Póvoa de Varzim
Chefes de equipa de urgência do Hospital da Póvoa de Varzim demitiram-se

Os chefes de equipa de urgência do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde apresentaram, na sexta-feira, a demissão por “grave carência de recursos humanos médicos” neste serviço, avançou este sábado o Sindicato Independente dos Médicos (SIM).
Em comunicado, o sindicato especificou que os médicos apresentaram a carta de demissão ao presidente do conselho de administração e ao diretor clínico, tendo a mesma sido assinada por todos os chefes de equipa, à exceção da diretora do serviço de urgência que também exerce funções de chefe de equipa.
“A demissão coletiva é motivada pela grave carência de recursos humanos médicos no serviço de urgência daquele centro hospitalar, que já não permite assegurar cuidados em segurança para os doentes”, referiu.
A título de exemplo, o SIM revelou que nas noites de 31 de dezembro de 2021 e 01 de janeiro de 2022 em vez de cinco médicos haverá apenas dois médicos.
Os cuidados que eram assegurados por dois médicos de medicina interna e três generalistas passam, agora, a ter de ser assegurados por apenas dois médicos de medicina interna, sublinhou.
“Isto inclui atender não só os doentes triados com vermelho e laranja, executar tarefas inerentes ao chefe de equipa e proceder a transportes de doentes críticos, como também atender todos os doentes da área médica triados com verde ou amarelo e apoio à área dedicada a doentes com covid-19 ou suspeitos de covid-19”, adiantou o sindicato.
A isto, acrescentou o SIM, nessas duas noites não haverá médicos de ginecologia/obstetrícia no serviço de urgência.
Esta situação é de “enorme gravidade” porque recorrem ao centro hospitalar grávidas e parturientes de todo o país, frisou, ressalvando não haver qualquer aviso às grávidas de que a urgência de obstetrícia está encerrada nessas noites.
O Sindicato Independente dos Médicos marcou já uma reunião com o Conselho de Administração, por solicitação deste, para abordarem esta questão.

Póvoa de Varzim
Detidos com 9 mil euros de material contrafeito na Póvoa de Varzim. Mais de 1.500 artigos

Elementos da GNR, pertencentes à Unidade de Acção Fiscal (UAF), através do Destacamento de Acção Fiscal (DAF) do Porto, apreenderam, este domingo, mais de 1 500 artigos de vestuário contrafeitos, no concelho da Póvoa de Varzim.
No âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária com o objetivo de prevenção e combate à contrafação os militares da Guarda identificaram um homem de 36 anos e uma mulher de 43 anos que se dedicavam à comercialização de vestuário contrafeito, tendo sido apreendido mais de 1 500 artigos de vestuário, com um valor estimado que pode ascender a 9 mil euros.
Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial da Póvoa de Varzim.
Póvoa de Varzim
Homem de 23 anos detido em Macieira de Rates por tráfico de cannabis e haxixe

A GNR de Barcelos deteve, esta terça-feira, um indivíduo de 23 anos, por tráfico de drogas na localidade de Macieira de Rates, no município de Barcelos.
No decorrer de uma investigação por delito de tráfico de estupefacientes, que se estendeu por aproximadamente seis meses, foram realizadas três diligências, sendo uma em residência e duas em veículos, o que permitiu a apreensão dos seguintes itens:
- 2 600 euros em numerário;
- 160 porções de haxixe;
- 132 porções de cannabis;
- Cinco balanças;
- Dois telemóveis;
Diverso equipamento utilizado para o corte e embalagem da substância.
O indivíduo foi detido e comparecerá hoje, 17 de maio, perante o Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.
Póvoa de Varzim
Praias da Póvoa de Varzim começam a ser vigiadas no dia 17 junho

A época balnear na Póvoa de Varzim, o que de resto acontece em toda a zona Norte, será de 17 de junho a 10 de setembro. A Póvoa de Varzim tem vindo a manter, desde 2016, todas as suas 8 bandeiras azuis, às quais acrescem as 7 bandeiras de praia acessível.
Este ano a Câmara Municipal vai voltar a promover o “IN-PÓVOA Praia para Todos“, um projeto gratuito que promove o acesso à praia por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, através de voluntários. Este ano, além da Praia Verde (Póvoa de Varzim), Praia do Paimó (Aguçadoura) e Praia da Fragosa (Aver-o-Mar), “este serviço vai estar disponível também para os banhistas da zona urbana sul”.
Recorde-se que o Município da Póvoa de Varzim implementou o Projeto Aquavida, com vista à diminuição do número de incidentes nas praias. A isto junta-se o projeto Salvamento Diferenciado, fruto igualmente de uma parceria da autarquia e os Golfinhos, que permite aumentar o dispositivo de segurança das nossas praias com equipamentos, recursos e viaturas em constante mobilidade.
-
Desportohá 1 semana
Rio Ave X Famalicão: “Vai ser um bom espetáculo. O Famalicão vem com esse espírito”
-
Desportohá 1 semana
Sub19 do FC Famalicão festejam título de campeão: “trabalhamos muito para isto”
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Leonel Rocha convidou Paulo Cunha para mais um dia de campanha em Ribeirão
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Greve nos transportes pode afetar carreiras esta quarta e quinta-feira