Braga
GNR apreende quase 10 toneladas de sardinha pescada ilegalmente em Esposende

A GNR apreendeu hoje apreendeu, no Parque Natural do Litoral Norte (PNLN), em Esposende, 9.954 quilos de sardinha, com o valor presumível de 59.724 euros, anunciou hoje aquela força.
Em comunicado, a GNR refere que, na operação, foram identificados os mestres das duas embarcações de pesca costeira, por pesca ilegal, e elaborados os respetivos autos de contraordenação.
Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!
A GNR explica que, no âmbito de uma ação de fiscalização dirigida à pesca comercial ilegal e à proteção de áreas marinhas protegidas, foram detetadas duas embarcações de cerco a pescar dentro da área marinha do PNLN.
Os mestres das duas embarcações, dois homens de 55 e 58 anos, incorrem numa coima que pode ir até aos 37.500 euros.
A operação foi desenvolvida pela Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Caminha e do Núcleo de Proteção Ambiental de Matosinhos.
A GNR lembra que os recursos marítimos “devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria”.
“O PNLN possui um dos mais elevados índices de biodiversidade do país. A criação de uma área marinha protegida no PNLN tem como objetivos, entre outros, a conservação da biodiversidade marinha, a conservação dos habitats associados ao ecossistema estuarino, a recuperação das populações de espécies exploradas comercialmente e a exploração sustentada dos recursos haliêuticos”, remata.

-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: “Estrelas do Natal” já estão a ser plantadas no jardim dos Paços do Concelho
-
Famalicãohá 1 semana
Escritora famalicense Marta Duque Vaz apresenta livro “A Senhora Clap” este sábado na Universidade do Porto
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Segunda-feira será nublada com ligeira subida das temperaturas
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Escola Secundária Camilo Castelo Branco e EB Júlio Brandão encerradas devido à geve dos profissionais da educação