Siga-nos nas redes

Região

Chuva e vento forte derruba parte da decoração natalícia em Viana

Publicado

em

Foto: Sérgio Iglesias

A chuva e o vento forte que se fez sentir ontem ao final da tarde e noite derrubou uma estrutura de decoração natalícia, no centro da cidade de Viana do Castelo.

A queda da estrutura atingiu também um sinal de trânsito que ficou danificado, sendo que apesar dos danos materiais, não se registaram feridos.

A remoção da estrutura do local aconteceu esta manhã, e foi operada pelos serviços municipais de Viana.

Recorde-se que, tal como indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Guarda e Castelo Branco estão ainda sob aviso amarelo, devido à passagem pela zona Norte do país, da depressão Barra.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Região

Santo Tirso oferece atrações e atividades natalícias de 01 a 31 de dezembro

Publicado

em

De 1 a 31 de dezembro, Santo Tirso volta a viver a magia do Natal, com um programa de animação que, este ano, conta com atividades na Praça 25 de Abril e, também, na Praça Conde S. Bento.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

ASAE apreende mais de 60 mil artigos de contrafação em Braga à venda no Facebook

Publicado

em

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, em Braga, mais de 60.000 euros em artigos contrafeitos, que estavam à venda no Facebook, e o suspeito pela prática do crime ficou sujeito ao termo de identidade e residência.
Em comunicado, a ASAE detalhou que foram apreendidos 3.800 artigos contrafeitos, entre vestuário, calçado desportivo, marroquinaria e perfumes, num valor total de 60.400 euros.

Foram ainda apreendidos 2.400 euros em dinheiro.

As buscas, que visaram um domicílio, um armazém e três viaturas, decorreram em Braga, no âmbito de um processo-crime em investigação pela venda de contrafação através da rede social Facebook.

“Foi também realizada uma pesquisa de dados informáticos no telemóvel do suspeito, alegadamente usado para a prática do crime de investigação”, referiu.

Segundo a mesma nota, muitos dos artigos já tinham a indicação do nome do comprador, “evidenciando o elevado volume de vendas praticado e a elevada procura da página de Facebook”.

O suspeito foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.

“A ASAE continuará a acompanhar o fenómeno da venda de contrafação ‘online’, promovendo a proteção da propriedade industrial e intelectual dos titulares das marcas lesadas e garantindo a proteção dos consumidores”, assegurou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Ana Azevedo galardoada com O Minhoto – Grande Prémio de Júri Individual

Publicado

em

A famalicense Ana Azevedo foi esta terça feira, 29 de novembro, galardoada com o Troféu desportivo O Minhoto na categoria de Grande Prémio de Júri Individual.

A jogadora de futsal foi a única contemplada do concelho de Famalicão que recolhia nove nomeações.

A atleta que começou a sua carreira no FC Vermoim e agora representa o Santa Luzia da primeira divisão nacional, considera uma honra receber a distinção.

O Grande Prémio do Júri Coletivo, para o qual estava nomeado o Famalicense Atlético Clube, foi atribuído Grupo Cultural e Recreativo Nun’Álvares de, Fafe.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Enterro do Pinheiro trouxe os tradicionais bombos e foliões à cidade de Guimarães (VÍDEO)

Publicado

em

E foi assim esta terça-feira, 29 de novembro, data em que se assinalou mais uma Noite do Pinheiro, a festa que dá o mote para o início das populares Festas Nicolinas de Guimarães.

Acompanhado pelo som dos bombos tocados pelos participantes e o célebre pinheiro, cortado durante a tarde do mesmo dia” atravessou as ruas da cidade atrelado a um carro de bois tradicional.

Como é habitual, os foliões acompanharam o tronco da árvore até ao local, já preparado, com um furo no solo para a receber.

As Festas Nicolinas são as festas dos estudantes de Guimarães, celebradas em honra de São Nicolau de Mira. A primeira referência às Festas Nicolinas é em 1664, ano em que foi construída em Guimarães a Capela de São Nicolau. Em 1691 surgem os primeiros estatutos académicos, os estatutos da Irmandade de S. Nicolau.

O Enterro do Pinheiro e as Ceias Nicolinas iniciam as celebrações em honra de São Nicolau e assinalam o momento em que os estudantes das secundárias de Guimarães e os antigos alunos das mesmas se reúnem para jantar nos restaurantes da cidade.

Tradicionalmente comem rojões com grelos e papas de sarrabulho e bebem vinho verde. No final do jantar concentram-se todos no Cano, ao lado do Campo de São Mamede, e começam o cortejo do Pinheiro pelas ruas do centro de Guimarães, ao som dos bombos e das caixas, entoando os característicos “Toques Nicolinos”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Mulher de 90 anos gravemente ferida depois de ser atropelada por familiar em Santo Tirso

Publicado

em

Uma mulher com cerca de 90 anos ficou gravemente ferida, esta segunda-feira, na Rua da Aldeia Nova, em Santo Tirso, depois de ter sido atropelada por um veículo conduzido por um familiar.

De acordo com a Santo Tirso TV, os Bombeiros Voluntários Tirsenses tiveram de retirar a vítima debaixo do veículo.

A vítima foi transportada para o Hospital de Famalicão.

O alerta foi registado às 16:14.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

PS diz ter “sérias suspeitas” da responsabilidade do município na tragédia de Esposende

Publicado

em

O Partido Socialista (PS) de Esposende disse hoje ter “sérias suspeitas” de que a Câmara e o seu presidente “têm responsabilidade” na derrocada registada na quarta-feira em Palmeira de Faro e que matou dois jovens.

Em comunicado, o PS acrescenta que vai solicitar à Procuradoria-Geral da República que peça ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil para “efetuar uma perícia que determine o que efetivamente ocorreu”.

Segundo os socialistas, a responsabilidade da Câmara poderá ter a ver com o licenciamento de uma casa “recentemente edificada, situada num plano superior, cuja parte do logradouro ruiu sobre a casa onde se encontravam as vítimas”.

O deslizamento de terras e pedras de grandes dimensões registado na madrugada de quarta-feira atingiu uma habitação, registando-se a morte de dois jovens de 22 anos.

Nesse mesmo dia, em comunicado, a Câmara de Esposende (liderada pelo PSD) fez saber que o processo de licenciamento da casa atingida “decorreu com normalidade”, adiantando desconhecer qualquer reclamação do proprietário quanto a eventuais situações de risco.

O município, no distrito de Braga, acrescentou que a habitação está inserida numa operação de loteamento datada de 1994, constituída por 14 lotes.

“O processo de licenciamento desta habitação decorreu com normalidade, desconhecendo-se a existência de qualquer reclamação apresentada pelo proprietário desta habitação quanto a eventuais situações que pudessem pôr em perigo a mesma”, lia-se no comunicado.

Hoje, a RTP noticiou que alguns moradores, entre os quais se encontravam os proprietários da casa afetada, reportaram à Câmara, há mais de um ano, os perigos do talude decorrente da construção de uma moradia no cimo do monte.

Houve mesmo uma reunião nos Paços do Concelho em que chegou a ser colocada a hipótese de instalação de uma rede de contenção, mas em termos práticos o que saiu foi apenas uma sensibilização para a necessidade de limpeza das escarpas.

Ao canal televisivo, o presidente da Câmara, Benjamim Pereira, disse que o município “não tem legitimidade” para intervir naquele processo, por em causa estarem terrenos privados, e alegou que qualquer intervenção teria de ser feita pelos proprietários dos lotes.

O processo de licenciamento da moradia no topo do monte, sublinhou, foi “completamente legal”, incluindo o projeto de estabilidade.

A propósito, disse que os projetos de especialidade, incluindo os de estabilidade, são desenvolvidos por “projetistas qualificados” que assinam o respetivo termo de responsabilidade e que, dessa forma, assumem toda a responsabilidade pelos mesmos.

No comunicado de hoje, o PS diz que a Câmara de Esposende “é conhecida pelas facilidades, concedidas a alguns, permitindo construções em cima de linhas de água, sobre escarpas, sobre dunas primárias, em violação de planos de ordenamento, tudo sem que até agora as entidades competentes tenham agido administrativa e criminalmente, em punição de inúmeras ilegalidades”.

Os socialistas rematam dizendo que, em Esposende, “a lei tem sido de aplicação meramente facultativa, consoante as vontades da Câmara”.

“Exigimos que, desta vez, se vá até às últimas consequências”, apelam.

A Lusa contactou o presidente da Câmara de Esposende, que não quis prestar quaisquer declarações.

Na quinta-feira, um dia depois da derrocada, a autarquia decidiu proibir o acesso à zona afetada, o que implicou o realojamento dos moradores nas oito moradias ali existentes.

No sentido de aferir as condições de segurança e sustentabilidade dos terrenos da área afetada, o município entendeu ainda avançar com a realização de um estudo geotécnico, a desenvolver por técnicos da Universidade do Minho.

Só após esse trabalho é que serão definidos os “eventuais passos que se seguirão”, nomeadamente o regresso das pessoas às suas habitações.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

A magia do Natal já chegou à Póvoa de Varzim

Publicado

em

Este sábado foram centenas os poveiros que se reuniram na Praça do Almada para assistir ao momento em que a árvore de natal da cidade se iluminou pela primeira vez este ano. A festa inaugural da quadra teve direito a fogo de artifício e a atuações de clássicos de Natal.

Entretanto, a partir deste domingo, as crianças podem visitar o Pai Natal na sua “Casa” que estará aberta, na Praça do Almada, até 8 de janeiro.

Da programação, destaque para Feirinha de Natal da Praça do Almada, que abrirá a 17 de dezembro, organizada pela autarquia em parceria com a Associação Empresarial da Póvoa de Varzim.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Barras de Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde estão encerradas devido à forte agitação do mar

Publicado

em

Ao todo são sete barras marítimas que estão, este sábado, fechadas a toda a navegação e quatro estão condicionadas devido à previsão de forte agitação marítima, de acordo com informação disponível na página da Autoridade Marítima Nacional (AMN).

As barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro e Portinho da Ericeira estão fechadas a toda a navegação.

Ainda de acordo com a AMN, as barras marítimas de Leixões e Figueira da Foz estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 35 metros, enquanto a de Viana do Castelo está condicionada a embarcações de comprimento inferior a 12 metros, e a de Aveiro a embarcações de “comprimento fora a fora” inferior a 15 metros.

A costa ocidental de Portugal tem estado, desde dia 23, em estado de alerta devido à agitação marítima.

Por isso, a população é aconselhada a evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, como os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, para evitar ser surpreendida por uma onda.

A AMN sugere ainda o reforço da amarração e uma “vigilância apertada” das embarcações atracadas e fundeadas, bem como evitar passeios e atividades junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, como falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Portugal em choque com a morte de Ani Muscuta. A militar de 20 anos tomada pelas águas da Póvoa de Varzim

Publicado

em

Foi resgatada, na tarde desta sexta-feira, o corpo de Ani Muscuta Fonseca Dabo, a jovem que foi arrastada pelo mar na Póvoa de Varzim, na madrugada desta sexta-feira.

A jovem pertencia a um grupo de oito militares, quatro homens e quatro mulheres, todos com cerca de 20 anos, que celebravam o final de um curso de condutores da Escola de Serviços do Exército Português, concluído esta quinta-feira.

Já no areal, Ani e outra rapariga do grupo quiseram molhar os pés, acabando por ser engolidas pelas ondas do mar.

Os restantes colegas terão tentado, de imediato, salvar as jovens em perigo.

A sua colega foi resgatada, mas Ani não teve a mesma sorte.

Os colegas foram transportados para o hospital, apresentando sintomas de hipotermia e pré afogamento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Tirada do mar sem vida jovem militar arrastada por onda na Póvoa de Varzim

Publicado

em

Foto: Arcindo Guimarães/FamaTV

Foi encontrado esta sexta-feira à tarde o corpo da jovem militar com cerca de 20 anos que foi levada por uma onda na praia da Lagoa, na Póvoa de Varzim, durante a madrugada.

A a jovem foi retirada sem vida do mar, por volta das 16h.

A militar estava desaparecida desde as 4h30 da manhã, quando a capitania da Póvoa de Varzim foi alertada para o incidente. De imediato foram lançadas buscas por mar, ar e terra para encontrar a militar, uma operação dificultada pela agitação marítima e a zona rochosa onde se deu o desaparecimento.

A militar integrava um grupo de oito jovens que frequentavam uma formação do Exército na escola dos serviços da Póvoa de Varzim. Estavam de folga e foram para a praia da Lagoa depois de uma saída à noite.

De acordo com informações avançadas por fonte da operação de socorro, duas militares foram arrastadas pelas ondas, sendo que os restantes apenas conseguiram resgatar uma delas e trazê-la para o areal.

Os sete jovens, quatro rapazes e três raparigas, foram transportados para o Hospital da Póvoa de Varzim. Um já teve alta, quatro estão sob observação e outros dois foram transferidos para o Hospital das Forças Armadas, no Porto.

O Exército lamenta o sucedido e já abriu um processo de averiguações a este incidente. A Polícia Marítima também está a investigar o caso.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Casa ao Lado recebe Prémio Fundação Manuel António da Mota para Clubes Unesco

A Casa Ao Lado, centro artístico de Famalicão, recebeu o Prémio Fundação Manuel António da Mota para Clubes Unesco pelo...

Paíshá 4 horas

PJ poderá ter imagens do homicídio do jovem modelo Tiago Danu

A Polícia Judiciária (PJ) de Setúbal tem imagens de videovigilância, de empresas da zona de Monte Belo Norte, dos momentos...

Paíshá 5 horas

Já pode votar na Palavra do Ano 2022. De “abusos” a “urgências” há 10 para escolher

De “abusos” a “urgências” são dez as propostas para escolher “a palavra do ano” 2022, cuja votação ‘online’ começa hoje...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: seniores embelezam Mercado Municipal com árvore de Natal original

É uma árvore de Natal muito especial, decorada com botas, que dá ambiente natalício à Praça – Mercado Municipal de...

Desportohá 8 horas

Hóquei: FAC perde na receção ao Sporting por 2-5

O Famalicense Atlético Clube (FAC) perdeu, esta quarta-feira, na receção ao Sporting Clube de Portugal, em jogo a contar para...

Paíshá 8 horas

Pensões aumentam entre 3,89% e 4,83% em 2023

As pensões vão subir entre 3,89% e 4,83% a partir de 1 de janeiro de 2023, uma revisão em alta...

Famalicãohá 8 horas

O Natal chega hoje às ruas e praças de Famalicão

Arrancam hoje as atividades de Natal na cidade de Famalicão. Esta quinta-feira, pelas 18h30, acendem-se as luzes, que este ano...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão presta hoje homenagem a Margarida Malvar

Famalicão homenageia Margarida Malvar, esta quinta-feira, 1 de dezembro . A iniciativa é promovida pela associação Casa da Memória Viva,...

Paíshá 21 horas

Pingo Doce oferece bónus de 350 euros a cada trabalhador este Natal

Os trabalhadores do grupo Jerónimo Martins, que engloba o Pingo Doce e Recheio vai ser apoiados neste início de dezembro...

Famalicãohá 21 horas

Famalicão: Trânsito condicionado após acidente na Avenida Marechal Humberto Delgado (VÍDEO)

Um acidente rodiviário está a condicionar o trânsito na Avenida Marechal Humberto Delgado, que atravessa o centro da cidade de...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES