Braga
Já abriu o maior Presépio Vivo da Europa, em Priscos, Braga

O Presépio Vivo de Priscos, em Braga, está de regresso e foi inaugurado esta manhã.
A inauguração contou com a presença de Marta Nogueira, a “menina milagre”, que luta para reverter danos causados por duas balas na cabeça causadas pelo ex-namorado, em 2015.
Este ano, na XVI edição do Presépio ao vivo de Priscos, a organização quer ajudar figurantes e visitantes a refletir sobre a violência no namoro. “Todas as formas de violência no namoro (física, psicológica, sexual, social, verbal) têm por base uma relação de poder desigual entre os/as parceiros/as e são usadas como estratégias de controlo. O namoro deve ser um tempo de descoberta mútua, durante o qual se partilham ‘escolhas, sonhos e projetos”, sublinha a organização.

O Presépio ao Vivo de Priscos existe desde de 2006, é um espaço de 30.000 m2, com mais de 90 cenários e 600 figurantes. Procura “transmitir o coração mais profundo do presépio”. “Colocar Deus Menino no primeiro lugar sem o folclore das cidade natal, com as suas coreografias publicitárias, os seus aparatos de luzes e de presentes e os seus rituais comerciais. É um presépio ao vivo, representativo do presépio tradicional, com ritmos e rotinas do quotidiano hebraico e romano – labores e costumes – que recriam uma moldura cenográfica de um povo, num despojamento fantasioso da época do nascimento de Jesus e submetido ao poderoso Império Romano”, acrescenta.

Neste momento, já tem as reservas de grupos de todas as regiões de Portugal e também do exterior, nomeadamente de Espanha (33 grupos). O maior desafio da organização é fazer com que os visitantes vivam algumas horas de pura emoção nos cantos e recantos do presépio, experienciando um ambiente verdadeiramente de sonho e mostrem aos seus filhos uma fantástica e indelével recordação do Natal.

Horários
Dezembro
- 11 Dezembro – 11:00 às 18:30
- 18 Dezembro – 15:00 às 18:30
- 25 Dezembro – 16:00 às 18:30
Janeiro de 2023
- 1 Janeiro – 16:00 às 18:30
- 7 Janeiro – 20:00 às 22:30
- 8 Janeiro – 15:00 às 18:30
- 14 Janeiro – 20:00 às 22:30
- 15 Janeiro – 15:00 às 18:30
Preçário
Todas as entradas serão solidárias.
- Crianças até 16 anos – GRATUITO
- Adultos – 5 euros


Braga
José Malhoa, Quatro e Meia, Plutónio e mais animam o São João de Braga

O “mestre do cavaquinho” Júlio Pereira, os Quatro e Meia e o rapper Plutónio são alguns dos nomes da edição 2023 do São João de Braga, que vai decorrer de 16 a 25 de junho, foi hoje anunciado.
Segundo o presidente da Associação de Festas, Firmino Marques, do cartaz fazem ainda parte José Malhoa, Zezé Fernandes e o “músico da casa” Daniel Pereira Cristo, coordenador do cancioneiro sanjoanino bracarense “São João Hoje”.
“Vão ser 10 dias de festa, com 164 iniciativas, com 365 entidades envolvidas e com 270 horas de programação”, referiu o responsável.
O programa inclui sete cortejos, sete exposições e dois concursos, um dos quais de cascatas e o outro de farturas da festa.
As festividades vão manter os habituais momentos dedicados ao cavaquinho, aos cabeçudos e gigantones, ao folclore e à etnografia, aos cantares ao desafio e às concertinas.
Este ano, o programa dá particular destaque às bandas filarmónicas, em especial aos 180 anos da Banda Musical de Cabreiros.
A Praça do Município vai acolher a feira do artesanato, com 20 ‘stands’.
Na apresentação do programa, o presidente da Associação Empresarial de Braga, Daniel Vilaça, disse que as previsões apontam para que passem pela festa 500 mil pessoas, o que deverá provocar um impacto económico de 20 milhões de euros.
Números “aproveitados” pelo presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, para destacar que aquelas são festividades com um “programa único a nível nacional”, pela riqueza, diversidade e qualidade das iniciativas.
“São dias em que Braga vai estar a bombar”, referiu ao autarca.
Rio sublinhou ainda a “componente absolutamente distintiva” do São João de Braga, por esta festa ser “o corolário” do trabalho levado a cabo durante todo o ano pelas associações do concelho em nome da preservação das tradições.
Braga
Homem de 57 anos perde a vida após ser atingido por queda de árvore em Esposende

Um homem de 57 anos morreu hoje após ter sido atingido por uma árvore “de médio porte”, durante um abate que decorria numa bouça nas Marinhas, Esposende, disse fonte dos bombeiros.
Segundo a fonte, a vítima não estava envolvida nas operações de abate.
“Ou estava a assistir ao abate ou a passar no local”, referiu.
A fonte acrescentou que ainda foram feitas manobras de reanimação, mas o óbito acabou por ser declarado no local.
O alerta foi dado pelas 15:08.
Para o local, foram mobilizados os Bombeiros Voluntários de Esposende, uma viatura médica de reanimação e emergência e uma equipa de psicólogos do INEM.
A GNR tomou conta da ocorrência.
Braga
Braga vai oferecer 500 postos de trabalho até 2024 em empresas da área tecnológica

O concelho de Braga vai acolher, até 2024, mais seis multinacionais e empresas tecnológicas, que criarão 500 novos postos de trabalho, anunciou hoje o presidente da Câmara.
Falando durante a 6.ª Semana da Economia, que decorre em Braga até sexta-feira, Ricardo Rio especificou que uma só uma destas empresas, uma multinacional japonesa, vai criar 200 postos de trabalho.
Um grupo espanhol aponta para 100 empregos, os mesmos que outra multinacional, mas da Suíça.
O autarca deu ainda conta da contínua descida do desemprego no concelho, que passou de 14,7 por cento em inícios de 2014 para 5,6 por cento em abril de 2023.
Ricardo Rio sublinhou também o quarto lugar que Braga ocupa no ranking nacional das exportações, atrás de Lisboa, Palmela e Vila Nova de Famalicão.
Braga registou, em 2022, exportações no valor de 2,5 mil milhões de euros, o que significa 3,22% das exportações nacionais.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Chuva prevista até quinta-feira
-
Paíshá 1 semana
Aplicavam botox sem licença em Braga. Considerados “perigo iminente para a saúde” dos clientes
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão promove Universidade de Verão entre 03 e 07 de julho
-
Regiãohá 4 dias
Festival BeLive traz Bárbara Tinoco e Pete tha Zouk à Trofa