Siga-nos nas redes

Região

Exportações na região Norte aumentaram pela primeira vez desde o início da pandemia

Publicado

em

As exportações de bens na região Norte aumentaram 3,4% no primeiro trimestre deste ano, comparativamente ao mesmo trimestre de 2020, registando assim “o primeiro aumento” em termos homólogos desde o início da pandemia da covid-19, foi hoje revelado.

O relatório trimestral Norte Conjuntura, elaborado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a que a Lusa teve hoje acesso, revela que as exportações “mantiveram a sua trajetória de recuperação” no primeiro trimestre de 2021 (janeiro, fevereiro, março) com um crescimento de 3,4% em relação ao mesmo período de 2020.

Apesar da trajetória de recuperação das exportações de bens “ter sido relevante em contexto de crise”, o relatório destaca o facto de o primeiro trimestre de 2020 incluir 12 dias de confinamento obrigatório em março, “num quadro em que já existiam fortes restrições ao comércio internacional, pelo que o valor das exportações do Norte nesse trimestre já tinha sido afeto pelo ambiente recessivo”.

Comparando o primeiro trimestre de 2021 com o período homólogo de 2019, as exportações de bens no Norte diminuíram 1,6%, redução que, no entanto, é “menor do que a esperada, tendo em conta as sucessivas interrupções nas cadeias de valor internacionais durante a pandemia em 2020”, salienta a CCDR-N.

“Algumas das classes de bens já recuperaram o valor que alcançaram antes da crise pandémica”, refere o relatório, dando como exemplo as exportações no setor dos veículos automóveis, outros veículos terrestres e as suas partes e acessórios.

As exportações de vestuário e acessórios, um dos segmentos mais importantes das indústrias tradicionais do Norte, “inverteram a tendência decrescente e registaram uma variação positiva de 9,8%”, contrariamente às exportações de calçado, polainas e artefactos semelhantes que diminuíram 8,8% no primeiro trimestre de 2021 face ao mesmo período homólogo de 2020”.

“Este segmento ainda se encontra longe do valor pré-pandemia, uma vez que o valor das exportações neste trimestre foi inferior em 14,4% ao do homólogo de 2019”, salienta.

Relativamente às importações, o Norte “manteve a trajetória de recuperação que iniciou após o primeiro confinamento obrigatório”, refere o relatório, acrescentando que a região registou “apenas” uma diminuição homóloga de 0,4% no primeiro trimestre de 2021.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Região

Porto: Hospital de S. João abre Banco de Leite Humano para salvar bebés doentes

Publicado

em

O Hospital de São João (HSJ), no Porto, abre esta segunda-feira o Banco de Leite Humano do Norte, um equipamento para “salvar vidas de bebés doentes” que viverá da “generosidade” das mães dadoras, disse a diretora clínica.

Em declarações à agência Lusa, e reiterando que o objetivo do projeto é de chegar a toda a região, Maria João Baptista descreveu o funcionamento de um banco de leite humano que, em Portugal, só tem paralelo no instalado na Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa.

“O Banco de Leite Humano do Norte tem a sua sede física aqui [Hospital de São João] e o investimento foi daqui, mas destina-se a toda a região. O objetivo é que todos os hospitais do Norte tenham a possibilidade de recorrer ao banco de leite do HSJ se tiverem um recém-nascido ou um bebé doente que necessite de leite humano”, disse a diretora clínica do CHUSJ.

Este equipamento, que já tem dadoras inscritas, nasce da requalificação da copa de leite do HSJ, local onde é preparada a alimentação de bebés que não estão a ser amamentados.

O investimento rondou meio milhão de euros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Homenagem a motorista de Braga tornou-se viral nas redes sociais

Publicado

em

No dia em que entrava na reforma, o motorista foi surpreendido pelos colegas de trabalho.

A emoção da despedida tornou-se viral: os funcionários de uma empresa de construção, em Braga, decidiram prestar uma homenagem a um motorista no dia em que entrou na reforma. O vídeo foi publicado no Facebook e partilhado milhares de vezes.

José Pires era o funcionário mais velho da empresa de construção DVM, sediada no concelho de Vila Verde, em Braga. No momento em que terminava o seu último dia de trabalho, os colegas prepararam-lhe uma ovação de pé. A emoção estampada no rosto do motorista é visível em todo o vídeo.

A empresa publicou o vídeo no dia 16 de setembro e, numa semana, o post ultrapassou os 84 mil “gostos” e as 2.500 partilhas.

“As empresas são feitas com pessoas, mas há pessoas que fazem a diferença. Hoje é dia de homenagear o nosso Sr. José Pires, motorista da DVM. É um exemplo para todas as gerações, principalmente, para as mais jovens, por todo o tempo de dedicação, empenho e boa disposição com que se dedicou à DVM. Estamos gratos e orgulhosos de vê-lo chegar à idade da reforma com uma energia contagiante e na nossa companhia. Faz parte da nossa história e esperamos que do futuro, também”, pode ler-se na publicação feita na página oficial da empresa.

Em declarações ao jornal O Minho, a diretora de comunicação mostrou-se surpreendida com a “explosão” que o vídeo teve nas redes sociais. Vânia Costa sublinha que a homenagem de despedida transmite “uma mensagem mais positiva”: “As pessoas têm reagido com muita emoção, porque há um sentimento de pertença nos colaboradores que se espelha nesse vídeo.”

Vânia Costa elogia ainda José Pires, afirmando que “é uma pessoa simpática, útil e prestável, que tem o carinho de toda a gente e, por isso, as pessoas aderiram muito rapidamente à iniciativa”.

A empresa aproveitou a popularidade do vídeo para anunciar a abertura de vagas de emprego – entre elas a de motorista, que José Pires deixou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

ATUALIZAÇÃO: Encontrado corpo de jovem de 25 anos afogada no Gerês

Publicado

em

Foi encontrada já sem vida a jovem de 25 anos desaparecida, na tarde desta sexta-feira, na albufeira da Caniçada, no Gerês, avança a CM.

Após um provável afogamento, o corpo foi encontrado após cerca de uma hora de buscas aquáticas.

O alerta foi registado cerca das 16:00, quando a vítima foi vista pela última vez, e o seu corpo foi resgatado das águas cerca das 17:40, de acordo com a mesma fonte.

De acordo com relatos, a jovem encontrava-se a nadar, até que deixou de ser vista.

Permanecia na Quinta do Agrinho como hóspede, tendo acedido às águas por um acesso privado.

Para o local foram destacados 29 operacionais, que foram apoiados por 12 viaturas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Buscas aquáticas por jovem de 25 anos desaparecida nas águas do Gerês

Publicado

em

Uma jovem de 25 anos desapareceu, esta tarde, no rio Cávado, no Gerês, avança o jornal E24.

Por razões ainda por apurar, a jovem terá desaparecido nas águas do rio, junto à albufeira da Caniçada, num local conhecido como o local da casa de Cristiano Ronaldo.

A forças de socorro levam a cabo buscas aquáticas.

(em atualização)

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Voluntários recolheram 68 quilos de lixo das margens do rio Ave e praia da Nossa Senhora da Guia

Publicado

em

Um grupo de voluntários recolheu 68 quilos de lixo das margens do rio Ave e na praia da Nossa Senhora da Guia, em Vila do Conde.

Entre os resíduos recolhidos, redes de pesca, beatas, esferovite, plásticos, tecidos e metais foram os mais comuns.

Nas redes sociais, a Câmara Municipal congratulou todos os envolvidos nesta missão, que teve lugar este sábado, em prol do meio ambiente e da limpeza das praias e rios locais.

Esta iniciativa foi promovida pelo Projeto MAELSTROM e contou com a organização do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), The Great Bubble Barrier, do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Vila do Conde e da Câmara Municipal de Vila do Conde, em colaboração com a LIPOR e a Unifardas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Menino de 10 anos atropelado em Barcelos esta manhã

Publicado

em

Um menino de 10 anos foi atropelado, na manhã desta sexta-feira, na EN 205, em Ucha, Barcelos.

De acordo com a CM, o acidente terá ocorrido fora da passadeira.

Para o local foram destacados elementos dos Bombeiros Voluntários de Barcelos e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Barcelos, que transportaram a criança para o hospital com ferimentos ligeiros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Bracarense Francisco Correia é Vice-Campeão de karting em Portugal

Publicado

em

Por

No passado fim-de-semana realizou-se a quinta e última prova do Campeonato de Portugal de Karting 2022 no Kartódromo Internacional da Região Oeste no Bombarral.  Na categoria Cadete, o jovem piloto bracarense, de 8 anos de idade, Francisco Correia conquistou dois segundos lugares nas Finais e um terceiro e um segundo no lugar nas Mangas de Qualificação, realizadas no sábado e domingo, respetivamente.

Estes resultados garantiram um total de 58 pontos ao longo do fim-de-semana e a conquista do título de Vice-Campeão de Portugal de Karting, atrás do novo Campeão, o piloto de Loures, Guilherme Morgado.

Leonor Rocha, José Pedro Pinto, e Vicente Capela completaram por esta ordem o Top 5 da classificação no respetivo Campeonato.

Finalizado o Campeonato de Portugal, disputar-se-á nos dias 7, 8 e 9 de Outubro a Taça de Portugal de Karting no Kartódromo Internacional de Braga.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Cinco veículos envolvidos em colisão e despiste em Esposende

Publicado

em

Cinco carros ficaram danificados, na sequência de uma colisão seguida de despiste, no centro de Esposende. avança o jornal E24.

Tudo terá acontecido no cruzamento entre as ruas Vasco da Gama e D. Pedro da Cunha e Losa Faria, quando dois carros colidiram, acabando um destes por se despistar, causando danos noutros três veículos que estavam estacionados.

Não resultaram quaisquer feridos deste acidente.

Elementos da GNR, destacados para o local, tomaram conta da ocorrência.

Foto: E24/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Horticultores da Póvoa de Varzim sofrem com falta de água

Publicado

em

Os horticultores da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, estão adaptar às suas culturas e explorações à situação de seca do país, apostando em plantas com menor necessidade hídrica a implementando soluções tecnológicas para a rega.

O presidente da Horpozim, associação empresarial hortícola que representa centenas de explorações na região do Litoral Norte, considerou que foi “preciso arregaçar as mangas e ter uma postura pró-ativa” para lidar com as contingências climatéricas, partilhando que em termos de rentabilidade o setor tem contornado as dificuldades.

“Beneficiamos de um microclima na nossa região que nos difere de outras zonas do país, mas, ainda assim, com o inverno temperado que passámos, a água também nos escasseou. Tivemos de ser pró-ativos, fazendo uma agricultura de precisão e tecnológica, com métodos de rega localizados, como o ‘gota a gota’, e adequando as nossas plantas à água disponível”, descreveu o líder da Horpozim, Manuel Silva.

Em termos práticos, Manuel Silva explicou que “foram cultivadas menos plantas de folha, como a couve coração ou a couve penca, mas também a cebola, que precisam de muito água para se desenvolverem, e apostou-se em culturas menos usuais na região como a batata-doce ou a abóbora, que têm muito potencial de exportação”.

O responsável garantiu que a qualidade de todos os produtos hortícolas produzidos nesta região “manteve-se”, mas reconheceu que as quantidades produzidas foram menores, acabando por potenciar um “aumento dos preços pagos aos produtores”.

“Ainda devido à pandemia, e também agora pela situação da guerra na Ucrânia, que colocavam muitas incertezas no mercado, reduzimos as culturas e, por consequência, diminuímos a oferta. Mas acabou por haver um aumento da procura, sobretudo no verão, com o retomar do setor turístico. Isso fez com que os preços crescessem acima do normal”, explicou Manuel Silva

Apesar desse incremento no valor de venda dos produtos, o presidente da Horpozim lembra que a rentabilidade das explorações também foi afetada pelo aumento dos custos de produção.

“O gasóleo, a energia e os produtos necessários para o desenvolvimento das plantas tiveram aumentos enormes, o que tem um grande impacto nos custos de exploração. Tudo isso se reflete na nossa rentabilidade mas também nos preços para os consumidores”, explicou Manuel Silva.

Apesar de na última semana já ter havido alguma chuva, Manuel Silva considerou que “não teve grande impacto para a horticultura”, partilhando que a amplitude térmica que se faz sentir neste mês de setembro “até tem criado alguns problemas”.

“Temos noites e manhãs frias e tardes com muito calor. Essa diferença térmica, que por vezes chega aos 20 graus, é propícia a situações de humidade que fazem desenvolver mais rápidos fungos e doenças. É preciso muita atenção, empenho e sabedoria para manter o equilíbrio nas culturas”, disse Manuel Silva.

O também produtor lembrou que todo o setor agrícola nacional “vai ter de se adaptar às inevitáveis alterações climáticas” apontando umas das soluções para a região onde se insere a maioria dos associados da Horpozim.

“Estas explorações de Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Esposende estão localizadas entre os rios Ave e Cávado e deve-se pensar numa solução que possa aproveitar esses recursos hídricos, nomeadamente com regadios coletivos, que capte muita dessa água existente”, sugeriu.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Barcelos investe 3,3 milhões para acabar com estradas em terra batida

Publicado

em

 A Câmara de Barcelos aprovou a transferência para as freguesias de 3,3 milhões de euros destinados ao programa “Novos Caminhos”, para erradicar, em todo o concelho, as vias de comunicação ainda em terra batida.

Em comunicado, o município refere que, na última reunião do executivo, foi aprovada a transferência de 2,7 milhões de euros, contemplando a realização de obras em 63 caminhos de 37 freguesias.

Este montante junta-se aos 600 mil euros aprovados anteriormente para a beneficiação de outras 25 outras vias.

“Ao todo, e num período de cerca de quatro meses, o município já aprovou financiamento para obras de pavimentação de 88 vias em terra batida”, sublinha.

Segundo o município, o programa “Novos Caminhos” foi apresentado em junho e está a ter uma “grande adesão” por parte das juntas de freguesia.

Para o presidente da câmara, Mário Constantino, esta colaboração com as freguesias é “a forma mais eficaz” para o desenvolvimento de todo o concelho.

“A continuar assim, estou convicto de que, no que respeita a este programa, vamos cumprir os objetivos que delineámos para este mandato”, referiu o autarca.

Em quatro anos, e com um investimento de 10 milhões de euros, o município de Barcelos propõe-se eliminar os caminhos de terra batida que ainda existem no concelho.

Mário Constantino considera “inaceitável” que, “quase já no final do primeiro quartel do século XXI, as pessoas tenham de percorrer, seja a pé, seja de automóvel, caminhos em terra batida, ora repletos de pó, ora cheios de lama e esburacados devido às chuvadas”.

A execução do programa vai ser feita obedecendo a três prioridades: eliminar todos os caminhos de terra batida que sirvam habitações, acabar com os caminhos de terra que servem unidades industriais e comerciais e erradicar os caminhos em terra que estabelecem ligações entre freguesias.

Segundo o município, ainda há caminhos em terra batida em 44 freguesias do concelho.

Ao todo, será executada obra em 90 quilómetros de caminhos, a que correspondem a 450 mil metros quadrados de novos pavimentos, conferindo acesso a 950 casas, 50 indústrias e 30 serviços.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 7 minutos

Famalicão: Chuva regressa a meio da semana com ligeira descida das temperaturas

A chuva volta esta quarta-feira ao concelho de Famalicão, mantendo-se por alguns dias, e consigo traz uma ligeira descida das...

Paíshá 16 minutos

Atleta português de 14 anos abandonado em Espanha por se recusar a rapar o cabelo em praxe de equipa de natação

Um jovem de 14 anos terá sido abandonado num parque de estacionamento em Badajoz, Espanha, depois de alegadamente ter recusado...

Desportohá 38 minutos

Famalicão: Conheça os resultados da terceira jornada do Pró Nacional da AF Braga

O GD Joane empatou, este domingo, frente ao CCD Santa Eulália. O jogo decorreu no Estádio de Barreiros e o...

Economiahá 43 minutos

Gasóleo mais barato 1 cêntimo esta segunda-feira

O preço do gasóleo está um cêntimo mais barato, esta segunda-feira, tal como apontavam as previsões da imprensa nacional, no...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Centro de emprego registou mais 117 desempregados em Agosto

O número de desempregados inscritos no Centro de Emprego de Famalicão aumentou mais de uma centena, em Agosto. De acordo...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Continental procura 200 colaboradores para reforçar núcleo do Porto

A Continental Engineering Services, localizada no Porto, esta a contratar 200 pessoas, duplicando o número de empregados, neste escritório que...

Sociedadehá 2 horas

Famalicão: Atletas do Liberdade FC em destaque na Corrida BeActive Night

Quarente e seis atletas do Liberdade FC de Famalicão estiveram presentes, este fim de semana, na Corrida BeActive Night, um...

Paíshá 2 horas

Mulher de 69 anos perde a vida após sofrer “problema de saúde repentino” na Corrida do Dragão

Uma mulher de 69 anos perdeu a vida, este domingo, enquanto participava na Corrida do Dragão, no Porto. As únicas...

Paíshá 18 horas

Preço da carne pode aumentar entre 15 a 20% até fevereiro

O preço da carne poderá aumentar entre 15 e 20 por cento até fevereiro. A Associação Portuguesa dos Industriais de...

Desportohá 20 horas

Benfica conquista Supertaça feminina de futsal

O Benfica conquistou este domingo pela sétima vez a Supertaça feminina de futsal, ao bater na final, disputada no Centro...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES