Região
Homem de 36 anos suspeito de atear 15 incêndios em Vila Verde

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, de 36 anos, suspeito da autoria de 15 incêndios florestais em várias freguesias do concelho de Vila Verde, ocorridos entre 23 de agosto e 02 de setembro, anunciou hoje aquela força.
Em comunicado, a PJ refere que, durante aquele período, várias freguesias do concelho de Vila Verde, no distrito de Braga, foram atingidas por uma “onda simultânea de incêndios florestais, anormal e nunca vista na região, causando o pânico entre as populações locais”.
Os incêndios foram combatidos pelas corporações de bombeiros de Vila Verde, Amares, Barcelos, Barcelinhos, Viatodos, Braga, Terras de Bouro, Vizela e Vieira do Minho, estando no teatro de operações, no pico dos fogos, um total aproximado de 160 operacionais, apoiados por cerca de 50 viaturas e sete meios aéreos.
“Apesar deste enorme dispositivo de combate, a ocorrência de vários incêndios consecutivos e distantes uns dos outros obrigou a uma grande dispersão de meios, situação que colocou em perigo várias residências pela dificuldade de alocação de meios para as proteger com a rapidez necessária”, acrescenta a PJ.
Diz ainda que, embora não exista ainda uma estimativa real, a área consumida pelos incêndios ultrapassará os 300 hectares de floresta, constituída principalmente por eucaliptos, pinheiros e mato.
Segundo a PJ, os vários locais onde os incêndios ocorreram situam-se em zonas com condições de propagação a manchas florestais de grandes dimensões, “gerando enorme risco, potencialmente alimentado pela carga combustível ali existente e pela orografia própria da região, o que se traduziu em elevadíssimo perigo concreto para as pessoas, para os seus bens patrimoniais e para o ambiente”.
O detido, sem ocupação profissional, fazendo uso de viatura própria, terá recorrido a chama direta para as respetivas ignições, e atuou “motivado por incendiarismo”.
A PJ presume que o arguido seja autor de várias outras ocorrências semelhantes.
O suspeito foi detido na terça-feira, com a colaboração da GNR.
Vai ser presente à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

Região
Vila das Aves em Festa a partir desta sexta-feira com música animação e muito mais

Vila das Aves, em Santo Tirso, está em festa, entre esta sexta-feira e domingo, oferecendo um cartaz repleto de atividades e animação.
Assim, no dias 02 de junho, sexta-feira, são esperadas, a partir das 21:00 uma atuação do coletivo Dazzling Stars, um desfile de moda, música do grupo “Ecos da Tuna”, e de um DJ, às 23:30, com festa de espuma.
No dia seguinte, às 10:00, está agendada uma atuação de Start- Aves em Movimento.
A noite incia-se às 20:30 com atuação de Oamis, Banda Toque Social e Silent Party, às 22:30.
Domingo será dia de uma Mega Aula de Spinning, no Largo da Tojela, às 10:00.
Às 15:00, há uma demonstração de Karate Shotokan, seguida da música da tuna e cavaquinhos da USVA, seguida de autuação da ARVA, às 16:30.
O dia termina com atuação do Rancho Etnográfico das Aves e Rancho S. André Sobrado.

Região
Festival BeLive traz Bárbara Tinoco e Pete tha Zouk à Trofa

Realiza-se, entre os dias 20 e 22 de julho, no Mercado/Feira da Trofa, o Festival BeLive 2023, com muita animação musical programada para estes dias, com nimes sonantes do panorama nacional.
O evento começa com o grupo Jovem Dionísio, que se apresentará às 22h30 do dia 20 de julho. Formada em 2019, na cidade de Curitiba, Paraná, Jovem Dionisio é uma banda de indie composta pela vocalista Bernardo Pasquali, Rafael Dunajski Mendes na guitarra, Gustavo Karam no baixo, Bernardo Hey ‘Ber Hey’ no teclado e Gabriel Dunajski Mendes ‘Mendão’ na bateria.
Em 2020, foram considerados “artista do mês” da Apple Music. No YouTube, “Pontos de Exclamação” angariou milhões de visualizações, em Portugal, “Acorda Pedrinho” foi a música que impulsionou a banda para o sucesso.
Rudy 21, um jovem rapper, subirá ao palco às 21h30 com músicas como “Não quero pensar” e “Na rua” para animar o início do Belive Trofa 2023. Encerrando o primeiro dia, Los Bravos serão os DJ’s responsáveis. Residentes da discoteca Pedra do Couto, os DJ’s Tony Bianchi e Tonny são nomes bem conhecidos do público nortenho.
O projeto LOS BRAVOS surgiu em 2012. Ambos têm uma vasta experiência não apenas como “DJ’s”, mas como verdadeiros animadores.
A noite de sexta-feira, 21 de julho, começará às 22h30 com a banda “The Cover Van”. Liderada por João Santos, eles já fizeram mais de 900 concertos em apenas 10 anos de existência. Uma banda de covers que interpreta clássicos dos anos 90, promete aquecer a plateia para a apresentação do luso-angolano Ivandro, que começará às 23h00.
Conhecido, entre outros, pelo tema “Lua”, em Portugal, Ivandro foi concorrente dos programas de televisão Ídolos e Got Talent Portugal e foi convidado pela RTP para ser um dos compositores da edição do Festival da Canção 2023.
A animação durante a noite será responsabilidade do DJ Fifty, um jovem artista natural de Vizela, que foi nomeado pela iniciativa “Hip Hop Sou Eu” como o melhor DJ de hip hop do ano de 2019. Com apenas 22 anos, ele já se apresentou em alguns festivais, como RFM Somni e Festival Village.
O sábado será reservado para Bárbara Tinoco, que se apresentará pela primeira vez na Trofa. Além de cantora, Bárbara Tinoco é compositora e tornou-se conhecida por sua participação no concurso de talentos The Voice Portugal em 2018. Dois anos depois, ela alcançou o 2º lugar no Festival RTP da Canção, conquistando o voto do público. Em 2021, ela venceu o Globo de Ouro de Melhor Intérprete.
Vânia Dilac abrirá a noite de sábado e a edição deste ano do Belive Trofa 2023 será encerrada com a apresentação do DJ Pete Tha Zouk, um dos melhores DJ’s nacionais.
O BeLive foi projetado como um espaço aberto, participativo e diversificado, abrangendo diferentes áreas – música, teatro, dança, fotografia, desporto
PROGRAMA:
20 Julho | 21h00 – Abertura Oficial com a presença do Executivo Municipal
20 Julho | 21h30 – Concerto Rudy 21
20 Julho | 22h30 – Concerto Jovem Dionísio
20 Julho | 23h45 – Concerto Los Bravos
21 Julho | 22h30 – Concerto The Cover Van
21 Julho | 23h00 – Concerto Ivandro
21 Julho | 00h30 – Concerto Fifty
22 Julho | 22h30 – Concerto Vânia Dilac
22 Julho | 23h00 – Concerto Bárbara tinoco
22 Julho | 00h30 – Concerto Pete tha zouk
Região
Emanuel, Miguel Araújo, Quim Barreiros e Diapasão animam São João do Porto

Os principais nomes musicais da noite de S. João do Porto deste ano são Emanuel, Miguel Araújo, David Bruno, Cláudia Martins & Minhotos Marotos e Moullinex. Os três palcos onde ocorrerão os eventos são o Largo do Amor de Perdição (Cordoaria), Jardins do Palácio de Cristal e Praça da Casa da Música. O tradicional fogo de artifício acontecerá novamente na Ribeira, junto à Ponte Luís I. A partir da meia-noite, a beira-rio será tomada por um espetáculo de “pura magia, luz e encanto”.
Neste cartaz incluem-se outras animações, como arruada de ranchos, uma cascata comunitária e o desfile de rusgas.
O programa da edição 2023 conta também com as atuações de Quim Barreiros, Leandro, Augusto Canário, Diapasão e Sons do Minho.
-
Famalicãohá 1 semana
Jovem de 19 anos famalicense vítima de atropelamento será sepultada esta quarta-feira
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Radares da PSP estarão na Variante da EN14 a 26 de junho (segunda-feira)
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Alunos da Camilo vencem concurso “Eu Sou Europeu” sobre cidadania e participação cívica
-
Famalicãohá 5 dias
Está a decorrer durante este fim de semana a Mostra Comunitária na freguesia de Delães