Região
Operação da ASAE apreende 300 mil artigos falsificados na Trofa, Póvoa e Vila do Conde

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 300 mil artigos falsificados, entre têxteis, calçado, acessórios e etiquetas, no valor de 406 mil euros, numa operação que levou à constituição de nove arguidos.
As apreensões foram feitas em várias ações de investigação desenvolvidas nas últimas semanas e direcionadas para unidades fabris “no âmbito do combate ao crime de contrafação e ocultação de artigos contrafeitos”, refere a ASAE em comunicado.
Estas ações ocorreram nos municípios de Esposende, Fafe, Felgueiras, Póvoa de Varzim, Trofa e Vila do Conde, “dando cumprimento, no total, a 11 mandados de busca domiciliária, 20 mandados de busca não-domiciliária (incluindo fábricas e veículos) e seis mandados de pesquisa digital a suportes informáticos”, adianta a ASAE.
A investigação envolveu também o crime de fraude sobre mercadorias, pois os artigos têxteis, uma vez finalizados e embalados, saiam das fábricas ostentando marcas internacionais registadas e com etiquetas de “Made in Portugal”, com preço de venda ao público similar aos produtos originais, tendo como destino, maioritariamente, o mercado espanhol.
Numa outra ação de investigação, foram apreendidos 277.110 euros em duas residências dos responsáveis por unidades fabris por suspeita de resultarem da venda de produtos da atividade criminosa, bem como de constituírem forte evidência de fraude fiscal.
Em balanço final, a ASAE indica que, para além dos 300 mil artigos falsificados, foram apreendidas 14 máquinas industriais no valor de 10 mil e quinhentos euros e constituídos nove arguidos, que foram sujeitos a Termo de Identidade e Residência.
No decurso das buscas, foram ainda apreendidos 17,65 gramas de cannabis e dois selos por suspeita de conterem LSD (Dietilamida do Ácido Lisérgico).

Famalicão
Famalicão: Riba de Ave acolhe Mostra Comunitária este fim de semana

A freguesia de Riba de Ave, em Famalicão, realiza, este sábado e domingo, a sua Mostra Comunitária, um evento dedicado a apresentar o que de melhor se faz nesta localidade.
Entre as atrações agendadas para estes dois dias, destacam-se a abertura do evento, que contará com atuações do CNE de Riba de Ave, do Centro Social e Cultural de Riba d’Ave e Jardim de Infância da Escola EB1 de Riba de Ave, a partir das 14h00.
Segue-se um espetáculo de patinagem artística pelo Riba d’Ave HC, às 16h00, seguida da música dos TunARRA. A partir das 21h00, realiza-se a Noite Branca, com atuações de Ezequiel e DJ Guns Paulo Rodrigues.
Para amanhã, o último dia de atividades, está agendada uma aula de zumba, a partir das 10:00, atuação de Ensemble de Flautas, às 15h00, TunARRA e Sons da Tuna, entre as 16h00 e as 16h45.
As atividades acontecem no adro da igreja.
País
Foi encontrada com vida mulher de 68 anos desaparecida Há 2 dias em Monção

A mulher de 68 anos dada como desaparecida, em Monção, na quarta-feira foi encontrada hoje pelas 09:54, “com sinais de alguma hipotermia, mas estável”, disse o comandante dos bombeiros.
Em declarações à agência Lusa, o comandante dos Bombeiros de Monção, no distrito de Viana do Castelo, José Passos adiantou que a mulher, que sofre de Alzheimer, foi encontrada “num pinhal a cerca de dois quilómetros do local onde desapareceu, no lugar de Gandra, freguesia de Mazedo”.
“Está na ambulância a ser estabilizada e a ser avaliada. Deverá ser encaminhada para o hospital para ser reavaliada”, adiantou.
Na quarta-feira, José Passos, referiu que a mulher desapareceu cerca das 14:00, quando se encontrava junto de familiares no lugar de Gandra, freguesia de Mazedo.
“A senhora estava junto de familiares que se encontravam a trabalhar numa obra de construção. Desapareceu sem que se tivessem apercebido. Iniciaram as buscas e, às 16:40, alertaram a proteção civil”, especificou José Passos.
As operações de busca foram suspensas na quinta-feira às 20:35 e retomadas hoje às 08:00.
País
Jovem de 15 anos perda a vida subitamente em aula de Educação Física no Porto

Um jovem de 15 anos morreu hoje durante a aula de Educação Física na Escola Secundária Alexandre Herculano, no Porto, revelou à Lusa fonte da Proteção Civil.
Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários do Porto, o alerta foi dado pelas 15:h02 para um jovem “que subitamente tinha entrado em paragem cardiorrespiratória durante a aula”.
“Quando chegámos ao local o professor estava a tentar reanimá-lo, situação que prolongámos por cerca de uma hora, mas sem conseguir reverter o quadro, acabando por se confirmar o óbito no local”, disse ainda.
A PSP tomou conta da ocorrência.
-
Desportohá 1 semana
FC Famalicão: “Uma partida difícil, frente a um adversário muito competente”
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Parque da Devesa recebe “Open Day Ser Ucrânia” com exposições e oficinas este sábado
-
Desportohá 6 dias
Basquetebol: FAC recebe AD Sanjoanense no seu jogo de apresentação este domingo
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Casa da Juventude celebrou 10 anos com workshops e atividades