje encerrados até às 20:00, voltando a fechar sábado às 20:00, de acordo com os dados disponibilizados, que não têm informação disponível para domingo.

Em Lisboa, o Hospital São Francisco Xavier terá o serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia e o bloco de partos encerrados entre as 21:00 de sábado e as 09:00 de domingo, e a Maternidade Alfredo da Costa fecha o bloco de partos no domingo, entre as 09:00 e as 21:00.

O Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, tem estes serviços encerrados às utentes entre as 20:00 de domingo e as 08:00 de segunda-feira, dia em que funcionam até às 20:00.

Igualmente no distrito de Lisboa, no Hospital de Vila Franca de Xira os constrangimentos são no bloco de partos que encerra no domingo às 09:00.

Já no Hospital de Santarém, o serviço de urgência encerra entre as 08:30 de sábado e as 08:30 de domingo, enquanto o bloco de partos encerrou hoje às 08:30, voltando a reabrir no domingo às 08:30.

O Hospital São Bernardo, em Setúbal, terá o serviço de urgência destas especialidades encerrado entre as 09:00 de sábado e as 09:00 de domingo, assim como o bloco de partos.

As urgências de ginecologia e obstetrícia e os blocos de parto têm registado condicionamentos nos últimos meses, uma situação que se repete um pouco por todo o país, por dificuldades em assegurar escalas por falta de especialistas.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, garantiu recentemente que “ninguém ficará sem resposta” do Serviço Nacional de Saúde durante o mês de agosto, porque os hospitais funcionam em rede.

Para informar as grávidas destes constrangimentos foi criada esta plataforma no Portal do SNS sob proposta da Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos.

Uma vez que a informação é dinâmica, os utentes são aconselhados a consultarem o motor de busca antes de se deslocarem a estes serviços de saúde.

O coordenador da Comissão de Acompanhamento, Diogo Ayres de Campos, disse que esta medida tem como objetivos “evitar que haja situações de risco neste verão”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Entretenimento

Famalicão: Groove Addiction abriram o Festival Calça Ferros

Publicado

em

Começou esta quinta-feira mais uma edição do Festival Calça-Ferros, em Pedome, que se prolonga até sábado, 6 de agosto. A organização do evento está a cargo do Grupo Recreativo Amigos de Calça Ferro.

No primeiro dia de festival, os Groove Addiction subiram a palco e estrearam o seu novo single. Horas antes do espetáculo, falaram com a Fama TV.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Famosa “Igreja do Barco” em Vila do Conde faz hoje 37 anos

Publicado

em

Comemoram-se, esta quinta-feira, os 37 anos da Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes de Vila do Conde, a conhecida igreja em forma de barco, contruída a poucos metros do mar e embelezada com ícones da cultura marítima dos pescadores locais.

Aberta aos fieis pela primeira vez no dia 04 de agosto de 1985, a cerimónia de abertura foi presidida pelo Arcebispo de Braga D. Eurico Dias Nogueira.

Projetada pelo Padre Manuel Gonçalves, a estrutura foi construída no espaço de três anos e inaugurada já após o falecimento do seu arquiteto.

“Ainda hoje, aquele templo é tido como um projeto arrojado, inovador, que não deixa ninguém indiferente.
Reconhecida por todo o país e no mundo pela sua peculiar forma em barco, a igreja paroquial tornou-se uma referência das Caxinas e da Poça da Barca”, diz a Câmara Municipal de Vila do Conde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

PJ deteve homem suspeito de atear fogo em Guimarães

Publicado

em

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem suspeito da autoria de um incêndio florestal em Guimarães, registado em finais de julho, anunciou hoje aquela força.

Em comunicado, a PJ refere que o incêndio ocorreu em 27 de julho, na freguesia de Prazins (Santa Eufémia) e consumiu cerca de 1.000 metros quadrados de área florestal, constituída principalmente por espécies arbustivas e arbóreas.

“O presumível autor é um homem com 42 anos, que recorreu a chama direta para a ignição do incêndio”, acrescenta.

Diz ainda que, face às condições atmosféricas registadas naquele momento, em que se conjugavam altas temperaturas com um grau de humidade baixo, aliadas à disponibilidade de combustível, “o incêndio evoluiu e colocou em perigo várias habitações e a mancha florestal situada nas proximidades”.

“Só não atingiu outras proporções devido à pronta e eficaz intervenção dos bombeiros das Caldas das Taipas, que assim evitaram a sua descontrolada propagação”, sublinha.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Mulher que incendiou casa em Barcelos com filhos lá dentro ficou em liberdade

Publicado

em

 O Tribunal de Barcelos deixou hoje em liberdade uma mulher suspeita de atear fogo à sua habitação com os quatro filhos menores lá dentro, mas proibiu-a de contactar com as crianças, disse fonte da Polícia Judiciária.

Segundo a fonte, a arguida terá ainda de abandonar a habitação, situada em Vila Frescaínha S. Martinho, concelho de Barcelos.

Fica igualmente proibida de frequentar aquela freguesia.

A mulher, de 36 anos, foi detida na quarta-feira pela Polícia Judiciária (PJ), depois de na véspera ter alegadamente ateado fogo à sua habitação.

Segundo a PJ, a mulher agiu por motivos passionais e num quadro de violência doméstica.

O incêndio provocou a “destruição parcial” do imóvel.

“Não fosse o rápido alerta por populares e a pronta intervenção dos bombeiros e o incêndio teria consumido todo o edificado”, sublinha a PJ, em comunicado.

Uma das filhas da mulher teve de receber tratamento hospitalar, por inalação de fumos.

As quatro crianças ficam, entretanto, ao cuidado do pai, tendo já sido aberto um processo de promoção e proteção de menores, que decidirá sobre o seu futuro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Armindo Araújo disputa Rali Vinho da Madeira

Publicado

em

Após a vitória alcançada em Castelo Branco, Armindo Araújo e Luís Ramalho voltam, no final desta semana, a sentar-se no Skoda Fabia Rally 2 Evo para disputarem o Rali Vinho da Madeira, a sexta prova da temporada 2022 do Campeonato de Portugal de Ralis.

O Rali Vinho da Madeira terá início esta quinta-feira, com a realização do Free Pratice (Treinos Livres) e Qualifying (Qualificação), que antecede a disputa da Super Especial da Avenida do Mar, que está de regresso ao programa da prova. As restantes dezasseis especiais de classificação serão realizadas entre sexta e sábado, num rali que terá quase 185km cronometrados.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Menina de 9 anos ferida após incêndio em casa em Barcelos. Mãe detida por suspeitas de fogo posto

Publicado

em

Uma menina de 9 anos foi transportada para o Hospital de Braga, por inalação de fumo, após um incêndio na sua habitação, em Vila Frescainha S. Martinho, em Barcelos.

O incêndio terá começado no sofá da habitação. acabando por ficar limitado apenas a esta divisão, impedindo danos mais significativos na estrutura.

A mãe da menina foi detida por suspeitas de fogo posto.

O alerta foi registado às 18:44.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Aluno do IPCA cria robot para travar atiradores até à chegada da polícia

Publicado

em

Um estudante do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) integra uma equipa internacional que está a trabalhar na criação de um robot não letal para travar a atuação do atirador em situações de tiroteios, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a organização da European Innovation Academy (EIA), academia de empreendedorismo digital que decorre no Porto até sexta-feira, explica que a grande vantagem daquele robot será “ganhar tempo” até à chegada da polícia.

O estudante do IPCA Endryl Nery dos Santos desenvolve o projeto, em parceria com alunos da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos da América (EUA), entre outros, graças a uma bolsa da Fundação Santander que ganhou para participar na EIA Porto 2022.

“O nosso projeto pretende ajudar a resolver o problema dos tiroteios, um problema muito grave nos EUA, com tendência para aumentar. A resposta da polícia quando acontece este tipo de situação é, em média, de 18 minutos. Isso significa que quando as autoridades chegam ao local o tiroteio já terminou”, explica Endryl Santos.

Por isso, e para ganhar tempo enquanto a polícia não chega ao local, a sua equipa está a trabalhar num robot não letal, com munições como gás pimenta, granadas de fumo e de luz, para travar o atirador.

“Esta ideia partiu de um engenheiro da UC Berkeley que faz parte da nossa equipa”, refere.

Nesta fase, existe já um protótipo do robot desenhado, estando também definidas as estratégias de mercado.

“Inicialmente, achei que era uma ideia que não existia no mercado e que seria difícil de implementar, porque, para começar, é necessário muito investimento. Só para fazer um robot calculamos que custará, em média, 65 mil dólares. Mas depois de fazermos umas pesquisas de mercado penso que temos a oportunidade de nos tornarmos uma empresa a sério. Em termos de modelo de negócio, pensamos oferecer anualmente um serviço pago à nossa empresa, que irá fazer a gestão do robot e da manutenção. Vamos funcionar como uma empresa de segurança privada”, diz ainda Endryl Santos.

A EIA Porto 2022 reúne cerca de 550 estudantes de todo o mundo, que estão a desenvolver os seus projetos de ‘startup’, criando protótipos e desenvolvendo todas as fases essenciais de criação de uma empresa.

Criada na Estónia, em 2011, a EIA está há cinco anos presente em Portugal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Mais de 100 concelhos do Norte e Centro em risco máximo de incêndio

Publicado

em

Mais de 100 concelhos localizados sobretudo no interior Norte e Centro, mas também no Alentejo e no Algarve apresentam hoje perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em perigo muito elevado e elevado de incêndio rural.

Em risco moderado estão apenas cerca de 50 concelhos localizados sobretudo na faixa litoral do Norte e do Centro, na zona de Lisboa e Vale do Tejo e no Algarve.

Segundo o Instituto, o perigo de incêndio rural vai manter-se em risco máximo de incêndio no interior Norte e Centro do continente pelo menos até quarta-feira.

O IPMA prevê para este sábado no continente tempo quente com céu nublado ou limpo com subida da temperatura em especial no Norte e no Centro e enfraquecimento do vento no litoral.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus Celsius (em Coimbra) e os 23 (em Faro) e as máximas entre os 30 (em Aveiro) e os 40 (em Évora e em castelo Branco).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Covid-19: Novas infeções e mortes continuam a descer em Portugal

Publicado

em

Portugal registou, entre 19 e 25 de julho, 29.277 infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2, 72 mortes associadas à covid-19 e manteve a diminuição dos internamentos, indicou esta sexta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo o relatório epidemiológico semanal da DGS, publicado todas as sextas-feiras, houve no período em análise menos 6.324 infeções e menos 38 mortes face à semana precedente.

Quanto à ocupação hospitalar em Portugal continental por covid-19, a DGS passou a divulgar às sextas-feiras os dados dos internamentos referentes à segunda-feira anterior à publicação do relatório.

Com base nesse critério, o boletim indica que, na última segunda-feira, estavam internadas 833 pessoas, menos 196 do que no mesmo dia da semana anterior, com 54 doentes em unidades de cuidados intensivos, menos cinco.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Famalicãohá 34 segundos

Famalicão: Bulir anima fim de semana em Oliveira Santa Maria

Oliveira Santa Maria recebeu no fim de semana a Mostra Comunitária, inserida na programação do Bulir. Da animação musical de...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Fradelos recebeu Mostra Comunitária

Fradelos recebeu este fim de semana a Mostra Comunitária, inserida nas celebrações do Dia da Freguesia. Da animação musical de...

Economiahá 4 horas

Famalicão: Loja do Atlantic Park do Belita Supermercados celebra 11 anos

No âmbito do 11.º aniversário da loja do Belita Supermercados, no Atlantic Park, na Lagoa, foram realizadas várias iniciativas, como...

Paíshá 7 horas

Pai e filho de 40 e 16 anos morrem afogados em Celorico da Beira

Um homem de 40 anos e o seu filho de 16 morreram, este sábado, afogados, numa praia fluvial, em Celorico...

Paíshá 7 horas

GNR: Mais de 200 detidos por condução sob efeito do álcool entre 29 de julho e 04 de agosto

Mais de 550 pessoas foram detidas durante a última semana pela GNR, a maioria por conduzir com níveis de álcool...

Desportohá 8 horas

FC Famalicão: derrota frente ao Estoril Praia na primeira jornada

O Futebol Clube de Famalicão não entrou com o resultado desejado na edição 2022/2023 da Liga Portugal Bwin. O conjunto...

Desportohá 8 horas

Famalicão: Pedro Almeida abandona Rali Vinho da Madeira

Uma ligeira saída de estrada na segunda passagem pela classificativa de Câmara de Lobos, na décima quarta especial do Rali...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Mário Passos inaugura Casa de Delães

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, já inaugurou a Casa de Delães, um equipamento que resulta da...

Famalicãohá 1 dia

Faleceu João Regueiras, encenador do “Baú dos Segredos” da Casa das Artes de Famalicão

O ator e encenador famalicense João Regueiras faleceu esta sexta-feira, 5 de Agosto de 2022, com apenas 63 anos de...

Desportohá 2 dias

FC Famalicão: Pelé ex-Mónaco é reforço até ao final da época

O médio Pelé, ex-Mónaco, é reforço do Famalicão, com contrato válido até ao final da época, anunciou hoje o clube da...

pub

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES