Siga-nos nas redes

Região

Homem de 36 anos suspeito de atear 15 incêndios em Vila Verde

Publicado

em

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, de 36 anos, suspeito da autoria de 15 incêndios florestais em várias freguesias do concelho de Vila Verde, ocorridos entre 23 de agosto e 02 de setembro, anunciou hoje aquela força.

Em comunicado, a PJ refere que, durante aquele período, várias freguesias do concelho de Vila Verde, no distrito de Braga, foram atingidas por uma “onda simultânea de incêndios florestais, anormal e nunca vista na região, causando o pânico entre as populações locais”.

Os incêndios foram combatidos pelas corporações de bombeiros de Vila Verde, Amares, Barcelos, Barcelinhos, Viatodos, Braga, Terras de Bouro, Vizela e Vieira do Minho, estando no teatro de operações, no pico dos fogos, um total aproximado de 160 operacionais, apoiados por cerca de 50 viaturas e sete meios aéreos.

“Apesar deste enorme dispositivo de combate, a ocorrência de vários incêndios consecutivos e distantes uns dos outros obrigou a uma grande dispersão de meios, situação que colocou em perigo várias residências pela dificuldade de alocação de meios para as proteger com a rapidez necessária”, acrescenta a PJ.

Diz ainda que, embora não exista ainda uma estimativa real, a área consumida pelos incêndios ultrapassará os 300 hectares de floresta, constituída principalmente por eucaliptos, pinheiros e mato.

Segundo a PJ, os vários locais onde os incêndios ocorreram situam-se em zonas com condições de propagação a manchas florestais de grandes dimensões, “gerando enorme risco, potencialmente alimentado pela carga combustível ali existente e pela orografia própria da região, o que se traduziu em elevadíssimo perigo concreto para as pessoas, para os seus bens patrimoniais e para o ambiente”.

O detido, sem ocupação profissional, fazendo uso de viatura própria, terá recorrido a chama direta para as respetivas ignições, e atuou “motivado por incendiarismo”.

A PJ presume que o arguido seja autor de várias outras ocorrências semelhantes.

O suspeito foi detido na terça-feira, com a colaboração da GNR.

Vai ser presente à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Região

STOP diz vai avançar com “formas criativas” de lidar com serviços mínimos da greve

Publicado

em

O Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP) diz vai avançar com “formas diferentes e criativas” para lidar com os serviços mínimos decretados para a greve dos professores. A afirmação é do coordenador daquela estrutura sindical.

“Nós decidimos [avançar com] formas diferentes e criativas de continuar esta greve, mesmo com os serviços mínimos”, disse André Pestana, que falava na entrada do auditório do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), onde se reuniu mais de uma centena de representantes de comissões sindicais e de greve este sábado.

Questionado pelos jornalistas sobre que formas criativas serão essas, o coordenador do STOP referiu que as mesmas serão feitas “dentro da legalidade” e serão conhecidas “a seu devido tempo”.

Na reunião, saiu igualmente a vontade de a manifestação convocada para 11 de fevereiro juntar também os profissionais não docentes das escolas e as suas reivindicações.

Questionado sobre até quando poderá ir a greve por tempo indeterminado, iniciada em 09 de dezembro e para a qual já foram entregues pré-aviso até 24 de fevereiro, André Pestana sublinhou que essa decisão cabe aos profissionais docentes e não docentes.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Símbolos da Jornada Mundial da Juventude passaram pelo Mercado, Bombeiros Famalicenses e Hospital

Publicado

em

FOTOS: Câmara Municipal de Famalicão

O Arciprestado de Famalicão recebe até este domingo, os símbolos originais relativos à Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A JMJ, que se realiza em Lisboa no próximo mês de agosto, faz-se acompanhar pela peregrinação de dois símbolos, que no passado, em Roma, foram entregues aos jovens pelo Papa João Paulo II: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços.

Estes símbolos encontram-se em peregrinação por todas as dioceses do país e chegaram ao Arciprestado famalicense na quinta-feira, onde permanecem até este domingo, contando com várias atividades e celebrações nas diversas paróquias.

Este sábado, aconteceu um dos pontos altos das celebrações. Ao final da tarde a Praça – Mercado Municipal, recebeu os símbolos, que saíram dali, pelas mãos de vários jovens e párocos famalicenses, rumo ao quartel dos Bombeiros Famalicenses, com paragem no hospital, e até à Igreja Matriz Nova, onde ainda permanecem.

Este domingo, dia 5, a Eucaristia tem início às 11h15, seguida da celebração do envio, onde termina a passagem dos símbolos pelo Arciprestado de Famalicão, que seguirão depois para o Arciprestado de Barcelos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Vendiam joias de 200 mil euros furtadas de ourivesaria na Póvoa de Varzim

Publicado

em

Muitos artigos de joalharia e relojoaria e três mil euros em numerário foram apreendidos, na sexta-feira, vários meses depois de terem sido furtados de uma ourivesaria na Póvoa de Varzim. Um homem foi constituído arguido e outras três pessoas foram identificadas.

“O dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia de ontem, concluiu uma operação policial no âmbito do combate aos crimes contra o património, mormente, furto no interior de ourivesaria na Póvoa de Varzim”, pode ler-se em nota da PSP enviada às redações este sábado de manhã.

A investigação começou em junho passado, altura em que o furto ocorreu, e contemplou a realização de várias diligências policiais nos concelhos de Braga, Amares e Trofa. Resultou na identificação de quatro pessoas – uma das quais foi constituída arguida, um homem de 43 anos residente em Braga – e na apreensão de centenas de artigos de joalharia e relojoaria, avaliados em cerca de 200 mil euros, além de três mil euros em numerário.

De acordo com a nota da PSP, uma parte considerável dos artigos recuperados encontrava-se à venda ao público junto de um espaço comercial.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

GNR recupera carrinha e cofre com 9 mil euros após assalto em Vila do Conde

Publicado

em

Uma carrinha e mais de nove mil euros foram recuperados pela GNR, em Vila do Conde, esta terça-feira, na sequência de um furto num posto de abastecimento de combustível, na localidade de Canidelo.

No momento em que cometiam o crime, os assaltantes terão notado a chegada das autoridades, acabando por fugir no referido veículo, que havia sido furtado na cidade da Maia.

“Numa tentativa de não serem intercetados, abandonaram a viatura em que se faziam transportar e continuaram a fuga noutra viatura que servia de apoio”, explica a GNR em comunicado.

Foi recuperado um cofre com 9,351 euros, em numerário, 348 maços de tabaco, 302 raspadinhas e uma carrinha da marca Seat.

A viatura e o material recuperado foram entregues aos seus legítimos proprietários.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Vila do Conde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Vídeo “Havemos de ir a Viana” recebe prémio em Hollywood

Publicado

em

Realizado em plena pandemia, o vídeo “Havemos de ir a Viana”, realizado por Flávio Cruz, venceu o prémio de “Melhor Vídeo Musical” em Hollywood.

É já o décimo troféu que este trabalho conquista.

O videoclipe de homenagem à romaria da Senhora da Agonia e à cidade de Viana do Castelo, teve a participação de 48 artistas vianenses e foi realizado a propósito das Festas interrompidas em 2020 por causa da pandemia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Porto: Diocese dá formação a padres sobre abusos sexuais de menores

Publicado

em

D. Manuel Linda / Foto: João Lopes Cardoso/Diocese do Porto

Depois das polémicas declarações do bispo D. Manuel Linda, que desvalorizou as denúncias de abusos sexuais de menores na igreja, a Diocese do Porto está a dar formação a padres e agentes pastorais sobre esta problemática.

O bispo diz agora que a Igreja quer dar um exemplo de seriedade e tem como principal objetivo erradicar todo o género de casos de abuso sexual.

Neste momento está a decorrer terceira ação de formação sobre o abuso de menores. A Diocese do Porto quer dar um sinal claro para dentro da igreja, mas também para a sociedade.

Recorde-se que no final do ano passado, D. Manuel Linda foi criticado por ter desvalorizado as denúncias de abusos sexuais de menores. Chegou a afirmar que não eram crime público, o que o levou, mais tarde, a pedir perdão às vítimas.

As ações de formação arrancaram há cerca de um mês e meio. Dos 300 padres da diocese do Porto, mais de 200 já participaram nestes eventos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Cartão do cidadão em Portugal vai ser alterado este ano. Terá novo design e será “contactless”

Publicado

em

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa. Portugal vai ter, a partir de meados do ano, um novo cartão do cidadão com um novo desenho e mais segurança.

No meio deste ano, disse, Portugal vai lançar “um novo cartão de cidadão, com um “design” muito apelativo e que estará, em termos de segurança e de qualidade, no pelotão da frente”, incluindo em matéria de segurança, “para o próprio cidadão e para a preservação de dados”, disse Mário Campolargo em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios.

Uma das inovações será a tecnologia “contactless” (sem contacto), deixando de necessitar de um leitor de cartões.

O secretário de Estado Digitalização e Modernização Administrativa afirmou ainda que não está previsto o regresso ao atendimento a 100 por cento presencial em serviços públicos, continuando a funcionar com 50% de marcação prévia “on-line” e 50% presencialmente.

Em 2023, o Governo pretende abrir oito novas Lojas do Cidadão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

E depois da chuva, vem aí uma semana marcada pelo frio

Publicado

em

Foto: Marta Carneiro/Arquivo

A partir desta segunda-feira, 18 distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de tempo frio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o site, este domingo são três os distritos – Bragança, Guarda e Vila Real – que estão sob aviso amarelo devido à persistência de valores baixos de temperatura mínima, aos quais se juntam, a partir das 3h00 de segunda-feira os restantes distritos portugueses.

O aviso do IPMA irá vigorar até às 7h00 de quarta-feira. Segundo o organismo, as temperaturas vão descer a partir de segunda-feira, com mínimas entre os 5º e -6º, mantendo-se tempo frio até ao final da semana.

Em comunicado, o IPMA refere que o tempo frio é causado por um anticiclone localizado no norte da Europa, que se estende, “em crista até ao Atlântico” e “transportará uma massa de ar frio continental para a Península Ibérica”.

Esta segunda-feira, de acordo com o IPMA, a “temperatura mínima deverá variar aproximadamente entre 0º e 5° C, sendo inferior no interior Norte e Centro, onde irá baixar até valores entre 0 e -6° C”, prevendo-se igualmente a formação de geada.

A temperatura máxima também vai descer, “prevendo-se na generalidade do território valores entre 10º e 15°C e, no interior Norte e Centro, valores entre 5º e 10° C”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Ponto alto das Festas de S. Gonçalo são este domingo na Trofa

Publicado

em

Foto: Facebook Junta de Freguesia de Covelas

Depois de dois anos marcados pela pandemia, a festa de S. Gonçalo cumpre a tradição e regressa ao figurino habitual. Trata-se da romaria mais espontânea do concelho da Trofa e com particularidades especiais.

De boina e samarra, milhares de pessoas sobem o monte e enchem as ruas de Covelas para a festa de S. Gonçalo, à qual se juntam também os tradicionais enchidos.

Esta manhã fica marcada pela romaria de milhares de pessoas de todo o concelho e municípios vizinhos até Covelas, que chegam lá a pé, de bicicleta, de mota ou até a cavalo.

A romaria, que tem o seu ponto alto este domingo, termina amanhã.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Suspeito de assaltar posto de abastecimento com faca na Trofa detido pela GNR

Publicado

em

Um homem de 28 anos foi detido pela GNR, esta terça-feira, em Santo Tirso, suspeito de ter assaltado um posto de abastecimento de combustível, na Trofa, com recurso a uma arma branca, no mesmo dia.

Após a denúncia do roubo os militares realizaram diligências que permitiram localizar e deter o suspeito em Santo Tirso. No seguimento da ação policial foi possível apreender uma viatura e diversas ferramentas que terão sido utilizadas no assalto.

O detido, com antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza, foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal de Instrução Criminal de Matosinhos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Regiãohá 1 hora

STOP diz vai avançar com “formas criativas” de lidar com serviços mínimos da greve

O Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP) diz vai avançar com “formas diferentes e criativas” para lidar com...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Símbolos da Jornada Mundial da Juventude passaram pelo Mercado, Bombeiros Famalicenses e Hospital

O Arciprestado de Famalicão recebe até este domingo, os símbolos originais relativos à Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A JMJ,...

Desportohá 2 horas

Futebol feminino: Famalicão regressa às vitórias

A equipa feminina do FC Famalicão venceu, este sábado, a formação do Marítimo, por 1-0, no jogo da jornada 13...

Desportohá 3 horas

Famalicão: EARO conquista vinte pódios em Vizela

A Escola de Atletismo Rosa Oliveira conquistou, este sábado, vinte pódios no Campeonato Regional Corta Mato Curto da Aabraga, na...

Desportohá 20 horas

FC Famalicão: João Pedro Sousa quer Famalicão a jogar para ganhar no reduto do Braga

O treinador do Famalicão, João Pedro Sousa, mostrou hoje “confiança” e frisou a ambição de jogar para ganhar no terreno...

Paíshá 20 horas

Comissões Diocesanas receberam 26 queixas de abusos até hoje

Segundo o presidente da Equipa de Coordenação Nacional das Comissões Diocesanas e Castrense de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis,...

Paíshá 21 horas

Oito adeptos do Benfica ficam em prisão preventiva

Oito dos 13 adeptos do Benfica que tinham sido detidos numa megaoperação da PSP, na última quarta-feira, ficam em prisão...

Paíshá 21 horas

Já pode resgatar o PPR para crédito à habitação sem limites de valor

Ao longo de 2023, os resgates antecipados usufruem das mesmas condições que a lei prevê para quem se encontra em...

Paíshá 24 horas

Vendiam joias de 200 mil euros furtadas de ourivesaria na Póvoa de Varzim

Muitos artigos de joalharia e relojoaria e três mil euros em numerário foram apreendidos, na sexta-feira, vários meses depois de...

Paíshá 1 dia

Leopard 2 de Portugal vão para a Ucrânia, mas António Costa não diz quantos

Portugal está a trabalhar diretamente com a Alemanha, fabricante dos tanques Leopard 2, para corrigir os problemas de operacionalidade dos...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES