Siga-nos nas redes

Região

Xanana Gusmão presente na Fábrica do Livro este fim de semana em Santo Tirso

Publicado

em

A iniciativa A Fábrica do Livro, a decorrer em Santo Tirso sábado e domingo, vai “unir a literatura e cultura à inclusão social” com jogos, sessões de autógrafos e teatro, contando com a presença de vários autores.

O programa do evento, que vai ter lugar na Fábrica de Santo Thyrso, conta com nomes como Xanana Gusmão, Sónia Sultuane, Tito Mba Ada, Richard Zimler, Carlos Canhoto, Eugénio Bezerra ou Nuno Nepomuceno e ainda a apresentação do Prémio Literário e Ilustração Infantojuvenil A Fábrica do Livro, com coorganização da Editorial Novembro, atribuído a João Pedro Bernardo e Inês Costa com a obra “O que esconde a barriga da cobra”.

Com organização a cargo do E.Leclerc Lordelo-Guimarães, A Fábrica do Livro tem um caráter solidário, pelo que parte do valor das vendas do Mercado do Livro vai reverter a favor da Associação para o Planeamento da Família (APF), sendo que os livros disponíveis contam com um desconto de 10%.

A Fabrica do Livro tem entrada gratuita e arranca sábado, às 14:30, com uma atuação musical da escritora Olinda Beja, estando as atividades divididas em três secções: Espaço Lusofonia, Palco e o Espaço de Contos, além das sessões de autógrafos.

No primeiro dia vão marcar presença no Espaço Lusofonia Emílio Lima, Carlos Canhoto e Ecineta com uma prova gastronómica moçambicana.

A Companhia de Teatro de Santo Tirso, com a peça “Baú dos Malvados”, abre o espaço Palco, seguindo-se a entrega do Prémio Literário e de Ilustração Infantojuvenil A Fábrica do Livro a João Pedro Bernardo e Inês Costa, e o lançamento do livro “Mutilação Genital Feminina”, do embaixador da Guiné Equatorial em Portugal, Tito Mba Ada, acompanhado do Maestro Gorsy Edu.

O sábado é ainda marcado pela apresentação dos livros “A aldeia das almas desaparecidas – Parte I” e “A Cegonha sem vergonha”, de Richard Zimler, que apadrinha o evento, das coleções “Série Afonso Catalão” e “Trilogia Freelancer” de Nuno Nepomuceno, do livro “Do rock a Compostela”, de Maria Alice Medina, e ainda da obra “Somos todos estranhos – até percebermos que isso é normal”, de António Raminhos, acompanhado pela psicóloga clínica Rita Tavares Fonseca e pela comunicadora Liliana Faria.

João Pedro Bernardo e Xanana Gusmão abrem as sessões de autógrafos do primeiro dia da iniciativa que continua com Tito Mba Ada, Olinda Beja, Manuel Forno, Daniel Goose (pseudónimo de Rui Marcelinho), Eugénio Bezerra, Raquel Garcez Pacheco, Nuno Nepomuceno, M. G. Ferrei, Eusébio André, Ricardo Ribeiro e Maria Alice Medina.

No domingo, a programação arranca no Espaço Lusofonia com a atuação do Maestro Gorsy Edu, seguindo-se Alberto Magassela, Davide Tembe, Helena Langa e o espetáculo de dança a cargo do Grupo de estudantes timorense GET-PORTO, terminando com uma Oficina de Parangolês e a demonstração de criação de bonecas com Sabina Figueiredo.

O espaço Palco recebe o lançamento dos livros “Abraça as emoções”, de Raquel Queirós Pinto, a hora do conto, com o embaixador da Fundação da Liga Portugal Helton, a coleção “O Bando das Cavernas”, de Nuno Caravela, com a companhia de Luísa Peixoto em interpretação de Língua Gestual Portuguesa.

Segue-se a apresentação dos livros “A Raridade das Coisas Banais”, de Pedro Chagas Freitas, “Desenmerda_te” e “Tele Trabalho”, de Fernando Moreira, e a Companhia de Teatro de Santo Tirso com a peça “aBraços“, entre outros momentos da programação.

O espaço de Contos contará, sábado, com Miliu Loureiro, domingo com Rui Ramos e em ambos os dias, com animações, pinturas faciais, magia ‘close-up’, modelagem de balões e caricaturistas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Braga

Bosch de Braga passa a desenvolver ‘software’ para sistemas de segurança automóvel e cria equipa de 20 engenheiros

Publicado

em

A Bosch vai criar, em Braga, uma nova equipa de desenvolvimento de ‘software’ para sistemas de segurança automóvel, concretamente airbags e travões, anunciou hoje aquela multinacional alemã.

Em comunicado, a Bosch refere que a nova equipa será criada no início de 2023 com cerca de 20 engenheiros de ‘software’, mas o objetivo passa por recrutar mais 60 perfis especializados até ao final do próximo ano.

A nova equipa será responsável por desenvolver sistemas de ‘software’ embebido para airbags e travões de última geração para a mobilidade do futuro, tecnologias que, acrescenta a empresa, “vão representar um marco na inovação e no futuro dos sistemas de segurança de veículos de passageiros, bem como nos futuros veículos autónomos”.

“A partir de Braga, vamos contribuir para o objetivo de continuar a salvar vidas, tornando a condução mais segura e confortável”, refere Carlos Ribas, representante da Bosch em Portugal e administrador técnico da Bosch em Braga.

Para a instalação desta nova área de I&D em Braga, a Bosch vai reforçar as suas equipas com perfis especializados em engenharia de software, estando agendado para 13 e 14 de janeiro um evento de recrutamento do qual os participantes poderão sair já com uma proposta de trabalho.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Esposende: Agitação marítima leva ao fecho da barra marítima

Publicado

em

A barra marítima de Esposende encontra-se fechada a toda a navegação este domingo, devido à agitação marítima, segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Esposende não é caso único, na medida em que a barra marítima do Portinho da Ericeira também está encerrada e as da Póvoa do Varzim, de Vila do Conde e da Figueira da Foz encontram-se condicionadas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros, na Costa Ocidental, este domingo.

Foto: Global Imagens

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Trofa: Meninos Cantores trazem “Cantata de Pedra” à Casa da Cultura

Publicado

em

Os Meninos Cantores do Município da Trofa apresentam o espetáculo “Cantata de Pedra”, este domingo, pelas 11 da manhã, na Casa da Cultura. A cantata tem texto e música de Mário João Alves e surge a partir do livro “José, Será Mago?”.

O coro dos Meninos Cantores do Município da Trofa, foi fundado em de 1999. É formado por cerca de 40 elementos e dirigido desde a sua fundação pela maestrina Antónia Maria Serra.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Criança de 6 anos perde a vida após queda de 2.º andar de prédio em Braga

Publicado

em

Uma criança de seis anos perdeu a vida, esta sexta-feira, depois de ter caído do segundo andar de um prédio, na freguesia de Lamaçães, em Braga.

O óbito foi declarado no local pelas equipas de socorro.

Uma unidade de intervenção psicológica foi destacada para o local para apoiar os familiares da criança.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão Lés a Lés: Especial “Natal n’Aldeia” em Pedome

Publicado

em

O Grupo Recreativo Amigos de Calça Ferros, (Gracafe), vai promover na freguesia de Pedome mais uma edição do “Natal n’Aldeia”, entre 7 de dezembro e 8 de janeiro, com dias repletos de atividade. Este é o mote para a converso com o presidente da Gracafe, Filipe Abreu.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

GNR apreende 380 litros de aguardente em Fafe no valor de 4 mil euros

Publicado

em

A GNR apreendeu na terça-feira, em Fafe, no distrito de Braga, 380 litros de aguardente no valor de quatro mil euros, adiantou hoje esta força policial.

Em comunicado, a GNR refere que, além desta apreensão, foi constituído arguido um homem, de 47 anos.

No âmbito de uma investigação por introdução fraudulenta no consumo, que decorria há cerca de dois meses, os militares realizaram buscas numa destilaria e armazém.

Durante as mesmas, os militares detetaram aguardente armazenada em local não autorizado pela autoridade aduaneira competente, “escapando” deste modo às obrigações tributárias de declaração e pagamento dos impostos incidentes, referiu.

“O valor da aguardente apreendida ascende a quatro mil euros, sendo que a sua comercialização ilícita teria causado um prejuízo ao Estado de cerca de cinco mil euros”, frisou a GNR.

A GNR apreendeu, ainda, um alambique composto por duas colunas de cobre.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Solução que permite a deteção precoce de doenças respiratórias desenvolvida na Universidade do Minho

Publicado

em

Uma spin-off da Universidade do Minho desenvolveu uma solução que permite a deteção precoce de doenças respiratórias e, dessa forma, “salvar vidas”, anunciou a Agência Nacional de Inovação (ANI).

Em causa o eRDT IPLEMEXED, projeto que venceu o Born from Knowledge (BFK) Awards, atribuído na terça-feira pela ANI, no âmbito do Altice International Innovation Award.

Em comunicado, a ANI refere que aquele projeto permite fazer em casa e em apenas 20 minutos o diagnóstico de doenças respiratórias, que até aqui demorava entre dois e sete dias e era feito em contexto hospitalar.

Desenvolvida pela IPLEXMED, uma start-up de Braga que conta com parceiros como a Universidade do Minho e o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, a solução apresenta uma plataforma de diagnóstico não invasiva, em contexto doméstico, de infeções respiratórias clínicas.

“Existem doenças que não deixam muita margem de manobra para diagnósticos, levando muito tempo a marcar exames. A solução da IPLEXMED é portátil, oferecendo resultados rápidos e práticos. O sistema funciona com um cartucho que recolhe amostras de saliva, por exemplo, inserido no módulo, que por sua vez é ligado ao PC, acedendo à sua base de dados”, explica o comunicado.

A solução tem sensores de grafeno que capturam moléculas, dando resultados em 20 minutos.

Pode ser aplicada a qualquer pessoa, reduzindo de dias para minutos a deteção precoce de doenças, salvando dessa forma vidas.

O negócio da IPLEXMED é fornecer os equipamentos a centros de saúde, mas também diretamente aos pacientes.

A tecnologia consegue fazer diferentes análises com apenas uma amostra.

Atualmente, há cerca de mil milhões de pessoas que sofrem de doenças respiratórias crónicas.

Destas, aproximadamente 380 milhões são diagnosticadas com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), a terceira causa de morte em todo o mundo.

“Doentes de doenças pulmonares crónicas são altamente vulneráveis a bactérias multirresistentes, a principal causa de exacerbação dos sintomas e de morte”, remata o comunicado, para relevar a importância da deteção precoce.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Lusodescendente de Barcelos foi a primeira mulher a arbitrar um jogo do Mundial masculino

Publicado

em

Stéphanie Frappart tornou-se na primeira mulher a arbitrar num Mundial masculino, um atestado da qualidade e rigor desta lusodescendente, com raízes em Barcelos e das suas assistentes Neuza Back e Karen Díaz, que dirigiram, esta quinta-feira o jogo entre a Alemanha e a Costa Rica.

Mas, Stéphanie Frappart já está habituada a fazer história: foi a primeira mulher a arbitrar na Liga 2 masculina, depois na Ligue 1 em França e a primeira mulher a arbitrar na Liga dos Campeões e na Supertaça da Uefa.

Começou a dirigir jogos dos escalões de formação aos 13 anos.

Os seus verões, enquanto jovem eram passados junto da família na freguesia de Tamel, onde ainda tem familiares.

A decisão da Fifa, então, de nomear uma equipa de árbitros composta apenas por mulheres para arbitrar o jogo da Alemanha contra a Costa Rica contrariou a tendência de um torneio que se curvou à pressão dos seus anfitriões.

Num país onde as mulheres do Qatar são obrigadas a obter permissão de um tutor masculino para casar, trabalhar, viajar para o estrangeiro, estudar e mais, três mulheres aqueceram no Estádio Al Bayt prontas para fazer história num país que provavelmente não lhes permitiria fazer o que fazem se fossem elas o Qatar.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Quatro feridos um deles grave após colisão entre carro e camião na EN205 entre Barcelos e Póvoa

Publicado

em

Quatro pessoas ficaram feridas, uma delas gravemente, na sequência de uma colisão entre um carro e um camião, na EN 205, entre a Póvoa de Varzim e Barcelos.

Para o local do acidente foram destacados os Bombeiros da Póvoa de Varzim, assim como militares da GNR.

Tudo aconteceu ao final da tarde desta quinta-feira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Santo Tirso oferece atrações e atividades natalícias de 01 a 31 de dezembro

Publicado

em

De 1 a 31 de dezembro, Santo Tirso volta a viver a magia do Natal, com um programa de animação que, este ano, conta com atividades na Praça 25 de Abril e, também, na Praça Conde S. Bento.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Desportohá 7 horas

Mundial 2022: Portugal vence Suíça por 6-1 e está nos quartos de final da competição

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os quartos de final do Mundial de 2022, ao golear a Suíça...

Famalicãohá 9 horas

Desespero nas urgências de Famalicão. Espera já ultrapassa oito horas

O relato chega-nos de vários doentes que estão, esta terça-feira, dia 6 de dezembro, na sala de espera das urgências...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Atropelamento em Bente Cardal

Na tarde desta terça-feira ocorreu um atropelamento em Bente Cardal, junto à Ribapão. Os Bombeiros de Famalicão foram acionados, tendo...

Paíshá 18 horas

Agricultura vai continuar com dificuldades mesmo que a inflação pare

“Mesmo que a inflação pare”, o preço dos produtos agrícolas aumentará “durante algum tempo”, adverte o líder da PAC, que...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Partido Chega promoveu debate sobre situação política no país

No dia 1 de dezembro, a Comissão Política Concelhia do Partido Chega de Famalicão, organizou uma palestra inserida no seu...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Chef Álvaro Costa traz doces e outros sabores de Natal à Praça-Mercado

O Chef Álvaro Costa, que ao longo deste ano assumiu a função de Chef residente da cozinha experimental da Praça...

Desportohá 18 horas

Grupo Desportivo de Natação de Famalicão sobe à 1.ª Divisão Nacional

O Grupo Desportivo de Natação de Famalicão, fez uma vez mais história nos Campeonatos Nacionais de Clubes, este fim de...

Desportohá 18 horas

Famalicão: Conheça os resultados da Divisão de Honra da AF Braga

Disputou-se no passado fim de semana, dias 3 e 4 de dezembro, a décima-primeira jornada da Divisão de Honra da...

Desportohá 18 horas

Famalicão: Conheça os resultados do Distrital da 1ª Divisão

Disputou-se no passado fim de semana, dias 3 e 4 de dezembro, a nona jornada do Distrital da primeira divisão...

Desportohá 18 horas

Famalicão: Conheça os resultados da 13ª jornada do Pró Nacional da AF Braga

Disputou-se no passado fim de semana, dias 3 e 4 de dezembro, a 13ª jornada do Pró Nacional da AF...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES