Siga-nos nas redes

Região

Operação da ASAE apreende 300 mil artigos falsificados na Trofa, Póvoa e Vila do Conde

Publicado

em

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 300 mil artigos falsificados, entre têxteis, calçado, acessórios e etiquetas, no valor de 406 mil euros, numa operação que levou à constituição de nove arguidos.

As apreensões foram feitas em várias ações de investigação desenvolvidas nas últimas semanas e direcionadas para unidades fabris “no âmbito do combate ao crime de contrafação e ocultação de artigos contrafeitos”, refere a ASAE em comunicado.

Estas ações ocorreram nos municípios de Esposende, Fafe, Felgueiras, Póvoa de Varzim, Trofa e Vila do Conde, “dando cumprimento, no total, a 11 mandados de busca domiciliária, 20 mandados de busca não-domiciliária (incluindo fábricas e veículos) e seis mandados de pesquisa digital a suportes informáticos”, adianta a ASAE.

A investigação envolveu também o crime de fraude sobre mercadorias, pois os artigos têxteis, uma vez finalizados e embalados, saiam das fábricas ostentando marcas internacionais registadas e com etiquetas de “Made in Portugal”, com preço de venda ao público similar aos produtos originais, tendo como destino, maioritariamente, o mercado espanhol.

Numa outra ação de investigação, foram apreendidos 277.110 euros em duas residências dos responsáveis por unidades fabris por suspeita de resultarem da venda de produtos da atividade criminosa, bem como de constituírem forte evidência de fraude fiscal.

Em balanço final, a ASAE indica que, para além dos 300 mil artigos falsificados, foram apreendidas 14 máquinas industriais no valor de 10 mil e quinhentos euros e constituídos nove arguidos, que foram sujeitos a Termo de Identidade e Residência.

No decurso das buscas, foram ainda apreendidos 17,65 gramas de cannabis e dois selos por suspeita de conterem LSD (Dietilamida do Ácido Lisérgico).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Região

GNR apreende 320 mil cigarros na Trofa

Publicado

em

A Unidade de Acção Fiscal da GNR apreendeu 320 mil cigarros, esta segunda-feira, na Trofa, Na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária, na Autoestrada n.º 3 (A3).

De acordo com a Guarda Nacional Republicana, foi detetado que uma viatura ligeira de mercadorias transportava diversas caixas contendo tabaco manufaturado, sem o pagamento dos impostos especiais incidentes e em violação das normas de selagem e estampilhagem estabelecidas pelo regime jurídico dos Impostos Especiais de Consumo (IEC).

O valor do tabaco apreendido ascende aos 70 000 euros, sendo que a sua comercialização ilícita teria causado um prejuízo ao Estado em sede de Imposto sobre o Tabaco (IT) num valor de 54 000 euros.
No decorrer da ação policial foi detido o condutor da viatura, um homem de 21 anos, que será presente hoje, dia 7 de fevereiro, no Tribunal Judicial de Santo Tirso.
Durante a ação foi, ainda, apreendido um bastão extensível (arma proibida) que se encontrava na posse do condutor.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Meteorologia. Vem aí mais frio e chuva

Publicado

em

Se esta semana a meteorologia mostrou ‘tréguas’ com uma subida da temperatura máxima, o mesmo não acontecerá a partir de amanhã e até 12 de fevereiro. Segundo as previsões do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), a temperatura máxima deverá baixar a partir deste domingo, e esperam-se aguaceiros a meio da semana.

“Depois de alguns dias em que se verificou um aumento do conforto diurno no Continente devido a uma subida da temperatura máxima, prevê-se a partir deste domingo uma descida dos valores da temperatura máxima, devendo a temperatura mínima continuar com valores relativamente baixos, mesmo tendo em conta a época do ano”, diz o IPMA, em comunicado.

Assim, as temperaturas máximas deverão variar entre os 8 e os 13 °C no interior Norte e Centro, e entre os 12 e 18 °C no restante território do Continente.

Por seu turno, as temperaturas mínimas situar-se-ão entre os -4 e os 10 °C, “sendo mais baixas no interior Norte e Centro e com tendência para uma pequena subida na segunda metade da semana”.

Prevê-se ainda “a influência de uma depressão em altitude entre terça e quinta-feira no Continente, havendo uma probabilidade de 40 a 60% de ocorrência de aguaceiros neste período”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Barcelos: Motociclista perde a vida em acidente

Publicado

em

FOTO: Facebook Motoclube Leões da Serra

Um motociclista de Barcelos perdeu a vida este sábado, vítima de uma colisão entre um carro .

O homem seguia com mais dois amigos num passeio de mota na Estrada Nacional 205, na freguesia de Caldelas, entre Amares e Terras de Bouro. Segundo informações avançadas por diversos meios de comunicação barcelenses, o acidente terá sido provocado pelo carro, que entrou em despiste e embateu nas motas. As razões do despiste ainda estão por apurar.

O óbito do homem, residente na freguesia de Martim, foi declarado no local. Os outros dois motociclistas foram transportados para o Hospital de Braga, assim como o condutor do carro.

A investigação estará a cargo do Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação da GNR.

Entretanto, o Motoclube Leões da Serra, do qual fazia parte Gilberto Borges, já veio lamentar a morte “do sócio e amigo”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Despiste em Pousada de Saramagos provoca ferimentos num homem

Publicado

em

Um acidente de viação, na freguesia de Pousada de Saramagos, provocou ferimentos num homem.

O despiste aconteceu na madrugada deste domingo, por volta das 02h30, na Avenida da Santa Justa.

No local estiveram os Bombeiros Voluntários Famalicenses que transportaram o ferido para a unidade de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

STOP diz vai avançar com “formas criativas” de lidar com serviços mínimos da greve

Publicado

em

O Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP) diz vai avançar com “formas diferentes e criativas” para lidar com os serviços mínimos decretados para a greve dos professores. A afirmação é do coordenador daquela estrutura sindical.

“Nós decidimos [avançar com] formas diferentes e criativas de continuar esta greve, mesmo com os serviços mínimos”, disse André Pestana, que falava na entrada do auditório do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), onde se reuniu mais de uma centena de representantes de comissões sindicais e de greve este sábado.

Questionado pelos jornalistas sobre que formas criativas serão essas, o coordenador do STOP referiu que as mesmas serão feitas “dentro da legalidade” e serão conhecidas “a seu devido tempo”.

Na reunião, saiu igualmente a vontade de a manifestação convocada para 11 de fevereiro juntar também os profissionais não docentes das escolas e as suas reivindicações.

Questionado sobre até quando poderá ir a greve por tempo indeterminado, iniciada em 09 de dezembro e para a qual já foram entregues pré-aviso até 24 de fevereiro, André Pestana sublinhou que essa decisão cabe aos profissionais docentes e não docentes.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Símbolos da Jornada Mundial da Juventude passaram pelo Mercado, Bombeiros Famalicenses e Hospital

Publicado

em

FOTOS: Câmara Municipal de Famalicão

O Arciprestado de Famalicão recebe até este domingo, os símbolos originais relativos à Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A JMJ, que se realiza em Lisboa no próximo mês de agosto, faz-se acompanhar pela peregrinação de dois símbolos, que no passado, em Roma, foram entregues aos jovens pelo Papa João Paulo II: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços.

Estes símbolos encontram-se em peregrinação por todas as dioceses do país e chegaram ao Arciprestado famalicense na quinta-feira, onde permanecem até este domingo, contando com várias atividades e celebrações nas diversas paróquias.

Este sábado, aconteceu um dos pontos altos das celebrações. Ao final da tarde a Praça – Mercado Municipal, recebeu os símbolos, que saíram dali, pelas mãos de vários jovens e párocos famalicenses, rumo ao quartel dos Bombeiros Famalicenses, com paragem no hospital, e até à Igreja Matriz Nova, onde ainda permanecem.

Este domingo, dia 5, a Eucaristia tem início às 11h15, seguida da celebração do envio, onde termina a passagem dos símbolos pelo Arciprestado de Famalicão, que seguirão depois para o Arciprestado de Barcelos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Vendiam joias de 200 mil euros furtadas de ourivesaria na Póvoa de Varzim

Publicado

em

Muitos artigos de joalharia e relojoaria e três mil euros em numerário foram apreendidos, na sexta-feira, vários meses depois de terem sido furtados de uma ourivesaria na Póvoa de Varzim. Um homem foi constituído arguido e outras três pessoas foram identificadas.

“O dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia de ontem, concluiu uma operação policial no âmbito do combate aos crimes contra o património, mormente, furto no interior de ourivesaria na Póvoa de Varzim”, pode ler-se em nota da PSP enviada às redações este sábado de manhã.

A investigação começou em junho passado, altura em que o furto ocorreu, e contemplou a realização de várias diligências policiais nos concelhos de Braga, Amares e Trofa. Resultou na identificação de quatro pessoas – uma das quais foi constituída arguida, um homem de 43 anos residente em Braga – e na apreensão de centenas de artigos de joalharia e relojoaria, avaliados em cerca de 200 mil euros, além de três mil euros em numerário.

De acordo com a nota da PSP, uma parte considerável dos artigos recuperados encontrava-se à venda ao público junto de um espaço comercial.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

GNR recupera carrinha e cofre com 9 mil euros após assalto em Vila do Conde

Publicado

em

Uma carrinha e mais de nove mil euros foram recuperados pela GNR, em Vila do Conde, esta terça-feira, na sequência de um furto num posto de abastecimento de combustível, na localidade de Canidelo.

No momento em que cometiam o crime, os assaltantes terão notado a chegada das autoridades, acabando por fugir no referido veículo, que havia sido furtado na cidade da Maia.

“Numa tentativa de não serem intercetados, abandonaram a viatura em que se faziam transportar e continuaram a fuga noutra viatura que servia de apoio”, explica a GNR em comunicado.

Foi recuperado um cofre com 9,351 euros, em numerário, 348 maços de tabaco, 302 raspadinhas e uma carrinha da marca Seat.

A viatura e o material recuperado foram entregues aos seus legítimos proprietários.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Vila do Conde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Vídeo “Havemos de ir a Viana” recebe prémio em Hollywood

Publicado

em

Realizado em plena pandemia, o vídeo “Havemos de ir a Viana”, realizado por Flávio Cruz, venceu o prémio de “Melhor Vídeo Musical” em Hollywood.

É já o décimo troféu que este trabalho conquista.

O videoclipe de homenagem à romaria da Senhora da Agonia e à cidade de Viana do Castelo, teve a participação de 48 artistas vianenses e foi realizado a propósito das Festas interrompidas em 2020 por causa da pandemia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Porto: Diocese dá formação a padres sobre abusos sexuais de menores

Publicado

em

D. Manuel Linda / Foto: João Lopes Cardoso/Diocese do Porto

Depois das polémicas declarações do bispo D. Manuel Linda, que desvalorizou as denúncias de abusos sexuais de menores na igreja, a Diocese do Porto está a dar formação a padres e agentes pastorais sobre esta problemática.

O bispo diz agora que a Igreja quer dar um exemplo de seriedade e tem como principal objetivo erradicar todo o género de casos de abuso sexual.

Neste momento está a decorrer terceira ação de formação sobre o abuso de menores. A Diocese do Porto quer dar um sinal claro para dentro da igreja, mas também para a sociedade.

Recorde-se que no final do ano passado, D. Manuel Linda foi criticado por ter desvalorizado as denúncias de abusos sexuais de menores. Chegou a afirmar que não eram crime público, o que o levou, mais tarde, a pedir perdão às vítimas.

As ações de formação arrancaram há cerca de um mês e meio. Dos 300 padres da diocese do Porto, mais de 200 já participaram nestes eventos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 26 minutos

Famalicão: Concerto de Miguel Araújo na Casa das Artes já está esgotado

Já esgotaram os bilhetes para o concerto de Miguel Araújo, este sábado, na Casa das Artes de Famalicão, intitulado “Casca...

Famalicãohá 2 horas

Casa do Artista Amador do Louro promete mais uma sessão de rock com concertos dos The Lightning Circle e Mismatch

A Casa do Artista Amador do Louro, em Famalicão, recebe, este sábado, mais uma sessão de rock ao vivo, com...

Desportohá 3 horas

Jogos do Riba d’Ave HC considerados como sendo de “risco acrescido”. Clube descontente com a Federação de Patinagem de Portugal

O Riba d’Ave HC, de Famalicão, que disputa a 1.ª divisão do campeonato nacional de hóquei em patins, emitiu, esta...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: “Um pedaço de história” promete mais uma edição do Boletim Cultural

Famalicão prepara o lançamento de mais uma edição do Boletim Cultural, no dia 24 de fevereiro, pelas 18:00, no Arquivo...

Famalicãohá 4 horas

FIFA dá razão ao treinador do Famalicão no processo contra os sauditas do Al Raed

João Pedro Sousa congratulou-se hoje pela decisão da FIFA, que lhe deu razão no processo contra o Al Raed, clube...

Famalicãohá 5 horas

Carnaval de Famalicão regressa com copos recicláveis para evitar desperdício

A edição de 2023 do Carnaval de Famalicão regressa com copos recicláveis, tal como nas edições anteriores mais recentes, numa...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Fradelos recebe palestra sobre saúde mental com o psiquiatra Dr. Pedro Morgado

O Salão Paroquial de Fradelos recebe, esta sexta-feira, o médico psiquiatra Dr. Pedro Morgado, para uma “Palestra de Saúde Mental”....

Desportohá 6 horas

FC Famalicão empata por 1-1 frente ao SL Benfica -Liga Revelação

A equipa de sub-23 do FC Famalicão, empatou, esta terça-feira, a partida que tinha agendada contra o SL Benfica. O...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Um ferido após atropelamento no centro da cidade

Uma pessoa ficou ferida, ao início da tarde desta terça-feira, na sequência de um atropelamento, junto ao parque onde se...

Economiahá 8 horas

Noventa empresas interessadas em experimentar semana de trabalho de 4 dias -diz a ministra do Trabalho

O número de empresas que manifestaram interesse em aderir ao programa piloto de quatro dias de trabalho semanal totaliza 90,...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES