Siga-nos nas redes

Região

Ex-aluna da Universidade do Minho cria t-shirt que reduz os efeitos da menopausa

Publicado

em

Uma ex-aluna da Universidade do Minho (UMinho) criou uma t-shirt que atenua os efeitos da menopausa, graças a um tecido com um revestimento estampado que regula a temperatura corporal da mulher, anunciou esta quinta-feira aquela academia.
Em comunicado, a UMinho acrescenta que aquela tecnologia evita que a mulher tenha afrontamentos, retenções de líquidos, alterações de humor, insónias e mal-estar.

Após dois anos de testes em laboratório e em contexto real, a tecnologia está agora patenteada, aprovada pelo Infarmed e chega ao mercado.

Citada no comunicado, Filipa Fernandes, formada pela Escola de Engenharia da UMinho, refere que muitas mulheres que testaram a t-shirt se mostraram surpreendidas, dizendo que a sua vida “se tornou mais agradável e confortável”.

A cientista decidiu, entretanto, testar a inovação com mulheres em tratamento para o cancro ou que tinham tido essa doença.

“Funcionou de novo. Algumas senhoras quiseram retirar a medicação habitual para o teste ser total e, no final, não voltaram a precisar de parte dela, por indicação do médico. Não estamos a tratar o cancro, mas estamos claramente a contribuir para uma melhor qualidade de vida das pacientes”, frisa.

Designada RT, a tecnologia aparece na t-shirt sobretudo na zona do tórax e da coluna, sendo baseada em silicone medicinal e em materiais de mudança de fase, isto é, que permitem manter a temperatura corporal da pessoa (36.5º graus celsius, em média), independentemente da temperatura ambiente.

“A RT armazena e liberta grandes quantidades de energia, como absorver calor durante o dia e libertá-lo à noite”, explica Filipa Fernandes.

Aquele revestimento é então programado para determinada temperatura e força o organismo humano a mantê-la.

Na prática, ajuda o corpo na sua ação perante o calor e o frio.

“Este sistema de termorregulação provou ser bastante eficaz face a afrontamentos. Numa situação normal, estas repentinas sensações de calor no peito e na cara da mulher estender-se-iam aos poucos pelo resto do corpo, podendo provocar suor excessivo”, refere ainda o comunicado.

A inovação “permite, assim, de forma simples e prática, o conforto e o bem-estar dos utilizadores, sobretudo em ambientes desfavoráveis”, e até ao fim de vida útil da t-shirt.

Nos testes de 50 lavagens a 60º graus celsius daquela t-shirt, o revestimento “ficou intacto”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

País

Meteorologia. Vem aí mais frio e chuva

Publicado

em

Se esta semana a meteorologia mostrou ‘tréguas’ com uma subida da temperatura máxima, o mesmo não acontecerá a partir de amanhã e até 12 de fevereiro. Segundo as previsões do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), a temperatura máxima deverá baixar a partir deste domingo, e esperam-se aguaceiros a meio da semana.

“Depois de alguns dias em que se verificou um aumento do conforto diurno no Continente devido a uma subida da temperatura máxima, prevê-se a partir deste domingo uma descida dos valores da temperatura máxima, devendo a temperatura mínima continuar com valores relativamente baixos, mesmo tendo em conta a época do ano”, diz o IPMA, em comunicado.

Assim, as temperaturas máximas deverão variar entre os 8 e os 13 °C no interior Norte e Centro, e entre os 12 e 18 °C no restante território do Continente.

Por seu turno, as temperaturas mínimas situar-se-ão entre os -4 e os 10 °C, “sendo mais baixas no interior Norte e Centro e com tendência para uma pequena subida na segunda metade da semana”.

Prevê-se ainda “a influência de uma depressão em altitude entre terça e quinta-feira no Continente, havendo uma probabilidade de 40 a 60% de ocorrência de aguaceiros neste período”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Barcelos: Motociclista perde a vida em acidente

Publicado

em

FOTO: Facebook Motoclube Leões da Serra

Um motociclista de Barcelos perdeu a vida este sábado, vítima de uma colisão entre um carro .

O homem seguia com mais dois amigos num passeio de mota na Estrada Nacional 205, na freguesia de Caldelas, entre Amares e Terras de Bouro. Segundo informações avançadas por diversos meios de comunicação barcelenses, o acidente terá sido provocado pelo carro, que entrou em despiste e embateu nas motas. As razões do despiste ainda estão por apurar.

O óbito do homem, residente na freguesia de Martim, foi declarado no local. Os outros dois motociclistas foram transportados para o Hospital de Braga, assim como o condutor do carro.

A investigação estará a cargo do Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação da GNR.

Entretanto, o Motoclube Leões da Serra, do qual fazia parte Gilberto Borges, já veio lamentar a morte “do sócio e amigo”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Despiste em Pousada de Saramagos provoca ferimentos num homem

Publicado

em

Um acidente de viação, na freguesia de Pousada de Saramagos, provocou ferimentos num homem.

O despiste aconteceu na madrugada deste domingo, por volta das 02h30, na Avenida da Santa Justa.

No local estiveram os Bombeiros Voluntários Famalicenses que transportaram o ferido para a unidade de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

STOP diz vai avançar com “formas criativas” de lidar com serviços mínimos da greve

Publicado

em

O Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP) diz vai avançar com “formas diferentes e criativas” para lidar com os serviços mínimos decretados para a greve dos professores. A afirmação é do coordenador daquela estrutura sindical.

“Nós decidimos [avançar com] formas diferentes e criativas de continuar esta greve, mesmo com os serviços mínimos”, disse André Pestana, que falava na entrada do auditório do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), onde se reuniu mais de uma centena de representantes de comissões sindicais e de greve este sábado.

Questionado pelos jornalistas sobre que formas criativas serão essas, o coordenador do STOP referiu que as mesmas serão feitas “dentro da legalidade” e serão conhecidas “a seu devido tempo”.

Na reunião, saiu igualmente a vontade de a manifestação convocada para 11 de fevereiro juntar também os profissionais não docentes das escolas e as suas reivindicações.

Questionado sobre até quando poderá ir a greve por tempo indeterminado, iniciada em 09 de dezembro e para a qual já foram entregues pré-aviso até 24 de fevereiro, André Pestana sublinhou que essa decisão cabe aos profissionais docentes e não docentes.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Símbolos da Jornada Mundial da Juventude passaram pelo Mercado, Bombeiros Famalicenses e Hospital

Publicado

em

FOTOS: Câmara Municipal de Famalicão

O Arciprestado de Famalicão recebe até este domingo, os símbolos originais relativos à Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A JMJ, que se realiza em Lisboa no próximo mês de agosto, faz-se acompanhar pela peregrinação de dois símbolos, que no passado, em Roma, foram entregues aos jovens pelo Papa João Paulo II: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços.

Estes símbolos encontram-se em peregrinação por todas as dioceses do país e chegaram ao Arciprestado famalicense na quinta-feira, onde permanecem até este domingo, contando com várias atividades e celebrações nas diversas paróquias.

Este sábado, aconteceu um dos pontos altos das celebrações. Ao final da tarde a Praça – Mercado Municipal, recebeu os símbolos, que saíram dali, pelas mãos de vários jovens e párocos famalicenses, rumo ao quartel dos Bombeiros Famalicenses, com paragem no hospital, e até à Igreja Matriz Nova, onde ainda permanecem.

Este domingo, dia 5, a Eucaristia tem início às 11h15, seguida da celebração do envio, onde termina a passagem dos símbolos pelo Arciprestado de Famalicão, que seguirão depois para o Arciprestado de Barcelos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Vendiam joias de 200 mil euros furtadas de ourivesaria na Póvoa de Varzim

Publicado

em

Muitos artigos de joalharia e relojoaria e três mil euros em numerário foram apreendidos, na sexta-feira, vários meses depois de terem sido furtados de uma ourivesaria na Póvoa de Varzim. Um homem foi constituído arguido e outras três pessoas foram identificadas.

“O dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia de ontem, concluiu uma operação policial no âmbito do combate aos crimes contra o património, mormente, furto no interior de ourivesaria na Póvoa de Varzim”, pode ler-se em nota da PSP enviada às redações este sábado de manhã.

A investigação começou em junho passado, altura em que o furto ocorreu, e contemplou a realização de várias diligências policiais nos concelhos de Braga, Amares e Trofa. Resultou na identificação de quatro pessoas – uma das quais foi constituída arguida, um homem de 43 anos residente em Braga – e na apreensão de centenas de artigos de joalharia e relojoaria, avaliados em cerca de 200 mil euros, além de três mil euros em numerário.

De acordo com a nota da PSP, uma parte considerável dos artigos recuperados encontrava-se à venda ao público junto de um espaço comercial.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

GNR recupera carrinha e cofre com 9 mil euros após assalto em Vila do Conde

Publicado

em

Uma carrinha e mais de nove mil euros foram recuperados pela GNR, em Vila do Conde, esta terça-feira, na sequência de um furto num posto de abastecimento de combustível, na localidade de Canidelo.

No momento em que cometiam o crime, os assaltantes terão notado a chegada das autoridades, acabando por fugir no referido veículo, que havia sido furtado na cidade da Maia.

“Numa tentativa de não serem intercetados, abandonaram a viatura em que se faziam transportar e continuaram a fuga noutra viatura que servia de apoio”, explica a GNR em comunicado.

Foi recuperado um cofre com 9,351 euros, em numerário, 348 maços de tabaco, 302 raspadinhas e uma carrinha da marca Seat.

A viatura e o material recuperado foram entregues aos seus legítimos proprietários.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Vila do Conde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Vídeo “Havemos de ir a Viana” recebe prémio em Hollywood

Publicado

em

Realizado em plena pandemia, o vídeo “Havemos de ir a Viana”, realizado por Flávio Cruz, venceu o prémio de “Melhor Vídeo Musical” em Hollywood.

É já o décimo troféu que este trabalho conquista.

O videoclipe de homenagem à romaria da Senhora da Agonia e à cidade de Viana do Castelo, teve a participação de 48 artistas vianenses e foi realizado a propósito das Festas interrompidas em 2020 por causa da pandemia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Porto: Diocese dá formação a padres sobre abusos sexuais de menores

Publicado

em

D. Manuel Linda / Foto: João Lopes Cardoso/Diocese do Porto

Depois das polémicas declarações do bispo D. Manuel Linda, que desvalorizou as denúncias de abusos sexuais de menores na igreja, a Diocese do Porto está a dar formação a padres e agentes pastorais sobre esta problemática.

O bispo diz agora que a Igreja quer dar um exemplo de seriedade e tem como principal objetivo erradicar todo o género de casos de abuso sexual.

Neste momento está a decorrer terceira ação de formação sobre o abuso de menores. A Diocese do Porto quer dar um sinal claro para dentro da igreja, mas também para a sociedade.

Recorde-se que no final do ano passado, D. Manuel Linda foi criticado por ter desvalorizado as denúncias de abusos sexuais de menores. Chegou a afirmar que não eram crime público, o que o levou, mais tarde, a pedir perdão às vítimas.

As ações de formação arrancaram há cerca de um mês e meio. Dos 300 padres da diocese do Porto, mais de 200 já participaram nestes eventos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Cartão do cidadão em Portugal vai ser alterado este ano. Terá novo design e será “contactless”

Publicado

em

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa. Portugal vai ter, a partir de meados do ano, um novo cartão do cidadão com um novo desenho e mais segurança.

No meio deste ano, disse, Portugal vai lançar “um novo cartão de cidadão, com um “design” muito apelativo e que estará, em termos de segurança e de qualidade, no pelotão da frente”, incluindo em matéria de segurança, “para o próprio cidadão e para a preservação de dados”, disse Mário Campolargo em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios.

Uma das inovações será a tecnologia “contactless” (sem contacto), deixando de necessitar de um leitor de cartões.

O secretário de Estado Digitalização e Modernização Administrativa afirmou ainda que não está previsto o regresso ao atendimento a 100 por cento presencial em serviços públicos, continuando a funcionar com 50% de marcação prévia “on-line” e 50% presencialmente.

Em 2023, o Governo pretende abrir oito novas Lojas do Cidadão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Secretário de Estado do Planeamento discute Plano de Recuperação e Resiliência do concelho em Esmeriz

O partido Socialista realiza-se no dia 18 de fevereiro um colóquio para discussão do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Despiste de ligeiro faz um ferido em Novais

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta segunda-feira, após o despiste de um veículo ligeiro na Rua das...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Incêndio deflagra em habitação em Arnoso Santa Eulália

Um incêndio deflagrou, ao final da tarde desta segunda-feira, na cozinha de uma habitação na rua da Igreja, na freguesia...

Famalicãohá 14 horas

Transdev diz que greve teve adesão abaixo dos 10%. Sindicato aponta para 95% em Guimarães

O grupo de transportes Transdev diz que a greve de hoje “teve uma adesão de 9,61%”, enquanto o sindicato indicou...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão iniciou hoje a a recuperação da Bacia Hidrográfica do Ave

No final deste ano, os famalicenses vão poder desfrutar de mais 20 quilómetros de zonas ribeirinhas totalmente recuperadas. A Câmara...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Um ferido grave após colisão entre mota e veículo ligeiro em Avidos

Uma pessoa ficou gravemente ferida, na tarde desta segunda-feira, na sequência de uma colisão entre uma mota e um veículo...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Galheiros são tradição ancestral e voltam a arder em Fradelos

A Queima do Galheiro, na freguesia de Fradelos, volta ser realizada na noite do dia 21 de fevereiro nos lugares...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão quer devolver o rio Pelhe à comunidade

Arrancaram esta segunda-feira, em Famalicão, as obras de recuperação e valorização hidrográfica da Bacia do Ave.  Este projeto resulta de...

Famalicãohá 16 horas

Leonel Rocha apresenta recandidatura à Junta de Freguesia de Ribeirão este sábado

Leonel Rocha, da Coligação Mais Ação, Mais Famalicão, que recentemente se demitiu da presidência da Junta de Freguesia de Ribeirão,...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Sortudo ganha 77.777 euros com raspadinha de 5 em Cabeçudos

Um sortudo ganhou,«, 77,777 euros numa raspadinha na freguesia de Cabeçudos, em Famalicão, com uma aposta de apenas 5 euros....

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES