Póvoa de Varzim
Empreitada de dragagens de 4,1 milhões arranca esta semana na Póvoa, Vila do Conde e Esposende

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) arranca esta semana com os trabalhos da empreitada de dragagens nos portos do Norte, divulgou hoje a entidade.
O contrato plurianual de dragagens dos portos do Norte tem o valor total de 4,1 milhões de euros.
O arranque acontece depois do visto do Tribunal de Contas e da consignação dos trabalhos do contrato.
“Os primeiros trabalhos dizem respeito à realização dos levantamentos de atualização dos dados de batimetria em Póvoa de Varzim, depois Vila do Conde e, finalmente, em Esposende, no sentido de se conhecer o exato ponto de situação dos sedimentos nestes portos”, refere a DGRM, no comunicado.
“Com base nos resultados consolidados dos levantamentos, arrancarão as dragagens com duas dragas, uma nos portos de Póvoa de Varzim e Vila do Conde e uma segunda em Esposende”, acrescenta a DGRM.
De acordo com a direção-geral “será colocado em execução o primeiro contrato plurianual de dragagens da DGRM, aplicável aos portos do Norte, num valor total de 4,1 milhões de euros e para um horizonte temporal de 2021-2023”, cuja dotação orçamental é “totalmente proveniente do Orçamento de Estado”.
Entretanto, no porto de Vila Praia de Âncora decorrem ainda as dragagens, com base na parceria entre a DGRM e a Polis Norte, “pelo que o novo contrato plurianual só em 2022 contemplará trabalhos para este porto”.
De acordo com a DGRM, “a modalidade de contratação plurianual apresenta vantagens significativas de gestão e para a segurança da navegação nos portos em causa, uma vez que permite uma maior dotação orçamental, uma maior quantidade de sedimentos a dragar, melhor planeamento plurianual dos trabalhos e mais previsibilidade nas operações e atividades”.
“Com a programação plurianual, beneficiam, acima de tudo, os clientes destes portos, uma vez que passam a ter mais dias de operação durante o ano e mais segurança marítima nas saídas para o mar e regresso a porto, sendo também um importante passo na implementação do Plano Nacional de Dragagens elaborado pela DGRM em parceria com o LNEC”, conclui a DGRM.

Póvoa de Varzim
Colisão entre ambulância e carro faz 3 feridos em Rates (vídeo)
Três pessoas ficaram feridas, na manhã desta quinta-feira, na sequência de uma colisão entre uma ambulância e um carro, na freguesia de Rates, na Póvoa de Varzim.
As vítimas serão dois membros da Cruz Vermelha de Macieira de Rates e o condutor do carro, que sofreram ferimentos ligeiros.
Após o acidente, o socorro à vítimas foi prestado pelos Bombeiros Da Póvoa de Varzim.
O alerta foi registado cerca das 11:30.
Foto e vídeo: Flávio Moreira/DR
Póvoa de Varzim
Detidos com 9 mil euros de material contrafeito na Póvoa de Varzim. Mais de 1.500 artigos

Elementos da GNR, pertencentes à Unidade de Acção Fiscal (UAF), através do Destacamento de Acção Fiscal (DAF) do Porto, apreenderam, este domingo, mais de 1 500 artigos de vestuário contrafeitos, no concelho da Póvoa de Varzim.
No âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária com o objetivo de prevenção e combate à contrafação os militares da Guarda identificaram um homem de 36 anos e uma mulher de 43 anos que se dedicavam à comercialização de vestuário contrafeito, tendo sido apreendido mais de 1 500 artigos de vestuário, com um valor estimado que pode ascender a 9 mil euros.
Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial da Póvoa de Varzim.
Póvoa de Varzim
Homem de 23 anos detido em Macieira de Rates por tráfico de cannabis e haxixe

A GNR de Barcelos deteve, esta terça-feira, um indivíduo de 23 anos, por tráfico de drogas na localidade de Macieira de Rates, no município de Barcelos.
No decorrer de uma investigação por delito de tráfico de estupefacientes, que se estendeu por aproximadamente seis meses, foram realizadas três diligências, sendo uma em residência e duas em veículos, o que permitiu a apreensão dos seguintes itens:
- 2 600 euros em numerário;
- 160 porções de haxixe;
- 132 porções de cannabis;
- Cinco balanças;
- Dois telemóveis;
Diverso equipamento utilizado para o corte e embalagem da substância.
O indivíduo foi detido e comparecerá hoje, 17 de maio, perante o Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.
-
Famalicãohá 1 semana
Câmara de Famalicão apoia 15 instituições sociais com pacote financeiro de 360 mil euros
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Conheça aqui o programa para os 7 dias das “Festas Antoninas”
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Escola Camilo Castelo Branco faz “minuto de silêncio” por Beatriz Costa falecida este sábado com 19 anos
-
Paíshá 5 dias
Combustíveis vão descer para a semana.