Siga-nos nas redes

Região

Mulher de 56 anos resgatada do mar em Vila do Conde após ser arrastada pela corrente

Publicado

em

Uma mulher de 56 anos foi resgatada, este sábado, na praia do Pucinho em Vila do Conde, depois de se encontrar em dificuldades na água, devido às fortes correntes que se faziam sentir.

Terão sido membros do projeto SeaWatch que, munidos de uma boia-torpedo conseguiram alcançar a vítima que já não conseguia voltar à margem.

A mulher não sofreu ferimentos e não necessitou de emergência médica.

Foto: Autoridade Marítima / DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Póvoa de Varzim

Praça de Touros da Póvoa de Varzim “desapareceu” em 48 horas

Publicado

em

Ficou reduzida a entulho a antiga Praça de Touros da Póvoa de Varzim, apenas 48 horas depois do início da sua demolição, que se iniciou esta segunda-feira.

As operações começaram esta manhã, depois de a autarquia ter recebido, na quinta-feira, a informação de que a decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto transitou em julgado, dando luz verde para que as obras para a construção de um pavilhão multiusos, que vai ser erguido no mesmo local, possam avançar.

A obra que a vai substituir tem um custo previsto de cerca 9 milhões de euros, foi anunciada em 2019, mas no ano seguinte, já depois do lançamento do concurso público para a empreitada, o processo de demolição foi travado pela Justiça, na sequência de uma ação movida pela Patripove (Associação de Defesa e Consolidação do Património Poveiro).

Foto: Ariel Machado/DR 

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Colaboradores da DST de Braga têm aulas de filosofia para aumentar pensamento crítico e capacidade de decisão

Publicado

em

Mais de 500 trabalhadores do grupo de construção dst, de Braga, vão ter aulas de filosofia nos próximos três anos, numa oferta da empresa em nome de um capital humano com maior pensamento crítico e mais capacidade de decisão.

O diretor de Recursos Humanos da dst, José Machado, disse que se trata de uma pós-graduação, com uma aula de uma hora por semana, acrescida de 10 minutos para tirar dúvidas e refletir sobre as temáticas dadas.

“É uma hora que faz parte do horário laboral dos colaboradores”, frisou.

Para José Machado, o objetivo da empresa é que as aulas de filosofia, além de aumentarem o pensamento crítico e a capacidade de questionar dos trabalhadores, funcionem também como uma espécie de “analgésico para as dores do século XXI”.

No primeiro semestre, os alunos vão estudar os pensadores contemporâneos, seguindo-se temáticas como epistemologia, espiritualidade, antropologia, ética, política, arte e cultura, entre outras.

Ministrada em parceria com a Universidade Católica de Braga e no formato ‘online’, a pós-graduação começa a 06 de outubro e vai ser frequentada por 505 trabalhadores com formação superior, o que representa cerca de 26% do capital humano do grupo.

Em 2020, a empresa já tinha oferecido um primeiro curso de filosofia, que foi frequentado por 318 trabalhadores.

“Muitos destes trabalhadores quiseram participar na pós-graduação que agora vai começar, o que é uma prova inequívoca de que gostaram e sentiram que as aulas lhes fizeram bem”, acrescentou José Machado.

É o caso de Luís Filipe Rodrigues, desenhador de redes de fibra ótica, que é licenciado em filosofia e que se prepara para frequentar a pós-graduação oferecida pela empresa.

“A filosofia vem contribuir, desde logo, para que sejamos um grupo mais unido”, diz.

Sublinha que o curso se reveste de muita importância tanto para os trabalhadores como para a empresa, já que, explica, “a filosofia permite pensar diferente do senso comum, das ideias preconcebidas, foge à formatação do pensamento”.

“E isso faz toda a diferença na hora de analisar os problemas e de tomar decisões”, refere.

Para o presidente do dstgroup, José Teixeira, “os trabalhadores precisam de ferramentas para construírem soluções de vida boa e virtuosa”.

“A filosofia treina, dá elasticidade ao pensamento e apura o sentido crítico. Permite ganhos de liberdade e de responsabilidade maiores e com estes ganhos a competitividade pessoal e coletiva aumenta”, defende.

Diz que o grupo decidiu pela formação de filosofia porque “depende da criatividade dos trabalhadores”.

Além do curso de filosofia exclusivo para trabalhadores, o dstgroup também promove formações na área da saúde, com os cursos de Saúde Mental, de Neurociência e de Primeiros Socorros na Doença Mental.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Mulher de 28 anos ferida após despiste em rotunda em Esposende

Publicado

em

Uma mulher de 28 anos ficou ferida, na manhã desta quinta-feira, depois de se ter despistado ao volante de uma viatura ligeira, numa rotunda, em Esposende, que acabou capotada, avança o jornal E24.

Tudo aconteceu na Rotunda Este da Solidal, que serve de acesso à Ponte de Fão e variante da Estrada Nacional 103-1.

Por razões ainda desconhecidas, a condutora terá perdido o controlo da viatura, o que a projetou para um valado.

A vítima foi transportada para o Hospital de Barcelos com ferimentos ligeiros.

O alerta foi registado cerca das 09:00.

Foto: E24/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Homem de 63 anos picado na cara por vespas asiáticas durante vindimas em Vila Verde

Publicado

em

Um homem de 63 anos foi picado por vespas asiáticas, durante o processo de vindima num terreno agrícola em Aboim da Nóbrega, em Vila Verde, esta quarta-feira.

Depois de o homem ter sido picado na cara, um familiar acabou por dar o alerta às forças de socorro.

A vítima foi transportada para o Hospital de Braga.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Ladrões levam mota de 20 mil euros de condomínio de luxo onde vivem jogadores do SC Braga

Publicado

em

Um condimínio de luxo na freguesia de Real, onde estão hospedados diversos jogadores so SC Braga foi assaltado esta madrugada, resultando no roubo de uma mota de 20 mil euros.

De acordo com a CM, os assaltos registados neste condomínio são quase diários, provocando um clima de terror nos moradores, nos últimos seis meses.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Jovem de 14 anos esfaqueia outro de 18 anos dentro de escola na Maia

Publicado

em

Um jovem de 14 anos esfaqueou um colega de escola de 18 anos, em Águas Santas, na Maia.

Tudo terá acontecido dentro do parque escolar da Escola Básica e Secundária de Águas Santas.

Os motivos deste ataque estão ainda por apurar.

Militares da GNR foram destacados para o local.

O alerta foi registado às 11:30.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Presidente da Câmara da Póvoa recebe balas em envelope 24 horas após demolição da Praça de Touros

Publicado

em

Aires Pereira e Luís Diamantino, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, respetivamente, receberam um envelope com duas balas no seu interior, 24 horas após o início da demolição da antiga Praça de Touros, assunto que divide as opiniões locais.

“Não é uma ameaça, muito menos um aviso, é uma previsão. Ou uma destas na testa. A vossa escolha é fácil. Não vamos gastar mais munições com envelopes”, era a mensagem que acompanhava estas balas.

De acordo com um comunicado, assinado pelo presidente da Câmara, vice-presidente e presidente da Assembleia Municipal, todos visados nesta ameaça, o caso foi, de imediato, “participada às autoridades de investigação criminal, a quem informámos das ameaças que ultimamente circulam nas redes sociais”.

Os responsáveis da autarquia dizem-se indiferentes às ameaças, e empenhados em honrar “os compromissos que submeteram a sufrágio eleitoral e que colheram alargadíssimo consenso nos órgãos autárquicos municipais”, reprovando toda a “cultura de ódio às instituições e a quem as dirige, vem agora, com esta ameaça, confessar quanto despreza não só a vida pessoal, mas igualmente as instituições que não acolhem as suas preferências culturais marginais”.

Para estes tudo não passa de uma “tentativa desesperada de uma minoria de impedir a concretização de uma deliberação legitimada pelo voto (explicitamente assumida nas candidaturas autárquicas vencedoras em 2017 e 2021) e sancionada pela instância judicial junto da qual a minoria contestatária interpôs providência cautelar”, salientam.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Colisão entre 4 veículos faz 2 feridos na estrada entre Famalicão e Póvoa

Publicado

em

Duas pessoas ficaram feridas, esta terça-feira, na freguesia de Balasar, depois de uma colisão rodoviária entre quatro veículos, na estrada que liga a Póvoa de Varzim e Famalicão, avança o jornal Mais Semanário.

As duas vítimas ficaram encarceradas nos veículos, resultando em ferimentos ligeiros para ambas.

Após o desencarceramento foram transportadas para o Hospital da Póvoa de Varzim.

O alerta foi registado ao final da tarde.

Imagem: Mais Semanário/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Trator cortou cabo elétrico e deixou parte da cidade de Braga sem luz

Publicado

em

 Uma parte da cidade de Braga ficou sem luz na tarde de hoje, depois de um trator ter, acidentalmente, cortado um cabo elétrico, disse fonte dos bombeiros.

Segundo a fonte, o acidente ocorreu pelas 15:14, quando um trator procedia a trabalhos de limpeza da vegetação na Avenida João XXI e cortou um cabo elétrico, provocando um curto-circuito e um incêndio “de pequenas dimensões” num posto de transformação.

Registou-se um corte no fornecimento elétrico na zona, mas a situação foi “rapidamente restabelecida”.

O Tribunal de Braga foi um dos edifícios que ficou sem luz, mas segundo fonte judicial o corte “não terá durado mais de meia hora”.

No local estiveram nove operacionais, apoiados por três viaturas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Vila do Conde: Pescadores das Caxinas resgatados em alto mar após incêndio

Publicado

em

Pescadores das Caxinas, em Vila do Conde, foram regatados, na madrugada desta quinta-feira, na sequência de um incêndio no barco em que seguiam, avança o jornal Mais Semanário.

Tudo aconteceu a leste da Ilha de São Miguel, nos Açores, cerca das 04:53, quando a embarcação “Filipa Miguel”, com oito tripulantes entre os 40 e 50 anos,, a maior parte de Vila do Conde, deu o alerta.

Já de manhã, cerca das 08:43, o barco foi avistado pela aeronave C-295 da Força Aérea Portuguesa, que confirmou o incêndio.

De acordo com a Marinha Portuguesa, “o navio mercante Thor Menelaus confirmou o avistamento da balsa às 10h47, procedendo de seguida ao resgate dos tripulantes, que se encontravam todos bem”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Desportohá 14 horas

FC Famalicão motivado! “Não queremos continuar nesta posição (…) todos deram o máximo” -diz JPS

João Pedro Sousa assumiu hoje que está à espera de dificuldades frente ao Boavista, no jogo da oitava jornada da...

Desportohá 14 horas

Jogadoras treinadas por Miguel Afonso formalizam queixas por assédio à Polícia Judiciária

Várias jogadoras treinadas por Miguel Afonso formalizaram hoje, através do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), queixas por assédio...

Famalicãohá 14 horas

Famalicenses Nhclima apresentam inovação amiga do ambiente na maior feira europeia do setor

A empresa famalicense Nhclima, dedicada à produção de sistemas de ventilação e ar-condicionado prepara-se para apresentar, na maior feira da...

Paíshá 16 horas

Moeda portuguesa do sec. XV encontrada por acaso leiloada por 18 mil euros

Uma moeda de ouro portuguesa do século XV encontrada por um “detector” amador britânico, a primeira do género descoberta no...

Desportohá 16 horas

Famalicão: Treinador acusado de assédio sexual suspenso preventivamente pela FPF

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) suspendeu hoje preventivamente o treinador da equipa feminina do...

Paíshá 18 horas

Quais os empregos mais procurados em Portugal? Conheça aqui a resposta

Os últimos dados da plataforma Brighter Future revelam que as ofertas de emprego no 2º trimestre de 2022 aumentaram 3%...

Paíshá 18 horas

Aumento do preço do gás preocupa portugueses. DECO dá conselhos para uma melhor poupança

As famílias portuguesas têm enfrentado constantes aumentos de preços, e o aumento anunciado na factura do gás natural traz novas...

Economiahá 18 horas

Inflação em Portugal atinge valor mais alto desde 1992

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) aumentou para 9,3% em Setembro, em comparação com...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Casa do Artista Amador inaugurada este domingo no Louro com a presença de Mário Passos

Será inaugurada este domingo, dia 02 de outubro, a nova Casa do Artista Amador, cerca das 12:30, com a presença...

Desportohá 20 horas

Miguel Afonso suspenso pelo FC Famalicão

O FC Famalicão informou, através de comunicado enviado ao final da manhã desta sexta-feira, que o treinador da equipa feminina,...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES