Póvoa de Varzim
Sobe pra nove o numero de mortos causados pelo surto de legionella “nortenho”

O surto de legionella que afeta os concelhos de Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Matosinhos fez mais uma morte, esta terça-feira, segundo a Administração Regional de Saúde no Norte (ARS-N), aumentando para nove o número de óbitos.
Segundo a mesma fonte, o óbito verificou-se no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, onde desde 30 de outubro já morreram sete pessoas devido à doença, tendo outras duas morrido no Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde.
Hoje, mantêm-se nos 79 os casos diagnosticados e verificou-se uma redução de doentes internados, que passou de 37 para 24, distribuídos pelos Hospitais S. João, no Porto, Pedro Hispano, em Matosinhos, e o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde.
Na unidade poveira verificou-se a maior redução de internados devido à doença, passando de 17 para seis, após um total de 28 pessoas terem ali sido diagnosticadas com ‘legionella’.
Também no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, onde 44 pessoas deram entrada desde o início do surto, há menos pacientes internados: passaram de 14 para 12.
No Hospital de S. João, no Porto, permanecem internadas seis pessoas, três em enfermaria, uma em cuidados intermédios e duas na unidade de cuidados intensivos.
Desde o início do surto ‘legionella’ na área do Grande Porto, já morreram nove pessoas das 79 que foram diagnosticadas com a doença, continuando internadas 24.
Na semana passada, o Ministério Público anunciou a abertura de um inquérito para investigar as causas do surto, que mantêm-se com origem desconhecida, tendo a Câmara de Vila do Conde confirmado que os técnicos das Delegações de Saúde locais já estão no terreno a fazer análises e várias estruturas fabris e comerciais
A doença do legionário, provocada pela bactéria ‘Legionella pneumophila’, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

Póvoa de Varzim
Colisão entre ambulância e carro faz 3 feridos em Rates (vídeo)
Três pessoas ficaram feridas, na manhã desta quinta-feira, na sequência de uma colisão entre uma ambulância e um carro, na freguesia de Rates, na Póvoa de Varzim.
As vítimas serão dois membros da Cruz Vermelha de Macieira de Rates e o condutor do carro, que sofreram ferimentos ligeiros.
Após o acidente, o socorro à vítimas foi prestado pelos Bombeiros Da Póvoa de Varzim.
O alerta foi registado cerca das 11:30.
Foto e vídeo: Flávio Moreira/DR
Póvoa de Varzim
Detidos com 9 mil euros de material contrafeito na Póvoa de Varzim. Mais de 1.500 artigos

Elementos da GNR, pertencentes à Unidade de Acção Fiscal (UAF), através do Destacamento de Acção Fiscal (DAF) do Porto, apreenderam, este domingo, mais de 1 500 artigos de vestuário contrafeitos, no concelho da Póvoa de Varzim.
No âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária com o objetivo de prevenção e combate à contrafação os militares da Guarda identificaram um homem de 36 anos e uma mulher de 43 anos que se dedicavam à comercialização de vestuário contrafeito, tendo sido apreendido mais de 1 500 artigos de vestuário, com um valor estimado que pode ascender a 9 mil euros.
Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial da Póvoa de Varzim.
Póvoa de Varzim
Homem de 23 anos detido em Macieira de Rates por tráfico de cannabis e haxixe

A GNR de Barcelos deteve, esta terça-feira, um indivíduo de 23 anos, por tráfico de drogas na localidade de Macieira de Rates, no município de Barcelos.
No decorrer de uma investigação por delito de tráfico de estupefacientes, que se estendeu por aproximadamente seis meses, foram realizadas três diligências, sendo uma em residência e duas em veículos, o que permitiu a apreensão dos seguintes itens:
- 2 600 euros em numerário;
- 160 porções de haxixe;
- 132 porções de cannabis;
- Cinco balanças;
- Dois telemóveis;
Diverso equipamento utilizado para o corte e embalagem da substância.
O indivíduo foi detido e comparecerá hoje, 17 de maio, perante o Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Teatro Narciso Ferreira apresenta espetáculo de circo contemporâneo vindo de Itália
-
Desportohá 1 semana
Carros clássicos do Rally Spirit passam em Famalicão este sábado
-
Desportohá 5 dias
Atletas da Jing-She Campeões Nacionais de Kungfu Tradicional
-
Desportohá 4 dias
Jorge Silva não vai voltar a candidatar-se à presidência do FC Famalicão