Siga-nos nas redes

Braga

Funeral de Susana e Fábio realiza-se este sábado

Publicado

em

Realiza-se este sábado, na igreja nova de Vila Frescainha São Pedro, o funeral de Susana Gonçalves e Fábio David Veloso, o casal de 22 anos que perdeu a vida, na sequência de um deslizamento de terras em Esposende.

As cerimónias fúnebres realizam-se às 15 horas.
Os seu corpos seguem depois para o crematório do Vale do Ave, em Famalicão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Braga

Acidente com autocarro deixa várias crianças feridas em Fafe

Publicado

em

Um autocarro que transportava crianças para a Escola Básica 2,3 padre Joaquim Flores, em Fafe, terá colidido com uma habitação, resultando em vários feridos, de acordo com o jornal O Minho.

Tudo terá acontecido quando a parte lateral do veículo embateu contra a habitação, estilhaçando os seus vidros, que atingiram as crianças, que ficaram ligeiramente feridas.

Assim, o autocarro terá seguido o seu percurso até à escola, onde as crianças afetadas recebem agora assistência médica.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Portugal inteiro chora com a morte de Fábio e Susana após tragédia em Esposende

Publicado

em

Fábio David e Susana Gonçalves, ambos com 22 anos, faleceram, na madrugada desta quarta-feira, na sequência de uma derrocada de terras, na freguesia de Palmeira de Faro, em Esposende, deixam uma filha com dois anos de vida.

Nas redes sociais, o Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, reagiu à tragédia afirmando que “é com grande consternação e profunda tristeza que tomámos conhecimento da catástrofe que se abateu esta madrugada em Palmeira de Faro, Esposende, provocando a morte de dois jovens, vítimas de um deslizamento de terra. A Arquidiocese de Braga de Braga e a Paróquia de Santa Eulália de Palmeira de Faro, nas pessoas do seu arcebispo, D. José Cordeiro e pároco, Pe. Armindo Patrão, desejam endereçar profundas condolências e solidariedade aos familiares dos falecidos. Rezamos por estes dois jovens defuntos e familiares. O Senhor dê força à família e aos fiéis da Paróquia de Santa Eulália de Palmeira de Faro e, na sua infinita misericórdia, conceda a paz eterna a estes dois jovens”, escreveu.

Susana tinha obtido recentemente a sua licenciatura no Instituto Politécnico de Viana do Castelo que, nas últimas horas, manifestou também os seus sentimentos, perante esta inesperada tragédia.

Foto: Redes Sociais/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Já começou operação de remoção dos corpos das vítimas soterradas em Esposende

Publicado

em

As operações para a remoção dos corpos das duas vítimas de um deslizamento de terras em Palmeira de Faro, Esposende, já começaram, mas não há qualquer previsão temporal para a conclusão dos trabalhos, disse hoje fonte da Proteção Civil.

O 2.º comandante distrital de Operações e Socorro de Braga, Rui Costa, adiantou que já foram removidas as pedras que se encontravam a um nível superior da habitação atingida pelo deslizamento e que apresentavam risco iminente de queda.

“Agora, está-se a fazer o escoramento desde a cave até ao primeiro andar do edifício, para aceder com segurança ao local onde se encontram os cadáveres. São manobras muito minuciosas, quase como um trabalho de filigrana, não é possível fazer qualquer previsão temporal”, acrescentou.

Um deslizamento de terra e de pedras de grandes dimensões em Palmeira de Faro, no concelho de Esposende, atingiu na madrugada de hoje uma habitação unifamiliar, em que se encontravam seis pessoas.

Dois jovens de 22 anos que se encontravam no primeiro piso morreram.

As restantes pessoas – um casal entre os 40 e os 50 anos e duas crianças, de 02 e 12 anos, foram retirados ilesos.

O alerta para o deslizamento de terra foi dado às 3:55.

Fotos: E24/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Chuvas fortes provocam derrocadas no Gerês

Publicado

em

Depois das fortes chuvas dos últimos dias, “os solos já não aguentam tanta água”, provocando derrocadas no Parque Nacional da Peneda Gerês, de acordo com a página Meteo Tras os Montes.

Sob estas condições é aconselhado cuidado redobrado aos condutores que circularem nesta zona.

Esta noite, um deslizamento de terra e de pedras de grandes dimensões em Palmeira de Faro, Esposende, atingiu uma habitação unifamiliar, em que se encontravam seis pessoas.

Dois jovens de 22 anos que se encontravam no primeiro piso morreram.

Imagens: Meteo Tras os Montes

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

ATUALIZAÇÃO: Corpos do casal soterrado em Esposende ainda não foram retirados. Será uma “operação demorada”

Publicado

em

O resgate dos corpos das duas vítimas mortais provocadas por um deslizamento de terra que aconteceu hoje de madrugada em Palmeira de Faro, em Esposende, distrito do Braga, “será uma operação demorada”, adiantou no local o responsável pelas operações.

“Está a ser feita uma avaliação por parte dos engenheiros da Câmara e só depois disso será feita a estabilização da habitação para podermos fazer as manobras de retirada das vítimas. Será, certamente, uma operação demorada”, disse Rui Costa, 2.º Comandante da Proteção Civil de Braga.

O responsável informou que as duas vítimas mortais são um jovem casal, de 22 anos, que se encontrava “no primeiro andar da habitação” quando esta foi atingida por um deslizamento de terras, nomeadamente por pedras de grandes dimensões.

“Trata-se de uma habitação unifamiliar com três pisos, estavam no seu interior seis pessoas. Um casal com cerca de 50 anos e duas crianças, de 2 e 12 anos, foram todos retirados ilesos. No interior permanecem as duas vítimas mortais, uma masculina e outra feminina, ambas com 22 anos”, disse Rui Costa.

O 2.º Comandante da Proteção Civil de Braga disse que os técnicos ainda estão avaliar as causas do acidente, mas confirmou que os primeiros indícios apontam para que tenha sido causado pela chuva que se fez sentir nesta região do Minho.

“[o deslizamento] Foi, possivelmente, foi causado pela chuva, mas tal carece de confirmação dos técnicos no local, que vão ter apoio de mais dois engenheiros da Universidade de Minho. Serão as autoridades a avaliar as causas”, disse o responsável.

Rui Costa informou ainda que as “casas contíguas não correm perigo, mas que, por precaução, foram alertados os moradores que deveriam sair do local” enquanto as operações decorrerem.

No local estão 27 operacionais e 12 veículos, dos bombeiros de Esposende e Viatodos e do INEM, além do Serviço de Proteção Civil de Esposende, GNR, Polícia Judiciária e psicólogos da autarquia de Esposende.

O alerta para o deslizamento de terra foi dado às 3:55.

Foto: CM/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Casal de 22 anos morto em deslizamento de terra em Esposende

Publicado

em

Duas pessoas morreram esta madrugada em Palmeira de Faro, concelho de Esposende, vítimas de um deslizamento de terra, segundo fonte dos Bombeiros Voluntários de Esposende.

“Um deslizamento de uma vertente atingiu uma habitação familiar e fez duas vítimas mortais de 22 anos”, informou o adjunto do Comando dos Bombeiros Voluntários de Esposende, distrito de Braga.

Os corpos estão por resgatar. Os operacionais no terreno aguardavam, cerca das 06:00, pela “garantia de condições de segurança para ser usada maquinaria pesada na remoção dos detritos”, adiantou Júlio Melo.

No deslizamento, em que foram arrastadas “pedras de alguma dimensão”, foi “atingido um compartimento situado nas traseiras da habitação”, afirmou a mesma fonte.

Segundo so bombeiros de Esposende, na habitação estavam seis pessoas, duas delas (vítimas mortais) num anexo nas traseiras.

Para o local encontram-se 17 operacionais apoiados por oito viaturas, segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Entre os meios no local está uma equipa de psicólogos do INEM, segundo os bombeiros de Esposende.

O alerta foi dado às 03:55.

Foto Ilustrativa/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Oito homens com idades entre os 30 e os 60 anos detidos por tráfico de droga em Braga e Barcelos

Publicado

em

 Oito homens com idades entre os 30 e os 60 anos foram detidos no sábado por tráfico de droga nos concelhos de Braga e Barcelos, informou hoje a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Nesta ação foram apreendidas 2.915 doses gramas de cocaína, 53 doses de heroína, 8.590 doses de haxixe (4,295 quilos), 9.939 euros em numerário, 14 telemóveis, quatro balanças de precisão, uma viatura, 3.000 cigarros por embalar em maço, 11.750 quilos de folha de tabaco triturado e 38.045 maços de tabaco vazios, por montar.

Também foram apreendidos 8.600 tubos de cigarros por encher, 3.050 caixas de volume de cigarros, duas máquinas para enchimento de cigarros, dois revólveres, uma arma de fogo artesanal e 308 munições de diversos calibres.

Em comunicado, a GNR adianta que as detenções ocorreram no âmbito de uma investigação que decorria há vários meses pelo crime de tráfico de droga e na sequência do cumprimento de 12 mandados de busca domiciliária e a três mandados de detenção fora de flagrante delito nas localidades de Braga e Barcelos.

Os detidos serão presentes hoje a primeiro interrogatório judicial no Tribunal Judicial de Braga.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Golfinho de 2 metros dá à costa já sem vida em Esposende

Publicado

em

Um golfinho com cerca de 2 metros deu à costa, já sem vida, este domingo, na praia da Guilheta, em Esposende, avança o jornal E24.

Depois do alerta ter sido dado por populares que frequentavam o local, a ocorrência atendida pela Capitania de Viana do Castelo, que por sua vez solicitou a intervenção dos vigilantes do Parque Natural do Litoral Norte para a remoção do animal.

Foto: E24/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Ciclista fez trajeto entre Braga e Guimarães em menos tempo do que o comboio. Diferença de 1 hora e 3 minutos

Publicado

em

Visando cimentar a proposta da implementação de uma ligação ferroviária direta entre as cidades de Guimarães e Braga, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2023, o PCP decidiu testar a ligação existente, realizando, em simultâneo, uma viagem de bicicleta, entre as mesmas cidades, de modo a poder comparar as duas experiências.

Na iniciativa participaram, entre outros eleitos e dirigentes do PCP, Bárbara Barros, Vereadora da Câmara de Braga, e Torcato Ribeiro, membro da Assembleia Municipal de Guimarães. O trajecto de bicicleta foi feito por João Oliveira.

A delegação do PCP apanhou o comboio em Braga pelas 11h34m, fazendo transbordo para Guimarães em Lousado. A chegada a Guimarães foi às 13h52. A viagem demorou 2h18 minutos.

O “ciclista” partiu também da Estação Ferroviária de Braga às 11h34, fez o percurso pela estrada nacional , tendo chegado à Estação de Guimarães às 12h49. A viagem demorou 1h15 minutos, menos 1h03minutos.

Para o PCP, “a falta de ligação direta entre Braga e Guimarães dificulta o uso deste transporte, na medida em que é difícil conciliar horários profissionais ou escolares com o tempo gasto pelo itinerário atual. Este facto constitui um incompreensível absurdo ferroviário e demonstra a falta de planeamento estratégico para o transporte ferroviário na região de Braga. Note-se que aquando da modernização recente nas duas linhas que servem Braga e Guimarães, nem tampouco se acautelou a localização das duas estações de modo a facilitar um futuro fecho da malha”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Massagista e fotógrafo recebem cartão branco de ‘fair play’ por socorrerem jogador que desfaleceu em campo em Guimarães

Publicado

em

Dois bombeiros voluntários de Vizela socorreram, este domingo, em Guimarães, o guarda-redes do Águias Negras de Tabuadelo, que desfaleceu, inanimado, em pleno jogo, em frente ao Nespereira.

Ambos receberam do árbitro da partida um cartão branco pelo ‘fair play’ demonstrado, durante situação de emergência.

Samuel Araújo, bombeiro voluntário de Vizela e massagista do Nespereira, equipa adversária não hesitou em prestar auxilio ao atleta, assim como Rui, repórter fotográfico do Nespereira e bombeiro na mesma corporação, que garantiram os primeiros socorros até à chegada do INEM.

“Ao André, Guarda Redes do AN Tabuadelo, o ACRD Nespereira endereça as suas preces e votos de rápidas melhoras. À sua família, amigos e a toda a estrutura do AN Tabuadelo manifestamos a nossa mais profunda solidariedade.
Ao Samuel Araújo e ao Rui prestamos a nossa maior gratidão por tão bem encarnarem o espírito e os valores que norteiam o ACRD Nespereira. Hoje, os CAMPEÕES foram eles! Que o seu exemplo sirva de lição para todos nós.
Parabéns Samuel! Parabéns Rui!”, escrevem os responsáveis do clube numa publicação ‘online’.

O guarda redes a quem foi prestado o socorro, André Cunha, aproveitou a mesma publicação para agradecer “a todos sem exceção o meu muito obrigado, (nunca) me esquecerei do acontecido, no fundo o futebol é o q menos interessa..obgd mais uma vez”, ewscreveu. 

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Desportohá 13 horas

Hélio Gomes e Dulce Félix vencem 8.ª Meia Maratona de Famalicão

Hélio Gomes, atleta do Sporting CP e Dulce Félix, do SL Benfica, foram os vencedores da 8.ª edição da Meia...

Desportohá 15 horas

Piloto português de 11 anos vence finais mundiais de karting

O piloto português Martim Marques, de 11 anos, venceu hoje as finais mundiais Rotax, em karting, que este fim de...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Associação de Moradores das Lameiras lança campanha para prevenir violência contra as mulheres

Com o objetivo de sensibilizar e informar a comunidade, a Associação de Moradores das Lameiras (AML) assinalou, o Dia Internacional...

Póvoa de Varzimhá 16 horas

A magia do Natal já chegou à Póvoa de Varzim

Este sábado foram centenas os poveiros que se reuniram na Praça do Almada para assistir ao momento em que a...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: freguesia de Antas celebra Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição

A freguesia de Antas, em Famalicão, vai celebrar as Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição, com um programa...

Economiahá 19 horas

Rendas em Portugal aumentaram 42% em 10 anos

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), entre as regiões onde os preços de arrendamento mais subiram, destacam-se...

Paíshá 19 horas

Saúde: 20% dos adultos em Portugal sofre de anemia

A Associação Portuguesa para o Estudo da Anemia apelou à sensibilização dos doentes e profissionais de saúde para a importância...

Desportohá 20 horas

Danilo fora da fase de grupos do Mundial devido a lesão

O jogador português Danilo lesionou-se e vai estar de fora nas partidas com o Uruguai, já esta segunda-feira, e com...

Famalicãohá 20 horas

Famalicão: Cinema, música e teatro para ver antes do Natal na Casa das Artes e no TNF

A Casa das Artes de Famalicão e o Teatro Narciso Ferreira (TNF) apresentam para o mês de dezembro uma programação...

Paíshá 21 horas

Banco Alimentar Contra a Fome recolhe alimentos em super e hipermercados de todo o país

Está a decorrer este fim de semana uma campanha de recolha de alimentos para o Banco Alimentar Contra Fome. À...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES