Siga-nos nas redes

Santo Tirso

Pena suspensa para PSP alcoolizado condenado por acidente mortal

Publicado

em

Foto (Amin Chaar / Global Imagens)

Um agente da PSP foi condenado a dois anos e cinco meses de prisão, pena suspensa, por homicídio por negligência e condução de veículo em estado de embriaguez, com 2,5 de alcoolemia.

Despistou-se e causou um acidente que matou outro condutor, em Santo Tirso. Poderá ainda ter de pagar 142 mil euros, valor que as seguradoras vão entregar à viúva e dois filhos da vítima. O Tribunal da Relação recusou-lhe um recurso.

O acidente mortal aconteceu a 27 de maio de 2018, em Santiago da Carreira. O arguido, então com 23 anos, seguia na EN105, não fez uma curva e invadiu a faixa contrária. O Audi que conduzia embateu frontal e violentamente no Volkswagen Polo conduzido por José Carlos Soares, 58 anos.

O Polo foi projetado para uma ravina com cerca de 30 metros de altura e ficou completamente destruído. José Carlos teve morte imediata.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Região

Santo Tirso oferece atrações e atividades natalícias de 01 a 31 de dezembro

Publicado

em

De 1 a 31 de dezembro, Santo Tirso volta a viver a magia do Natal, com um programa de animação que, este ano, conta com atividades na Praça 25 de Abril e, também, na Praça Conde S. Bento.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Mulher de 90 anos gravemente ferida depois de ser atropelada por familiar em Santo Tirso

Publicado

em

Uma mulher com cerca de 90 anos ficou gravemente ferida, esta segunda-feira, na Rua da Aldeia Nova, em Santo Tirso, depois de ter sido atropelada por um veículo conduzido por um familiar.

De acordo com a Santo Tirso TV, os Bombeiros Voluntários Tirsenses tiveram de retirar a vítima debaixo do veículo.

A vítima foi transportada para o Hospital de Famalicão.

O alerta foi registado às 16:14.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Três pessoas feridas após colisão rodoviária entre Santo Tirso e Famalicão

Publicado

em

Três pessoas ficaram feridas na manhã desta segunda-feira, na sequência de uma colisão entre dois veículos ligeiros na Rua da Pinguela, em Vila das Aves, zona que faz ligação entres os concelhos de Famalicão e Santo Tirso, perto da freguesia de Bairro.

De acordo com o informações dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves, todas as vítimas foram transportadas para o Hospital de Famalicão, exibindo ferimentos ligeiros.

As forças de socorro destacadas para o local totalizaram 10 operacionais e cinco viaturas de apoio.

O alerta foi registado às 09:52.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

SEF encerra “bar de alterne” em material pré-fabricado em Santo Tirso

Publicado

em

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) encerrou um espaço em Santo Tirso, que funcionava como casa de alterne, onde seriam alegadamente explorada sexualmente 25 mulheres, maioritariamente de nacionalidade brasileira.

Em comunicado, o SEF esclarece este sábado que deu cumprimento a cinco mandados de buscas judiciais, no âmbito de um processo criminal onde investigou a atividade de um grupo criminoso dedicado ao auxílio à imigração ilegal para “efeitos de exploração sexual de cidadãs estrangeiras”.

“A organização, que recrutava mulheres no estrangeiro, operava numa infraestrutura (armazém) composta por quartos exíguos sem luz natural, construídos em material pré-fabricado”, adianta o SEF.

No espaço, composto por um bar de diversão noturna e alojamentos contíguos, foram identificadas 25 mulheres em situação de exploração sexual, sendo que três foram “alvo de procedimento para afastamento imediato de território português”.

O SEF constituiu como arguidos dois cidadãos portugueses.

No decorrer das buscas foram apreendidos objetos associados a práticas sexuais, uma viatura de alta cilindrada, elevadas quantias de dinheiro e outros objetos como armas, ‘tasers’, microfones e inibidores de sinal de telemóvel.

O bar e os alojamentos foram encerrados e “selados à ordem do processo de crime”, tendo em vista a interrupção da atividade criminosa.

A ação, coordenada pela Unidade de Investigação do Departamento Regional do Norte do SEF, contou com o apoio de 23 inspetores de várias unidades do norte do país.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Xanana Gusmão presente na Fábrica do Livro este fim de semana em Santo Tirso

Publicado

em

A iniciativa A Fábrica do Livro, a decorrer em Santo Tirso sábado e domingo, vai “unir a literatura e cultura à inclusão social” com jogos, sessões de autógrafos e teatro, contando com a presença de vários autores.

O programa do evento, que vai ter lugar na Fábrica de Santo Thyrso, conta com nomes como Xanana Gusmão, Sónia Sultuane, Tito Mba Ada, Richard Zimler, Carlos Canhoto, Eugénio Bezerra ou Nuno Nepomuceno e ainda a apresentação do Prémio Literário e Ilustração Infantojuvenil A Fábrica do Livro, com coorganização da Editorial Novembro, atribuído a João Pedro Bernardo e Inês Costa com a obra “O que esconde a barriga da cobra”.

Com organização a cargo do E.Leclerc Lordelo-Guimarães, A Fábrica do Livro tem um caráter solidário, pelo que parte do valor das vendas do Mercado do Livro vai reverter a favor da Associação para o Planeamento da Família (APF), sendo que os livros disponíveis contam com um desconto de 10%.

A Fabrica do Livro tem entrada gratuita e arranca sábado, às 14:30, com uma atuação musical da escritora Olinda Beja, estando as atividades divididas em três secções: Espaço Lusofonia, Palco e o Espaço de Contos, além das sessões de autógrafos.

No primeiro dia vão marcar presença no Espaço Lusofonia Emílio Lima, Carlos Canhoto e Ecineta com uma prova gastronómica moçambicana.

A Companhia de Teatro de Santo Tirso, com a peça “Baú dos Malvados”, abre o espaço Palco, seguindo-se a entrega do Prémio Literário e de Ilustração Infantojuvenil A Fábrica do Livro a João Pedro Bernardo e Inês Costa, e o lançamento do livro “Mutilação Genital Feminina”, do embaixador da Guiné Equatorial em Portugal, Tito Mba Ada, acompanhado do Maestro Gorsy Edu.

O sábado é ainda marcado pela apresentação dos livros “A aldeia das almas desaparecidas – Parte I” e “A Cegonha sem vergonha”, de Richard Zimler, que apadrinha o evento, das coleções “Série Afonso Catalão” e “Trilogia Freelancer” de Nuno Nepomuceno, do livro “Do rock a Compostela”, de Maria Alice Medina, e ainda da obra “Somos todos estranhos – até percebermos que isso é normal”, de António Raminhos, acompanhado pela psicóloga clínica Rita Tavares Fonseca e pela comunicadora Liliana Faria.

João Pedro Bernardo e Xanana Gusmão abrem as sessões de autógrafos do primeiro dia da iniciativa que continua com Tito Mba Ada, Olinda Beja, Manuel Forno, Daniel Goose (pseudónimo de Rui Marcelinho), Eugénio Bezerra, Raquel Garcez Pacheco, Nuno Nepomuceno, M. G. Ferrei, Eusébio André, Ricardo Ribeiro e Maria Alice Medina.

No domingo, a programação arranca no Espaço Lusofonia com a atuação do Maestro Gorsy Edu, seguindo-se Alberto Magassela, Davide Tembe, Helena Langa e o espetáculo de dança a cargo do Grupo de estudantes timorense GET-PORTO, terminando com uma Oficina de Parangolês e a demonstração de criação de bonecas com Sabina Figueiredo.

O espaço Palco recebe o lançamento dos livros “Abraça as emoções”, de Raquel Queirós Pinto, a hora do conto, com o embaixador da Fundação da Liga Portugal Helton, a coleção “O Bando das Cavernas”, de Nuno Caravela, com a companhia de Luísa Peixoto em interpretação de Língua Gestual Portuguesa.

Segue-se a apresentação dos livros “A Raridade das Coisas Banais”, de Pedro Chagas Freitas, “Desenmerda_te” e “Tele Trabalho”, de Fernando Moreira, e a Companhia de Teatro de Santo Tirso com a peça “aBraços“, entre outros momentos da programação.

O espaço de Contos contará, sábado, com Miliu Loureiro, domingo com Rui Ramos e em ambos os dias, com animações, pinturas faciais, magia ‘close-up’, modelagem de balões e caricaturistas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Despiste em Santo Tirso faz um ferido

Publicado

em

Uma pessoa ficou ferida, durante a manhã desta quarta-feira, na sequência do despiste de uma viatura ligeira, na Avenida Abel Alves Figueiredo em, Santa Cristina do Couto, Santo Tirso.

De acordo com os Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, a vítima foi transportada para o Hospital de Famalicão, com ferimentos ligeiros.

Para o local foram destacados dois veículos e sete operacionais.

O alerta foi registado às 08:31.

Foto: Bombeiros Voluntários de Santo Tirso / DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Trabalhador da construção civil perde a vida após queda em Guimarães

Publicado

em

Um trabalhador da construção civil, de 58 anos, morreu hoje após uma queda de cinco metros numa obra em Santo Tirso de Prazins, concelho de Guimarães, segundo fonte dos Bombeiros da Taipas.

Ainda segundo a mesma fonte “o homem caiu de um andaime” e, à chegada ao local dos meios de socorro, “encontrava-se em paragem cardiorrespiratória e não foi possível reverter o quadro”.

O acidente ocorreu pelas 14:59, acrescentou fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Braga.

A vítima foi transportada para o Instituto de Medicina Legal de Guimarães, disse ainda a fonte dos bombeiros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Incêndio deflagrou em habitação devoluta em Santo Tirso

Publicado

em

Um incêndio deflagrou, na noite deste sábado, numa habitação devoluta, na Rua José Bento Correia, nas traseiras do estádio do Futebol Clube Tirsense, avança a Santo Tirso TV.

Mais de 20 bombeiros foram destacados para o local, das corporações dos Bombeiros Voluntários Tirsenses e de Santo Tirso.

Nenhuma pessoa ficou ferida.

O alerta foi registado cerca das 22:00.

Foto: Santo Tirso TV/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Vila das Aves celebra 100 anos das festas em honra de S. Miguel Arcanjo este fim de semana

Publicado

em

A freguesia de Vila das Aves celebra, este fim de semana, entre 29 de setembro e 02 de outubro, o centenário das festas em honra de S. Miguel Arcanjo, o seu padroeiro.

É um cartaz repleto de eventos, a começar já esta quinta-feira, às 19:00, com uma missa na Igreja Matriz.

No sábado o dia começa com foguetes e o Grupo de Bombos, que irá percorrer as ruas da freguesia, seguida de uma corrida de cavalos às 15:00.

No resto do dia irá realizar-se a Feirinha e Tasquinhas de S. Miguel, que irá garantir a animação dos presentes até às 00:00, com um espetáculo ao vivo de Markes Brasil.

No domingo, será a vez da Banda de Música Marcial do Vale-Vila da Feira, Grupo Coral de Vila das Aves e da Banda de Música de Riba de Ave.

O dia termina com mais música e uma “Grandiosa Sessão de Fogo de Artifício”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Condutor ferido após colisão contra árvore em Santo Tirso

Publicado

em

O condutor de um veículo ligeiro ficou ferido, na noite desta quinta-feira, depois de ter colidido contra uma árvore, na rua das Rãs, em Santo Tirso.

A vítima foi transportada para o Hospital de Famalicão com ferimentos ligeiros.

O alerta foi registado às 20:07.

Foto: Bombeiros Voluntários de Santo Tirso/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Casa ao Lado recebe Prémio Fundação Manuel António da Mota para Clubes Unesco

A Casa Ao Lado, centro artístico de Famalicão, recebeu o Prémio Fundação Manuel António da Mota para Clubes Unesco pelo...

Paíshá 4 horas

PJ poderá ter imagens do homicídio do jovem modelo Tiago Danu

A Polícia Judiciária (PJ) de Setúbal tem imagens de videovigilância, de empresas da zona de Monte Belo Norte, dos momentos...

Paíshá 4 horas

Já pode votar na Palavra do Ano 2022. De “abusos” a “urgências” há 10 para escolher

De “abusos” a “urgências” são dez as propostas para escolher “a palavra do ano” 2022, cuja votação ‘online’ começa hoje...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: seniores embelezam Mercado Municipal com árvore de Natal original

É uma árvore de Natal muito especial, decorada com botas, que dá ambiente natalício à Praça – Mercado Municipal de...

Desportohá 7 horas

Hóquei: FAC perde na receção ao Sporting por 2-5

O Famalicense Atlético Clube (FAC) perdeu, esta quarta-feira, na receção ao Sporting Clube de Portugal, em jogo a contar para...

Paíshá 7 horas

Pensões aumentam entre 3,89% e 4,83% em 2023

As pensões vão subir entre 3,89% e 4,83% a partir de 1 de janeiro de 2023, uma revisão em alta...

Famalicãohá 8 horas

O Natal chega hoje às ruas e praças de Famalicão

Arrancam hoje as atividades de Natal na cidade de Famalicão. Esta quinta-feira, pelas 18h30, acendem-se as luzes, que este ano...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão presta hoje homenagem a Margarida Malvar

Famalicão homenageia Margarida Malvar, esta quinta-feira, 1 de dezembro . A iniciativa é promovida pela associação Casa da Memória Viva,...

Paíshá 20 horas

Pingo Doce oferece bónus de 350 euros a cada trabalhador este Natal

Os trabalhadores do grupo Jerónimo Martins, que engloba o Pingo Doce e Recheio vai ser apoiados neste início de dezembro...

Famalicãohá 21 horas

Famalicão: Trânsito condicionado após acidente na Avenida Marechal Humberto Delgado (VÍDEO)

Um acidente rodiviário está a condicionar o trânsito na Avenida Marechal Humberto Delgado, que atravessa o centro da cidade de...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES