Região
Autárquicas: Freguesia em Terras de Bouro vota hoje, depois de única lista ter sido rejeitada

A freguesia de Ribeira, em Terras de Bouro, no distrito de Braga, vai hoje a votos, depois de nas eleições autárquicas de setembro a única lista candidata, apresentada pelo PSD, ter sido rejeitada pelo tribunal.
Segundo fonte daquela autarquia, a lista apresentada no Tribunal de Vila Verde “não respeitava a lei da paridade”, pelo que foi recusada, o que inviabilizou o ato eleitoral por falta de candidatos.
Os 230 eleitores recenseados votam hoje para eleger a Assembleia de Freguesia, sendo que apenas o PSD apresentou lista de candidatos.
Aquele órgão encontra-se a ser gerido por uma comissão administrativa, nomeada a 25 de outubro.

Região
Despiste na A3 na Trofa deixa vítima encarcerada

Uma pessoa ficou ferida, na noite desta terça-feira, depois de um despiste na A3, no sentido Porto – Braga, ao quilómetro 13.8, na zona da Trofa.
A vítima ficou encarcerada, sendo necessárias manobras extra para remover esta do interior da viatura.
A vítima ficou com ferimentos ligeiros.
O alerta foi registado às 22:06.
Braga
ATUALIZAÇÃO: Criança de 2 anos encontrada sozinha em Braga tinha um olho ensanguentado e sapatos trocados dizem testemunhas

A criança de 2 anos encontrada sozinha, numa rua de S. Vicente, em Braga, suja e com fome, esta segunda-feira, tinha um olho ensanguentado e as suas sapatilhas trocadas, avança a CMTV.
Depois de transportado para o hospital pelos Bombeiros Sapadores de Braga, a criança irá continuar internada.
Testemunhas entrevistadas pela mesma fonte salientam o estado de desleixe em que se encontrava a criança no momento em que foi encontrada.
Depois de avistado, sem qualquer adulto por perto, o menino ficou em casa de uma vizinha, enquanto o alerta era dado às autoridades.
Um homem alegando ser o avô apresentou-se na PSP momentos mais tarde, na noite desta segunda-feira.
Região
PSP: 16 comerciantes detidos na Feira de Santo Tirso. Familiares destes respondiam em tribunal à mesma hora

Dezasseis comerciantes foram detidos, esta segunda-feira, em Santo Tirso, após buscas, levadas a cabo pela PSP, por suspeitas de contrafação.
Setenta agentes apreenderam 2915 artigos “com símbolos de marcas, artigos falsos”, avança o Diário de Santo Tirso.
De acordo com a mesma fonte, estes detidos são familiares de outros comerciantes que, à mesma hora, estavam no Tribunal de Vila do Conde, depois de terem sido detidos na passada sexta-feira pelas mesmas razões.
Guimarães
“É muito provável” que autocarro onde morreram peregrinos de Guimarães não tenha seguro -diz a APS

“É muito provável” que o autocarro, envolvido no acidente no qual morreram três pessoas este sábado, não tenha seguro, diz a Associação Portuguesa de Seguradores (APS), numa notícia avançada pelo JN.
De acordo com a mesma associação, no site da Autoridade de Supervisão de Seguros não consta qualquer “indicação da existência de seguro” deste veículo.
Para já, a Autoridade de Supervisão de Seguros ainda não se mencionou sobre o assunto, já que quer certificar-se primeiro se “empresa do autocarro não fez pouco antes do dia do acidente um seguro que, por qualquer motivo, não tenha sido ainda “descarregado” no sistema informático”, pode ler-se na mesma peça.
Braga
Menino de 2 anos estava perdido na rua em Braga “sujo e com fome”

Uma criança com cerca de dois anos, “suja e com fome” foi encontrada sozinha, na Rua das Verdosas, em S. Victor, esta segunda-feira, e transportada para o hospital pelos Bombeiros Sapadores de Braga, avança o JN.
O alerta terá sido dado por uma moradora que chamou as autoridades, cerca das 8:53, após ter visto a criança “perdida” na rua, trazendo-a para dentro da sua casa.
A criança, “um pouco debilitada” foi transportada para o hospital e mais tarde, uma pessoa que alegava ser o seu cuidador e avô apresentou-se à PSP.
Braga
Fogo deflagra na Fábrica Confiança em Braga

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde desta segunda-feira, nas antigas instalações da Fábrica Confiança, em Braga, avança o jornal O Minho.
De acordo com a mesma fonte, foram detritos que estavam no interior da fábrica devoluta que arderam.
Os Bombeiros Voluntários e Sapadores de Braga, totalizando 15 operacionais e quatro viaturas, foram destacados para o local.
As operações no local já se encontram em fase de resolução.
O alerta foi registado cerca das 15:00.
Foto: Cláudio Andrade / DR
Guimarães
Operária com o salário mínimo condenada a pagar 60 euros de pensão de alimentos à filha de 21 anos em Guimarães

Uma mulher de Guimarães foi processada pela filha, de 21 anos, depois de estar ter saído de casa, apenas com 16 anos, alegando que não queria mais viver em pobreza, avança o JN.
À mãe, que aufere do salário mínimo, a filha, que agora vive com a madrinha, pediu uma pensão de 200 euros, mas o Tribunal de Guimarães condenou a progenitora a pagar-lhe apenas 90 euros mensais.
Depois de a mãe ter recorrido, este valor foi reduzido para 60 euros por mês.
De acordo com a mesma fonte, a jovem chegou a queixar-se que, enquanto em casa da sua mãe, a pobreza era tal que em alguns momentos o dinheiro não era suficiente para comprar comida.
Esta jovem, passou a receber a pensão do pai, falecido em 2015, de 232 euros, e exigiu este montante à mãe por estudar e alegar não ter como subsistir.
Desporto
Armindo Araújo, o melhor piloto português no Rali de Portugal

Pela décima primeira vez, em dezasseis participações, Armindo Araújo garantiu o “título” de melhor piloto português no Rali de Portugal e juntou a este brilhante resultado, o quinto posto final entre os concorrentes do WRC2.
Em quatro anos consecutivos, Armindo Araújo e Luís Ramalho, conseguem terminar na primeira posição entre as equipas portuguesas, mostrando supremacia na prova organizada pelo ACP. Na etapa de hoje, a última da prova, a dupla do Skoda Fabia Rally 2, conseguiu gerir a vantagem com que saiu da Exponor e garantir, na chegada a Matosinhos, o objetivo que procurava.
“Mantivemos a liderança e estamos orgulhosos de podermos subir novamente ao pódio com este “título”. Estamos todos de parabéns pelo excelente desempenho neste Rali de Portugal”, sublinha o piloto de Santo Tirso.
Apesar de não ter começado da melhor forma, devido aos dois furos sofridos na sexta-feira, os líderes do CPR foram recuperando especial após especial, realizaram uma segunda etapa soberba e terminaram o rali com excelentes resultados. “Foi sem dúvida um rali muito duro e difícil, mas também muito positivo para nós. Em termos de CPR o segundo lugar foi um excelente resultado, no WRC2 conseguimos terminar no top cinco e ser o melhor português, mais uma vez, é um grande orgulho. Não posso deixar de felicitar os nossos adversários, o público, o ACP que volta a colocar na estrada um excelente rali e uma enorme ovação para a minha equipa que, como sempre, fez um trabalho fantástico”, disse ainda Armindo Araújo.
O Campeonato de Portugal de Ralis regressa no próximo dia 10 de Junho com a realização do Rali de Castelo Branco, prova que marca a passagem do calendário de 2022 para os pisos de asfalto.
Guimarães
Idosa de 89 anos morre atropelada na EN 206 em Ronfe

Um atropelamento vitimou uma mulher, com 89 anos de idade. A mulher foi atropelada na Estrada Nacional 206, que liga Famalicão a Guimarães.
Segundo avança o Guimarães Digital, o acidente aconteceu ao início da noite deste sábado, em Ronfe, no concelho de Guimarães, na Rua de São Tiago.
De acordo com as informações avançadas, terá sido colhida por uma viatura ligeira de passageiros quando circulava naquela via, perto da sua casa. A vítima foi assistida no local pelos meios de socorro do INEM e conduzida ao Hospital de Braga, onde veio posteriormente a falecer. O condutor da viatura envolvida no acidente também sofreu ferimentos e teve de receber assistência hospitalar.
As circunstâncias em que ocorreu este atropelamento estão a ser investigadas pelos militares do Destacamento de Trânsito de Braga da GNR.
Guimarães
Tragédia na Mealhada: Guimarães chora a morte de três filhos da terra

O concelho de Guimarães está em choque com a morte de três pessoas devido a um trágico acidente que vitimou três filhos da terra. O autocarro onde seguiam na A1, ontem, partiu da freguesia de Figueiredo, Guimarães, rumo ao Santuário de Fátima.
Na colisão contra um poste morreram o motorista, uma catequista que ia a rezar o terço ao microfone na zona frontal do autocarro e um homem que habitualmente enjoava nas viagens e pediu para ir nos bancos frontais.
António Araújo (no meio da foto) é uma das vítimas mortais. Motorista e proprietário da empresa de autocarros Roda do Rei, tinha cerca de 60 anos, e era habitual ser ele a transportar os habitantes daquela freguesia durante os passeios anuais a Fátima.
Outra das vítimas é Emília Castro. Terá morrido por se encontrar na frente do autocarro a rezar o terço. Catequista e elemento do grupo coral, deixa duas filhas já adultas e um rapaz, ainda menor, avança “O Minho”. Trabalhava na empresa têxtil Somelos, em Guimarães.
A terceira vítima mortal, um homem, com cerca de 70 anos, também residia em Figueiredo, e acabou por morrer por estar no banco da frente, uma vez que enjoava nas viagens.
A circulação na A1 foi restabelecida depois de ter estado interdita ao longo de várias horas por causa do acidente que para além dos 3 mortos, causou ainda 5 feridos graves, disse à Lusa fonte dos bombeiros.