Siga-nos nas redes

Braga

Urgências de obstetrícia do Hospital de Braga e mais dois encerradas até segunda-feira

Publicado

em

 As urgências de Ginecologia e Obstetrícia e os blocos de parto dos hospitais de Beja, Braga e Garcia de Orta, em Almada, estão hoje encerradas, sendo que neste último só reabrem na segunda-feira.

Além destes hospitais, outros dos distrito de Lisboa e Santarém vão sofrer constrangimentos durante o fim de semana, segundo a informação disponibilizada na plataforma do Serviço Nacional de Saúde que permite ver o horário destes serviços de urgência e blocos de partos, consultada pela agência Lusa às 12:00.

De acordo com a informação do portal do SNS, o serviço de urgência de ginecologia e obstetrícia e bloco de partos do Hospital Garcia de Orta, no distrito de Setúbal, encerraram às 08:00 de hoje e só voltam a reabrir na segunda-feira às 08:00.

O Hospital de Beja também encerrou hoje estes serviços até às 08:00 de sábado, voltando a fechá-los no domingo, a partir das 08:00.

o serviço de urgências e bloco de partos do Hospital de Braga estão hoje encerrados até às 20:00, voltando a fechar sábado às 20:00, de acordo com os dados disponibilizados, que não têm informação disponível para domingo.

Em Lisboa, o Hospital São Francisco Xavier terá o serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia e o bloco de partos encerrados entre as 21:00 de sábado e as 09:00 de domingo, e a Maternidade Alfredo da Costa fecha o bloco de partos no domingo, entre as 09:00 e as 21:00.

O Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, tem estes serviços encerrados às utentes entre as 20:00 de domingo e as 08:00 de segunda-feira, dia em que funcionam até às 20:00.

Igualmente no distrito de Lisboa, no Hospital de Vila Franca de Xira os constrangimentos são no bloco de partos que encerra no domingo às 09:00.

Já no Hospital de Santarém, o serviço de urgência encerra entre as 08:30 de sábado e as 08:30 de domingo, enquanto o bloco de partos encerrou hoje às 08:30, voltando a reabrir no domingo às 08:30.

O Hospital São Bernardo, em Setúbal, terá o serviço de urgência destas especialidades encerrado entre as 09:00 de sábado e as 09:00 de domingo, assim como o bloco de partos.

As urgências de ginecologia e obstetrícia e os blocos de parto têm registado condicionamentos nos últimos meses, uma situação que se repete um pouco por todo o país, por dificuldades em assegurar escalas por falta de especialistas.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, garantiu recentemente que “ninguém ficará sem resposta” do Serviço Nacional de Saúde durante o mês de agosto, porque os hospitais funcionam em rede.

Para informar as grávidas destes constrangimentos foi criada esta plataforma no Portal do SNS sob proposta da Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos.

Uma vez que a informação é dinâmica, os utentes são aconselhados a consultarem o motor de busca antes de se deslocarem a estes serviços de saúde.

O coordenador da Comissão de Acompanhamento, Diogo Ayres de Campos, disse que esta medida tem como objetivos “evitar que haja situações de risco neste verão”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Braga

Karting: Bracarense Francisco Correia estreia-se na categoria Mini X30 no Campeonato de Portugal

Publicado

em

Francisco Correia, conhecido por Kiko, bracarense, de apenas 8 anos, estreia-se na categoria Mini X30, estando já confirmada a sua presença no Open Portugal de Karting, Campeonato Portugal de Karting e nas Iame World Finals (Campeonato do Mundo de motores Iame).

Após um ano de 2022 repleto de bons resultados, o jovem Kiko irá dar mais um passo na sua carreira ao ingressar na competitiva categoria Iame Mini X30, a primeira a dar acesso aos palcos internacionais de competição. O piloto infantil é agora apoiado pela estrutura da Sculpt Coaching e pelo experiente Vice-campeão Mundial Rotax, Bruno Borlido.

Kiko vai manter a sua ligação ao Cabo do Mundo Karteam, equipa com que se estreou no Karting com 5 anos de idade em Julho de 2019 e com a qual conquistou 5 títulos até à data (Open Portugal Karting Iniciação 2020, Vice-Campeão Portugal Karting Iniciação 2021, Vice-Campeão Open Portugal Karting Cadete 2022, Vice-Campeão Portugal Karting Cadete 2022, Campeão Portugal Rotax Micro-Acdemy 2022).

A primeira prova do ano, Open Portugal de Karting, realizar-se-á no último fim-de-semana de Fevereiro no Kartódromo de Viana do Castelo, e a expectativa do piloto é poder ingressar no grupo dos melhores 10 da categoria e manter a sua evolução ao longo do ano e garantir a aproximação do ‘Top 5’ na segunda metade do Campeonato de Portugal, e ser um digno representante das cores da Bandeira das Quinas no Iame Word Finals no final de Outubro.

Neste momento, o piloto e equipa estão a preparar a pré-epoca, que terá apenas um pequeno interregno no fim-de-semana de 21 Janeiro, data em que o piloto receberá da mão do Diretor para o Karting, Eng. João Rito, e do Presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, a faixa de Campeão de Portugal Rotax Mciro Academy 2022 no Casino do Estoril.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

PJ faz buscas no Hospital de Braga

Publicado

em

A Polícia Judiciária está, esta manhã, a efetuar buscas no Hospital de Braga. A CNN Portugal diz que estão em questão “crimes económicos em violação das regras de contratação pública”. Uma declaração emitida pelo hospital diz que está “a colaborar totalmente com as autoridades” com acções em curso.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Três famílias afetadas por derrocada em Esposende já puderam regressar a casa

Publicado

em

 Três das oito famílias desalojadas na sequência de um deslizamento de terras mortal em Palmeira de Faro, Esposende, já foram autorizadas a regressar a casa, disse hoje o presidente da câmara.

Em declarações à Lusa, Benjamim Pereira acrescentou que as restantes cinco só poderão regressar a casa depois de apresentarem à câmara garantias de que não há risco de derrocada do talude.

“Estamos a falar de terrenos particulares”, sublinhou o autarca, adiantando que aquelas garantias têm de assentar em pareceres técnicos.

A autorização do regresso a casa das três famílias foi tomada após um estudo geotécnico realizado por técnicos da Universidade do Minho, para aferir as condições de segurança e sustentabilidade dos terrenos da área afetada

Na madrugada de 23 de novembro, um deslizamento de terras e pedras de grandes dimensões atingiu uma habitação em Palmeira de Faro, Esposende, provocando a morte de dois jovens de 22 anos.

Na sequência da derrocada, o presidente da Câmara Municipal de Esposende declarou situação de alerta de âmbito municipal, proibindo o acesso ao local, o que obrigou ao realojamento das famílias residentes em oito habitações.

Entretanto, a Câmara de Esposende já anunciou a contratação de uma equipa constituída por elementos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e da Universidade do Minho para “apuramento cabal” das causas do deslizamento.

O objetivo é identificar eventuais fatores que permitam acautelar ocorrências idênticas no futuro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Irmãs Carmelitas Descalças celebram os 150 anos de Santa Teresinha

Publicado

em

A Comunidade religiosa das Irmãs Carmelitas Descalças celebra, esta segunda-feira, 02 de janeiro, os 150 anos do nascimento de Santa Teresinha do Menino Jesus.

Neste dia, às 16:00, decorrerá, na Capela do Carmelo da Imaculada Conceição do Bom Jesus, uma Eucaristia presidida pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro.

Santa Teresinha do Menino Jesus nasceu em Alençon (França), no dia 02 de janeiro de 1873. Morreu no dia 30 de setembro de 1897, com apenas 24 anos e 271 dias.

Seus pais (Luís e Zélia) tiveram oito filhos antes de Teresa; quatro morreram ainda jovens, restando em vida as quatro irmãs da santa, que também se tornaram freiras (Maria, Paulina, Leônia e Celina).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Tesla completamente destruído por fogo na Apúlia em Esposende

Publicado

em

Um veículo elétrico da marca Tesla ardeu completamente, na noite desta quarta-feira, na Marginal de Cedovém, na Apúlia, em Esposende, avança o jornal E24.

Os Bombeiros Voluntários de Fão foram destacados para o local.

Os danos registados foram apenas materiais.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

GNR deteve mulher suspeita de violência doméstica em Fafe

Publicado

em

 A GNR de Fafe deteve, na terça-feira, uma mulher de 37 anos, por violência doméstica, naquele concelho do distrito de Braga, informou hoje a autoridade policial.

“No seguimento de uma denúncia a dar conta de uma situação de violência doméstica, os militares da Guarda deslocaram-se rapidamente para o local, onde constataram que a suspeita estava na posse de uma arma branca, com a qual ameaçava o seu companheiro de 62 anos” diz o comunicado da GNR.

A vítima teve necessidade de se proteger num anexo até à chegada dos militares, acrescenta a GNR, indicando que no “seguimento das diligências policiais a suspeita foi detida, tendo sido apreendidas uma faca de cozinha e uma tesoura de costura, utilizadas para ameaçar a vítima”

A detida foi constituída arguida e será presente no Tribunal Judicial de Guimarães, para aplicação das medidas de coação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Violência no namoro é o tema do XVI Presépio ao Vivo de Priscos

Publicado

em

A violênica no namoro foi o tema escolhido para a XVI edição do Presépio ao Vivo de Priscos, um espetáculo histórico com cerca de 90 cenários que remetem para as culturas egípcia, judaica, romana, assíria, grega e babilónica, mas que nunca se desassocia da atualidade.

Esta é uma obra que nasceu de uma ideia do Padre João Torres e que tem vindo a crescer ao longo dos anos. De acordo com o Padre João Torres, o mote para a primeira edição foi a “necessidade de poder congregar as pessoas à volta de um projeto”.

Em todas as edições é escolhido um tema presente na sociedade, sobre o tema desta edição, a violência no namoro, o Padre João Torres admite que “parece que não tem nada a ver com o Natal, mas tem. Imaginem quantas pessoas, nesta altura, não oferecem presentes, sei lá, um perfume ou outra coisa qualquer, e viram controladores daquilo que ofereceram (…). É fácil oferecer presentes, é muito difícil ser-se um presente para o outro”. Sobre esta temática, o responsável pelo Presépio deixa um apelo: “o namoro é uma descoberta e eu descubro que com esta pessoa não dá. Não dá, sigo a minha vida. Não tenho de ficar com esta pessoa para sempre, era só o que faltava”.

Outra das formas de responsabilidade social do Presépio ao Vivo de Priscos é a inclusão dos reclusos do Estabelecimento Prisional de Braga, que participam ativamente na concretização do Presépio. “Dentro da cadeia de Braga, hoje, se entrar e perguntar a um recluso o que é que ele espera nos próximos tempos, qual é o sonho dele, ele vai-lhe dizer chegar a Priscos”, conta o Padre João Torres, revelando a importância do projeto na reinserção dos reclusos na sociedade.

O Presépio ao Vivo de Priscos conta com a participação de 600 figurantes e recebe todos os fins de semana milhares de visitantes, muitos deles provenientes de Espanha. Qualquer um pode visitar o Presépio nos seguintes horários: das 16 horas às 18h30, nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro; das 15 horas às 18h30, nos dias 8 e 15 de janeiro; e das 20 horas às 22h30, nos dias 7 e 14 de janeiro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Bolo-rei gigante partilhado em Braga

Publicado

em

Centenas de pessoas juntaram-se, na tarde de sábado, em Braga, para comer o tradicional bolo-rei com 150 metros de comprimento confecionado por 40 pastelarias da concelho.

A iniciativa, organizada pela Associação Empresarial de Braga, contou com a colaboração da Adega de Favaios que ofereceu “favaítos” para acompanhar o doce típico de Natal. Álvaro Djaló e Sequeira, jogadores do plantel Sporting Clube de Braga, ofereceram bolas e t-shirts autografadas.

O bolo rei gigante já é uma tradição na cidade dos Arcebispos que, dias antes do Natal, junta famílias e amigos para provar os vários tipos de bolo confecionado pelas principais pastelarias bracarenses.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Sindicato acusa Hospital de Braga de “varrer” 70% dos enfermeiros

Publicado

em

Os enfermeiros do Hospital de Braga com contrato individual de trabalho foram “todos varridos a zero pontos” no âmbito da aplicação do recente decreto-lei que procedeu ao descongelamento da avaliação de desempenho, denunciou hoje fonte sindical.

Em declarações à Lusa, o presidente do Sindicato dos Enfermeiros (SE), Pedro Costa, disse que esta é “uma situação absolutamente inadmissível e discriminatória”, que considera resultar de uma “estranha interpretação da lei”.

“O decreto é claro ao afirmar que é aplicável a todos os enfermeiros, independentemente da natureza da ligação contratual”, sublinhou.

Segundo Pedro Costa, em causa estão cerca de 70% dos enfermeiros do Hospital de Braga.

“Pura e simplesmente, foram todos varridos a zero pontos”, referiu.

Contactado pela Lusa, o Hospital de Braga refere que “tem seguido as orientações da tutela sobre esta matéria”.

“Neste sentido, e após aprofundada análise da situação particular do Hospital de Braga face à transição do modelo de gestão de PPP para EPE, está em curso a reavaliação da mesma, esperando o Conselho de Administração que o assunto fique completamente clarificado nas próximas horas”, acrescenta.

Em comunicado, o SE “exige que o Hospital de Braga não discrimine os enfermeiros com contrato individual de trabalho (CIT) e faça a correta contabilização de pontos”.

Na quarta-feira, e segundo o sindicato, os enfermeiros com CIT foram informados, pelo Hospital de Braga, de que têm zero pontos na sua avaliação.

Para Pedro Costa, as comunicações do hospital “chegam a ser quase ofensivas”.

“São enviadas tabelas discriminatórias por ano de trabalho, em alguns casos de enfermeiros que ali trabalham desde 2004, e que vêm em branco e apenas com a contabilização total de zero pontos na última linha”, explicou.

O sindicato já deu conta da situação ao Ministério da Saúde e pediu a intervenção urgente da tutela.

À Lusa, o vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros, Luís Filipe Barreira, referiu que esta é uma questão que “interfere com a dignidade do exercício profissional”.

“Considero, por isso, ser necessária a intervenção do ministro da Saúde, para repor a serenidade dos enfermeiros, que muito têm dado ao Serviço Nacional de Saúde”.

O Presidente da República promulgou, a 26 novembro, o diploma do Governo que estabelece os termos da contagem de pontos na avaliação do desempenho dos enfermeiros, e que resulta no descongelamento da progressão salarial.

O decreto-lei tinha sido aprovado em Conselho de Ministros a 10 de novembro e, na altura, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, referiu que este descongelamento da progressão salarial dos enfermeiros será feito com pagamento retroativo a janeiro deste ano, e terá um “impacto orçamental” de 72 milhões de euros.

O ministro garantiu que os pagamentos aos enfermeiros seriam feitos ainda este ano e frisou que o diploma “dá corpo à recuperação dos pontos perdidos em sede de avaliação de desempenho para efeitos de progressão salarial dos enfermeiros, descongelando a progressão, que estava suspensa desde 2004”.

São abrangidos cerca de 20.000 enfermeiros, segundo o Governo, que prometeu um aumento de cerca de 200 euros para os enfermeiros com pontos para subir uma posição remuneratória e 400 euros para aqueles que sobem duas posições.

O ministro sublinhou ainda que o diploma garante que os enfermeiros “são tratados de uma forma equitativa, independentemente do respetivo regime de vinculação ao SNS”, já que se aplica “tanto a enfermeiros com contratos de trabalho em funções públicas, como a enfermeiros com contrato individual de trabalho”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Empresa de Vizela ajuda 150 famílias carenciadas este Natal

Publicado

em

A empresa dedicada à produção de embalagens flexíveis, Vizelpas vai oferecer cabazes de Natal a 150 famílias carenciadas das áreas circundantes de Guimarães, Vizela e Santo Tirso, avança o jornal O Minho.

(em atualização)

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Secretário de Estado do Planeamento discute Plano de Recuperação e Resiliência do concelho em Esmeriz

O partido Socialista realiza-se no dia 18 de fevereiro um colóquio para discussão do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Despiste de ligeiro faz um ferido em Novais

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta segunda-feira, após o despiste de um veículo ligeiro na Rua das...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Incêndio deflagra em habitação em Arnoso Santa Eulália

Um incêndio deflagrou, ao final da tarde desta segunda-feira, na cozinha de uma habitação na rua da Igreja, na freguesia...

Famalicãohá 14 horas

Transdev diz que greve teve adesão abaixo dos 10%. Sindicato aponta para 95% em Guimarães

O grupo de transportes Transdev diz que a greve de hoje “teve uma adesão de 9,61%”, enquanto o sindicato indicou...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão iniciou hoje a a recuperação da Bacia Hidrográfica do Ave

No final deste ano, os famalicenses vão poder desfrutar de mais 20 quilómetros de zonas ribeirinhas totalmente recuperadas. A Câmara...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Um ferido grave após colisão entre mota e veículo ligeiro em Avidos

Uma pessoa ficou gravemente ferida, na tarde desta segunda-feira, na sequência de uma colisão entre uma mota e um veículo...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Galheiros são tradição ancestral e voltam a arder em Fradelos

A Queima do Galheiro, na freguesia de Fradelos, volta ser realizada na noite do dia 21 de fevereiro nos lugares...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão quer devolver o rio Pelhe à comunidade

Arrancaram esta segunda-feira, em Famalicão, as obras de recuperação e valorização hidrográfica da Bacia do Ave.  Este projeto resulta de...

Famalicãohá 16 horas

Leonel Rocha apresenta recandidatura à Junta de Freguesia de Ribeirão este sábado

Leonel Rocha, da Coligação Mais Ação, Mais Famalicão, que recentemente se demitiu da presidência da Junta de Freguesia de Ribeirão,...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Sortudo ganha 77.777 euros com raspadinha de 5 em Cabeçudos

Um sortudo ganhou,«, 77,777 euros numa raspadinha na freguesia de Cabeçudos, em Famalicão, com uma aposta de apenas 5 euros....

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES