Guimarães
Mulher gravemente ferida após queda de telhado ficou no local várias horas até ser descoberta em Guimarães

Uma mulher ficou gravemente ferida, este domingo, em Guimarães, na sequência de uma queda de um telhado, com cerca de quatro metros, que estaria a limpar, avança o JN.
Apesar de o alerta ter sido recebido cerca das 00:00, a mulher já estaria ferida desde a tarde, acabando por ser descoberta neste estado, horas mais tarde.
A mulher foi transportada para o Hospital de Braga com ferimentos graves.
Para o local foram destacados a VMER do Hospital de Guimarães e a GNR.

Guimarães
Rancho Folclórico Divino Salvador de Delães anima “Festas em Honra de Santa Apolónia” em Silvares
O Rancho Folclórico Divino Salvador de Delães estará na no dia 10 de abril, segunda-feira, a animar as “Festas em Honra de Santa Apolónia”, na freguesia de Silvares, em Guimarães.
Entre os dias 09 e 10 de abril, serão diversos os momentos de animação e celebração religiosa, que incluem ainda concertos de Walter São Martinho, Naty Vieira e Banda Nova Geração, no domingo.

Guimarães
Hospital de Guimarães vai tratar de doentes com cancro em suas casas

O Hospital de Guimarães lançou hoje o OncoConsigo, um projeto “inovador” que visa a prestação de cuidados a doentes oncológicos no domicílio, promovendo a qualidade de vida do paciente e a “humanização” dos serviços prestados.
“Este projeto pretende levar a atividade que desenvolvemos no hospital de dia de oncologia, em ambulatório, à casa do doente. No fundo é: não vamos aumentar aquilo que já fazemos, mas vamos melhorar o tipo de prestação de cuidados ao doente. Acreditamos que podemos fazê-lo de uma forma mais confortável, na casa do doente, caso esteja interessado e veja isso como benéfico para si e para a sua realidade”, explicou à agência Lusa a diretora do Serviço de Oncologia (SO) do Hospital de Guimarães, Camila Coutinho.
O OncoConsigo consiste na domiciliação da prestação de cuidados a doentes oncológicos, nomeadamente a realização de tratamentos de imunoterapia, de hormonoterapia e de terapêuticas de suporte.
“Como serviço, temos uma identidade que vamos desenvolvendo em função das necessidades dos doentes e focando nas necessidades dos doentes. Portanto é: vamos ter consigo, vamos mais perto dos doentes, é muito na linha da humanização dos cuidados. E também OncoConsigo porque, profissionais, doentes e cuidadores juntos conseguem ultrapassar os desafios que esta doença oncológica impõe”, sublinha a diretora do SO do Hospital de Guimarães, no distrito de Braga.
A próxima etapa do projeto passa por ir “para o terreno” com o objetivo de se fazer um levantamento e uma avaliação por parte dos profissionais de saúde.
“Estivemos a delinear o projeto. Agora vamos, numa primeira fase, para o terreno e temos uma prova de conceito para avaliarmos de que recursos necessitamos para tratar quantos doentes. Vamos para o terreno em fevereiro, março, até junho. Em junho vamos avaliar os resultados e, aí sim, mais concretamente, vamos ter a noção de: para tratar este volume de doentes, precisamos deste tipo de recursos”, acrescentou a responsável clínica.
A diretora do SO do Hospital de Guimarães diz que “ainda é cedo” para quantificar os doentes que vão conseguir tratar no domicílio, mas espera que o projeto OncoConsigo possa vir a ser replicado noutras unidades de saúde do país.
“Nesta fase, vamos ter duas manhãs e duas tardes da nossa normal atividade, vamos alocar profissionais a este projeto, mas estamos ainda numa fase de avaliar e de criar evidências na nossa população de que conseguimos efetivamente acrescentar valor, para depois implementar no terreno, e até, quem sabe, outras unidades, poderem também implementar este tipo de prestação de cuidados”, frisou Camila Coutinho.
Em comunicado, o Hospital de Guimarães refere que a equipa OncoConsigo é composta por enfermeiros e médicos do Serviço de Oncologia e por farmacêuticos dedicados a esta área, contando também com o apoio de vários profissionais envolvidos no tratamento dos doentes oncológicos.
Guimarães
Chamas consomem veículo em Guimarães

Um incêndio deflagrou, na manhã desta segunda-feira, num veículo ligeiro, na Rua da Pisca, na freguesia de Creixomil, em Guimarães.
Para o local foram destacado quatros operacionais e uma viatura dos bombeiros.
O alerta foi registado cerca das 09:30.
Foto: Antônio Gonçalves/DR
-
Desportohá 1 semana
Seleção de Boccia de Famalicão vence Campeonato Nacional de Boccia Sénior Zona Norte
-
Economiahá 1 semana
Governo anuncia aumento salarial de 1% para os funcionários públicos
-
Desportohá 6 dias
GD Natação Famalicão conquista 3 medalhas de ouro e uma de prata no Duatlo de Viana
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Praça-Mercado recebe projeto “Infinito Hotel” do INAC esta quarta-feira