Siga-nos nas redes

Barcelos

Hotel em Braga reativado como unidade de retaguarda distrital para doentes com covid-19

Publicado

em

O presidente da Câmara de Barcelos anunciou hoje que o Hotel João Paulo II, junto ao Santuário do Sameiro, em Braga, foi reativado na segunda-feira como unidade de retaguarda distrital para doentes covid-19.

A unidade tem capacidade para 70 camas, segundo Miguel Costa Gomes, que é também presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Braga,

“Nesta primeira fase, vai funcionar como apoio aos hospitais”, referiu, em videoconferência de imprensa, sublinhando que o objetivo é libertar camas nos hospitais para os doentes que inspirem mais cuidados.

Na unidade de retaguarda ficarão os doentes que não precisam de internamento hospitalar, existindo uma ala para cidadãos acamados e outra para os que têm autonomia em termos de mobilidade.

Aquele hotel já funcionou, na primeira vaga da pandemia, como unidade de retaguarda distrital para a covid-19, tendo, entretanto, sido desativado.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.397.322 mortos resultantes de mais de 59,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.971 pessoas dos 264.802 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Barcelos

Barcelos: Bordado de Crivo candidato a Património Cultural Imaterial

Publicado

em

A candidatura do Bordado de Crivo de São Miguel da Carreira, em Barcelos, a Património Cultural Imaterial da UNESCO, foi submetida esta quarta-feira pela autarquia barcelense.

Recorde-se que o Bordado de Crivo de São Miguel é a mais recente produção certificada no concelho de Barcelos – a terceira depois da Olaria e do Figurado.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Suspeito de esfaquear homem em frente a um bar em Barcelos detido pela PJ

Publicado

em

 A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem suspeito de agredir outro homem à facada em Barcelos, na sequência de desentendimentos ocorridos momentos antes em frente a um bar daquela cidade, anunciou hoje aquela força.

Em comunicado, a PJ refere que a agressão ocorreu na noite de 16 para 17 de julho, na via pública, estando o suspeito, de 30 anos, indiciado por um crime de homicídio na forma tentada.

A vítima, de 27 anos, foi agredida com uma faca no peito e na face, sofrendo “lesões graves” que obrigaram à intervenção médica hospitalar.

“As diligências de investigação desenvolvidas permitiram identificar a totalidade dos intervenientes”, acrescenta a PJ.

O detido vai ser presente às autoridades judiciárias competentes no Tribunal de Guimarães, para primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Três suspeitos de assalto em Barcelos detidos em Operação Stop da GNR

Publicado

em

Foram interceptados, durante uma Operação Stop da GNR, três suspeitos de um assalto a um armazém, em Barcelos, de onde alegadamente terão levado metais não preciosos e baterias.

Com idades entre os 17 e 35 anos, os suspeitos foram detidos este domingo, com diverso material furtado nestes assaltos e com ferramentas utilizadas no crime.

Entre o material furtado encontravam-se 15 baterias de alimentação de empilhador, vários fios de cobre revestido, uma lanterna, cinco chaves de fendas, dois alicates, uma torquês e dois pares de luvas.

O condutor do veículo interceptado foi também detido por não ter carta de condução.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

PSP: Rebentamento de petardo faz 8 feridos durante jogo entre Braga e Sporting. Adepto de 33 anos detido

Publicado

em

A PSP procedeu à detenção de um cidadão com 33 anos, por rebentamento de um artigo pirotécnico (petardo), causando diversos ferimentos ligeiros a oito adeptos, este domingo, cerca das 19:30, no Estádio Municipal de Braga, no âmbito do policiamento desportivo entre as
equipas do SC Braga e o Sporting CP da Liga Portugal Bwin.

O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial da Comarca de Braga.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Mulher que incendiou casa em Barcelos com filhos lá dentro ficou em liberdade

Publicado

em

 O Tribunal de Barcelos deixou hoje em liberdade uma mulher suspeita de atear fogo à sua habitação com os quatro filhos menores lá dentro, mas proibiu-a de contactar com as crianças, disse fonte da Polícia Judiciária.

Segundo a fonte, a arguida terá ainda de abandonar a habitação, situada em Vila Frescaínha S. Martinho, concelho de Barcelos.

Fica igualmente proibida de frequentar aquela freguesia.

A mulher, de 36 anos, foi detida na quarta-feira pela Polícia Judiciária (PJ), depois de na véspera ter alegadamente ateado fogo à sua habitação.

Segundo a PJ, a mulher agiu por motivos passionais e num quadro de violência doméstica.

O incêndio provocou a “destruição parcial” do imóvel.

“Não fosse o rápido alerta por populares e a pronta intervenção dos bombeiros e o incêndio teria consumido todo o edificado”, sublinha a PJ, em comunicado.

Uma das filhas da mulher teve de receber tratamento hospitalar, por inalação de fumos.

As quatro crianças ficam, entretanto, ao cuidado do pai, tendo já sido aberto um processo de promoção e proteção de menores, que decidirá sobre o seu futuro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Menina de 9 anos ferida após incêndio em casa em Barcelos. Mãe detida por suspeitas de fogo posto

Publicado

em

Uma menina de 9 anos foi transportada para o Hospital de Braga, por inalação de fumo, após um incêndio na sua habitação, em Vila Frescainha S. Martinho, em Barcelos.

O incêndio terá começado no sofá da habitação. acabando por ficar limitado apenas a esta divisão, impedindo danos mais significativos na estrutura.

A mãe da menina foi detida por suspeitas de fogo posto.

O alerta foi registado às 18:44.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Aluno do IPCA cria robot para travar atiradores até à chegada da polícia

Publicado

em

Um estudante do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) integra uma equipa internacional que está a trabalhar na criação de um robot não letal para travar a atuação do atirador em situações de tiroteios, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a organização da European Innovation Academy (EIA), academia de empreendedorismo digital que decorre no Porto até sexta-feira, explica que a grande vantagem daquele robot será “ganhar tempo” até à chegada da polícia.

O estudante do IPCA Endryl Nery dos Santos desenvolve o projeto, em parceria com alunos da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos da América (EUA), entre outros, graças a uma bolsa da Fundação Santander que ganhou para participar na EIA Porto 2022.

“O nosso projeto pretende ajudar a resolver o problema dos tiroteios, um problema muito grave nos EUA, com tendência para aumentar. A resposta da polícia quando acontece este tipo de situação é, em média, de 18 minutos. Isso significa que quando as autoridades chegam ao local o tiroteio já terminou”, explica Endryl Santos.

Por isso, e para ganhar tempo enquanto a polícia não chega ao local, a sua equipa está a trabalhar num robot não letal, com munições como gás pimenta, granadas de fumo e de luz, para travar o atirador.

“Esta ideia partiu de um engenheiro da UC Berkeley que faz parte da nossa equipa”, refere.

Nesta fase, existe já um protótipo do robot desenhado, estando também definidas as estratégias de mercado.

“Inicialmente, achei que era uma ideia que não existia no mercado e que seria difícil de implementar, porque, para começar, é necessário muito investimento. Só para fazer um robot calculamos que custará, em média, 65 mil dólares. Mas depois de fazermos umas pesquisas de mercado penso que temos a oportunidade de nos tornarmos uma empresa a sério. Em termos de modelo de negócio, pensamos oferecer anualmente um serviço pago à nossa empresa, que irá fazer a gestão do robot e da manutenção. Vamos funcionar como uma empresa de segurança privada”, diz ainda Endryl Santos.

A EIA Porto 2022 reúne cerca de 550 estudantes de todo o mundo, que estão a desenvolver os seus projetos de ‘startup’, criando protótipos e desenvolvendo todas as fases essenciais de criação de uma empresa.

Criada na Estónia, em 2011, a EIA está há cinco anos presente em Portugal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Mais de 3 mil artigos contrafeitos apreendidos em Barcelos e na Póvoa de Varzim

Publicado

em

A GNR apreendeu mais de 3.000 artigos de vestuário contrafeito em Barcelos, distrito de Braga, e na Póvoa de Varzim, distrito do Porto, no âmbito de uma fiscalização rodoviária realizada domingo, foi hoje anunciado.

“A Unidade de Acção Fiscal (UAF), através do Destacamento de Acção Fiscal (DAF) do Porto, no dia 24 de julho [domingo], apreendeu mais de 3.000 artigos de vestuário contrafeitos, nos concelhos da Póvoa de Varzim e Barcelos”, pode ler-se num comunicado hoje divulgado pela GNR.

Segundo aquela força de segurança, a apreensão ocorreu “no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária com o objetivo de prevenção e combate à contrafação”, tendo sido identificados “três homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 43 e os 53 anos”.

De acordo com o comunicado da Guarda, as pessoas dedicavam-se “à comercialização de vestuário contrafeito”, e foram apreendidos “mais de 3.000 artigos de vestuário”.

“Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial da Póvoa de Varzim e ao Tribunal Judicial de Barcelos”, pode ainda ler-se no texto.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Mulher de 70 anos gravemente ferida após ser colhida por comboio em Barcelos

Publicado

em

Uma mulher de 70 anos foi colhida por um comboio, na manhã desta terça-feira, numa passagem pedonal, junto à estação de comboios de Barcelos.

A vítima foi transportada para o Hospital de Braga com ferimentos graves.

O alerta foi registado às 08:46.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Hospital de Barcelos encerrou urgência pediátrica noturna por período indeterminado

Publicado

em

A urgência de Pediatria do Hospital de Barcelos, no distrito de Braga, vai encerrar, a partir de hoje, no período noturno, entre as 22:00 e as 08:00, informou o conselho de administração.

“Durante este período, que se espera transitório, a resposta assistencial em urgência de pediatria será garantida por outros hospitais da região, que asseguram o funcionamento em rede”, refere a administração do Hospital de Santa Maria Maior de Barcelos.

Numa nota de imprensa, assinada pelo presidente do conselho de administração, Joaquim Barbosa, lê-se que este encerramento tem início “a 15 de julho [hoje]” e acontecerá “todos os dias (úteis e não úteis)”, não sendo especificado durante quanto tempo se prolongará o encerramento.

“O conselho de administração esclarece que até ao momento, e apesar dos esforços desenvolvidos, não foi possível encontrar uma solução que permita garantir a continuidade da cobertura no período noturno e que está a desenvolver todos os esforços para resolver esta situação com a maior brevidade possível”, lê-se na nota.

Apelando “à compreensão dos utentes”, Joaquim Barbosa reitera que lamenta “desde já, os constrangimentos”, que “apesar de todos os meios disponibilizados, não foi possível ultrapassar”.

Este encerramento em Barcelos surge depois de outras situações um pouco por todo o país.

Os serviços de urgência, adultos e pediátricos, diversas especialidades e blocos de partos de vários hospitais do país tiveram de encerrar por determinados períodos ou funcionaram com limitações nas últimas semanas, devido à dificuldade dos hospitais em completarem as escalas de serviço de médicos especialistas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Economiahá 1 hora

Na Brasa – Hamburgueria Artesanal

Abriu em Famalicão e espera por si com originais hambúrgueres confecionados na grelha cúmplices dos sabores diferenciados chegados do Brasil....

Desportohá 1 hora

Famalicão: Inscrições abertas para o Trail Mosteiro de Arnoso

O Trail Mosteiro de Arnoso, organizado pela associação Quebraritmo, de Arnoso Santa Eulália, está agendado para o dia 9 de...

Paíshá 3 horas

Porto: Condutor em fuga à PSP atropela homem na Avenida da Boavista

Na manhã desta quinta-feira, um condutor entrou em contramão na Avenida da Boavista, o que resultou no atropelamento de um...

Desportohá 3 horas

Famalicão: Inscrições abertas para a 6ª corrida Esmeriz/Cabeçudos

A sexta edição da corrida Esmeriz/Cabeçudos está agendada para o dia 10 de setembro. O início da prova está agendado...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Sr. dos Perdões agendado para o último fim de semana de agosto

As festas em honra do Sr. dos Perdões, em Ribeirão, decorrem ao longo do último fim de semana de agosto,...

Paíshá 6 horas

Condução sob efeito de álcool supera valores pré-pandemia

Nos primeiros seis meses de 2022, registaram-se quase 20 mil infrações rodoviárias. Um número que supera significativamente os valores pré-pandemia....

Regiãohá 6 horas

Vila do Conde: Feira de Gastronomia instalada até dia 28

Regressou, esta quinta-feira, a Vila do Conde, a Feira de Gastronomia, que ficará instalada até ao dia 28 de agosto....

Desportohá 8 horas

Famalicão: Mafalda Guedes vence torneio sénior de ténis em Aveiro

A famalicense Mafalda Guedes, atleta da Escola de Ténis da Maia, foi a vencedora do torneio sénior da Federação Portuguesa...

Paíshá 8 horas

Época balnear já conta com 17 banhistas afogados

Desde o início da época balnear até esta quarta-feira já morreram 17 banhistas afogados nas praias portuguesas, um número que...

Desportohá 8 horas

Pablo Pichardo é campeão europeu em triplo salto

Pedro Pablo Pichardo subiu ao pódio nos Europeus de atletismo, que estão a decorrer em Munique, tornando-se campeão europeu em...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES