Siga-nos nas redes

Póvoa de Varzim

Covid-19: Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde irá vacinar 205 até quinta-feira

Publicado

em

Numa tarefa divida em dois dias, o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, no distrito do Porto, iniciou hoje o processo de vacinação a 205 profissionais de saúde que trabalham na unidade.

Segundo Gaspar Pais, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar, as vacinas recebidas na segunda-feira foram destinadas “aos profissionais da linha da frente, como médicos, enfermeiros e auxiliares técnicos, que estão mais expostos”.

“Pode ser a diferença de voltarmos à vida normal ou continuarmos a ter as limitações atuais. Estamos muito esperançados, mas sabemos que efeito não é imediato até porque estamos a vacinar uma quantidade ainda muito reduzida da população”, disse o responsável.

Dentro de três semanas, as 205 pessoas que hoje foram inoculadas vão receber a segunda dose da vacina, havendo a expectativa que, em breve, cheguem doses para outros 200 profissionais da unidade que também se inscreveram para serem vacinados.

“Assim que nos chegue a indicação de que iremos receber mais vacinas, teremos a logística toda preparada. Foi como aconteceu nesta primeira fase, onde em dois dias preparamos todo processo. Estaremos prontos”, partilhou Gaspar Pais.

Hoje, a primeira profissional a receber a vacina no Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, foi Isabel Valério, especialista de medicina interna, que se mostrou “confiante e nada receosa”.

“Acredito que a luta continua, mas as pessoas têm de ter confiança e fazer a vacinação para que se consiga combater da pandemia. Este é o início do processo, mas não podemos baixar a guarda”, disse a clínica.

O Centro Hospitalar Póvoa de Varzim e Vila do Conde presta cuidados de saúde a cerca de 150 mil habitantes dos dois concelhos, que nos últimos meses têm sido afetados por alguns surtos de covid-19.

Portugal entrou hoje no terceiro dia da campanha de vacinação contra a covid-19, que arrancou no domingo nos centros hospitalares universitários do Porto, de Coimbra, de Lisboa Norte e de Lisboa Central.

O plano prevê que sejam vacinados até abril cerca de 950 mil pessoas dos grupos prioritários definidos pelo grupo de trabalho: pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas, utentes e trabalhadores de lares e profissionais de saúde e de serviços essenciais.

A primeira fase de vacinação prolonga-se até final de março de 2021, tem prevista a chegada de 1,2 milhões de doses de uma vacina que é facultativa, gratuita e universal, sendo assegurada pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Em Portugal, morreram 6.677 pessoas dos 396.666 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Póvoa de Varzim

Incêndio na Póvoa de Varzim deixa família desalojada

Publicado

em

Por

Um casal e a sua filha ficaram desalojados após um incêndio na habitação que partilhavam, que deflagrou na manhã deste domingo, em Aver-o-Mar, na Póvoa de Varzim, avança o Mais Semanário.

De acordo com estes, o fogo terá também consumido uma pequena oficina, na mesma propriedade.

Agora sem condições de habitabilidade, esta família foi acolhida em casa de outros familiares.

As causas do incêndio são, até ao momento, desconhecidas.

No local estiveram 18 operacionais e 5 viaturas de socorro e combate às chamas.

Fotos: José Alberto Nogueira / Mais Semanário / DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Mercadona investe mais 24,5 ME no Bloco Logístico da Póvoa de Varzim

Publicado

em

Por

A cadeia de supermercados Mercadona anunciou hoje um investimento adicional de 24,5 milhões de euros, para ampliar a capacidade de armazenamento do Bloco Logístico da Póvoa de Varzim, cuja operação teve início em 2019.

“Após ter dado início à operação, em 2019, do Bloco Logístico da Póvoa de Varzim, a Mercadona passa a contar com um novo armazém com 12.000 m2 [metros quadrados] que representou um investimento adicional de 24,5 milhões de euros”, informou a cadeia espanhola, em comunicado.

A ampliação do Bloco Logístico da Póvoa de Varzim, com a construção de uma terceira nave com 12.000 metros quadrados, foram criados mais 20 postos de trabalho.

Em 2019, a Mercadona arrancou com a operação daquela infraestrutura, tendo investido 60 milhões de euros.

No total, a empresa já investiu 84,5 milhões de euros no desenvolvimento do Bloco Logístico da Póvoa de Varzim, que conta com três naves construídas numa área total de 100.000 m2 e 350 postos de trabalho.

Em 2021, a empresa anunciou o desenvolvimento de um futuro Bloco Logístico em Almeirim, no distrito de Santarém, cujo início das obras está previsto para este ano.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Jogo do FC Famalicão referente à Taça de Portugal de futebol feminino adiado

Publicado

em

Por

Foi adiado para 19 de janeiro a partida entre o Varzim e o FC de Famalicão que estava prevista para este domingo às três da tarde relativa à 2.ª eliminatória da Taça de Portugal em futebol sénior feminino.

A partida, adianta a Federação Portuguesa de Futebol, irá ocorrer na mesma no campo do Aguçadoura Futebol Clube.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Empresário de 64 anos procurado pela Interpol foi detido na Póvoa de Varzim

Publicado

em

Por

A Polícia Judiciária deteve, na Póvoa de Varzim, um homem de nacionalidade brasileira, condenado por vários crimes tributários no Brasil e procurado pelas autoridades. A informação é avançada pelo Correio da Manhã.

Segundo informa a PJ em comunicado, o brasileiro estava no sistema da Interpol, com mandado de detenção internacional para ser extraditado para o Brasil, onde o homem foi condenado a três anos e seis meses de prisão.

O empresário de 64 anos vai ser presente ao Tribunal da Relação do Porto.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Mãe e filha de 4 anos falecidas em violento acidente sepultadas hoje na Póvoa de varzim

Publicado

em

Por

Serão sepultadas esta sexta-feira, às 15_30 a mãe e filha que perderam a vida num acidente, na última terça-feira, quando regressavam a França, depois dos festejos de ano novo, avança a Rádio Onda Viva.

Os corpos de Alexandra Martins Galante de 41 anos e a filha, Eduarda de 4 anos, irão chegar cerca de duas horas antes do começo da funeral.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Mãe e filha de 4 anos da Póvoa de Varzim morrem no regresso a França

Publicado

em

Por

Uma mulher de 42 anos e a sua filha de 4 morreram, na última terça-feira, depois de um despiste rodoviário, quando regressavam à França, saídas da Póvoa de Varzim, após os festejos do final do ano.

Outra criança, de 12 anos, que seguia na mesma viatura ficou gravemente ferida.

O acidente teve lugar na cidade de Lubbon, quando o carro se despistou e embateu conta uma árvore que se encontrava dentro de um terreno privado.

As forças de socorro encontraram a mãe já sem hipótese de reanimação e filha de 4 anos em paragem cardiorrespiratória.

Um helicóptero foi destacado para o local, mas a menina acabou por morrer pouco tempo após a chegada do veículo aereo, mesmo com a situação de paragem cardiorrespiratória já revertida.

A mulher, que era viúva desde 2018, teve este acidente depois de ter completado mais de 1.000 quilómetros na sua viagem de regresso, apontando que o cansaço pode ter tido um papel central nesta tragédia, a par da velocidade excessiva praticada pela mesma, tal como mostram as perícias.

Foto: DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Autoridades desaconselham passeios à beira-mar em Vila do Conde, Póvoa e Esposende

Publicado

em

Por

A Autoridade Marítima Nacional alertou hoje para os cuidados a ter nos primeiros dias do novo ano junto ao mar, desaconselhando banhos e passeios à beira-mar devido à “forte agitação marítima em todo o território nacional”.

“Com a entrada do novo ano, altura em que muitos portugueses habitualmente se deslocam a praias e zonas costeiras, a Autoridade Marítima Nacional aconselha toda a população a evitar ir a banhos e a frequentar zonas expostas à agitação marítima, adotando uma postura preventiva e de segurança, evitando expor-se desnecessariamente ao risco”, refere uma nota de imprensa.

Segundo esta autoridade, as previsões nos próximos dias apontam para uma “forte agitação marítima em todo o território nacional, muito característica do mar de inverno”, pelo que recomenda que as pessoas se mantenham sempre a uma distância “considerável em relação à linha de água, evitando ser surpreendidas, uma vez que o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.

“A Autoridade Marítima Nacional desaconselha todas as pessoas a ida a banhos, tanto na noite de passagem de ano, como nos primeiros dias do ano, bem como os passeios junto à orla costeira, devendo resguardar-se e não facilitar. Lembre-se que não é preciso entrar no mar para comemorar”, reforçou na sua mensagem.

Na terça-feira, sete barras foram fechadas a toda a navegação e três condicionadas.

Segundo a informação disponível no site da Marinha, foram encerradas a toda a navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro e Portinho da Ericeira e condicionadas as de Aveiro (a embarcações de comprimento para fora inferior a 15m), Figueira da Foz (fechada a embarcações de comprimento inferior a 35 metros) e Viana do Castelo (a embarcações de comprimento inferior a 12 metros).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Chefes de equipa de urgência do Hospital da Póvoa de Varzim demitiram-se

Publicado

em

Por

Os chefes de equipa de urgência do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde apresentaram, na sexta-feira, a demissão por “grave carência de recursos humanos médicos” neste serviço, avançou este sábado o Sindicato Independente dos Médicos (SIM).

Em comunicado, o sindicato especificou que os médicos apresentaram a carta de demissão ao presidente do conselho de administração e ao diretor clínico, tendo a mesma sido assinada por todos os chefes de equipa, à exceção da diretora do serviço de urgência que também exerce funções de chefe de equipa.

“A demissão coletiva é motivada pela grave carência de recursos humanos médicos no serviço de urgência daquele centro hospitalar, que já não permite assegurar cuidados em segurança para os doentes”, referiu.

A título de exemplo, o SIM revelou que nas noites de 31 de dezembro de 2021 e 01 de janeiro de 2022 em vez de cinco médicos haverá apenas dois médicos.

Os cuidados que eram assegurados por dois médicos de medicina interna e três generalistas passam, agora, a ter de ser assegurados por apenas dois médicos de medicina interna, sublinhou.

“Isto inclui atender não só os doentes triados com vermelho e laranja, executar tarefas inerentes ao chefe de equipa e proceder a transportes de doentes críticos, como também atender todos os doentes da área médica triados com verde ou amarelo e apoio à área dedicada a doentes com covid-19 ou suspeitos de covid-19”, adiantou o sindicato.

A isto, acrescentou o SIM, nessas duas noites não haverá médicos de ginecologia/obstetrícia no serviço de urgência.

Esta situação é de “enorme gravidade” porque recorrem ao centro hospitalar grávidas e parturientes de todo o país, frisou, ressalvando não haver qualquer aviso às grávidas de que a urgência de obstetrícia está encerrada nessas noites.

O Sindicato Independente dos Médicos marcou já uma reunião com o Conselho de Administração, por solicitação deste, para abordarem esta questão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Incêndio destrói habitação no Bairro Sul da Póvoa de Varzim

Publicado

em

Por

Uma habitação ficou praticmente destruida, na noite desta quarta-feira, após um incêndio que deflagrou nesta, na Rua 31 de Janeiro, no Bairro Sul, na Póvoa de Varzim.

De acordo com a Rádio Onda Viva, o edfificio em questão encontrava-se desabitado, e foram precisos 24 operacionais das forças de socarro para extinguir as chamas, cuja origem é ainda desconhecida.

A PSP que esteve no local para registo da ocorrência.

Foto: Pedro Oliveira/ Rádio Onda Viva / DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

ATUALIZAÇÕES: Patrão suspeito de matar brutalmente empregado ucraniano na Póvoa de Varzim

Publicado

em

Por

Um empresário de 42 anos encontra-se em prisão preventiva por suspeitas de ter morto um dos seus empregados, um um cidadão ucraniano, de 51 anos, na Póvoa de Varzim, avança a CM.

De acordo com a mesma fonte o operário terá sido brutalmente agredido e sodomizado com um ferro até à morte, enquanto que os familiares do suspeito terão encenado uma doença súbita para justificar a sua morte.

A autópsia ao corpo de Oleg Mariochoine revelou “lacerações profundas no ânus que poderão ter sido provocadas por um ferro”, concluindo ter-se tratado de um homicídio.

A população local refere que os homens eram vistos frequentemente juntos e embriagados. “Falava-se de que tinham um caso homossexual, mas nunca ninguém viu nada”, segundo um morador, citado pelo jornal Digital Luso.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Jornal

Rádio

Artigos Recentes

Economiahá 4 horas

Combustíveis vão voltar a aumentar depois de nova subida no preço do petróleo. Barril já ultrapassa os 90 dólares

Uma recente subida no preço do barril de Brent (petróleo) faz prever mais aumentos no preço dos combustíveis, que continuam...

Famalicãohá 5 horas

Mercado Municipal de Famalicão nomeado para dois prémios de arquitetura

Depois de ter sido tema de um trabalho fotojornalístico na edição de janeiro da revista norte-americana “Architectural Record”, a Praça-Mercado...

Paíshá 5 horas

Atropelamento junto ao El Corte Inglês em Gaia tira a vida a homem de 71 anos

Um homem de 71 anos morreu, na tarde desta quinta-feira, atropelado na A44, em Vila Nova de Gaia, avança a...

Paíshá 6 horas

IPMA prevê agravamento da seca “muito provável” em Portugal continental

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) considerou esta quinta-feira que é “muito provável” que a seca meteorológica se...

Paíshá 6 horas

Covid-19: Aberto autoagendamento para maiores de 18 anos para dose de reforço

As pessoas com 18 ou mais anos podem, a partir de hoje, fazer o autoagendamento para a toma da dose...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Riopele diversifica negócio para os segmentos militar e automóvel

A indústria automóvel e os segmentos profissional e militar são duas novas apostas da têxtil Riopele, que encara o setor...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: antiga Silma dá lugar a nova zona habitacional Vai nascer a poente da cidade de Famalicão uma nova zona...

Paíshá 7 horas

Sismo sentido na tarde desta quinta-feira “abalou” região Norte

A região Norte de Portugal sentiu, ao início da tarde desta quinta-feira (14:44), um sismo que Um sismo com magnitude...

Paíshá 8 horas

Já foi encontrada Iara: Desaparecida esta quarta-feira em Matosinhos

Já apareceu a jovem Iara, desaparecida em Matosinhos, na noite desta quarta-feira. Uma nota elaborada pela sua mãe e publicada...

Regiãohá 8 horas

Fica absolvido o casal acusado da morte de idoso que tinham aliciado para relações sexuais e roubo em Santo Tirso

Um casal acusado de aliciar um idoso para uma relação sexual para depois o roubar e agredir e que acabria...

Famalicãohá 8 horas

Trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Famalicão em greve

Os trabalhadores do lar S. João de Deus da Santa Casa da Misericórdia de Famalicão iniciaram, esta quinta-feira, uma greve...

Famalicãohá 8 horas

Obras da Estação Rodoviária de Famalicão sofrem novo atraso e ficam mais caras

As obras de reabilitação na Estação Rodoviária de Famalicão só deverão ficar concluídas dentro de quatro meses e vão ficar...

Paíshá 9 horas

Covid-19: Mais 41 mortos e 65.706 novos infetados nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 41 óbitos provocados pela pandemia e 65.706 novos casos de infeção, segundo o relatório diário emitido...

Paíshá 10 horas

Legislativas: CDS-PP quer “complemento social de pensão” para idosos

O presidente do CDS-PP defendeu hoje um “complemento social de pensão” para ajudar os idosos a aquecerem as suas casas...

Paíshá 10 horas

Covid-19: Testes rápidos de antigénio de uso profissional continuam gratuitos em fevereiro

Os testes rápidos de antigénio de uso profissional vão continuar a ser comparticipados no mês de fevereiro, tendo em conta...

Paíshá 11 horas

Idosa de 87 anos espera 12 horas para ser atendida em hospital de Gaia

Uma idosa de 87 anos esperou cerca de 12 horas para ser atendida no Hospital Eduardo Santos Silva, em Vila...

Paíshá 11 horas

Pequena Sofia precisa de uma operação urgente aos rins. Família pede ajuda na internet

Os pais de Sofia Martins de 7 anos levam a cabo uma campanha de angariação de fundos para uma cirurgia...

Paíshá 12 horas

Programa “Big Brother” domina pesquisa por “sondagens” no Google mesmo com as Legislativas “à porta”

Meros dias antes das Eleições Legislativas de 2022, assunto central das notícias e conversas das últimas semanas, vários internautas repararam...

Paíshá 12 horas

Luísa Bartolomeu e pastor belga “Maet” representam Portugal no o Campeonato do Mundo de Obediência Canina

A Campeã Nacional de Obediência Canina, Luísa Bartolomeu vai representar Portugal, entre 22 e 26 de junho, no Campeonato do...

Paíshá 13 horas

Covid-19: Médicos de família propõem 10 medidas para um combate à pandemia mais eficiente

 Os médicos de família apelaram hoje para uma revisão urgente da organização do combate à pandemia e a um reforço...

Arquivo

FAMA NAS REDES