Siga-nos nas redes

Braga

DJ de Braga traz as “Noites Portuguesas” a Los Angeles

Publicado

em

O DJ português Roger Milan, oriundo de Braga, está a criar o projeto de noites portuguesas Lisbon Lounge em Los Angeles, em conjugação com os seus eventos FunkCali virados para sons brasileiros e latinos. 

“O meu objetivo é trazer artistas portugueses a Los Angeles”, disse à Lusa o DJ, que se mudou para o sul da Califórnia há vários anos. “Em LA vejo um mercado bom onde acredito que os artistas portugueses podem entrar”. 

Depois de um período de paragem por causa das restrições ligadas à pandemia de covid-19, o DJ Roger Milan está a preparar o regresso em 2022, começando com um evento FunkCali no Sofitel Los Angeles, em 15 de janeiro. 

“Sendo o primeiro português a organizar um evento destes no Sofitel em Beverly Hills, um dos melhores hotéis que temos na cidade, sinto-me emocionado”, afirmou. “Só o facto de estar a organizar este evento é uma vitória”. 

Com uma longa carreira na música e produção de eventos, o DJ de Braga tem um gosto especial por ‘deep house’ e ‘afro house’, mas considera-se eclético e interessado em vários tipos de música. 

“LA tem uma energia muito forte”, descreveu. “É uma cidade onde tudo acontece com um público muito abrangente, com diferentes culturas, gente de qualquer parte do mundo”, continuou. “Gostam de coisas novas e eu consegui encaixar porque cheguei com o meu estilo”. 

Sublinhando que este é um mercado “desafiador” e “árduo”, Roger Milan explicou que a qualidade de produção musical é tão elevada que obriga os artistas a elevarem a sua fasquia. 

“Se és bom aqui, vão reconhecer que és bom”, disse. “Aqui o nível é tão alto que te obriga a ser melhor, obriga-te a fazer os trabalhos de casa, a puxar mais por ti”. 

Entre os nomes que pretende levar de Portugal para LA no âmbito das noites Lisbon Lounge, Roger Milan referiu o produtor Eric Faria, o DJ daFonseca e o MC Taku, entre outros com os quais tem colaborações de longa data. 

“Quero fazer esta noite portuguesa para lançar a ponte e trazer os nossos artistas de Portugal, dar a conhecer a música deles aqui”, reiterou. “Quero tentar levar a bandeira portuguesa mais alto a nível de música, de DJ e de produção de eventos”. 

A intenção é tornar os eventos regulares com noites portuguesas que reúnam não apenas os luso-americanos em Los Angeles, onde a comunidade está dispersa, mas noutros polos de emigração no estado. 

“Vou tentar levar os dois projetos de mão dada a toda a Califórnia”, sublinhou o DJ, que já tocou em cidades como San Diego e São Francisco, onde há concentrações relevantes de pessoas de origem portuguesa.  

Outro projeto para 2022 é o lançamento de músicas originais, algo em que pretende começar a trabalhar em breve. 

“Dá-me prazer tocar e ver as pessoas felizes quando estou a pôr música”, frisou. “A música é isso, traz felicidade”. 

Roger Milan tem uma carreira que começou há cerca de vinte anos em Braga, quando ainda se usavam cassetes para fazer misturas. Passou por locais como Põe-te Fino e Sardinha Biba e foi residente durante perto de oito anos na discoteca Lagar’s. 

“Digo sempre que Braga, para mim, é a melhor cidade de Portugal”, afirmou, referindo que leva sempre consigo o espírito do Norte com que cresceu e que o ajudou na transição para os Estados Unidos. 

“Sou um minhoto nato e não tenho como fugir às raízes. Nós, bracarenses, não desistimos, entramos para lutar e para vencer”, considerou. “É o espírito bracarense, de querer mais”. 

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Braga

Grupo de 4 sequestrou taxista em Matosinhos e percorreu 400 quilómetros entre Coimbra e Esposende com a vítima

Publicado

em

Um homem de 27 anos confessou hoje no Tribunal de Aveiro ter sequestrado, com mais três indivíduos não identificados, um taxista em Matosinhos, tendo percorrido 440 quilómetros com a vítima no carro, durante quase sete horas.

Na primeira sessão do julgamento, em que responde pelos crimes de sequestro, roubo e coação agravada na forma tentada, o arguido confessou a maior parte dos factos, esclarecendo apenas que a arma usada no crime foi uma pistola de “airsoft”.

Também negou ter roubado 45 euros da bolsa do taxista, como refere a acusação do Ministério Público (MP), afirmando que terá sido um dos indivíduos que o acompanhava que ficou com o dinheiro.

Questionado pela juíza presidente quanto ao motivo do crime ocorrido na noite de 13 para 14 de dezembro de 2018, o arguido limitou-se a dizer que “queria sair do Porto e queria estar protegido”, alegando que andava a sofrer ameaças de um amigo a quem tinha ido buscar um carro a Lisboa que, entretanto, desapareceu.

“O ato em si é injustificável”, referiu o arguido, que está a cumprir uma pena de três anos e oito meses de prisão efetiva, pelo sequestro e roubo de um outro taxista que fechou na bagageira do táxi a meio de uma viagem entre Lisboa e Porto, ocorrida dois dias antes dos factos agora em julgamento.

O coletivo de juízes também ouviu o taxista que disse ter sido abordado em Matosinhos por quatro indivíduos que lhe pediram para os levar a Esmoriz, no concelho de Ovar, onde um deles lhe apontou uma arma e ordenou que passasse para o banco traseiro da viatura.

O taxista contou ainda que os sequestradores explicaram-lhe que iam fazer “um servicinho” e que não lhe iriam fazer mal se ele se portasse bem, tendo um dos indivíduos passado para o lugar do condutor e arrancado em direção a Coimbra

Quando chegaram a Coimbra, pararam num bairro, tendo alguns dos ocupantes saído da viatura e regressado pouco tempo depois, e fizeram outra paragem num “drive-in” para comprar comida, antes de regressarem ao Porto.

Os indivíduos acabaram por abandonar o táxi e libertado o taxista cerca das 04:45, na Apúlia, em Esposende, no distrito de Braga.

Segundo a acusação do MP, o arguido e os outros três indivíduos percorreram 440 quilómetros entre as 22:00 e as 04:45 com o táxi, mantendo o ofendido cativo no interior da viatura durante todo o percurso e sempre com uma arma de fogo apontada para ele.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

UMinho recebe V Jornadas da Ciência

Publicado

em

As V Jornadas da Ciência da Universidade do Minho realizam-se de 27 a 30 de março, no auditório A1 do campus de Gualtar, em Braga, com quase meia centena de oradores e de atividades e cerca de 250 participantes inscritos. A iniciativa organizada este ano pelos alunos de Biologia Aplicada, Bioquímica, Ciências do Ambiente, Geologia, Física e Matemática da Escola de Ciências da UMinho (ECUM) visa promover a interdisciplinaridade e ir de encontro aos interesses das várias áreas científicas.

A sessão de abertura é segunda-feira, às 9h00, prevendo-se a presença do presidente da ECUM, José Manuel González-Méijome, da presidente do Conselho Pedagógico daquela Escola, Inês Sousa, da presidente da Associação Académica da UMinho, Margarida Isaías, e da representante da organização, Mariana Ferreira.

As nove palestras previstas versam sobre temas como um passeio pelas águas costeiras (Pedro Gomes), os microplásticos no ambiente (Joana Prata), as consequências e desafios da evolução do nível do mar (Renato Henriques), as propriedades das microalgas (Vera Castro), a importância da conservação da biodiversidade (Ronaldo Sousa), o papel dos nanomateriais no ambiente (Ricardo Fernandes) e das nanopartículas na saúde (Rui Oliveira), a doença de Alzheimer (Carlos Spuch) e a exposição a metais e metaloides em poeiras domésticas (Paula Marinho).

Já os 31 workshops vão abordar, por exemplo, as aplicações biomédicas de nanomateriais, a profissão de geólogo, a escrita de um artigo científico, a ecotoxicologia, as plantas invasoras, os materiais inteligentes, entre outros.

Merece também destaque na segunda-feira, às 14h30, uma mesa redonda sobre a descredibilização da ciência, que junta Elsa Costa e Silva, diretora do mestrado em Comunicação de Ciência da UMinho, Pedro M. Teixeira, coordenador da pós-graduação em Prática Baseada na Evidência e Tomada de Decisão em Saúde da UMinho, Tiago Ramalho, jornalista de ciência no “Público”, e Andreia Pacheco, responsável pela comunicação no Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Bracarense Maria da Conceição Ferreira celebra 100 anos rodeada da família

Publicado

em

Maria da Conceição Ferreira celebrou ontem, sexta-feira, 100 anos de vida. A data do centenário foi assinalada pela família na casa da aniversariante, em Este S. Mamede, no concelho de Braga

A centenária tem seis filhos, 16 netos, 22 bisnetos e dois tetranetos. Apesar de residir atualmente em Este S. Mamede é natural de Este S. Pedro. 

Para celebrar tão importante data, a família fez questão de se reunir e celebrar a longevidade de Maria da Conceição Ferreira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Póvoa de Varzimhá 55 minutos

Acidente provoca longas filas na A28 em Vila do Conde

Um acidente na A28, no sentido Porto/Póvoa, está a causar uma longa fila de trânsito este domingo de manhã. Segundo...

Paíshá 57 minutos

Pilotos da TAP desconvocam greve marcada para o período da Páscoa

 O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) desconvocou a greve marcada na TAP, para o período entre 07 e...

Mundohá 1 hora

Depois do internamento, Papa preside a Missa do Domingo de Ramos

Após ter tido alta hospitalar, confirmou-se. O Papa Francisco presidiu este domingo, às cerimónias do Domingo de Ramos, na Praça...

Paíshá 1 hora

Portugueses têm o 9.º salário mínimo mais alto da Europa

De acordo com um estudo da HelloSafe Portugal, Portugal possui o nono salário mínimo nacional (SMN) mais alto da Europa...

Paíshá 2 horas

Se tem carro a gasóleo aguarde por amanhã para abastecer. Se é a gasolina abasteça hoje

Os preços dos combustíveis deverão voltar a registar comportamentos distintos no início desta semana, com o o gasóleo a ficar mais...

Paíshá 2 horas

Maquinistas da CP em greve durante todo o mês de abril

Os maquinistas da CP estão em greve parcial durante todo o mês de abril. Segundo avança a TSF, até às...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Junta de Arnoso distribui amêndoas e chocolates de Páscoa

A Junta de Freguesia de Arnoso (Santa Maria, Santa Eulália) e Sezures associou-se à festa da primavera, organizada pelo Agrupamento...

Desportohá 3 horas

Alunos da Cior no maior encontro nacional de robótica

A Escola Profissional Cior, de Famalicão, participou em mais uma edição da RoboParty, maior evento nacional ligado à robótica, organizada...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Árvore iluminada na escola Camilo assinala a Consciencialização do Autismo

O Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB) antecipou o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, que se celebra anualmente...

Paíshá 3 horas

Ensino Superior. Concurso de 2023 com mais 372 vagas

O concurso nacional de acesso ao ensino superior de 2023 irá contar com um recorde de 54.733 vagas, mais 372...

Arquivo

Mais Vistos