Braga
Vice-presidente do SC Braga demite-se após acusação de assédio sexual de ex-funcionária

O vice-presidente Joel Pereira renunciou ao cargo na sequência de graves denúncias e acusações de uma ex-funcionária do clube, informou esta sexta-feira o Sporting de Braga.
“Tendo em conta os acontecimentos recentes, e de forma a salvaguardar a imagem e reputação do Sporting de Braga — assegurando igualmente o normal funcionamento do arranque de época das modalidades -, o vice-presidente do clube Joel Pereira, apesar de refutar todas as acusações de que foi alvo, decidiu renunciar ao cargo e abandonar todas as suas funções”, pode ler-se num comunicado.
Joel Pereira era vice-presidente do Sporting de Braga desde maio, altura em que António Salvador foi reeleito, e, no mandato anterior, tinha sido diretor para as modalidades.
A saída do dirigente dá-se na sequência da publicação de um conjunto de críticas, denúncias e acusações feitas por Daniela Lopes, ex-funcionária do clube, na sua conta pessoal do Facebook, no final da semana passada.
A ex-funcionária acusou Joel Pereira e um roupeiro do futsal ‘arsenalista’ de abordagens a jogadoras das modalidades “que são tudo menos profissionais”, de furto, uso indevido do dinheiro do clube, utilização indevida de residências e de se apoderarem de camisolas das equipas.
Também nas redes sociais, Joel Pereira negou as acusações e adiantou a intenção de avançar com um processo judicial.
Na sequência deste rol de denúncias e acusações, o Sporting de Braga anunciou, no sábado, a abertura de um inquérito interno para o apuramento de todos factos.
O Sporting de Braga informou ainda que Manuel da Silva Costa, atual vice-presidente para as relações institucionais, acumula o cargo de vice-presidente para as modalidades, tendo sido nomeado para o cargo de diretor-geral das modalidades Ricardo Vasconcelos.
O Sporting de Braga “agradeceu o trabalho que Joel Pereira desenvolveu ao longo dos últimos quatro anos e o seu contributo para o desenvolvimento das várias modalidades do clube e para os muitos títulos conquistados”.

Braga
José Malhoa, Quatro e Meia, Plutónio e mais animam o São João de Braga

O “mestre do cavaquinho” Júlio Pereira, os Quatro e Meia e o rapper Plutónio são alguns dos nomes da edição 2023 do São João de Braga, que vai decorrer de 16 a 25 de junho, foi hoje anunciado.
Segundo o presidente da Associação de Festas, Firmino Marques, do cartaz fazem ainda parte José Malhoa, Zezé Fernandes e o “músico da casa” Daniel Pereira Cristo, coordenador do cancioneiro sanjoanino bracarense “São João Hoje”.
“Vão ser 10 dias de festa, com 164 iniciativas, com 365 entidades envolvidas e com 270 horas de programação”, referiu o responsável.
O programa inclui sete cortejos, sete exposições e dois concursos, um dos quais de cascatas e o outro de farturas da festa.
As festividades vão manter os habituais momentos dedicados ao cavaquinho, aos cabeçudos e gigantones, ao folclore e à etnografia, aos cantares ao desafio e às concertinas.
Este ano, o programa dá particular destaque às bandas filarmónicas, em especial aos 180 anos da Banda Musical de Cabreiros.
A Praça do Município vai acolher a feira do artesanato, com 20 ‘stands’.
Na apresentação do programa, o presidente da Associação Empresarial de Braga, Daniel Vilaça, disse que as previsões apontam para que passem pela festa 500 mil pessoas, o que deverá provocar um impacto económico de 20 milhões de euros.
Números “aproveitados” pelo presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, para destacar que aquelas são festividades com um “programa único a nível nacional”, pela riqueza, diversidade e qualidade das iniciativas.
“São dias em que Braga vai estar a bombar”, referiu ao autarca.
Rio sublinhou ainda a “componente absolutamente distintiva” do São João de Braga, por esta festa ser “o corolário” do trabalho levado a cabo durante todo o ano pelas associações do concelho em nome da preservação das tradições.
Braga
Homem de 57 anos perde a vida após ser atingido por queda de árvore em Esposende

Um homem de 57 anos morreu hoje após ter sido atingido por uma árvore “de médio porte”, durante um abate que decorria numa bouça nas Marinhas, Esposende, disse fonte dos bombeiros.
Segundo a fonte, a vítima não estava envolvida nas operações de abate.
“Ou estava a assistir ao abate ou a passar no local”, referiu.
A fonte acrescentou que ainda foram feitas manobras de reanimação, mas o óbito acabou por ser declarado no local.
O alerta foi dado pelas 15:08.
Para o local, foram mobilizados os Bombeiros Voluntários de Esposende, uma viatura médica de reanimação e emergência e uma equipa de psicólogos do INEM.
A GNR tomou conta da ocorrência.
Braga
Braga vai oferecer 500 postos de trabalho até 2024 em empresas da área tecnológica

O concelho de Braga vai acolher, até 2024, mais seis multinacionais e empresas tecnológicas, que criarão 500 novos postos de trabalho, anunciou hoje o presidente da Câmara.
Falando durante a 6.ª Semana da Economia, que decorre em Braga até sexta-feira, Ricardo Rio especificou que uma só uma destas empresas, uma multinacional japonesa, vai criar 200 postos de trabalho.
Um grupo espanhol aponta para 100 empregos, os mesmos que outra multinacional, mas da Suíça.
O autarca deu ainda conta da contínua descida do desemprego no concelho, que passou de 14,7 por cento em inícios de 2014 para 5,6 por cento em abril de 2023.
Ricardo Rio sublinhou também o quarto lugar que Braga ocupa no ranking nacional das exportações, atrás de Lisboa, Palmela e Vila Nova de Famalicão.
Braga registou, em 2022, exportações no valor de 2,5 mil milhões de euros, o que significa 3,22% das exportações nacionais.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Arraial Minhoto traz concertinas e cantares ao desafio ao Louro
-
Paíshá 7 dias
Condutores deixam de ser obrigados a apresentar selo do seguro na janela do carro
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Falha no abastecimento de água em Ribeirão devido a rutura em conduta
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: Casa do Artista Amador dedica noite ao ‘punk’ e ‘heavy’ este sábado com Dinamitz e Oceans of Apathy