Siga-nos nas redes

Braga

Penas de 18 e 17 anos de prisão para casal que matou idosa por asfixia para alterar testamento

Publicado

em

O Tribunal de Braga condenou esta terça-feira a penas de 18 anos e 17 anos de prisão um casal que em novembro de 2020 matou uma mulher por asfixia, naquela cidade, para impedir que a vítima alterasse o testamento.

A pena mais elevada, de 18 anos e oito meses, foi aplicada ao elemento masculino do casal.

A mulher foi condenada a 17 anos e seis meses.

Os arguidos, ele com 52 anos e ela com 49, foram condenados pelos crimes de homicídio qualificado, profanação de cadáver e burla informática.

Segundo o tribunal, a vítima, de 69 anos, tinha outorgado, em fevereiro de 2020, o testamento em nome do elemento masculino do casal, com quem teria mantido uma relação amorosa.

Posteriormente, a vítima encetou uma relação amorosa também com o elemento feminino do casal.

Entretanto, e porque a relação “se viesse paulatinamente a deteriorar”, a vítima anunciou a terceiros a sua intenção de revogar o testamento e instituir a sua sobrinha como sua universal herdeira.

Os arguidos terão então “gizado um plano” para tirar a vida à vítima, antes que ela concretizasse o seu anúncio.

Um plano posto em prática na madrugada de 02 para 03 de novembro, numa altura em que a vítima dormia na residência do casal, no Fujacal, cidade de Braga.

Os arguidos colocaram-se em cima da vítima e pressionaram uma toalha embebida em lixívia na sua boca e no seu nariz, acabando por a asfixiar.

O arguido foi depois fazer alguns levantamentos numa caixa multibanco, com o cartão da vítima, enquanto a arguida se apoderou de um fio e de um anel de ouro.

Os arguidos tentaram ainda convencer duas agências funerárias a enterrarem a vítima sem ser dado conhecimento às autoridades policiais e de saúde, mas sem sucesso.

Perante isso, taparam o corpo com lençóis, meteram-no na mala do carro e foram depositá-lo num caminho estreito de terra batida, junto à residência da vítima.

Em tribunal, os dois arguidos acusaram-se mutuamente da autoria do homicídio, mas o tribunal deu como provado que agiram em coautoria.

O coletivo de juízes sublinhou a “extrema gravidade” e a “elevada censurabilidade” da atuação dos arguidos, designadamente pela utilização de um meio insidioso.

Os arguidos terão ainda de pagar indemnizações de cerca de 30 mil euros a familiares da vítima.

Foto: DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Braga

Sede de Junta de Freguesia de Celeirós assaltada e vandalizada em Braga

Publicado

em

Por

A sede da Junta de Freguesia de Celeirós, em Braga, foi assaltada e vandalizada na madrugada de hoje, causando prejuízos “ainda não contabilizados mas seguramente consideráveis”, disse o presidente.

Segundo Carlos Miguel, foram estroncadas duas janelas e seis portas, com recurso a um pé-de-cabra.

“Viraram tudo de pernas para o ar, ao que tudo indica à procura de dinheiro, mas apenas encontraram algumas moedas. Os prejuízos decorrem essencialmente dos estragos”, referiu.

Disse ainda que “ninguém tocou” nos cadernos eleitorais e nos boletins de voto antecipado.

O edifício, que alberga também a sede de um grupo folclórico e de um clube desportivo, não tem alarme.

A GNR tomou conta da ocorrência.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Carro destruído após incêndio em garagem em Braga

Publicado

em

Por

Um veículo ligeiro ficou completamente carbonizado após um incêndio, na manhã desta sexta-feira, em Fraião, Braga, avança o jornal O Minho.

De acordo com a mesma fonte, a condutora do veículo, da marca Mini, acabava de regressar a casa depois de ter levado o seu filho à escola, quando o veículo começou a arder numa área comum da garagem.

O alerta foi registado às 09:06.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

PSP deteve suspeito de diversos furtos em estabelecimentos em Braga

Publicado

em

Por

A PSP deteve um homem de 32 anos “fortemente suspeito” de “diversos” furtos qualificados, ocorridos maioritariamente em estabelecimentos na cidade de Braga, anunciou hoje aquela força.

Em comunicado, a PSP refere que o suspeito foi detido na segunda-feira, no cumprimento de um mandado judicial.

O detido vai ser presente no Tribunal Judicial de Braga, para aplicação de medidas de coação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

PS acusa escolas de Braga de negarem refeições a crianças por falta de pagamento

Publicado

em

Por

O vereador socialista na Câmara de Braga Hugo Pires denunciou esta segunda-feira que há crianças que ficam sem almoçar em algumas escolas do concelho cujas refeições são geridas pela empresa municipal Bragahabit, por falta de pagamento por parte dos pais.

Na resposta, o presidente da Câmara, Ricardo Rio, disse que a Bragahabit tem a haver mais de 30 mil euros de refeições em atraso e sublinhou que “quem pode pagar, tem de pagar”.

Para Hugo Pires, trata-se de um caso de “insensibilidade social”, já que “as crianças não podem ser tratadas como números”.

Admitindo que o orçamento municipal “não estica”, acrescentou que é preciso fazer escolhas.

“Se o PS tivesse que pôr em cima da mesa uma grande ‘Noite Branca’ ou um apoio às famílias ou crianças mais carenciadas, não teria dúvidas do que escolheria”, apontou.

O socialista aludiu a escolas em que a lista dos devedores é afixada à porta e as refeições são negadas às crianças.

“É um assunto muito complexo, muito delicado”, disse ainda aquele vereador socialista, lembrando que a pandemia de covid-19 veio agravar ainda mais a situação de muitos orçamentos familiares.

Segundo Hugo Pires, nos casos em que as refeições são geridas pelas juntas de freguesia, estas acabam por assumir os respetivos custos, para que nenhum aluno fique sem refeição.

O presidente da Câmara contrapôs que, numa recente reunião com o administrador da Bragahabit, ficou decidido que a empresa irá notificar todos os pais em incumprimento, informando-os que, caso estejam em situação para que o seu escalão seja revisto, poderiam beneficiar, retroativamente, da respetiva redução ou isenção.

Caso contrário, têm de pagar, “sob pena de os seus filhos não poderem receber” a refeição.

“Isto não é insensibilidade social, é a verdadeira justiça social. Quem não pode pagar, não paga. Quem pode pagar, tem de pagar. Se não pagar, está a prejudicar as outras famílias que não têm condições para o fazer”, acrescentou Ricardo Rio.

O presidente do município disse ainda que não conhece “a prática que é adotada” em cada uma das escolas face ao incumprimento por parte dos pais.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Colisão entre mota de entregas e carro faz um ferido grave em Braga

Publicado

em

Por

Uma pessoa ficou gravemente ferida apíos uma colisão entre uma mota e um veículo ligeiro de passageiros, junto às instalações da Volvo, em São Vicente, Braga.

De acordo com os Bombeiros Voluntários de Braga, a vítima foi transportada para o Hospital de Braga.

Equipas da VMER e PSP também foram destacadas para o local.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Carro queimado em Esposende tinha “bilhete” com ameaça. PJ investiga possível crime em série

Publicado

em

Por

Um veículo ligeiro ficou completamente carbonizado, na madrugada do último domingo, após um incêndio, quando estava estacionado em Esposende, na rua António Pascoal, avança o E24.

A Polícia Judiciária investiga agora o sucedido e possibilidade de fogo posto, já que o veículo, foi encontrado com uma mensagem escrita num papel, contendo uma ameaça.

As autoridades analisam até a ligação desta ocorrência a outra semelhante, também em Esposende, onde outra viatura queimada foi encontrada com uma mensagem semelhante.

Sem que tenha sido revelado o teor de tal mensagem, sabe-se agora que esta será usada pela PJ na investigação.

Foto: E24 / DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Distrito de Braga: ASAE apreende 2 toneladas de carne e fecha entreposto frigorífico

Publicado

em

Por

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu quase dez toneladas de géneros alimentares de origem animal, na sequência de ações de fiscalização, tendo encerrado um entreposto frigorífico, anunciou hoje a entidade.

Em comunicado, a ASAE dá conta de que realizou duas operações de fiscalização a entrepostos frigoríficos, no distrito de Braga e em Mondim de Basto, através da Unidade Regional do Norte — Unidade Operacional de Mirandela.

“No que se refere ao entreposto situado em Mondim de Basto, foram apreendidas cerca de oito toneladas de produtos de origem animal com suspensão da atividade por falta do número de controlo veterinário e falta de licenciamento”, lê-se no comunicado.

No entreposto de Braga, a ASAE apreendeu 1.780 quilos de géneros alimentares de origem animal, “por falta de requisitos e rastreabilidade”.

Depois de terem sido submetidos a perícias, 880 quilos foram considerados “anormais avariados pelo facto de apresentarem notória formação de cristais de gelo na sua superfície, desidratação e descoloração, provocados pela exposição ao frio, sendo que a generalidade tinha ultrapassado a data-limite de consumo”.

Segundo a ASAE, o operador económico recondicionava os produtos sem licenciamento, alterando as condições de conservação, passando de fresco para congelado e colocando novas etiquetas nos produtos para alterar as datas limite de consumo, algo que “colocava em causa a rastreabilidade e condição dos produtos”.

Além disso, a ASAE apreendeu material de etiquetagem usado para rotular irregularmente os produtos, “estimando-se um valor global da apreensão em 58 mil euros”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Distritos de Braga e Porto sob aviso amarelo devido às baixas temperaturas

Publicado

em

Por

Braga, Porto e outros 13 distritos do continente estão, este sábado, sob aviso amarelo.

Até às 11h00 de domingo, o IPMA prevê a persistência de valores baixos da temperatura mínima, com valores negativos na Guarda (-5º), Vila Real e Bragança (-2º).

Além daqueles três distritos, estão sob aviso amarelo Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Leiria, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu.

Quanto a Faro, o aviso é válido até às 18h00 de domingo e deve-se a agitação marítima.

O IPMA prevê para este sábado no continente céu pouco nublado ou limpo, formação de geada, em especial no interior, e pequena descida da temperatura mínima no Norte e Centro.

Também se prevê vento fraco a moderado (até 30 quilómetros por hora) do quadrante leste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) na costa Sul do Algarve a partir da tarde, e moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas, por vezes com rajadas até 70 km/h no Norte e Centro.

O IPMA alerta ainda para a formação de geada, em especial no interior e vales abrigados do litoral.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Incêndio em motor danifica dois veículos estacionados em Braga

Publicado

em

Por

Um automóvel incendiou-se, ao início da noite desta segunda-feira, ficando carbonizado e acabando por danificar outro veículo que se encontrava estacionado ao seu lado, em Braga.

De acordo com o s Bombeiros Voluntários de Braga, estes terão sido alertados por um dos condutores que detetou a combustão no motor.

No local estiveram também os Bombeiros Sapadores de Braga e elementos da GNR.

Fotos: Bombeiros Voluntários de Braga / DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Homem de 60 anos morre atropelado em Barcelos

Publicado

em

Por

Um homem na casa dos 60 anos morreu, ao início da noite deste domingo, após ter sido atropelado, na Estrada Nacional 103, em Martim, Barcelos, avança o jornal O Minho.

De acordo com a mesma fonte, a vítima seguia a pé quando foi atingida por uma Ford Transit, que o deixou com ferimentos graves e em paragem cardiorrespiratória.

Cenário que se viria a provar fatal momentos mais tarde.

Foto: O Minho / DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Jornal

Rádio

Artigos Recentes

Paíshá 52 minutos

Menina morre em acidente no Entroncamento

Uma menina de quatro anos morreu ontem na sequência de uma colisão entre dois veículos ligeiros na Estrada da Barroca,...

Famalicãohá 1 hora

Sem-abrigo em Famalicão: da realidade dura da rua ao amparo de um teto

Não se sabe ao certo quantos existem no concelho, até porque o número vai variando, mas, neste momento, estão sinalizados...

Paíshá 1 hora

Desigualdade. Metade da riqueza em Portugal pertence apenas a 5% da população

Portugal está cada vez mais desigual: 42% da riqueza do país está concentrada em apenas 5% da população. A diferença...

Mundohá 15 horas

Europa abandona restrições mesmo com subida de infeções. É o adeus à covid-19

Da reabertura de bares e restaurantes ao abandono dos requisitos legais para máscaras, muitas das maiores economias da Europa agora...

Paíshá 15 horas

Infeções aumentaram 83% nas crianças com menos de 10 anos nos últimos 14 dias

A faixa etária com “incidência cumulativa a 14 dias mais elevada correspondeu ao grupo das crianças com menos de 10...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão implementa “policiamento de proximidade” com agentes em bicicletas elétricas

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão apresenta oficialmente, esta segunda-feira, o seu novo destacamento, focado no “policiamento de...

Paíshá 16 horas

Covid-19: Só há 2 concelhos (em 308) abaixo do nível máximo de incidência e são ambos nos Açores

O número de concelhos abaixo do nível máximo de incidência de infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2 baixou esta semana de cinco...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Duas pessoas feridas após despiste na A7

Duas pessoas ficaram feridas, na tarde desta sexta-feira, após um despiste ao quilómetro 27 da A7, antes da saída para...

Paíshá 17 horas

Auchan apresenta plataforma ‘online’ “Medicamento Certo”

A Aucan apresenta a plataforma “Medicamento Certo”, desenvolvida por uma equipa de farmacêuticos da startup portuguesa SerFarma, esta solução digital...

Paíshá 17 horas

Assaltantes sequestram e agridem vendedor de tabaco em Paços de Ferreira

Um homem de 31 foi sequestrado, esta quinta-feira, em Paços de Ferreira, por um grupo de assaltantes que o atacavam...

Paíshá 18 horas

Jerónimo diz que Costa e Rio já fizeram um “acordo de cavalheiros” para poderem “governar à vontade”

O secretário-geral do PCP dramatizou hoje o discurso e apontou incoerência ao secretário-geral socialista, António Costa, por dizer que está...

Famalicãohá 19 horas

Famalicenses Irrequietos com Margarida Oliveira

Conheça melhor esta famalicense, que se destaca por oferecer ajuda a quem mais precisa e cuja a paixão pelo mundo...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Taxa de infeções regista subida de quase 3.000

Os dados da Direção-Geral da Saúde referentes à incidência de novos casos da covid-19, das duas últimas semanas, no concelho...

Paíshá 19 horas

Covid-19: Mais 44 mortos e 63.833 novos infetados nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 44 óbitos provocados pela pandemia e 63.833 os casos de infeção, segundo o relatório diário emitido...

Bragahá 20 horas

Sede de Junta de Freguesia de Celeirós assaltada e vandalizada em Braga

A sede da Junta de Freguesia de Celeirós, em Braga, foi assaltada e vandalizada na madrugada de hoje, causando prejuízos...

Regiãohá 21 horas

Suspeito de aliciar e burlar jovens futebolistas detido em Braga por alegado auxílio à imigração ilegal

O homem detido em Braga por alegado auxílio à imigração ilegal é suspeito de aliciar e burlar jovens promessas do...

Paíshá 22 horas

Bebé de 8 dias morre após atraso nos serviços de emergência médica. Ordem dos Médicos pede investigação

A Unidade de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) revelou hoje que vai instaurar um inquérito para apurar as circunstâncias da...

Economiahá 22 horas

Gasolina volta a subir 1,5 cêntimos esta segunda-feira. Gasóleo sobe 1 cêntimo

A gasolina simples deverá subir 1,5 cêntimos por litro, já na próxima segunda-feira, enquanto que o gasóleo deverá registar uma...

Paíshá 23 horas

Despiste provoca a morte de 3 pessoas em madrugada trágica esta sexta-feira

Três pessoas morreram e duas ficaram feridas após um violento despiste, na madrugada desta sexta-feira, na Avenida das Forças Armadas,...

Bragahá 23 horas

Carro destruído após incêndio em garagem em Braga

Um veículo ligeiro ficou completamente carbonizado após um incêndio, na manhã desta sexta-feira, em Fraião, Braga, avança o jornal O...

Arquivo

FAMA NAS REDES