Siga-nos nas redes

Braga

Braga: Prisão preventiva para jovem apanhado a assaltar armazém

Publicado

em

Vai ficar em prisão preventiva o jovem de 28 anos que foi detido na passada quinta-feira pela PSP em flagrante delito, enquanto assaltava um armazém comercial na Alameda do Fujacal, em Braga.

O detido foi presente a juiz no Tribunal de Braga, que decretou medida de coação mais gravosa. O motivo foi por o mesmo já ter referências pelo mesmo tipo de crime.

Recorde-se, e segundo dados da PSP, que os agentes foram chamados para um possível assalto, na madrugada 02:25 da última quinta-feira. Ali encontraram o suspeito “no interior do referido estabelecimento, onde se havia introduzido através do arrombamento de uma porta”.

Depois de detido, o homem aguarda, agora, julgamento em prisão preventiva.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Braga

Colaboradores da DST de Braga têm aulas de filosofia para aumentar pensamento crítico e capacidade de decisão

Publicado

em

Mais de 500 trabalhadores do grupo de construção dst, de Braga, vão ter aulas de filosofia nos próximos três anos, numa oferta da empresa em nome de um capital humano com maior pensamento crítico e mais capacidade de decisão.

O diretor de Recursos Humanos da dst, José Machado, disse que se trata de uma pós-graduação, com uma aula de uma hora por semana, acrescida de 10 minutos para tirar dúvidas e refletir sobre as temáticas dadas.

“É uma hora que faz parte do horário laboral dos colaboradores”, frisou.

Para José Machado, o objetivo da empresa é que as aulas de filosofia, além de aumentarem o pensamento crítico e a capacidade de questionar dos trabalhadores, funcionem também como uma espécie de “analgésico para as dores do século XXI”.

No primeiro semestre, os alunos vão estudar os pensadores contemporâneos, seguindo-se temáticas como epistemologia, espiritualidade, antropologia, ética, política, arte e cultura, entre outras.

Ministrada em parceria com a Universidade Católica de Braga e no formato ‘online’, a pós-graduação começa a 06 de outubro e vai ser frequentada por 505 trabalhadores com formação superior, o que representa cerca de 26% do capital humano do grupo.

Em 2020, a empresa já tinha oferecido um primeiro curso de filosofia, que foi frequentado por 318 trabalhadores.

“Muitos destes trabalhadores quiseram participar na pós-graduação que agora vai começar, o que é uma prova inequívoca de que gostaram e sentiram que as aulas lhes fizeram bem”, acrescentou José Machado.

É o caso de Luís Filipe Rodrigues, desenhador de redes de fibra ótica, que é licenciado em filosofia e que se prepara para frequentar a pós-graduação oferecida pela empresa.

“A filosofia vem contribuir, desde logo, para que sejamos um grupo mais unido”, diz.

Sublinha que o curso se reveste de muita importância tanto para os trabalhadores como para a empresa, já que, explica, “a filosofia permite pensar diferente do senso comum, das ideias preconcebidas, foge à formatação do pensamento”.

“E isso faz toda a diferença na hora de analisar os problemas e de tomar decisões”, refere.

Para o presidente do dstgroup, José Teixeira, “os trabalhadores precisam de ferramentas para construírem soluções de vida boa e virtuosa”.

“A filosofia treina, dá elasticidade ao pensamento e apura o sentido crítico. Permite ganhos de liberdade e de responsabilidade maiores e com estes ganhos a competitividade pessoal e coletiva aumenta”, defende.

Diz que o grupo decidiu pela formação de filosofia porque “depende da criatividade dos trabalhadores”.

Além do curso de filosofia exclusivo para trabalhadores, o dstgroup também promove formações na área da saúde, com os cursos de Saúde Mental, de Neurociência e de Primeiros Socorros na Doença Mental.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Mulher de 28 anos ferida após despiste em rotunda em Esposende

Publicado

em

Uma mulher de 28 anos ficou ferida, na manhã desta quinta-feira, depois de se ter despistado ao volante de uma viatura ligeira, numa rotunda, em Esposende, que acabou capotada, avança o jornal E24.

Tudo aconteceu na Rotunda Este da Solidal, que serve de acesso à Ponte de Fão e variante da Estrada Nacional 103-1.

Por razões ainda desconhecidas, a condutora terá perdido o controlo da viatura, o que a projetou para um valado.

A vítima foi transportada para o Hospital de Barcelos com ferimentos ligeiros.

O alerta foi registado cerca das 09:00.

Foto: E24/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Homem de 63 anos picado na cara por vespas asiáticas durante vindimas em Vila Verde

Publicado

em

Um homem de 63 anos foi picado por vespas asiáticas, durante o processo de vindima num terreno agrícola em Aboim da Nóbrega, em Vila Verde, esta quarta-feira.

Depois de o homem ter sido picado na cara, um familiar acabou por dar o alerta às forças de socorro.

A vítima foi transportada para o Hospital de Braga.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Ladrões levam mota de 20 mil euros de condomínio de luxo onde vivem jogadores do SC Braga

Publicado

em

Um condimínio de luxo na freguesia de Real, onde estão hospedados diversos jogadores so SC Braga foi assaltado esta madrugada, resultando no roubo de uma mota de 20 mil euros.

De acordo com a CM, os assaltos registados neste condomínio são quase diários, provocando um clima de terror nos moradores, nos últimos seis meses.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Trator cortou cabo elétrico e deixou parte da cidade de Braga sem luz

Publicado

em

 Uma parte da cidade de Braga ficou sem luz na tarde de hoje, depois de um trator ter, acidentalmente, cortado um cabo elétrico, disse fonte dos bombeiros.

Segundo a fonte, o acidente ocorreu pelas 15:14, quando um trator procedia a trabalhos de limpeza da vegetação na Avenida João XXI e cortou um cabo elétrico, provocando um curto-circuito e um incêndio “de pequenas dimensões” num posto de transformação.

Registou-se um corte no fornecimento elétrico na zona, mas a situação foi “rapidamente restabelecida”.

O Tribunal de Braga foi um dos edifícios que ficou sem luz, mas segundo fonte judicial o corte “não terá durado mais de meia hora”.

No local estiveram nove operacionais, apoiados por três viaturas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Casal croata ganhou mais de 150 mil euros a assaltar residências em Barcelos e Vila Verde

Publicado

em

O Tribunal de Vila Verde aplicou hoje prisão preventiva a um homem e uma mulher suspeitos de diversos furtos em residências no norte do país, que terão “rendido” mais de 150 mil euros, disse hoje fonte da GNR.

Segundo a fonte, o homem, de 32 anos, vai ser conduzido ao Estabelecimento Prisional de Braga e a mulher, de 33, vai para Santa Cruz do Bispo.

Ambos de nacionalidade croata, os suspeitos foram detidos no sábado, em flagrante, por furto a uma residência na freguesia de Lage, no concelho de Vila Verde, distrito de Braga.

A fonte da GNR disse que em causa poderá estar cerca de uma dezena de assaltos, sobretudo no concelho de Barcelos.

No seguimento da ação policial, a GNR apreendeu diversos objetos, como um automóvel, artigos em ouro e de relojoaria, mil euros, dois telemóveis, artigos de vestuário e acessórios e ferramentas e equipamentos utilizados na prática dos furtos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Braga: Família sequestrada em Amares

Publicado

em

Um homem sequestrou hoje, durante duas horas, a mulher e as duas filhas menores em casa em Figueiredo, concelho de Amares, mas acabou por se entregar às autoridades, disse fonte da GNR.

Segundo a fonte, o homem estava munido de uma faca e ameaçava de morte a mulher e as filhas.

O sequestro durou entre as 07:00 e as 09:00, hora a que o suspeito se entregou, após conversa com uma psicóloga do INEM.

Ainda segundo a GNR, o homem sofre de perturbações do foro mental, pelo que foi transportado ao hospital, sob detenção, para tratamento.

Do incidente, não resultaram quaisquer feridos.

Para o local, foram mobilizados os meios habituais para uma intervenção tático-policial.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Três feridos após colisão entre dois veículos ligeiros em Esposende

Publicado

em

Três pessoas ficaram feridas na sequência de uma colisão entre dois veículos ligeiros, na noite desta segunda-feira, na freguesia de Forjães, em Esposende, avança o jornal E24.

As vítimas têm entre 16 e 74 anos e foram transportadas para o Hospital de Viana do Castelo.

Este troço da EN103, onde ocorreu o acidente necessitou de limpeza, acabando por ser cortado pela GNR para limpeza da via.

Foto: E24/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Homenagem a motorista de Braga tornou-se viral nas redes sociais

Publicado

em

No dia em que entrava na reforma, o motorista foi surpreendido pelos colegas de trabalho.

A emoção da despedida tornou-se viral: os funcionários de uma empresa de construção, em Braga, decidiram prestar uma homenagem a um motorista no dia em que entrou na reforma. O vídeo foi publicado no Facebook e partilhado milhares de vezes.

José Pires era o funcionário mais velho da empresa de construção DVM, sediada no concelho de Vila Verde, em Braga. No momento em que terminava o seu último dia de trabalho, os colegas prepararam-lhe uma ovação de pé. A emoção estampada no rosto do motorista é visível em todo o vídeo.

A empresa publicou o vídeo no dia 16 de setembro e, numa semana, o post ultrapassou os 84 mil “gostos” e as 2.500 partilhas.

“As empresas são feitas com pessoas, mas há pessoas que fazem a diferença. Hoje é dia de homenagear o nosso Sr. José Pires, motorista da DVM. É um exemplo para todas as gerações, principalmente, para as mais jovens, por todo o tempo de dedicação, empenho e boa disposição com que se dedicou à DVM. Estamos gratos e orgulhosos de vê-lo chegar à idade da reforma com uma energia contagiante e na nossa companhia. Faz parte da nossa história e esperamos que do futuro, também”, pode ler-se na publicação feita na página oficial da empresa.

Em declarações ao jornal O Minho, a diretora de comunicação mostrou-se surpreendida com a “explosão” que o vídeo teve nas redes sociais. Vânia Costa sublinha que a homenagem de despedida transmite “uma mensagem mais positiva”: “As pessoas têm reagido com muita emoção, porque há um sentimento de pertença nos colaboradores que se espelha nesse vídeo.”

Vânia Costa elogia ainda José Pires, afirmando que “é uma pessoa simpática, útil e prestável, que tem o carinho de toda a gente e, por isso, as pessoas aderiram muito rapidamente à iniciativa”.

A empresa aproveitou a popularidade do vídeo para anunciar a abertura de vagas de emprego – entre elas a de motorista, que José Pires deixou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Bracarense Francisco Correia é Vice-Campeão de karting em Portugal

Publicado

em

Por

No passado fim-de-semana realizou-se a quinta e última prova do Campeonato de Portugal de Karting 2022 no Kartódromo Internacional da Região Oeste no Bombarral.  Na categoria Cadete, o jovem piloto bracarense, de 8 anos de idade, Francisco Correia conquistou dois segundos lugares nas Finais e um terceiro e um segundo no lugar nas Mangas de Qualificação, realizadas no sábado e domingo, respetivamente.

Estes resultados garantiram um total de 58 pontos ao longo do fim-de-semana e a conquista do título de Vice-Campeão de Portugal de Karting, atrás do novo Campeão, o piloto de Loures, Guilherme Morgado.

Leonor Rocha, José Pedro Pinto, e Vicente Capela completaram por esta ordem o Top 5 da classificação no respetivo Campeonato.

Finalizado o Campeonato de Portugal, disputar-se-á nos dias 7, 8 e 9 de Outubro a Taça de Portugal de Karting no Kartódromo Internacional de Braga.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Desportohá 15 horas

FC Famalicão motivado! “Não queremos continuar nesta posição (…) todos deram o máximo” -diz JPS

João Pedro Sousa assumiu hoje que está à espera de dificuldades frente ao Boavista, no jogo da oitava jornada da...

Desportohá 15 horas

Jogadoras treinadas por Miguel Afonso formalizam queixas por assédio à Polícia Judiciária

Várias jogadoras treinadas por Miguel Afonso formalizaram hoje, através do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), queixas por assédio...

Famalicãohá 15 horas

Famalicenses Nhclima apresentam inovação amiga do ambiente na maior feira europeia do setor

A empresa famalicense Nhclima, dedicada à produção de sistemas de ventilação e ar-condicionado prepara-se para apresentar, na maior feira da...

Paíshá 17 horas

Moeda portuguesa do sec. XV encontrada por acaso leiloada por 18 mil euros

Uma moeda de ouro portuguesa do século XV encontrada por um “detector” amador britânico, a primeira do género descoberta no...

Desportohá 17 horas

Famalicão: Treinador acusado de assédio sexual suspenso preventivamente pela FPF

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) suspendeu hoje preventivamente o treinador da equipa feminina do...

Paíshá 19 horas

Quais os empregos mais procurados em Portugal? Conheça aqui a resposta

Os últimos dados da plataforma Brighter Future revelam que as ofertas de emprego no 2º trimestre de 2022 aumentaram 3%...

Paíshá 19 horas

Aumento do preço do gás preocupa portugueses. DECO dá conselhos para uma melhor poupança

As famílias portuguesas têm enfrentado constantes aumentos de preços, e o aumento anunciado na factura do gás natural traz novas...

Economiahá 19 horas

Inflação em Portugal atinge valor mais alto desde 1992

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) aumentou para 9,3% em Setembro, em comparação com...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Casa do Artista Amador inaugurada este domingo no Louro com a presença de Mário Passos

Será inaugurada este domingo, dia 02 de outubro, a nova Casa do Artista Amador, cerca das 12:30, com a presença...

Desportohá 21 horas

Miguel Afonso suspenso pelo FC Famalicão

O FC Famalicão informou, através de comunicado enviado ao final da manhã desta sexta-feira, que o treinador da equipa feminina,...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES