Siga-nos nas redes

Região

Esposende: Incêndio deflagra esta noite em empresa de peças de automóvel

Publicado

em

Um incêndio deflagrou, na última noite, numa empresa de componentes de automóvel em Esposende, no distrito de Braga, revelou a Proteção Civil.

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga, trata-se da empresa SBL que, segundo o “site” na Internet, tem como operação “recolha, armazenagem, triagem, tratamento, comercialização de resíduos e despoluição/desmantelamento de veículos em fim de vida”.

Pela 1h00, o incêndio industrial estava a ser combatido por 36 operacionais, apoiados por 11 viaturas.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) indicou que as autoridades foram alertadas para o fogo às 23h50 de quinta-feira.

O CDOS de Braga acrescentou que não há previsão para o incêndio entrar em resolução.

LUSA / Foto: BV Esposende

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Região

Vídeo “Havemos de ir a Viana” recebe prémio em Hollywood

Publicado

em

Realizado em plena pandemia, o vídeo “Havemos de ir a Viana”, realizado por Flávio Cruz, venceu o prémio de “Melhor Vídeo Musical” em Hollywood.

É já o décimo troféu que este trabalho conquista.

O videoclipe de homenagem à romaria da Senhora da Agonia e à cidade de Viana do Castelo, teve a participação de 48 artistas vianenses e foi realizado a propósito das Festas interrompidas em 2020 por causa da pandemia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Porto: Diocese dá formação a padres sobre abusos sexuais de menores

Publicado

em

D. Manuel Linda / Foto: João Lopes Cardoso/Diocese do Porto

Depois das polémicas declarações do bispo D. Manuel Linda, que desvalorizou as denúncias de abusos sexuais de menores na igreja, a Diocese do Porto está a dar formação a padres e agentes pastorais sobre esta problemática.

O bispo diz agora que a Igreja quer dar um exemplo de seriedade e tem como principal objetivo erradicar todo o género de casos de abuso sexual.

Neste momento está a decorrer terceira ação de formação sobre o abuso de menores. A Diocese do Porto quer dar um sinal claro para dentro da igreja, mas também para a sociedade.

Recorde-se que no final do ano passado, D. Manuel Linda foi criticado por ter desvalorizado as denúncias de abusos sexuais de menores. Chegou a afirmar que não eram crime público, o que o levou, mais tarde, a pedir perdão às vítimas.

As ações de formação arrancaram há cerca de um mês e meio. Dos 300 padres da diocese do Porto, mais de 200 já participaram nestes eventos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Cartão do cidadão em Portugal vai ser alterado este ano. Terá novo design e será “contactless”

Publicado

em

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa. Portugal vai ter, a partir de meados do ano, um novo cartão do cidadão com um novo desenho e mais segurança.

No meio deste ano, disse, Portugal vai lançar “um novo cartão de cidadão, com um “design” muito apelativo e que estará, em termos de segurança e de qualidade, no pelotão da frente”, incluindo em matéria de segurança, “para o próprio cidadão e para a preservação de dados”, disse Mário Campolargo em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios.

Uma das inovações será a tecnologia “contactless” (sem contacto), deixando de necessitar de um leitor de cartões.

O secretário de Estado Digitalização e Modernização Administrativa afirmou ainda que não está previsto o regresso ao atendimento a 100 por cento presencial em serviços públicos, continuando a funcionar com 50% de marcação prévia “on-line” e 50% presencialmente.

Em 2023, o Governo pretende abrir oito novas Lojas do Cidadão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

E depois da chuva, vem aí uma semana marcada pelo frio

Publicado

em

Foto: Marta Carneiro/Arquivo

A partir desta segunda-feira, 18 distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de tempo frio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o site, este domingo são três os distritos – Bragança, Guarda e Vila Real – que estão sob aviso amarelo devido à persistência de valores baixos de temperatura mínima, aos quais se juntam, a partir das 3h00 de segunda-feira os restantes distritos portugueses.

O aviso do IPMA irá vigorar até às 7h00 de quarta-feira. Segundo o organismo, as temperaturas vão descer a partir de segunda-feira, com mínimas entre os 5º e -6º, mantendo-se tempo frio até ao final da semana.

Em comunicado, o IPMA refere que o tempo frio é causado por um anticiclone localizado no norte da Europa, que se estende, “em crista até ao Atlântico” e “transportará uma massa de ar frio continental para a Península Ibérica”.

Esta segunda-feira, de acordo com o IPMA, a “temperatura mínima deverá variar aproximadamente entre 0º e 5° C, sendo inferior no interior Norte e Centro, onde irá baixar até valores entre 0 e -6° C”, prevendo-se igualmente a formação de geada.

A temperatura máxima também vai descer, “prevendo-se na generalidade do território valores entre 10º e 15°C e, no interior Norte e Centro, valores entre 5º e 10° C”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Ponto alto das Festas de S. Gonçalo são este domingo na Trofa

Publicado

em

Foto: Facebook Junta de Freguesia de Covelas

Depois de dois anos marcados pela pandemia, a festa de S. Gonçalo cumpre a tradição e regressa ao figurino habitual. Trata-se da romaria mais espontânea do concelho da Trofa e com particularidades especiais.

De boina e samarra, milhares de pessoas sobem o monte e enchem as ruas de Covelas para a festa de S. Gonçalo, à qual se juntam também os tradicionais enchidos.

Esta manhã fica marcada pela romaria de milhares de pessoas de todo o concelho e municípios vizinhos até Covelas, que chegam lá a pé, de bicicleta, de mota ou até a cavalo.

A romaria, que tem o seu ponto alto este domingo, termina amanhã.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Suspeito de assaltar posto de abastecimento com faca na Trofa detido pela GNR

Publicado

em

Um homem de 28 anos foi detido pela GNR, esta terça-feira, em Santo Tirso, suspeito de ter assaltado um posto de abastecimento de combustível, na Trofa, com recurso a uma arma branca, no mesmo dia.

Após a denúncia do roubo os militares realizaram diligências que permitiram localizar e deter o suspeito em Santo Tirso. No seguimento da ação policial foi possível apreender uma viatura e diversas ferramentas que terão sido utilizadas no assalto.

O detido, com antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza, foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal de Instrução Criminal de Matosinhos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Cerca de 90% dos professores do distrito de Braga aderiu à greve de hoje

Publicado

em

O Sindicato dos Professores do Norte afirmou hoje que a adesão à greve que decorre no distrito de Braga ronda os 90%, numa “manifestação clara” do “descontentamento que grassa na classe”.

Em conferência de imprensa, a dirigente do Sindicato dos Professores do Norte Lurdes Veiga adiantou que há agrupamentos com uma adesão “quase, quase” a 100%, apontando como exemplo o de Alcaides Faria, em Barcelos.

Lurdes Veiga disse ainda que no Agrupamento Gonçalo Sampaio, na Póvoa de Lanhoso, dos 114 professores que deveriam estar ao serviço, 100 fizeram greve.

“São números de adesão muito elevados, um pouco por todo o distrito”, acrescentou, destacando concelhos como Braga, Esposende, Barcelos, Guimarães e Terras de Bouro.

Neste último concelho, adiantou, “todas as escolas estão encerradas”.

O distrito de Braga conta com mais de 70 agrupamentos, reunindo um total de mais de 10 mil professores.

Desde segunda-feira e até 31 de janeiro, está em curso uma greve diária por distrito, convocada por oito organizações sindicais.

“Há outras greves promovidas por outros sindicatos, o que se traduz numa manifestação clara do descontentamento que grassa na classe docente. O caminho [da greve] pode ser diferente, mas os professores estão todos juntos, pelos mesmos objetivos, que são a dignificação da carreira e a valorização da escola pública”, disse ainda Lurdes Veiga.

Para a tarde, está marcada, para a cidade de Braga, uma manifestação de professores de todo o distrito, seguida de um desfile até à Câmara Municipal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Burla em Vila do Conde deixa carros elétricos parados com baterias alugadas bloqueadas

Publicado

em

Uma série de carros elétricos comprados no mesmo ‘stand’, em Vila do Conde, ficaram imobilizados ao mesmo tempo, depois de as baterias terem sido bloqueadas.

De acordo com o JN, estas viaturas teriam contratos de alugar de baterias, que expiraram simultaneamente, enquanto que os seus proprietários julgavam que estes tinham baterias próprias.

Todos estes veículos são Renault, do modelo Zoe, importados do estrangeiro, cujos contratos do alugar de baterias que caducaram este ano, cabendo agora aos novo proprietários renovar o alugar da bateria, avaliado entre 69 e 119 euros por mês.

De acordo com a mesma fonte, as faturas emitidas com a venda dos veículos especificam “viatura sem aluguer de baterias”.

Por sua vez, a empresa em questão afirma que “o contrato cessa com a exportação”, redirecionando estas questões para a empresa de aluger.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Karting: Bracarense Francisco Correia estreia-se na categoria Mini X30 no Campeonato de Portugal

Publicado

em

Francisco Correia, conhecido por Kiko, bracarense, de apenas 8 anos, estreia-se na categoria Mini X30, estando já confirmada a sua presença no Open Portugal de Karting, Campeonato Portugal de Karting e nas Iame World Finals (Campeonato do Mundo de motores Iame).

Após um ano de 2022 repleto de bons resultados, o jovem Kiko irá dar mais um passo na sua carreira ao ingressar na competitiva categoria Iame Mini X30, a primeira a dar acesso aos palcos internacionais de competição. O piloto infantil é agora apoiado pela estrutura da Sculpt Coaching e pelo experiente Vice-campeão Mundial Rotax, Bruno Borlido.

Kiko vai manter a sua ligação ao Cabo do Mundo Karteam, equipa com que se estreou no Karting com 5 anos de idade em Julho de 2019 e com a qual conquistou 5 títulos até à data (Open Portugal Karting Iniciação 2020, Vice-Campeão Portugal Karting Iniciação 2021, Vice-Campeão Open Portugal Karting Cadete 2022, Vice-Campeão Portugal Karting Cadete 2022, Campeão Portugal Rotax Micro-Acdemy 2022).

A primeira prova do ano, Open Portugal de Karting, realizar-se-á no último fim-de-semana de Fevereiro no Kartódromo de Viana do Castelo, e a expectativa do piloto é poder ingressar no grupo dos melhores 10 da categoria e manter a sua evolução ao longo do ano e garantir a aproximação do ‘Top 5’ na segunda metade do Campeonato de Portugal, e ser um digno representante das cores da Bandeira das Quinas no Iame Word Finals no final de Outubro.

Neste momento, o piloto e equipa estão a preparar a pré-epoca, que terá apenas um pequeno interregno no fim-de-semana de 21 Janeiro, data em que o piloto receberá da mão do Diretor para o Karting, Eng. João Rito, e do Presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, a faixa de Campeão de Portugal Rotax Mciro Academy 2022 no Casino do Estoril.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Diogo Barros quer transformar Grupo de Apoio a Pessoas Queer em associação e alargar área de ação

Publicado

em

Diogo Barros quer transformar o Grupo de Apoio a Pessoas Queer (GAPQ) em associação e alargar o seu raio de ação.

O famalicense foi este sábado, 14 de janeiro, reeleito como líder do GAPQ, movimento LGBT, que foi a votos, para eleger os seus órgãos sociais para o ano 2023.

O movimento LGBT conta com cerca de 40 membros, dispersados por diversos concelhos como Famalicão, Guimarães, Vizela, Santo Tirso, Esposende e Gondomar.

No entanto, a reeleição de Diogo Barros, significa “o fim de um ciclo”, tendo em conta, que na sua moção, intitulada “Unir Frentes, Derrotar Ódios!”, o jovem famalicense defendia a reestruturação do GAPQ, para assim dar lugar à Humanamente – um coletivo pela defesa dos direitos humanos.

O jovem dirigente assume que no futuro, o pretendido é “tornar o coletivo numa associação”, no entanto, considera que esse procedimento deve ser feito a longo prazo “sem qualquer pressão ou sentido de obrigação”. Considerando que o prioritário seja focalizar-se na organização das Marchas LGBTQIAP+, relembrando que “existe um grande peso de responsabilidade para o movimento, tendo em conta, que o GAPQ organiza cinco Marchas do Orgulho sendo elas em Famalicão, Guimarães, Santo Tirso, Esposende e Vizela”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 33 minutos

Famalicense Bruno Moreira apresenta projeto SLR este sábado na Casa das Artes

Atuam na Casa das Artes de Famalicão, este sábado, os SLR, projeto do famalicense Bruno Moreira, em conjunto com Luís...

Paíshá 1 hora

Auchan junta-se à Oikos para promover produtores locais

A Auchan Retail Portugal continua empenhada em encontrar novas formas de apoiar os produtores locais e avança com uma nova...

Famalicãohá 2 horas

PCP de Famalicão preocupado com “injustiças” vai abordar trabalhadores da Continental, Tesco e Cabelauto

A situação do emprego no concelho é, neste momento, a principal preocupação do PCP de Famalicão. A Comissão Concelhia do...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Praça-Mercado e Igreja Matriz Nova recebem símbolos da Jornada Mundial da Juventude este sábado

A Praça-Mercado de Famalicão, recebe, no dia 04 de fevereiro, sábado, os símbolos oficiais da Jornada Mundial da Juventude, compostos...

Desportohá 3 horas

Basquetebol: FAC recebe AD Esposende para o último jogo da 1.ª fase

A equipa de basquetebol do Famalicense Atlético Clube joga, este sábado, o último jogo da 1.ª fase do Campeonato Nacional...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Temperaturas mínimas de 3.º graus. Máximas vão chegar aos 14.º sem previsões de chuva

Um dia de sol com céu limpo e sem qualquer previsão de chuva são as previsões do Instituto Português do...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão é um dos municípios parceiros do Consórcio GIATEX de “Gestão Inteligente da Água na Indústria Têxtil”

Famalicão é um dos municípios que integra o Consórcio GIATEX – Gestão Inteligente da Água na Indústria Têxtil e do...

Famalicãohá 3 horas

Abertas as candidaturas ao Programa Municipal de Apoio Financeiro a Bolsas de Investigação

O Programa Municipal de Apoio Financeiro a Bolsas de Investigação, dirigido a investigadores e bolseiros com projetos de investigação em...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Motoclube Escorpiões realiza passeio a Trás-os-Montes para ver as amendoeiras em flor

O Clube Motard Escorpiões de Famalicão realiza, no dia 05 de março, o seu tradicional passeio à Região de Trás-os-Montes...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Freguesia de Delães passa a dispor dos serviços de limpeza de vias uma vez por semana

A freguesia de Delães, em Famalicão, passará a dispor dos serviços da equipa dedicada à limpeza das vias, uma vez...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES