Trofa
Um ferido após queda ao Rio Ave na ponte entre Ribeirão e Trofa

Uma pessoa ficou ferida, ao início desta tarde após ter caído ao Rio Ave na zona entre Ribeirão e Trofa.
Embora as informações sejam escassas até ao momento a FAMA TV apurou junto do CDOS que esta pessoa, um homem com cerca de 70 anos, após a queda terá sido transportada pelos Bombeiros da Trofa para o hospital com ferimentos ligeiros.
As informações que chegam dão conta que esta pessoa se terá desiquilibrado, o que provocou a queda, da Ponte Pênsil que liga Ribeirão e Trofa. Este incidente condiciounou o trânsito na zona, sobretudo no sentido Famalicão-Porto.

Região
Adeptos do Hajduk Split fazem grupo de “centenas” na estação de comboios da Trofa

Estão a agrupar-se, na estação ferroviária da Trofa, centenas de adeptos do Hajduk Split, os mesmos acusados de causarem distúrbios violentos, na noite desta terça-feira, em Guimarães, avançou a TrofaTv.
De acordo com a mesma fonte, estas pessoas estão a chegar em diversos veículos, supostamente Ubers, a esta estação, onde irão assegurar o transporte ferroviário até ao seu destino.
Como jogo marcado para as 17:00 de hoje, estes adeptos foram considerados como “arruaceiros” pelo presidente da Câmara Municipal de Guimarães, que frisou hoje, que não queria a sua presença no Estádio D. Afonso Henriques, na cidade berço.
Foto: TrofaTV/DR
Região
Incêndio de grandes dimensões na Trofa já foi”dominado”. Mais de 220 bombeiros estiveram no terreno

O incêndio que deflagrou na tarde de terça-feira em zona de mato na freguesia de Covelas, concelho da Trofa (Porto), está dominado, adiantou fonte da Proteção Civil.
De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto, o incêndio foi considerado como dominado às 03:15.
O incêndio que lavra desde as 15:41 de terça-feira na freguesia de Covelas, na Trofa, registou ao início da noite um aumento de meios de combate e encontravam-se no local, pelas 00:30, 229 bombeiros, apoiados por 69 viaturas.
De acordo com a informação disponível no ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Portugal encontra-se neste momento sem fogos ativos, quatro em fase de resolução e 17 em fase de conclusão, com 871 bombeiros e 275 viaturas a apoiar estas operações.
Região
143 operacionais, 35 veículos e 6 meios aéreos combatem incêndio de grande escala na Trofa

Cento e quarenta e três bombeiros, apoiados por 41 veículos de combate às chamas, incluindo seis meios aéros combatem um incêndio, numa zona florestal, em Covelas, na Trofa.
A coluna de fumo gerada pelas chamas é já visivel a vários quilómetros de distância, servindo como um sólido indicador das dimensões da área já ardida, em cerca de duas horas e meia.
O alerta foi registado às 15:41.
Região
Jovem de 17 anos hospitalizado após confrontos em festival na Trofa. GNR acusada de agredir

Um jovem de 17 anos foi internado no Hospital de São João, do Porto, com um coágulo de sangue na cabeça, um ferimento sofrido na madurgada deste domingo no final do Festival da Juventude da Trofa.
De acordo com o JN, três jovens com idades entre os 17 e 20 anos acusam elementos da GNR de os terem agredido, assim como os pais da vítima, que garantem ter havido brutalidade policial.
Por sua vez, a GNR, que fez três detenções, indica que os jovens se envolveram em agressões no recinto da festa, recusando-se a abandonar o local e ainda ameaçando os militares.
Tudo terá acontecido alguns momentos depois do final da festa, quando um grupo de seis jovens da Maia permaneceu no parque de estacionamento, enquanto planeava o regresso a casa, de acordo com a mesma fonte.
Estes dizem ter sido surpreendidos, neste momento, por militares numa carrinha do Destacamento de Intervenção da mesma força, que abandonaram o veículo e caminharam na direção dos jovens.
Os jovens afirmam terem sido agredidos com bastões murros e pontapés, num altura em que tentavam fugir dos militares.
Três destes jovens dizem ter sido levados para a viatura policial, onde foram vendados com as próprias camisolas e novamente agredidos até chegarem ao posto da GNR da Trofa, onde foram constituidos arguidos pelo crime de resistência e coação sobre funcionário.
Já em casa e com os progenitores, os jovens foram ao hospital para receber tratamento aos ferimentos sofridos.
Aqui foi notado, através de um TAC, que um dos jovens tinha um coágulo de sangue na cabeça.
De acordo com o pai deste “os médicos não o deixaram vir embora”.
A GNR confirma as detenções efetuadas sublinhado que no final do festival “os detidos recusaram-se a sair e envolveram-se em agressões. Foi-lhes dada ordem para sair, mas recusaram e ameaçaram os elementos da GNR no local”.
Região
Três crianças feridas incluindo uma de 7 meses após despiste na Trofa

Uma mãe e três crianças ficaram feridas, esta quarta-feira, na sequência do despiste de um veículo ligeiro de passageiros, em S. Martinho de Bougado, na Trofa, avança o jornal O Notícias da Trofa.
A mãe e as crianças, de 7 meses, 5 anos e 10 anos foram assistidas Bombeiros Voluntários da Trofa e pela equipa médica da VMER de Famalicão.
O alerta foi registado cerca das 15:05.
Foto: O Notícias da Trofa / DR
Região
Trofa: Homem de 59 anos suspeito de abusar sexualmente da neta de 11 anos e de uma amiga desta

Um homem de 59 anos foi detido pela Polícia Judiciária, por ser suspeito de ter abusado sexualmente da sua neta de 11 anos e outra amiga desta, na Trofa.
Segundo a PJ, os crimes ocorreram entre o final de 2021 e o presente ano.
O suspeito, desempregado, era responsável por ir buscar a criança à escola e ficar com a mesma até à chegda do pai.
É suspeito de abusar da menina quer no trajeto da escola para casa, quer na sua residência.
Numa destas supostas ocasiões terá também abusado da amiga da neta, num dia em que esta ficou também ao seu cuidado.
Região
Estrada Nacional 104 na Trofa reaberta ao trânsito após incêndio em Guidões

A Estrada Nacional (EN) 104, que foi hoje cortada ao trânsito cerca das 16:00 devido a um incêndio florestal em Guidões, na Trofa, foi reaberta pelas 18:10, revelou fonte dos bombeiros locais.
Segundo o adjunto do comando dos Bombeiros da Trofa, João Maia “deixou de haver perigo para a circulação automóvel” e foi autorizado “o retomar do trânsito”.
A EN 104, que atravessa todo o concelho de Trofa e onde o trânsito é normalmente muito pressionado pela existência de camiões de e para as empresas sediadas no eixo Maia, Trofa e Vila Nova de Famalicão, foi durante o corte desviado a oeste na direção de Vila do Conde e a leste para Alvarelhos, freguesia vizinha de Guidões, acrescentou à Lusa uma testemunha no local.
João Maia revelou-se otimista quanto ao combate às chamas, informando que o incêndio “mantém uma frente ativa, mas que está a ceder”.
Segundo a página do Comando Distrital de Operações de Socorro, pelas 18:10 estavam no combate ao incêndio 33 operacionais apoiados por 11 viaturas, tendo o alerta sido dado pelas 16:08.
Portugal Continental está em situação de contingência devido às previsões meteorológicas, com temperaturas que podem ultrapassar os 45º em algumas partes do país, e ao risco de incêndio.
A situação de contingência corresponde ao segundo nível de resposta previsto na lei da Proteção Civil e é declarada quando, face à ocorrência ou iminência de acidente grave ou catástrofe, é reconhecida a necessidade de adotar medidas preventivas e ou especiais de reação não mobilizáveis no âmbito municipal.
Oito distritos de Portugal continental mantêm-se sob aviso vermelho, o mais grave, devido ao tempo quente, com mais de uma centena de concelhos em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Região
Homem detido na Trofa por provocar incêndio florestal

Um homem de 50 anos foi detido, esta quinta-feira, por alegadamente ter provocado um incêndio florestal, na Trofa, para queimar cobre, avança a CM.
De acordo com a mesma fonte, o suspeito terá mesmo confirmado as acusações.
(em atualização)
Região
Incêndio deflagrou de madrugada em zona de floresta na Trofa

Um incêndio deflagrou ao final da madrugada desta segunda-feira, numa zona florestal, na freguesia de Bougado, na Trofa.
As chamas foram combatidas por cinco operacionais e um veículo de apoio.
O alerta foi registado às 06:30.
Foto: Ilustrativa / DR
Região
60 bombeiros combateram fogo de grandes dimensões junto à capela de S. Gonçalo na Trofa

Um incêndio de grandes dimensões deflagrou, na madrugada desta sexta-feira, em Covelas, junto à Capela de S. Goncalo, avança o jornal Notícias da Trofa.
De acordo com a mesma fonte, cerca das 08:00 da manhã, 60 operacionais e 15 veículos combatiam ainda as chamas.
Pelas 09:00 já se encontrava em resolução.
O alerta foi registado às 00:15.
Foto: Notícias da Trofa