Siga-nos nas redes

Braga

Universidade Minho entre as 20 melhores escolas de optometria do mundo

Publicado

em

A Universidade do Minho (UMinho) está entre as 20 melhores instituições mundiais no ensino de optometria e ciências da visão, sendo a única da União Europeia e não-anglo-saxónica.

O ranking foi publicado na revista Clinical and Experimental Optometry e avaliou 245 academias de 46 países ao nível do impacto das publicações científicas na área.

O top 20 inclui universidades dos EUA (oito), Reino Unido (cinco), Austrália (três), Canadá, Hong Kong, Nova Zelândia e Portugal (uma cada).

 “Este resultado reconhece a UMinho na vanguarda internacional do ensino e da investigação, atraindo capital humano e projetos que levam o bom nome da optometria portuguesa para todo o mundo”, refere o presidente da Escola de Ciências da UMinho, José González-Méijome, que é também professor catedrático de Optometria e Ciências da Visão no Departamento de Física.

O novo ranking é liderado pela Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) e foi coordenado pela equipa do investigador australiano Nathan Efron. O autor já tinha lançado em março o top 200 dos optometristas mais influentes do mundo, sendo três deles de Portugal, todos da UMinho.

A UMinho possui um percurso de três décadas na área. Lançou um curso em 1988 (já com mais de 1100 licenciados), formou várias centenas de mestres e é a única do país com doutoramento em Optometria. Tem mais de 300 artigos em revistas científicas do setor, um dos maiores congressos (CIOCV), criou redes como a OBERON (das mais financiadas de sempre na formação em optometria), o seu Centro de Física é considerado Muito Bom por avaliadores externos e os seus vários laboratórios de investigação lideram projetos com apoio da tutela, da UE e de multinacionais.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Braga

Urgência de obstetrícia do Hospital de Braga volta a encerrar este domingo

Publicado

em

Por

A urgência de obstetrícia do Hospital de Braga volta a encerrar este domingo, durante todo o dia, por falta de médicos.

O hospital já avisou que há 13 escalas deste mês de julho que são impossíveis de fazer.

Também as urgências de obstetrícia do Hospital de Aveiro vão encerrar hoje, mas só ao final do dia.

A Ordem dos Médicos avisa que há hospitais com grandes dificuldades em encontrar especialistas para preencher todos os horários.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Motociclista de 46 perde a vida após colisão na estrada que liga Braga e Famalicão

Publicado

em

Por

Um homem de 46 anos morreu, na tarde desta quarta-feira, após uma colisão da mota em que seguia envolvendo outras duas viaturas ligeiras, na EN 309, em Braga, avança o jornal O Minho.

De acordo com a mesma fonte, este motociclista terá sido tocado por um veículo que tentava entrar à estrada obrigando o motociclo a desviar-se, acabando por embater de frente com uma viatura que circulava no sentido contrário, no cruzamento da estrada que liga Braga a Joane.

Tudo isto terá sido facilitado pelo posicionamento de um contentor de lixo que terá tapado a visibilidade dos condutores.

As forças de socorro tentaram ainda reanimar o motociclista, mas o óbito acabaria por ser declarado no local do acidente, momentos mais tarde.

O alerta foi dado cerca das 19:15

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

PJ detém homem após tentar incendiar própria casa em Braga

Publicado

em

Por

Um homem de 58 anos foi hoje detido pela Polícia Judiciária (PJ) após ter tentado incendiar a sua própria casa na freguesia de Tenões, em Braga, adianta a GNR.

O caso encontra-se atualmente sob alçada da PJ, acrescentou fonte da GNR.

De acordo com a mesma fonte, o homem vivia sozinho na residência.

A GNR disse ainda desconhecer os motivos que levaram ao incêndio e que zonas da habitação ficaram destruídas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Hospital de Braga fica sem urgências de cirurgia pediátrica durante a noite

Publicado

em

Por

O Hospital de Braga vai ficar, a partir de sexta-feira e por tempo indeterminado, sem urgências de cirurgia pediátrica no período noturno, revelou hoje a administração.

Em resposta enviada à Lusa, a administração adianta que, no período entre as 20:00 e as 08:00, fica apenas assegurada a observação de crianças já internadas e daquelas que foram submetidas a cirurgia nos últimos 30 dias e que recorram à Urgência por motivo relacionado com essa mesma cirurgia.

No fundo, segundo a administração, no período noturno “os cirurgiões pediátricos apenas assegurarão a prevenção interna”.

“Esta alteração surge da indisponibilidade dos médicos do Serviço de Cirurgia Geral para assegurar as observações a utentes pediátricos no período noturno, tal como sempre aconteceu até hoje, e do facto de o quadro médico do Serviço de Cirurgia Pediátrica ser composto por nove cirurgiões”, explica.

O conselho de administração ressalva que “até ao momento, e apesar dos esforços desenvolvidos, não foi possível encontrar uma solução que permita garantir a continuidade da cobertura no período noturno”, sublinhando que se encontra “a envidar todos os esforços para resolver esta situação”.

Entretanto, não há data marcada para a reabertura das urgências de cirurgia pediátrica no período noturno.

Durante o dia, de segunda a sexta-feira, a cobertura do serviço de cirurgia pediátrica na Urgência mantém-se “com presença física”.

Ao fim de semana, os médicos trabalham “em regime de prevenção”, sendo chamados ao hospital em algum caso de emergência.

O Hospital de Braga tem registado, nos últimos tempos, dificuldades para assegurar as escalas também das urgências de Ginecologia/Obstetrícia, o que já levou a alguns encerramentos daquele serviço.

Nas últimas duas semanas, aquelas urgências foram encerradas por quatro vezes, por períodos de 24 horas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

PSP faz buscas a centros de inspeção no distrito de Braga por suspeitas de fraude e falsificação de documentos

Publicado

em

Por

A PSP leva a cabo, esta terça-feira, buscas em centros de inspeção de veículos no distrito de Braga, e outras localizações, por suspeitas de crimes de corrupção passiva, ativa e falsificação de documentos.

Na base desta operação estão suspeitas de inspeções fraudulentas de automóveis.

De acordo com a Direção Nacional da PSP, foram efetuadas “buscas domiciliárias e não domiciliárias tendentes à recolha de prova de crimes de corrupção passiva para ato ilícito, corrupção ativa para ato ilícito e falsificação de documentos”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Mulher morre após ataque de vaca com cria em Fafe

Publicado

em

Por

Uma mulher de 79 anos faleceu, na tarde desta segunda-feira, depois de ter sido atacada por uma vaca da qual era proprietária, em Fafe.

De acordo com várias fontes, a mulher tentou aproximar-se de uma cria desta vaca, acabando por ser atacada pela mãe de forma violenta.

Transportada em primeira instância para o Hospital de Guimarães, a vítima acabou por não sobreviver aos ferimentos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Urgência de Ginecologia e Obstetrícia de Braga volta encerrar entre domingo e segunda

Publicado

em

Por

O Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga estará encerrado entre as 08:00 de domingo e as 8 horas de segunda-feira.

Num comunicado, o hospital precisa que o encerramento se deve à “impossibilidade de se completarem as escalas de trabalho necessárias”.

Esta é quarta vez na última semana e meia que o Hospital de Braga encerra as urgências das duas especialidades por 24 horas, com o mesmo motivo.

O hospital reforça que está a “trabalhar de forma articulada com outros hospitais da região para que a resposta aos utentes seja garantida pela rede de instituições do Serviço Nacional de Saúde”.

Em caso de urgência, a unidade pede aos utentes para contactarem a Linha SNS 24 – 808242424 e para se dirigirem a um dos outros hospitais da região, nomeadamente Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Viana do Castelo.

“Em casos de maior complexidade, os utentes devem dirigir-se ao Centro Hospitalar de São João”, refere ainda o comunicado.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Homem detido em Fafe com 449 doses de canábis

Publicado

em

Por

Um homem de 42 anos foi detido, esta quarta-feira, em Fafe, por tráfico de estupefacientes, avança o Comando Territorial de Braga da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC).

De acordo com os mesmos, várias diligências policiais, realizadas no decurso de um inquérito por tráfico de estupefacientes, que decorria há cerca de seis meses nas localidades de Celorico de Basto e Fafe, permitiu a realização de uma busca a um domicílio e um veículo onde foi apreendido o seguinte material:

449 doses de canábis;
Um telemóvel;
Uma balança de precisão;
80 euros em numerário;

O suspeito já foi apresentado ao primeiro interrogatório no Tribunal Judicial de Guimarães.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Doping: PJ deteve homem em Braga com milhares de comprimidos

Publicado

em

Por

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, em Braga, um homem de 51 anos na posse de milhares de comprimidos e ampolas injetáveis de substâncias dopantes, anunciou hoje aquela força.

Em comunicado, a PJ acrescenta que o homem está indiciado pela prática de crime de tráfico de substâncias e métodos proibidos, penalizado pela lei antidopagem no desporto.

“No decurso das diligências, foram apreendidos vários milhares de comprimidos e ampolas injetáveis de substâncias esteroides androgénios anabolizantes (substâncias dopantes), uma balança digital de precisão, equipamentos informáticos, envelopes e material próprio para o envio de encomendas”, acrescenta.

Segundo a PJ, as apreensões efetuadas “indiciam fortemente que o arguido, técnico informático de profissão, se dedique à importação, exportação, venda e produção/fabrico ou preparação (corte/mistura) de tais substâncias esteroides anabolizantes”.

Segundo a Autoridade Antidopagem de Portugal, as substâncias apreendidas promovem o aumento de massa muscular, com alteração do metabolismo hormonal masculino e feminino, provocando danos no sistema hepático e vários órgãos dependentes de hormonas sexuais para o seu desenvolvimento.

Podem também provocar desenvolvimento de tumores e alterações graves do crescimento em indivíduos antes da idade adulta.

O detido vai ser presente à autoridade judiciária competente, para interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Urgências de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga encerradas esta quarta-feira

Publicado

em

Por

As urgências de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga vão voltar a encerrar entre as 08:00 de quarta-feira e as 08:00 de quinta-feira, devido à “impossibilidade de se completarem as escalas”, anunciou hoje a unidade hospitalar.

“O Hospital de Braga informa que, pela impossibilidade de se completarem as escalas de trabalho necessárias, o seu Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia estará encerrado desde as 08:00 de quarta-feira, dia 22 de junho, até às 08:00 de quinta-feira, dia 23 de junho”, refere o hospital, em comunicado.

Em relação à restante semana, o Hospital de Braga diz que “assegurou o funcionamento da urgência desta especialidade em todos os dias, excetuando domingo, dia 26 de junho”.

“É importante referir que as escalas não se encontram fechadas, pelo que o Conselho de Administração está a envidar todos os esforços para assegurar o funcionamento do Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia neste dia [domingo]”, lê-se no comunicado.

O Conselho de Administração ressalva, ainda, “que envida diariamente todos os esforços com a finalidade de, sobretudo, manter assegurada a prestação de cuidados de saúde de forma regular às grávidas e parturientes da região”.

“Simultaneamente, reforça que se encontra a trabalhar de forma articulada com outros Hospitais da região, de forma a que a resposta aos utentes seja garantida pela rede de instituições do Serviço Nacional de Saúde”, sublinha o Hospital de Braga.

Em casos de urgência, o Hospital de Braga informa que utentes devem contactar a Linha SNS 24 – 808 24 24 24 e que se dirijam a um dos outros hospitais da Região, “nomeadamente aqueles que têm apoio da especialidade de Ginecologia e Obstetrícia, entre os quais Guimarães, Famalicão e Viana.

Em situações de maior complexidade, os utentes devem dirigir-se ao Centro Hospitalar de São João.

As urgências de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga já estiveram encerradas, nomeadamente, entre as 08:00 de sexta-feira e as 08:00 de sábado e desde as 08:00 de domingo até às 08:00 de segunda-feira, pelos mesmos motivos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Encontro da “velha guarda” reúne 140 homens em Lemenhe

Depois de dois anos de interregno devido à pandemia de Covid 19, a freguesia de Lemenhe, em Famalicão, voltou a...

Desportohá 5 horas

Daniela Silva do FC Famalicão assina pelo Benfica até 2024

A avançada Daniela Silva assinou um contrato com o Benfica até 30 de junho de 2024, depois de ter alinhado...

Famalicãohá 7 horas

Noite animada no S. Pedro de Riba d’Ave (com vídeo)

A vila de Riba d’Ave viveu uma verdadeira noite de animação, este sábado. As festas de S. Pedro trouxeram a...

Economiahá 7 horas

Deco diz que preço da pescada subiu 46%, óleo 38% e frango 31% desde o início da guerra. Conheça aqui a lista completa

A Deco revelou que o preço dos produtos essenciais aumentou em cerca de 20 euros desde o início da guerra...

Famalicãohá 8 horas

Joane celebra 36 anos de vila e pede na nova USF e requalificação da escola secundária

Joane celebrou este domingo 36 anos de elevação a vila. Na sessão solene evocativa da data, que correu no largo...

Paíshá 10 horas

Corpo de pescador desaparecido encontrado em Afife

O corpo de um pescador, que estava desaparecido desde ontem à tarde, foi encontrado este domingo de manhã, em Afife,...

Famalicãohá 12 horas

PAN Famalicão apresenta queixa por nova descarga poluente no Rio Ave

O PAN de Famalicão apresentou nova queixa junto do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) relativamente a...

Bragahá 13 horas

Urgência de obstetrícia do Hospital de Braga volta a encerrar este domingo

A urgência de obstetrícia do Hospital de Braga volta a encerrar este domingo, durante todo o dia, por falta de...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave celebra 72 anos

Ocorreu este sábado o 72º aniversáio da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave. As cerimónias começaram às...

Famalicãohá 1 dia

Paulo Cunha será Vice-Presidente do PSD

O ex-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão será vice-presidente de Luís Montenegro na nova comissão política nacional...

pub

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES