Braga
Alerta de vizinhos salva idoso caído em casa durante dois dias em Esposende

Um homem de 93 anos foi salvo por um alerta dos seus vizinhos depois de ter caído no chão da sua habitação, em Esposende, e aí ter ficado, sem se conseguir levantar, durante dois dias.

De acordo com o Diário do Minho, o idoso, que morava sozinho, não foi visto pelos moradores do seu prédio durante este espaço de tempo, o que causou suspeitas nos mesmos, levando-os a alertar as forças de socorro.
A vítima, cuja mobilidade já era reduzida, foi resgatada pelos Bombeiros Voluntários de Esposende que ergueram uma plataforma até o terceiro andar do bloco onde o homem de 93 anos se encontrava.
À chegada do socorro a vitima ainda se encontrava consciente e cooperante seguindo para o Hospital de Barcelos.

Braga
PJ detém suspeito de atear fogo ao carro da ex-namorada em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 29 anos suspeito de atear fogo ao carro da ex-namorada em Amares, distrito de Braga, no âmbito de um “quadro continuado” de violência doméstica, anunciou hoje aquela força.
Em comunicado, a PJ refere que os factos ocorreram em 01 de setembro, durante a noite, e provocaram um incêndio que se propagou à mancha florestal adjacente.
“Com tal conduta, para além da destruição total do veículo da ex-namorada, provocou ainda perigo na floresta e nas edificações existentes nas imediações”, sublinha a PJ.
Adianta que o incêndio “foi detetado precocemente” pelos familiares da vítima e alguns vizinhos, que “prontamente tomaram as ações necessárias para evitar a propagação do mesmo, até à chegada dos Bombeiros Voluntários de Amares, assim se evitando danos mais severos”.
A PJ diz que o arguido, que tem problemas de adição, atuou “por motivos fúteis e de forma intencional”.
Aquando da detenção, acrescenta, “manteve permanente postura agressiva e hostil”.
Indiciado pelos crimes de incêndio em veículo e violência doméstica, o arguido vai ser presente a tribunal para interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.
Braga
Braga: D.A.M.A., Cuca Roseta, Carolina Deslandes e Marisa Liz animam Noite Branca em Braga

A cidade de Braga vai “vestir de branco” entre hoje e domingo, num evento que conta 48 horas de animação, incluindo espetáculos com Miguel Araújo, D.A.M.A, Cuca Roseta, Carolina Deslandes e Marisa Liz.
Trata-se da edição 2023 da Noite Branca, que conta com mais de 150 eventos, entre música, teatro, performance, circo contemporâneo, dança, arte pública, circuitos pelo património, exposições e oficinas artísticas.
Haverá cinco palcos, sendo que este ano o principal vai deixar a Praça do Município para se instalar no Pópulo.
Destaque ainda para o Palco Authentica, que vai estar no Largo S. João do Souto e que vai oferecer música jovem e urbana.
Os restantes três palcos ficam no Rossio da Sé, na Praça do Município e na Avenida.
O cartaz de hoje é preenchido por Miguel Araújo, D.A.M.A. Piruka e Karetus.
No sábado, atuam Cuca Roseta, Carolina Deslandes, Blaya e C4 Pedro.
No domingo, será a vez da Orquestra Bamba Social & Tiago Nacarato, Marisa Liz, Tiago AZ e Alfonsvs.
O concerto de Marisa Liz contará com a participação especial da Banda Musical de Cabreiros, de Braga, que está a comemorar o seu 180.º aniversário.
Braga
Criança de três anos cai do segundo andar de prédio em Póvoa de Lanhoso

Uma criança de três anos ficou esta sexta-feira ferida com gravidade depois de cair do segundo andar de uma habitação em Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, informou fonte da Proteção Civil.
O alerta para o acidente foi dado pelas 20:30, para a queda de um menino de três anos de um segundo andar de um prédio.
Fonte do Comando Sub-regional do Ave acrescentou que a criança foi socorrida no local e transportado para o hospital de Braga.
No local estiveram os bombeiros de Póvoa de Lanhoso, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM e a GNR.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Clube Motard Escorpiões realiza “Motochurrasco” este sábado
-
Economiahá 6 dias
Preço do gasóleo dispara esta segunda-feira. Subida é de 6 cêntimos
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Festa em Honra de S. Miguel-o-Anjo celebram-se este fim de semana em Calendário
-
Famalicãohá 4 dias
Após décadas ao serviço de Famalicão Irmã Dina foi homenageada “por tanto ter feito” por tantas pessoas