Siga-nos nas redes

Guimarães

Festas do Dia do Pinheiro juntam centenas de pessoas em Guimarães

Publicado

em

Esta manhã, foram muitas as pessoas que se juntaram no Largo da Oliveira para assinalar o dia de arranque da festa anual das Nicolinas

Este domingo, dia 29 de novembro, é um dos mais importantes nas festas tradicionais na cidade vimaranense, com a realização do Dia do Pinheiro. O centro histórico de Guimarães encheu-se para dar início às chamadas Festas Nicolinas. Dezenas de pessoas juntaram-se na principal praça da cidade para tocar os bombos, como manda a tradição, enquanto outros assistiam.

Sempre sob o olhar atento da PSP, tal como é avançado pelo Guimarães Digital, às 13h00 a Comissão de Festas pediu a todos os presentes que recolhessem a suas casas, cumprindo assim o que está estabelecido pelo Governo para estes dias.

FOTOS: GUIMARÃES DIGITAL

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Guimarães

Quinta de Margaride em Guimarães tem “as três cultivares mais antigas descritas na Europa”

Publicado

em

Por

O arvoredo da Quinta de Margaride, na freguesia de Mesão Frio, concelho de Guimarães, que inclui “as três cultivares mais antigas descritas na Europa”, foi classificado de interesse público, segundo despacho hoje publicado em Diário da República.

Datado de 10 de janeiro e assinado pelo presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Conservação da Natureza e das Floresta, Nuno Banza, o despacho classifica de interesse público um conjunto arbóreo e três exemplares isolados existentes naquela quinta no distrito de Braga.

O despacho destaca a “raridade” daquele arvoredo e o seu “elevado interesse botânico”, pela presença de cultivares antigos de Camellia japonica, com destaque para a Alba Plena, Variegata e Pompone, oriundas do extremo oriente.

“É cada vez mais raro encontrar nos jardins portugueses, como um conjunto, as três cultivares mais antigas descritas na Europa (Alba Plena, Variegata e Pompone), uma vez que as cultivares ‘Variegata’ e ‘Pompone’, com registo de entrada em Inglaterra em 1792, rapidamente foram preteridas pela imensa variedade de novas cultivares criadas na primeira metade do século XIX, principalmente em Inglaterra, França, Bélgica e Itália”, refere o despacho.

Destaca ainda as cultivares Elegans e Lavinia Maggi, originadas na Europa no século XIX, e a portuguesa Augusto Leal Gouveia Pinto, registada em 1889.

O arvoredo, acrescenta ainda o despacho, apresenta “bom estado vegetativo e sanitário, não aparenta sinais de pouca resistência estrutural ou risco sério para a segurança de pessoas e de bens e não se encontra sujeito ao cumprimento de medidas fitossanitárias que recomendem a sua eliminação ou destruição obrigatórias”.

Situa-se junto à Casa de Margaride, uma residência rural aristocrática que também está classificada como monumento de interesse público, tendo em conta o seu valor estético e a sua conceção arquitetónica e paisagística.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Banco pintado com as cores LGBT+ em Guimarães vandalizado algumas horas depois

Publicado

em

Por

Um banco público, pintado por membros do Bloco de Esquerda, com as cores da bandeira LGBT+, que defende a igualdade de direitos entre pessoas com orientações homo, trans e bissexuais, foi vandalizado poucas horas depois, em Guimarães.

Uma publicação nas redes sociais, chama atenção para o ato, que considera “bárbaro”.

“Foi vandalizado o banco que o Bloco de Esquerda de Guimarães pintou com as cores da comunidade LGBTQIA+
A ação política, feita na Alameda de São Dâmaso, reivindica visibilidade e segurança para as pessoas LGBTQIA+, assim como a sua inclusão no espaço público.
Este gesto bárbaro demonstra que precisamos de políticas claras no combate à LGBTQIA+fobia, ao bullying e ao cyberbulling, combatendo o assédio, a agressão e a violência que acontecem de forma impune pela Internet.
Contudo, sabemos que Guimarães é muito mais do que este ato isolado demonstra e que as suas gentes saberão dar uma resposta cabal a esta agressão.
Não passarão”, pode ler-se.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Estádio do Vitória de Guimarães presta homenagem ao “eterno” Neno

Publicado

em

Por

No Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, está a nascer um novo mural. O clube está a preparar, desta forma, uma homenagem ao jogador Neno.

Neno morreu no Dia de Portugal, 10 de junho, de 2021, aos 59 anos. O antigo guarda-redes partiu, em casa, em Polveira, Guimarães, na sequência de um ataque cardíaco.

A notícia da morte de Neno apanhou todos de surpresa e foi avançada pelo Vitória de Guimarães, clube onde o guarda-redes jogou e foi dirigente.

“Em fase de conclusão a obra de arte de homenagem ao ETERNO NEN🖤⚔️“, lê-se na publicação do clube na sua página de facebook.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

“Neno é Eterno”: Vitória SC cria mural de homenagem ao mítico guarda-redes

Publicado

em

Por

O Vitória SC anunciou, esta quinta-feira, o início da construção do mural de homenagem ao recentemente falecido guarda-redes Neno, uma das figuras masi simbólicas do clube vimaranenese e do futebol nacional.

A obra final será revelada no dia 27 de janeiro, aniversário dos 60 anos do futebolista.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Cinco suspeitos de matar homem por desentendimentos laborais detidos em Guimarães

Publicado

em

Por

A Polícia Judiciária (PJ) deteve cinco homens suspeitos de tentarem matar um outro homem em Guimarães, por motivos relacionados com desentendimentos laborais, anunciou hoje aquela força.

Em comunicado, a PJ refere os factos remontam a 22 de outubro de 2021, quando a vítima, de 59 anos, foi agredida pelos suspeitos, que estavam munidos de paus e barras de ferro e de uma pistola.

Os suspeitos desferiram “pelo menos seis golpes na cabeça e corpo da vítima, causando-lhe lesões graves”, que obrigaram à intervenção médica hospitalar.

A PJ diz ainda que a mulher da vítima também foi agredida “com uma coronhada na cabeça”.

“As diligências de investigação desenvolvidas permitiram identificar a totalidade dos agressores e a apreensão da arma de fogo utilizada nas agressões”, acrescenta o comunicado.

Com idades compreendidas entre os 29 e os 60 anos, os suspeitos foram detidos na terça-feira, fora de flagrante delito e no cumprimento de mandados judiciais.

Estão indiciados pela prática de um crime de homicídio e vão ser presentes ao Tribunal de Guimarães, para aplicação das respetivas medidas de coação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Com 17% dos funcionários infetados com Covid-19, Guimabus alerta para constragimentos

Publicado

em

Por

A Guimabus começou a operar no concelho de Guimarães no passado dia 1 de janeiro, mas desde então que têm existido alguns constrangimentos no serviço de transportes públicos. Ao longo da última semana, são vários os utilizadores que se têm queixado do serviço, nomeadamente a falta de informação acerca das novas rotas e horários, bem como a falta de abrangência do território.

Este sábado, a empresa emitiu um comunicado no qual esclarece que 17% dos seus motoristas se encontram infetados com Covid-19.

“Apesar de a situação estar controlada, informamos que, eventualmente, poderão existir constrangimentos nos nossos serviços de transportes. Iremos continuar a enveredar todos os esforços para que os serviços não sejam afetados. Estão a ser aplicadas todas as medidas previstas no nosso Plano de Contingência para prevenir o contágio dos nossos clientes e colaboradores”, explica a empresa em comunicado.

“Agradecemos a compreensão de todos e recomendamos o cumprimento rigoroso das regras sanitárias em vigor”, pode ler-se na mesma nota.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Paço dos Duques e Castelo de Guimarães ocupam o pódio dos mais visitados no Norte

Publicado

em

Por

Em 2021, o conjunto dos museus e monumentos afetos à Direção Regional de Cultura do Norte totalizou 894.663 visitantes, o que representa uma subida de 34,3%% em comparação com o ano anterior, altura em que se registou uma acentuada queda no número de visitantes.

O Paço dos Duques, em Guimarães, continua a liderar a lista dos museus e monumentos mais visitados, tendo registado um total de 169.233 visitantes, sendo seguido de perto pela Sé do Porto (157.142) e Castelo de Guimarães (154.731).

Recorde-se que, em 2019, o conjunto dos museus e monumentos sob gestão da Direção Regional de Cultura do Norte atingiu um recorde absoluto no número de visitantes, tendo registado 2.232.154 entradas, o que representou uma subida de 22,9% em comparação com o ano anterior. De 2010 a 2019, o número de visitantes subiu 188%.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Ação de ex-dirigentes do Vitória contra Mário Ferreira considerada improcedente

Publicado

em

Por

O Juízo Central Cível de Guimarães considerou improcedente a ação judicial dos ex-dirigentes do Vitória de Guimarães, Júlio Mendes e Armando Marques, contra a MAF, ex-detentora da maioria do capital da SAD da I Liga portuguesa de futebol.

O o tribunal decidiu a favor da empresa detida por Mário Ferreira, pelo que o empresário português radicado na África do Sul evita o pagamento dos 2,7 milhões de euros exigidos, embora os antigos responsáveis vitorianos tenham ainda a possibilidade de recorrer da decisão.

O ex-presidente do clube minhoto, Júlio Mendes, e o antigo vice-presidente Armando Marques deram entrada ao processo no segundo semestre de 2020, alegando que o antigo acionista maioritário da SAD não cumpriu um acordo parassocial de 08 de dezembro de 2016, em que a MAF se “obrigou a aceitar qualquer proposta de aquisição das 511.533 ações de que era “proprietária”, desde que “excedesse o valor de oito milhões de euros”.

A 30 de abril, a empresa Leader Constellation, associada à empresa de gestão desportiva brasileira Arpoador e ao empresário Deco, enviou à MAF uma proposta de aquisição do seu capital (56,84% da SAD), prometendo um Vitória a “competir por uma classificação entre os primeiros lugares” da I Liga e a “garantir anualmente o acesso às competições europeias”, para além de “desenvolver a academia”, indicava o processo.

A MAF rejeitou a proposta em 21 de maio, tendo salientado a ausência de “um plano de investimento” que assegurasse o “crescimento futuro” da Vitória SAD e considerado inaceitável o “pagamento diferido” das ações, em cinco tranches: uma de 300 mil euros, outra de um milhão, duas de 2,3 milhões e uma última de 2,2 milhões, com um prazo de até 270 dias após assinado o contrato de compra e venda.

Júlio Mendes demitiu-se da presidência do clube e do conselho de administração da SAD seis dias após a nega de Mário Ferreira, em 27 de maio, tendo justificado a decisão com a falta de abertura dos sócios vitorianos a “investimento externo”.

O empresário luso radicado na África do Sul concedeu ainda aos administradores Júlio Mendes, Armando Marques e Luís Teixeira, representante da MAF na SAD vitoriana até 2019, o “direito de preferência numa futura venda das ações” e a distribuição das “mais-valias com a venda”, por “cada um dos outorgantes do acordo”, em “igual proporção de 25%”, acrescentava o processo.

Os ex-dirigentes reivindicavam um milhão de euros cada um em mais-valias por causa da venda não concretizada, com Júlio Mendes a exigir ainda um “prémio de desempenho” de 700 mil euros, relacionado com o facto de a proposta de 8,1 milhões de euros superar o valor do capital da MAF na SAD (2,56 milhões).

Na contestação junta ao processo, a MAF rejeitava o “incumprimento contratual” apontado, frisando que o “acordo parassocial” era “nulo”, por não ter sido aprovado em assembleia-geral da SAD e violar o artigo 399.º do Código das Sociedades Comerciais, referente aos conselhos de administração de sociedades anónimas.

Detentor de 40% das ações aquando da constituição da SAD, a 10 de abril de 2013, o Vitória de Guimarães tornou-se maioritário em 30 de novembro de 2020, ao comprar 11% das ações por 1,3 milhões de euros, depois de um acordo com a MAF que contempla o pagamento de mais duas tranches para ficar com 96,4% do capital.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Guimabus já começou a operar no concelho de Guimarães

Publicado

em

Por

O primeiro dia do ano ficou marcado por uma grande alteração ao nível dos transportes públicos no concelho de Guimarães. Entrou em funcionamento a Guimabus, o novo serviço público de transporte coletivo de passageiros com frota de 80 autocarros, com 22 viaturas elétricas (serão 26 até finais de 2022) , o que constitui a maior frota de autocarros elétricos do país, revela a empresa em comunicado às redações.

 “Vamos economizar tempo, encurtar distâncias entre as 69 comunidades do concelho de Guimarães e proporcionar mais desenvolvimento social e económico num território com 156 mil habitantes”, refere  Fernando Salgado, CEO da Guimabus e líder do Grupo Vale do Ave Transportes.

Recorde-se que a Guimabus venceu, em 2020, o concurso público internacional lançado pelo Município de Guimarães para a concessão do serviço de transporte coletivo de passageiros no concelho vimaranense, com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2022 e por um período de 10 anos, substituindo a Arriva, que nos últimos anos geriu os Transportes Urbanos de Guimarães (TUG).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Condutor em contramão provoca colisão e foge do local em Vizela. Jovem de 21 anos ferida

Publicado

em

Por

Uma jovem de 21 anos ficou ferida ao início da tarde desta quinta-feira, depois de uma colisão rodoviária, no lugar de Britelo, em Vizela.

De acordo com o jornal O Minho, o condutor do outro veículo envolvido terá abandonado o local do acidente.

Segundo a própria vítima, citada pela mesma fonte, o veículo que provocou o acidente seguia no sentido contrário e terá entrado em contramão acabando por colidir com a viatura da vítima, deixando-a tombada.

A jovem foi transportada para o Hospital de Guimarães com ferimentos ligeiros.

O alerta foi registado às 12:54.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Jornal

Rádio

Artigos Recentes

Economiahá 4 horas

Combustíveis vão voltar a aumentar depois de nova subida no preço do petróleo. Barril já ultrapassa os 90 dólares

Uma recente subida no preço do barril de Brent (petróleo) faz prever mais aumentos no preço dos combustíveis, que continuam...

Famalicãohá 5 horas

Mercado Municipal de Famalicão nomeado para dois prémios de arquitetura

Depois de ter sido tema de um trabalho fotojornalístico na edição de janeiro da revista norte-americana “Architectural Record”, a Praça-Mercado...

Paíshá 6 horas

Atropelamento junto ao El Corte Inglês em Gaia tira a vida a homem de 71 anos

Um homem de 71 anos morreu, na tarde desta quinta-feira, atropelado na A44, em Vila Nova de Gaia, avança a...

Paíshá 6 horas

IPMA prevê agravamento da seca “muito provável” em Portugal continental

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) considerou esta quinta-feira que é “muito provável” que a seca meteorológica se...

Paíshá 7 horas

Covid-19: Aberto autoagendamento para maiores de 18 anos para dose de reforço

As pessoas com 18 ou mais anos podem, a partir de hoje, fazer o autoagendamento para a toma da dose...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Riopele diversifica negócio para os segmentos militar e automóvel

A indústria automóvel e os segmentos profissional e militar são duas novas apostas da têxtil Riopele, que encara o setor...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: antiga Silma dá lugar a nova zona habitacional Vai nascer a poente da cidade de Famalicão uma nova zona...

Paíshá 8 horas

Sismo sentido na tarde desta quinta-feira “abalou” região Norte

A região Norte de Portugal sentiu, ao início da tarde desta quinta-feira (14:44), um sismo que Um sismo com magnitude...

Paíshá 8 horas

Já foi encontrada Iara: Desaparecida esta quarta-feira em Matosinhos

Já apareceu a jovem Iara, desaparecida em Matosinhos, na noite desta quarta-feira. Uma nota elaborada pela sua mãe e publicada...

Regiãohá 8 horas

Fica absolvido o casal acusado da morte de idoso que tinham aliciado para relações sexuais e roubo em Santo Tirso

Um casal acusado de aliciar um idoso para uma relação sexual para depois o roubar e agredir e que acabria...

Famalicãohá 8 horas

Trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Famalicão em greve

Os trabalhadores do lar S. João de Deus da Santa Casa da Misericórdia de Famalicão iniciaram, esta quinta-feira, uma greve...

Famalicãohá 9 horas

Obras da Estação Rodoviária de Famalicão sofrem novo atraso e ficam mais caras

As obras de reabilitação na Estação Rodoviária de Famalicão só deverão ficar concluídas dentro de quatro meses e vão ficar...

Paíshá 9 horas

Covid-19: Mais 41 mortos e 65.706 novos infetados nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 41 óbitos provocados pela pandemia e 65.706 novos casos de infeção, segundo o relatório diário emitido...

Paíshá 10 horas

Legislativas: CDS-PP quer “complemento social de pensão” para idosos

O presidente do CDS-PP defendeu hoje um “complemento social de pensão” para ajudar os idosos a aquecerem as suas casas...

Paíshá 11 horas

Covid-19: Testes rápidos de antigénio de uso profissional continuam gratuitos em fevereiro

Os testes rápidos de antigénio de uso profissional vão continuar a ser comparticipados no mês de fevereiro, tendo em conta...

Paíshá 11 horas

Idosa de 87 anos espera 12 horas para ser atendida em hospital de Gaia

Uma idosa de 87 anos esperou cerca de 12 horas para ser atendida no Hospital Eduardo Santos Silva, em Vila...

Paíshá 12 horas

Pequena Sofia precisa de uma operação urgente aos rins. Família pede ajuda na internet

Os pais de Sofia Martins de 7 anos levam a cabo uma campanha de angariação de fundos para uma cirurgia...

Paíshá 12 horas

Programa “Big Brother” domina pesquisa por “sondagens” no Google mesmo com as Legislativas “à porta”

Meros dias antes das Eleições Legislativas de 2022, assunto central das notícias e conversas das últimas semanas, vários internautas repararam...

Paíshá 13 horas

Luísa Bartolomeu e pastor belga “Maet” representam Portugal no o Campeonato do Mundo de Obediência Canina

A Campeã Nacional de Obediência Canina, Luísa Bartolomeu vai representar Portugal, entre 22 e 26 de junho, no Campeonato do...

Paíshá 13 horas

Covid-19: Médicos de família propõem 10 medidas para um combate à pandemia mais eficiente

 Os médicos de família apelaram hoje para uma revisão urgente da organização do combate à pandemia e a um reforço...

Arquivo

FAMA NAS REDES