Siga-nos nas redes

Região

Um ferido após despiste na EN105 em Santo Tirso esta noite

Publicado

em

Uma pessoa ficou ferida após um despiste rodoviário, na noite desta quarta-feira, na Estrada Nacional 105, em Água Longa, Santo Tirso.

De acordo com os Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, a vítima foi transportada para o Hospital de Famalicão com fermentos ligeiros.

Os meios de socorro e segurança no local totalizaram nove operacionais e três veículos de apoio.

O alerta foi registado às 22:22.

Fotos: Bombeiros Voluntários de Santo Tirso

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Guimarães

Homem de 70 anos em scooter perde a vida após colisão com carro em Guimarães

Publicado

em

Um motociclista, com cerca de 70 anos, perdeu a vida, esta segunda-feira, na sequência de uma colisão contra um carro, em Guimarães.

A vítima mortal foi ainda atropelada por outro veículo ligeiro depois do embate inicial, com a sua scooter.

As equipas de socorro destacadas para o local acabaram por declarar o óbito no local do acidente.

A GNR investiga agora a ocorrência.

O alerta foi registado cerca das 17:44.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Vários concelhos do Distrito de Braga sob perigo máximo de incêndio

Publicado

em

Cerca de 80 concelhos do interior Norte e Centro e norte Alentejo estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação disponível no ‘site’do IPMA, os concelhos que estão sob risco máximo localizam-se nos distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Porto, Coimbra, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Santarém e Portalegre.

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio rural cerca de 50 municípios dos distritos Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Faro.

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para hoje, as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera apontam para uma subida da temperatura máxima, nebulosidade no litoral oeste até ao fim da manhã, podendo persistir nalguns locais, e no interior a partir da tarde. O vento vai soprar fraco.

As temperaturas as mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (Beja, Sines e Setúbal) e os 22º em Bragança e as máximas entre os 23º (Viana do Castelo) 38º (Castelo Branco).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Urgências de Obstetrícia do Hospital de Braga não devem voltar a fechar este ano

Publicado

em

O Hospital de Braga anunciou hoje que o Serviço de Urgência (SU) de Ginecologia e Obstetrícia se encontra “totalmente reestabelecido” e “sem qualquer previsão de encerramento num futuro próximo”.

Em comunicado enviado à Lusa, o hospital acrescenta que, desta forma, aquele SU “manter-se-á em pleno funcionamento, assegurando a prestação de cuidados de saúde de forma regular às grávidas e parturientes da região”.

“O Conselho de Administração congratula-se com este desfecho e enaltece a flexibilidade demonstrada pelos médicos do serviço durante o permanente diálogo, o qual foi fundamental para a resolução dos constrangimentos”, remata

Nos últimos dois meses, o SU de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga esteve encerrado uma dúzia de vezes, quase sempre por períodos de 24 horas, por impossibilidade de completar as escalas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Ex-aluna da Universidade do Minho cria pulseira que repele os mosquitos

Publicado

em

 Uma ex-aluna da Universidade do Minho (UMinho) criou uma pulseira odorífera “que leva os mosquitos a julgar que os humanos são plantas”, prevenindo assim picadas associadas a doenças como malária, dengue ou zika, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a UMinho refere que aquela tecnologia, chamada X-OCR e desenvolvida ao longo de cinco anos, está a ser alvo de patente e foi agora testada com 98% de sucesso em 300 pessoas no Brasil, prevendo-se para breve novo teste no Burkina Faso, com aval da Organização Mundial de Saúde.

A pulseira é produzida em Vila Verde, distrito de Braga, e começou a ser vendida este mês, em seis cores, em style-out.com e em farmácias do sul do país, mas o foco principal está nas regiões tropicais e subtropicais.

“Podemos ajudar a diminuir a mortalidade destas doenças e, quiçá, a erradicar a propagação, além de permitir poupanças aos sistemas nacionais de saúde”, admite, citada no documento, a investigadora Filipa Fernandes, autora da pulseira.

Citando estudos, notou que os mosquitos “custam” 410 milhões de euros por ano ao Governo do Brasil e a cada 30 segundos morre uma criança africana por malária.

“Mortes são casos extremos, mas importa contar ainda todos os doentes e os milhões de pessoas picadas”, sublinha.

Segundo a investigadora, cada pulseira tem um raio de ação de 60 centímetros e dura 30 dias.

“Só sentimos um leve aroma ao colocar a pulseira, ao contrário dos mosquitos, que até se podem aproximar e pousar em nós, mas não vão picar, pois desta vez julgam estar sobre uma planta e irão procurar alimento [sangue] noutros animais”, frisa.

Sublinha que a pulseira não danifica o ecossistema e também não é um repelente.

A pulseira é feita de silicone medicinal e, no interior, de cera com compostos e derivados de plantas, que, perante o calor corporal, liberta de forma controlada um odor que “confunde” os insetos.

As plantas utilizadas são citronela, neem e lavanda, a combinação que, segundo Filipa Fernandes, “se revelou mais eficaz para confundir” as espécies de mosquitos ‘Anopheles’ e ‘Aedes’, transmissoras de doenças como malária, zika, dengue, febre amarela e chikungunha.

Os ensaios em contexto real arrancaram no Ceará, nordeste do Brasil.

“Foi um sucesso e com inúmeros relatos de felicidade. Um jovem deu a sua pulseira à avó fragilizada para a proteger. Não é medicamento, mas claramente previne o contacto com mosquitos e doenças associadas e é uma esperança para quem vive nesses ambientes”, refere Filipa Fernandes.

Prevê-se novo ensaio na Unidade de Investigação Clínica de Nanoro, no Burkina Faso, com supervisão da Organização Mundial de Saúde, estando-se a aguardar financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates.

Outro desafio é o dispositivo poder camuflar também os humanos perante as espécies ‘Culex’, transmissoras da febre do Nilo, entre outras doenças.

“Cada espécie de mosquito tem repulsa por plantas específicas, como quando gostamos ou não de um perfume, e estamos a apurar a equação certa neste caso”, diz ainda a investigadora.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

PSP: Rebentamento de petardo faz 8 feridos durante jogo entre Braga e Sporting. Adepto de 33 anos detido

Publicado

em

A PSP procedeu à detenção de um cidadão com 33 anos, por rebentamento de um artigo pirotécnico (petardo), causando diversos ferimentos ligeiros a oito adeptos, este domingo, cerca das 19:30, no Estádio Municipal de Braga, no âmbito do policiamento desportivo entre as
equipas do SC Braga e o Sporting CP da Liga Portugal Bwin.

O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial da Comarca de Braga.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Urgências de obstetrícia do Hospital de Braga e mais dois encerradas até segunda-feira

Publicado

em

 As urgências de Ginecologia e Obstetrícia e os blocos de parto dos hospitais de Beja, Braga e Garcia de Orta, em Almada, estão hoje encerradas, sendo que neste último só reabrem na segunda-feira.

Além destes hospitais, outros dos distrito de Lisboa e Santarém vão sofrer constrangimentos durante o fim de semana, segundo a informação disponibilizada na plataforma do Serviço Nacional de Saúde que permite ver o horário destes serviços de urgência e blocos de partos, consultada pela agência Lusa às 12:00.

De acordo com a informação do portal do SNS, o serviço de urgência de ginecologia e obstetrícia e bloco de partos do Hospital Garcia de Orta, no distrito de Setúbal, encerraram às 08:00 de hoje e só voltam a reabrir na segunda-feira às 08:00.

O Hospital de Beja também encerrou hoje estes serviços até às 08:00 de sábado, voltando a fechá-los no domingo, a partir das 08:00.

o serviço de urgências e bloco de partos do Hospital de Braga estão hoje encerrados até às 20:00, voltando a fechar sábado às 20:00, de acordo com os dados disponibilizados, que não têm informação disponível para domingo.

Em Lisboa, o Hospital São Francisco Xavier terá o serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia e o bloco de partos encerrados entre as 21:00 de sábado e as 09:00 de domingo, e a Maternidade Alfredo da Costa fecha o bloco de partos no domingo, entre as 09:00 e as 21:00.

O Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, tem estes serviços encerrados às utentes entre as 20:00 de domingo e as 08:00 de segunda-feira, dia em que funcionam até às 20:00.

Igualmente no distrito de Lisboa, no Hospital de Vila Franca de Xira os constrangimentos são no bloco de partos que encerra no domingo às 09:00.

Já no Hospital de Santarém, o serviço de urgência encerra entre as 08:30 de sábado e as 08:30 de domingo, enquanto o bloco de partos encerrou hoje às 08:30, voltando a reabrir no domingo às 08:30.

O Hospital São Bernardo, em Setúbal, terá o serviço de urgência destas especialidades encerrado entre as 09:00 de sábado e as 09:00 de domingo, assim como o bloco de partos.

As urgências de ginecologia e obstetrícia e os blocos de parto têm registado condicionamentos nos últimos meses, uma situação que se repete um pouco por todo o país, por dificuldades em assegurar escalas por falta de especialistas.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, garantiu recentemente que “ninguém ficará sem resposta” do Serviço Nacional de Saúde durante o mês de agosto, porque os hospitais funcionam em rede.

Para informar as grávidas destes constrangimentos foi criada esta plataforma no Portal do SNS sob proposta da Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos.

Uma vez que a informação é dinâmica, os utentes são aconselhados a consultarem o motor de busca antes de se deslocarem a estes serviços de saúde.

O coordenador da Comissão de Acompanhamento, Diogo Ayres de Campos, disse que esta medida tem como objetivos “evitar que haja situações de risco neste verão”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Entretenimento

Famalicão: Groove Addiction abriram o Festival Calça Ferros

Publicado

em

Começou esta quinta-feira mais uma edição do Festival Calça-Ferros, em Pedome, que se prolonga até sábado, 6 de agosto. A organização do evento está a cargo do Grupo Recreativo Amigos de Calça Ferro.

No primeiro dia de festival, os Groove Addiction subiram a palco e estrearam o seu novo single. Horas antes do espetáculo, falaram com a Fama TV.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Famosa “Igreja do Barco” em Vila do Conde faz hoje 37 anos

Publicado

em

Comemoram-se, esta quinta-feira, os 37 anos da Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes de Vila do Conde, a conhecida igreja em forma de barco, contruída a poucos metros do mar e embelezada com ícones da cultura marítima dos pescadores locais.

Aberta aos fieis pela primeira vez no dia 04 de agosto de 1985, a cerimónia de abertura foi presidida pelo Arcebispo de Braga D. Eurico Dias Nogueira.

Projetada pelo Padre Manuel Gonçalves, a estrutura foi construída no espaço de três anos e inaugurada já após o falecimento do seu arquiteto.

“Ainda hoje, aquele templo é tido como um projeto arrojado, inovador, que não deixa ninguém indiferente.
Reconhecida por todo o país e no mundo pela sua peculiar forma em barco, a igreja paroquial tornou-se uma referência das Caxinas e da Poça da Barca”, diz a Câmara Municipal de Vila do Conde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

PJ deteve homem suspeito de atear fogo em Guimarães

Publicado

em

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem suspeito da autoria de um incêndio florestal em Guimarães, registado em finais de julho, anunciou hoje aquela força.

Em comunicado, a PJ refere que o incêndio ocorreu em 27 de julho, na freguesia de Prazins (Santa Eufémia) e consumiu cerca de 1.000 metros quadrados de área florestal, constituída principalmente por espécies arbustivas e arbóreas.

“O presumível autor é um homem com 42 anos, que recorreu a chama direta para a ignição do incêndio”, acrescenta.

Diz ainda que, face às condições atmosféricas registadas naquele momento, em que se conjugavam altas temperaturas com um grau de humidade baixo, aliadas à disponibilidade de combustível, “o incêndio evoluiu e colocou em perigo várias habitações e a mancha florestal situada nas proximidades”.

“Só não atingiu outras proporções devido à pronta e eficaz intervenção dos bombeiros das Caldas das Taipas, que assim evitaram a sua descontrolada propagação”, sublinha.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Mulher que incendiou casa em Barcelos com filhos lá dentro ficou em liberdade

Publicado

em

 O Tribunal de Barcelos deixou hoje em liberdade uma mulher suspeita de atear fogo à sua habitação com os quatro filhos menores lá dentro, mas proibiu-a de contactar com as crianças, disse fonte da Polícia Judiciária.

Segundo a fonte, a arguida terá ainda de abandonar a habitação, situada em Vila Frescaínha S. Martinho, concelho de Barcelos.

Fica igualmente proibida de frequentar aquela freguesia.

A mulher, de 36 anos, foi detida na quarta-feira pela Polícia Judiciária (PJ), depois de na véspera ter alegadamente ateado fogo à sua habitação.

Segundo a PJ, a mulher agiu por motivos passionais e num quadro de violência doméstica.

O incêndio provocou a “destruição parcial” do imóvel.

“Não fosse o rápido alerta por populares e a pronta intervenção dos bombeiros e o incêndio teria consumido todo o edificado”, sublinha a PJ, em comunicado.

Uma das filhas da mulher teve de receber tratamento hospitalar, por inalação de fumos.

As quatro crianças ficam, entretanto, ao cuidado do pai, tendo já sido aberto um processo de promoção e proteção de menores, que decidirá sobre o seu futuro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: 20 trabalhadores subcontratados pela Continental despedidos. GNR chamada à empresa

Cerca de 20 trabalhadores da Continental Mabor, subcontratados pela multinacional Schnellecke, foram informados, esta terça-feira, que iriam ser despedidos, uma...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Feira das Cebolas recebe mostra comunitária de Gondifelos

A Feira das Cebolas está agendada para o fim de semana de 27 e 28 de agosto e irá decorrer...

Desportohá 12 horas

Famalicão: Rui Sabino sagra-se campeão nacional nos juvenis de ciclismo de estrada

O famalicense Rui Sabino, da União Ciclismo da Trofa, sagrou-se campeão nacional de juvenis de ciclismo de estrada, na prova...

Desportohá 12 horas

Já estão abertas as inscrições para a Liga de Futsal de Famalicão

A Liga Futsal Famalicão (LFF) informou, esta terça-feira, através de comunicado à imprensa, que se encontram abertas as inscrições para...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Companhia de seguros Macedo’s de Ruivães comprada pela multinacional francesa Vermus

A histórica companhia de seguros Macedo’s, de Famalicão, foi comprada pela multinacional francesa Vermus, numa transacção cujo valor não foi...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Requião organiza festa de “Compra e Venda”

A nona edição da Festa da Compra e Venda realiza-se no próximo fim de semana, dias 13 e 14 de...

Paíshá 15 horas

Avião de combate aos incêndios ficou inoperacional devido à falta de combustível

Um avião de combate a incêndios Canadair tornou-se inoperacional em Portugal devido à falta de combustível. Segundo o Correio da...

Paíshá 15 horas

Calor: Produtores de gelo com dificuldades em satisfazer encomendas. Espanha já começou racionamento

Os supermercados em Espanha estão a limitar o número de embalagens de gelo que vendem por cliente, enquanto em Portugal,...

Paíshá 15 horas

Porto: Crimes violentos e graves estão a aumentar

O Comando Metropolitano do Porto da PSP registou um decréscimo de 4,5% de criminalidade geral em 2021, destacando-se uma diminuição...

Paíshá 15 horas

Edifício mais alto de Portugal será construído em Gaia por 150 milhões e terá 100 metros de altura

O edifício Skyline de 28 andares será construído em Vila Nova de Gaia e deverá custar aos seus investidores israelitas...

pub

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES