Braga
Ex-notária acusada de se apropriar de mais de 67 mil euros de clientes em Braga

O Ministério Público (MP) acusou uma ex-notária de 34 crimes de peculato por, alegadamente, se ter apropriado de quase 68 mil euros de clientes, anunciou hoje a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP).
Em nota publicada na sua página da Internet, a PGRP conta que a arguida, entre 2012 e 2018, “então no exercício das funções de notária” nos concelhos de Vieira do Minho e de Amares, no distrito de Braga, e de Montalegre, no distrito de Vila Real, “se apropriou de quantias no montante global” de 67.805 euros.
Quantias, refere a PGDP que cita a acusação, “que lhe foram entregues por clientes, para que, no âmbito daquelas funções, realizasse pagamentos ligados aos atos que celebrava, nomeadamente de impostos e de atos registrais”.
Na acusação, o MP pede que a arguida seja igualmente condenada a pagar ao Estado os quase 68 mil euros “por constituir vantagem económica da atividade económica que desenvolveu, sem prejuízo dos direitos dos ofendidos, caso venham a ser exercidos”.
O despacho de acusação foi proferido em 24 de outubro pelo MP no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Braga (1ª secção).

Braga
José Malhoa, Quatro e Meia, Plutónio e mais animam o São João de Braga

O “mestre do cavaquinho” Júlio Pereira, os Quatro e Meia e o rapper Plutónio são alguns dos nomes da edição 2023 do São João de Braga, que vai decorrer de 16 a 25 de junho, foi hoje anunciado.
Segundo o presidente da Associação de Festas, Firmino Marques, do cartaz fazem ainda parte José Malhoa, Zezé Fernandes e o “músico da casa” Daniel Pereira Cristo, coordenador do cancioneiro sanjoanino bracarense “São João Hoje”.
“Vão ser 10 dias de festa, com 164 iniciativas, com 365 entidades envolvidas e com 270 horas de programação”, referiu o responsável.
O programa inclui sete cortejos, sete exposições e dois concursos, um dos quais de cascatas e o outro de farturas da festa.
As festividades vão manter os habituais momentos dedicados ao cavaquinho, aos cabeçudos e gigantones, ao folclore e à etnografia, aos cantares ao desafio e às concertinas.
Este ano, o programa dá particular destaque às bandas filarmónicas, em especial aos 180 anos da Banda Musical de Cabreiros.
A Praça do Município vai acolher a feira do artesanato, com 20 ‘stands’.
Na apresentação do programa, o presidente da Associação Empresarial de Braga, Daniel Vilaça, disse que as previsões apontam para que passem pela festa 500 mil pessoas, o que deverá provocar um impacto económico de 20 milhões de euros.
Números “aproveitados” pelo presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, para destacar que aquelas são festividades com um “programa único a nível nacional”, pela riqueza, diversidade e qualidade das iniciativas.
“São dias em que Braga vai estar a bombar”, referiu ao autarca.
Rio sublinhou ainda a “componente absolutamente distintiva” do São João de Braga, por esta festa ser “o corolário” do trabalho levado a cabo durante todo o ano pelas associações do concelho em nome da preservação das tradições.
Braga
Homem de 57 anos perde a vida após ser atingido por queda de árvore em Esposende

Um homem de 57 anos morreu hoje após ter sido atingido por uma árvore “de médio porte”, durante um abate que decorria numa bouça nas Marinhas, Esposende, disse fonte dos bombeiros.
Segundo a fonte, a vítima não estava envolvida nas operações de abate.
“Ou estava a assistir ao abate ou a passar no local”, referiu.
A fonte acrescentou que ainda foram feitas manobras de reanimação, mas o óbito acabou por ser declarado no local.
O alerta foi dado pelas 15:08.
Para o local, foram mobilizados os Bombeiros Voluntários de Esposende, uma viatura médica de reanimação e emergência e uma equipa de psicólogos do INEM.
A GNR tomou conta da ocorrência.
Braga
Braga vai oferecer 500 postos de trabalho até 2024 em empresas da área tecnológica

O concelho de Braga vai acolher, até 2024, mais seis multinacionais e empresas tecnológicas, que criarão 500 novos postos de trabalho, anunciou hoje o presidente da Câmara.
Falando durante a 6.ª Semana da Economia, que decorre em Braga até sexta-feira, Ricardo Rio especificou que uma só uma destas empresas, uma multinacional japonesa, vai criar 200 postos de trabalho.
Um grupo espanhol aponta para 100 empregos, os mesmos que outra multinacional, mas da Suíça.
O autarca deu ainda conta da contínua descida do desemprego no concelho, que passou de 14,7 por cento em inícios de 2014 para 5,6 por cento em abril de 2023.
Ricardo Rio sublinhou também o quarto lugar que Braga ocupa no ranking nacional das exportações, atrás de Lisboa, Palmela e Vila Nova de Famalicão.
Braga registou, em 2022, exportações no valor de 2,5 mil milhões de euros, o que significa 3,22% das exportações nacionais.
-
Desportohá 1 semana
Famalicaõ: Atleta do “Joane Corre Corre” conquista 2.º lugar na Mia Maratona do Douro Vinhateiro”
-
Desportohá 1 semana
Famalicão: Mais de 1.500 crianças vão marchar pelas ruas nestas Festas Antoninas a 09 de junho
-
Desportohá 6 dias
Centenas de atletas participam na festa da da candidatura de “Famalicão a Cidade Europeia do Desporto este domingo
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão: S. Paio de Seide realiza Festa em Honra de Nossa Senhora do Parto entre 16 e 18 de junho