Braga
IGAS investiga morte de criança de 4 anos assistida no Hospital de Braga

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje “a abertura de um processo de inspeção para avaliar a qualidade dos serviços prestados” pelo Hospital de Braga a uma menina, de 4 anos, que morreu na semana passada.
A criança, que morava na freguesia de Soutelo, concelho de Vila Verde, deu entrada no Hospital de Braga na manhã de terça-feira com fortes dores abdominais, algumas horas depois foi levada para o bloco operatório e posteriormente transferida para o Hospital de São João, no Porto, mas acabaria por morrer nesse mesmo dia.
“Informamos que foi determinada a abertura de um processo de inspeção para avaliar a qualidade dos serviços prestados a esta criança e à investigação interna desencadeada pelo Hospital de Braga, E.P.E. como resposta às acusações [de alegada negligência médica] que a comunicação social tem veiculado sobre essa mesma assistência”, refere a IGAS.
A IGAS acrescenta que “o processo de inspeção vai ser conduzido pela Equipa Multidisciplinar para a Qualidade dos Serviços Prestados aos Cidadãos”.
“Prezamos a decisão da IGAS em abrir uma investigação, pelo que colaboraremos totalmente com a mesma”, refere o Hospital de Braga.
Em comunicado também hoje divulgado, o Hospital de Braga refere que “não irá divulgar informações sobre o quadro clínico da criança”, salientando que “foram cumpridos todos os procedimentos”.
Contudo, face “às acusações públicas de negligência”, esta unidade hospitalar decidiu abrir um processo interno de averiguações.
“Após avaliação preliminar, [o Hospital de Braga] ressalva que, desde a entrada da criança no Serviço de Urgência, com um quadro clínico extremamente grave, foram cumpridos todos os procedimentos adequados e boas práticas clínicas, com as devidas celeridade e urgência, não havendo, por isso, qualquer fundamento para acusações de negligência”, explica o Hospital de Braga.
Esta unidade hospitalar acrescenta que, paralelamente, “após ter tomado conhecimento das acusações públicas de negligência, abriu um processo interno para averiguação da situação, uma prática comummente adotada perante este tipo de acusações”.
O Hospital de Braga diz ainda “repudiar veementemente as notícias publicadas nos últimos dias, com base em comentários das redes sociais sem fundamento, factos ou critérios de noticiabilidade, acompanhadas por imagens da criança, de 4 anos, e seus familiares”.
O Hospital de São João, no Porto, respondeu que “não iria fazer comentários” sobre este caso.

Braga
PJ detém suspeito de atear fogo ao carro da ex-namorada em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 29 anos suspeito de atear fogo ao carro da ex-namorada em Amares, distrito de Braga, no âmbito de um “quadro continuado” de violência doméstica, anunciou hoje aquela força.
Em comunicado, a PJ refere que os factos ocorreram em 01 de setembro, durante a noite, e provocaram um incêndio que se propagou à mancha florestal adjacente.
“Com tal conduta, para além da destruição total do veículo da ex-namorada, provocou ainda perigo na floresta e nas edificações existentes nas imediações”, sublinha a PJ.
Adianta que o incêndio “foi detetado precocemente” pelos familiares da vítima e alguns vizinhos, que “prontamente tomaram as ações necessárias para evitar a propagação do mesmo, até à chegada dos Bombeiros Voluntários de Amares, assim se evitando danos mais severos”.
A PJ diz que o arguido, que tem problemas de adição, atuou “por motivos fúteis e de forma intencional”.
Aquando da detenção, acrescenta, “manteve permanente postura agressiva e hostil”.
Indiciado pelos crimes de incêndio em veículo e violência doméstica, o arguido vai ser presente a tribunal para interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.
Braga
Braga: D.A.M.A., Cuca Roseta, Carolina Deslandes e Marisa Liz animam Noite Branca em Braga

A cidade de Braga vai “vestir de branco” entre hoje e domingo, num evento que conta 48 horas de animação, incluindo espetáculos com Miguel Araújo, D.A.M.A, Cuca Roseta, Carolina Deslandes e Marisa Liz.
Trata-se da edição 2023 da Noite Branca, que conta com mais de 150 eventos, entre música, teatro, performance, circo contemporâneo, dança, arte pública, circuitos pelo património, exposições e oficinas artísticas.
Haverá cinco palcos, sendo que este ano o principal vai deixar a Praça do Município para se instalar no Pópulo.
Destaque ainda para o Palco Authentica, que vai estar no Largo S. João do Souto e que vai oferecer música jovem e urbana.
Os restantes três palcos ficam no Rossio da Sé, na Praça do Município e na Avenida.
O cartaz de hoje é preenchido por Miguel Araújo, D.A.M.A. Piruka e Karetus.
No sábado, atuam Cuca Roseta, Carolina Deslandes, Blaya e C4 Pedro.
No domingo, será a vez da Orquestra Bamba Social & Tiago Nacarato, Marisa Liz, Tiago AZ e Alfonsvs.
O concerto de Marisa Liz contará com a participação especial da Banda Musical de Cabreiros, de Braga, que está a comemorar o seu 180.º aniversário.
Braga
Criança de três anos cai do segundo andar de prédio em Póvoa de Lanhoso

Uma criança de três anos ficou esta sexta-feira ferida com gravidade depois de cair do segundo andar de uma habitação em Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, informou fonte da Proteção Civil.
O alerta para o acidente foi dado pelas 20:30, para a queda de um menino de três anos de um segundo andar de um prédio.
Fonte do Comando Sub-regional do Ave acrescentou que a criança foi socorrida no local e transportado para o hospital de Braga.
No local estiveram os bombeiros de Póvoa de Lanhoso, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM e a GNR.
-
Paíshá 2 dias
Jovem de 15 anos perda a vida subitamente em aula de Educação Física no Porto
-
Famalicãohá 7 horas
Famalicão pedala para sensibilizar para a preservação do ambiente
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Oliveira S. Mateus celebra o Dia da Freguesia com Mostra Comunitária entre 21 e 23 de setembro
-
Desportohá 1 semana
Veja os golos! Rio Ave FC 1-1 FC Famalicão