Barcelos
Presidente da Câmara de Barcelos acusado de prevaricação e “abuso” com ajustes diretos

O Ministério Público (MP) acusou o presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes (PS), de prevaricação e abuso de poder, por alegados ajustes diretos à margem da lei para serviços de vigilância e segurança privada.
Segundo a acusação no processo são também arguidos a vice-presidente da Câmara, Armandina Saleiro, e os ex-vereadores socialistas Alexandre Maciel e Domingos Pereira.
Este último continua como vereador, mas eleito pelo movimento independente Barcelos, Terra de Futuro.
Armandina Saleiro e Domingos Pereira respondem apenas por prevaricação de titular de cargo político, enquanto Alexandre Maciel é também acusado de abuso de poder.
O MP pede que os arguidos sejam condenados também na pena acessória de proibição do exercício de funções.
No total, o processo tem 13 arguidos, sendo os restantes técnicos do município e seguranças.
Em causa estão ajustes diretos para vigilância e segurança feitos, desde 2010, pela Câmara de Barcelos e pela Empresa Municipal de Educação e Cultura, alegadamente violando as limitações legais impostas àquele tipo de procedimento.
A acusação refere que foi elaborado “um plano”, conhecido e executado por todos os arguidos, para “fintar” as limitações legais dos ajustes diretos e adjudicar os serviços de vigilância e segurança privada a um dos arguidos ou a outra entidade que ela viesse a indicar.
Esse arguido ia indicando entidades formalmente diferentes, com designação e número fiscal diversos, para “criar a aparência” de que o município estaria a contratar entidades diferentes e, assim, a respeitar as normas dos ajustes diretos.
A acusação diz que, com esta atuação, o arguido contemplado com os ajustes diretos conseguiu integrar no seu património mais de 440 mil euros, valor que o MP pede que os arguidos sejam condenados, solidariamente, a pagar ao Estado.
A Lusa tentou ouvir o presidente da Câmara de Barcelos, que se escusou a comentar a acusação.

Barcelos
Condutor atropela mortalmente homem em Barcelos e põe-se em fuga

Um homem morreu, ontem à tarde, atropelado na freguesia de Tamel S. Veríssimo, no concelho de Barcelos. Segundo a informação avançada, o condutor da viatura que o atropelou “fugiu do local”, disse à Lusa fonte da GNR.
Segundo a mesma fonte daquela força de segurança, o alerta para o atropelamento foi dado às 18h20 e a vítima mortal é um homem com cerca de 50 anos, tendo sido o óbito declarado no local.
A investigação está agora a cargo do Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação da GNR.
Barcelos
BTT: 1.º XCO Isabelinha realiza-se em Viatodos a 30 de setembro
A associação Casa do Povo – BiaTodos Team realiza, no dia 30 de setembro (sábado), o 1.º XCO Isabelinha, na freguesia de Viatodos, em Barcelos, um evento de cross-country BTT.
Este é um evento que promove o desporto ao ar livre, onde o “divertimento é garantido” e a “competição vai estar em alta”, garantem os organizadores.
O tipo de partida será dado às 15:00.
As inscrições poderão ser efetuadas através da seguinte ligação: https://meutempo.pt/prova?xcoisabelinha

Barcelos
Suspeito de atear fogo em Barcelos de 51 anos fica em prisão preventiva

Um homem de 51 anos suspeito de atear um incêndio florestal em Durrães, Barcelos, “aparentemente movido pelo fascínio do fogo”, vai ficar em prisão preventiva, disse hoje fonte da Polícia Judiciária (PJ).
Segundo a fonte, aquela medida de coação, a mais gravosa de todas, foi aplicada pelo juiz de turno na Comarca de Braga.
A PJ refere que o incêndio ocorreu no dia 29 de julho, numa zona com “condições de propagação a mancha florestal de grandes dimensões, gerando enorme risco, potencialmente alimentado pela carga combustível ali existente e pela orografia própria da região”.
Acrescenta que o incêndio se traduziu “em perigo concreto para as pessoas, para os seus bens patrimoniais e para o ambiente”.
O suspeito tem antecedentes pela prática do crime de incêndio florestal, tendo já sido condenado a pena de prisão efetiva, pelo Tribunal Judicial de Barcelos.
Foi detido na quarta-feira pela PJ.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Oliveira S. Mateus celebra o Dia da Freguesia com Mostra Comunitária entre 21 e 23 de setembro
-
Desportohá 1 semana
Veja os golos! Rio Ave FC 1-1 FC Famalicão
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Bairro realiza Mostra Comunitária da freguesia este sábado
-
Famalicãohá 4 dias
IPCA já abriu as portas a novos estudantes para novo ano letivo 2023/2024