Desporto
Piloto tirsense Armindo Araújo venceu etapa do Campeonato português de ralis

Armindo Araújo e Luís Ramalho venceram a etapa pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis, esta sexta-feira. A dupla esteve ao volante de um Skoda Fabia R5 Evo e somou ainda os três prontos referentes à Power Stage de Mortágua.
“Tivemos um dia quase perfeito e conseguimos tudo aquilo a que nos propusemos. Foi uma etapa dura, onde conseguimos gerir da melhor forma o desgaste dos pneus, vencemos a maioria das especiais, lideramos de início a fim e ainda vencemos a power stage. A juntar a tudo isso ascendemos à primeira posição do Campeonato de Portugal de Ralis. Toda a equipa fez um trabalho fantástico e estamos, obviamente, de parabéns”, referiu o piloto de Santo Tirso, em comunicado às redações.
Armindo Araújo ainda tem duas etapas pela frente até ao final do Rali de Portugal. “O nosso foco agora é terminar o rali e conseguirmos ser a melhor equipa portuguesa. Já não teremos a pressão da classificação do CPR e vamos aproveitar também para nos divertirmos, nas excelentes especiais que faltam disputar, e tentar subir ao pódio em Matosinhos com a missão totalmente cumprida”, acrescentou ainda.
A segunda etapa do Rali de Portugal será composta por sete especiais de classificação, com dupla passagem pelas classificativas de Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho, Amarante e a estreia da super especial Porto-Foz.

Desporto
ASAE: Nove detidos por venda irregular de bilhetes para a Taça de Portugal

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, através da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, deteve nove pessoas em flagrante pelo crime de especulação e venda irregular de bilhetes para a final da Taça de Portugal de futebol.
O comunicado final sobre a operação realizada pela ASAE, divulgado hoje à tarde, faz o balanço das situações detetadas e refere nove casos de anúncio de “venda de bilhetes acima do seu valor facial, pretendendo obter vantagem patrimonial indevida”.
“Foram ainda apreendidos 30 bilhetes com valores faciais que oscilam entre 15 e 20 euros, encontrando-se os bilhetes à venda acima do seu valor oficial, chegando a ser pedidos cerca de 100 euros por bilhete, com margens de lucro a atingir os 500% de lucro por bilhete”, lê-se no texto.
Este tipo de crime de especulação é “punível com pena de prisão de seis meses a três anos e multa não inferior a 100 dias”, recorda a ASAE.
O jogo da final da Taça foi hoje disputado entre FC Porto e Tondela, no Estádio Nacional, em Oeiras, Lisboa, com os ‘dragões’ a vencerem por 3-1.
Desporto
Português Rafael Leão eleito o melhor jogador do campeonato italiano

O futebolista internacional português Rafael Leão foi eleito o melhor jogador da Série A na época 2021/22, em que o AC Milan, a sua equipa, se sagrou campeã italiana 11 anos depois.
Em comunicado, a Liga informou da atribuição do troféu de melhor jogador, após o jogo da última jornada com o Sassuolo, ao avançado português, que fechou a época com 11 golos e 10 assistências.
Rafael Leão, de 22 anos, conquistou o seu primeiro título no futebol sénior na terceira temporada no emblema italiano, e terminou a época como melhor marcador dos milaneses, a par do francês Oliver Giroud.
Da parte da Liga, o dirigente Luigi De Siervo enalteceu as características de Leão, “um símbolo do AC Milan campeão” e um futebolista “imprevisível, na força atlética e velocidade, que o tornam um jogador de topo”.
A Liga nomeou ainda Maignan (AC Milan) como melhor guarda-redes da época 2021/22, Stefano Pioli (AC Milan) o treinador e Brozovic (Inter) o melhor médio.
Desporto
Famalicão: FAC sagra-se campeão da 3.ª divisão nacional de voleibol

A equipa de voleibol do Famalicense Atlético Clube sagrou-se, este fim de semana, campeão nacional da 3.ª divisão.
Depois de já ter garantido a sua promoção à 2.ª Divisão, o emblema famalicense disputou a ‘final four’ em Évora, vencendo todos os jogos, frente ao CV Lisboa B (3-2), Juventude de Évora (3-0) e Marítimo (3-0).
Desporto
Fernando Pimenta e João Duarte ganham medalhas de ouro na final da Taça do Mundo de canoagem

A dupla portuguesa Fernando Pimenta/João Duarte conquistou hoje a medalha de ouro na final A do K2 1.000 metros da Taça do Mundo de Racice, na República Checa, primeira etapa deste circuito de canoagem de velocidade.
A equipa portuguesa cumpriu a distância em 3.16,09 minutos, deixando o par segundo classificado, formado pelos dinamarqueses Christian Farstad e Gustav Bock, a 1,16 segundos, enquanto os australianos Pierre Westhuyzen e Noah Havard ficaram no terceiro lugar, a 1,95 segundos.
Esta foi a segunda medalha de ouro conquistada por Fernando Pimenta na presente Taça do Mundo, depos da conquistada no sabado na prova de K1 1.000, numa competição em que Portugal conta ainda com uma medala de bronze, conquistada por Teresa Portela na Final A dos K1 500 metros, igualmente no sábado.
Nas finais já disputadas na manhã de hoje, realce ainda para o quarto lugar de Teresa Portela na Final A de K1 200 metros, tendo terminado a 36 centésimos de segundo da medalha de bronze e a 78 da vencedora, a eslovena Anja Osterman.
Desporto
Armindo Araújo, o melhor piloto português no Rali de Portugal

Pela décima primeira vez, em dezasseis participações, Armindo Araújo garantiu o “título” de melhor piloto português no Rali de Portugal e juntou a este brilhante resultado, o quinto posto final entre os concorrentes do WRC2.
Em quatro anos consecutivos, Armindo Araújo e Luís Ramalho, conseguem terminar na primeira posição entre as equipas portuguesas, mostrando supremacia na prova organizada pelo ACP. Na etapa de hoje, a última da prova, a dupla do Skoda Fabia Rally 2, conseguiu gerir a vantagem com que saiu da Exponor e garantir, na chegada a Matosinhos, o objetivo que procurava.
“Mantivemos a liderança e estamos orgulhosos de podermos subir novamente ao pódio com este “título”. Estamos todos de parabéns pelo excelente desempenho neste Rali de Portugal”, sublinha o piloto de Santo Tirso.
Apesar de não ter começado da melhor forma, devido aos dois furos sofridos na sexta-feira, os líderes do CPR foram recuperando especial após especial, realizaram uma segunda etapa soberba e terminaram o rali com excelentes resultados. “Foi sem dúvida um rali muito duro e difícil, mas também muito positivo para nós. Em termos de CPR o segundo lugar foi um excelente resultado, no WRC2 conseguimos terminar no top cinco e ser o melhor português, mais uma vez, é um grande orgulho. Não posso deixar de felicitar os nossos adversários, o público, o ACP que volta a colocar na estrada um excelente rali e uma enorme ovação para a minha equipa que, como sempre, fez um trabalho fantástico”, disse ainda Armindo Araújo.
O Campeonato de Portugal de Ralis regressa no próximo dia 10 de Junho com a realização do Rali de Castelo Branco, prova que marca a passagem do calendário de 2022 para os pisos de asfalto.
Desporto
Rali de Portugal: Piloto despista-se e quase atropela pessoas que estavam em local proibido

Foi um grande susto para os pilotos e adeptos durante a segunda passagem do Rali de Portugal por Fafe. Ao final da manhã deste domingo o finlandês Teemu Suninen cortou uma curva, perdeu o controlo e entrou mato adentro. Lá estavam dezenas de pessoas.
Depois de perder o controlo, tal como se vê no vídeo, o piloto quase atropelou cerca de uma dezena de adeptos que se encontravam num local de acesso proibido a assistir à passagem do rali. Apesar do susto e das imagens impressionantes, não se registaram feridos.
Devido a este incidente, a prova esteve interrompida durante alguns minutos.
Porquê!?! Porquê!?! Porquê!?! 😡
— Daniel Azevedo 🇵🇹 (@DanielAzevedo71) May 22, 2022
Não adianta é até o "filme" voltar a acontecer 🤬
▶️ Não é uma zona de público
▶️ Zona de escapatória da curva e estavam ali 🤬#àprocuradamorte #RallydePortugal pic.twitter.com/AwN9MErFF2
Desporto
Ouro para Fernando Pimenta e João Duarte na canoagem

A dupla portuguesa Fernando Pimenta/João Duarte conquistou a medalha de ouro na final A do K2 1000 metros da Taça do Mundo de Racice, na República Checa, primeira etapa deste circuito de canoagem de velocidade.
A equipa portuguesa cumpriu a distância em 3.16,09 minutos, deixando o par segundo classificado, formado pelos dinamarqueses Christian Farstad e Gustav Bock, a 1,16 segundos, enquanto os australianos Pierre Westhuyzen e Noah Havard ficaram no terceiro lugar, a 1,95 segundos.
Nas finais já disputadas na manhã de hoje, realce ainda para o quarto lugar de Teresa Portela na Final A de K1 200 metros, tendo terminado a 36 centésimos de segundo da medalha de bronze e a 78 da vencedora, a eslovena Anja Osterman.
Desporto
Final da Taça de Portugal joga-se este domingo

O FC Porto e o estreante Tondela jogam, ao final da tarde, a final da Taça de Portugal de futebol.
O treinador do Tondela, Nuno Campos, assumiu este sábado que os seus jogadores vão “cerrar os dentes” em campo, frente ao FC Porto.
“Temos de aproveitar este jogo como uma grande oportunidade para todos estes jogadores, toda esta estrutura, a envolvência de todos os nossos adeptos e a nossa região e agarrarmo-nos com as duas mãos a tudo isso, cerrar os dentes e ir para o jogo e tentar combater o poderio que sabemos que o FC Porto tem”, assumiu Nuno Campos.
Na final de hoje, os ‘dragões’ procuram conquistar a 18.ª Taça de Portugal do seu historial, o que os deixaria no palmarés à frente do Sporting, que também tem 17, embora ainda distantes do Benfica, que contabiliza 26 taças.
Para a equipa de Sérgio Conceição, quase na máxima força, apenas com Manafá e Uribe com problemas físicos, é também a oportunidade de conquistar a nona dobradinha, depois de ter chegado esta temporada ao 30.º título de campeão.
O Tondela terminou esta época a I Liga, à qual chegou em 2015, no 17.º lugar, em zona de despromoção, com 28 pontos, caindo, assim, para a II Liga.
A Taça de Portugal de futebol está marcada para as 17:15, no Estádio do Jamor. O jogo será arbitrado por Rui Costa, da Associação de Futebol do Porto.
Desporto
Desporto: Fernando Pimenta vence Final A do K1 1000 metros da Taça do Mundo de Racice

O português Fernando Pimenta, multimedalhado olímpico, venceu hoje a Final A do K1 1000 metros da Taça do Mundo de Racice, na República Checa, primeira etapa deste circuito de canoagem de velocidade.
Fernando Pimenta cumpriu a prova em 3.24,44 minutos, superando por 81 centésimos de segundo o australiano Thomas Green, segundo classificado, e por 2,24 segundos o alemão Jacob Schoff, terceiro.
O canoísta português, em equipa com João Duarte, vai ainda disputar a final do K2 1000 metros, agendada para domingo, depois de terem sido terceiros na eliminatória de sexta-feira.
João Duarte, que na sexta-feira conseguiu apenas o apuramento para a Final C do K1 1000 metros, foi hoje sexto classificado na respetiva prova.
Na sessão da manhã de hoje, realce ainda para o terceiro lugar de Teresa Portela na final A dos K1 500 metros, ao concluir a prova com 1.49,86 minutos, a 2,45 segundos da vencedora, a neozelandesa Lisa Carrington (1.47,41), enquanto o segundo lugar foi para a eslovena Anja Osterman (1.49,24).
O K4 500 metros de Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e Kevin Santos foi segundo classificado na Final B da prova, com 1.21,13 minutos, a 19 centésimos da equipa vencedora, a Espanha.
Desporto
Team Baia representa Famalicão no Rali de Portugal e já conheceu André Vilas-Boas

A Team Baia, da freguesia de Cavalões, esta a representar o concelho de Famalicão na edição de 2022 do Rali de Portugal.
Os vários membros da equipa estão desde o início da prova, a prestar apoio logístico em vários pontos do percurso.
Nas redes sociais, o grupo partilha, em forma de imagem, os momentos mais importantes deste desafio.
Num destes momentos, os elementos da equipa conheceu até o treinador internacional e piloto André Vilas Boas.