Siga-nos nas redes

Vila do Conde

Homem morre em queda da árvore que estava a cortar em Vila do Conde

Publicado

em

Um homem, com idade entre os 45 a 50 anos, morreu, ao início da tarde deste sábado, quando o eucalipto que estava a cortar lhe caiu em cima, numa zona de pinhal, em Labruge, Vila do Conde. A árvore, com mais de 20 metros, esmagou por completo a vítima.

O alerta caiu no quartel dos Bombeiros de Vila do Conde cerca das 14.20 horas. Os operacionais seguiram para o local com um desencarcerador, ainda na esperança de conseguirem salvar o homem, mas, à chegada ao local, já nada havia a fazer. A vítima, que estaria a cortar o eucalipto com familiares, teve morte imediata.

Às autoridades, os familiares, ainda em choque, contaram que nada fazia prever a queda abrupta da árvore de grande porte.

No local, estiveram, além dos Bombeiros de Vila do Conde, a Cruz Vermelha de Vilar, a viatura de emergência médica do Hospital Pedro Hispano (Matosinhos), o INEM e a GNR, que está, agora, a investigar o caso e a apurar se o homem estaria a serviço de alguma empresa, ou se era apenas uma limpeza que decidiu fazer no terreno

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Região

Famosa “Igreja do Barco” em Vila do Conde faz hoje 37 anos

Publicado

em

Comemoram-se, esta quinta-feira, os 37 anos da Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes de Vila do Conde, a conhecida igreja em forma de barco, contruída a poucos metros do mar e embelezada com ícones da cultura marítima dos pescadores locais.

Aberta aos fieis pela primeira vez no dia 04 de agosto de 1985, a cerimónia de abertura foi presidida pelo Arcebispo de Braga D. Eurico Dias Nogueira.

Projetada pelo Padre Manuel Gonçalves, a estrutura foi construída no espaço de três anos e inaugurada já após o falecimento do seu arquiteto.

“Ainda hoje, aquele templo é tido como um projeto arrojado, inovador, que não deixa ninguém indiferente.
Reconhecida por todo o país e no mundo pela sua peculiar forma em barco, a igreja paroquial tornou-se uma referência das Caxinas e da Poça da Barca”, diz a Câmara Municipal de Vila do Conde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Tourada em Bagunte cancelada pela Câmara de Vila do Conde: “Aqui não é tradição”

Publicado

em

A Câmara de Vila do Conde desautorizou a realização de duas corridas de touros em Bagunte e Baião, que pretendiam mostrar que “a tauromaquia está viva no norte do país”, depois do encerramento das praças de touros da Póvoa de Varzim e Viana do Castelo, avança o JN.

Vítor Costa, presidente da Câmara de Vila do Conde, refere que foi apanhado de surpresa por tal anúncio e justifica que “Vila do Conde não é terra de touradas e nós dizemos, de forma firme, que não queremos isto em Vila do Conde. Não é nada contra as touradas. Onde é tradição, cada um sabe de si. Aqui não é”.

Ambos eventos seriam organizados pela “Juntos pelo Mundo Rural – Associação Ibérica de Defesa da Caça, Pesca, Tradições e do Mundo Rural” e prometia ser “um sinal inequívoco para os aficionados da Póvoa de Varzim e do norte que a tauromaquia está viva no norte do País”, homenageando as “Praças de Touros da Póvoa e Viana do Castelo que se veem impedidas de receber os seus aficionados”, de acordo com os mesmos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Tiros e agressões em bar de Vila do Conde na noite deste domingo

Publicado

em

A PSP e Polícia Marítima foram acionadas, na noite deste domingo, para uma rixa, envolvendo troca de tiros no bar Aloha, em Vila do Conde, cerca das 22:00.

Entre agressões e disparos, um segurança terá ficado ferido, embora sem gravidade, acabando por recusar o transporte hospitalar.

De acordo com a CM, ainda não são conhecidas quaisquer detenções.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Vila do Conde reduz 12 euros por mês na fatura da água. 33 mil famílias famílias vão beneficiar

Publicado

em

Autarquia de Vila do Conde vai reduzir 12 por mês no preço apontado na fatura da água, uma medida que abrange 33 mil famílias, representando “quase cinco milhões de euros por ano devolvidos aos vilacondenses, 144 euros por família”, de acordo com o presidente da Câmara, Vítor Costa.

Esta medida é resultado de um contrato com a Indáqua, e traduz-se num decréscimo de 35% na fatura, passando esta de 34,10 euros para 22,18 euros.

O contrato prevê a a concessão à Indáqua por mais 10 anos e que o município passe a pagar pela água de rega, abdicando também da totalidade da renda mensal.

De acordo com Vítor Costa “os consumidores domésticos que gastam até 10 m3 – que são 90% dos consumidores totais do concelho (33.300 famílias) – verão a sua tarifa baixar até um máximo de 35%. Os restantes terão uma redução superior a 25%”.

Sublinhando que “prometeu e cumpriu”, o presidente da Câmara classifica esta novidade como um “momento histórico para Vila do Conde”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Dois homens detidos em flagrante. Roubaram 980 litros de gasóleo em Vila do Conde

Publicado

em

A GNR deteve esta quarta-feira dois homens em flagrante a furtar gasóleo de uma viatura pesada estacionada junto à área de serviço da Autoestrada 28 (A28) de Modivas, Vila do Conde, tendo apreendido 980 litros daquele combustível, anunciou a Guarda.

Em comunicado, a GNR refere que a detenção dos dois suspeitos, de 50 e 51 anos, foi feita na sequência de uma denúncia a informar que o veículo pesado de mercadorias estava a ser alvo de furto.

“Os militares da Guarda deslocaram-se de imediato ao local, onde surpreenderam dois suspeitos em flagrante a furtar gasóleo de uma viatura pesada que se encontrava estacionada para o depósito de outra, com recurso a uma bomba elétrica”, acrescenta a GNR.

No âmbito desta operação, além dos 980 litros de gasóleo “extraídos do depósito”, a GNR apreendeu uma viatura, uma bomba elétrica e uma gazua.

Os dois homens vão ser presentes hoje ao tribunal judicial de Vila do Conde, distrito do Porto, para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Caminhada solidária angaria 2 mil euros para jovem com doença rara de Vila do Conde

Publicado

em

A Associação Desportiva de Árvore Forças Segurança Unidas, de Vila do Conde, organizou uma caminhada solidária, este domingo, onde conseguiu angariar cerca de 2 mil euros para um jovem de 16 anos, que sofre de síndrome de Norrie, uma doença rara que o incapacita de andar, ver e falar.

A família de Pipinho é sustentada apenas pelo ordenado mínimo ganho pelo pai na recolha de sucata e que recentemente foi obrigado a ativar baixa para cuidar de problemas de saúde da sua mulher.

Filipe Ferreira, carinhosamente tratado por “Pipinho” pela família e amigos necessita de sessões de fisioterapia “intensivas” e que significam um custo de quase dois mil euros mensalmente, tal como explicou o presidente da associação ao JN.

“Esta caminhada foi uma ação planeada em conjunto com a [antiga atleta] Aurora Cunha. A ideia partiu dela, porque já tinha ido a um torneio nosso e conheceu o Pipinho. Entrou em contacto comigo e disse que queria ajudar. E tivemos esta ideia, de fazer uma caminhada”, explicou ainda.

Quaisquer donativos deverão ser endereçados para a página do Facebook “Todos Juntos pelo Filipe Ferreira” (em baixo)

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Incêndio em habitação em Vila do Conde deixa idosa ferida

Publicado

em

Duas pessoas ficaram feridas na manhã deste domingo na sequência de um incêndio numa habitação com três pisos, na Rua Vasco da Gama, em Vila do Conde, avança a CM.

De acordo com a mesma fonte, a origem das chamas foi verificada num exaustor que começou a arder.

Uma idosa e um homem com cerca de 2 anos foram hospitalizados.

Ninguém ficou desalojado.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Exploração de galinhas e frangos em Vila do Conde atingida pela gripe das aves

Publicado

em

A gripe das aves foi detetada numa exploração caseira com galinhas e frangos, no concelho de Vila do Conde, no distrito do Porto, ascendendo a 18 o número de focos em Portugal.

“No dia 3 de março [quinta-feira], foi confirmado um novo foco de infeção por vírus da gripe aviária (GA) numa exploração de detenção caseira, na freguesia de Gião, concelho de Vila do Conde, distrito do Porto”, apontou, em comunicado, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Pelo menos, 228.484 animais já foram abatidos devido à gripe das aves.

Esta semana tinha sido detetado um foco numa exploração caseira com galinhas, patos, pintadas e pavões, em Beja.

Portugal tem agora confirmados 18 focos de infeção por gripe das aves.

Entre estes, contabilizam-se 13 em aves domésticas e cinco em aves selvagens.

Até ao momento, foram afetados os distritos de Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Beja, Faro e Porto.

O primeiro caso foi confirmado em 30 de novembro de 2021, numa capoeira doméstica no concelho de Palmela, Setúbal.

Segundo o último edital da DGAV, perante estes casos, as medidas de controlo estão a ser implementadas e incluem a inspeção dos locais onde foi detetada a doença, abate dos animais infetados, bem como a notificação das explorações com aves nas zonas de proteção num raio de três quilómetros em redor do foco e de vigilância num raio de 10 quilómetros em redor do foco.

A DGAV tem vindo a apelar a todos os detentores de aves para que cumpram as medidas de biossegurança e boas práticas de produção avícola, reforçando também os procedimentos de higiene das instalações, equipamentos e materiais.

A diretora-geral da DGAV, Susana Guedes Pombo, já tinha determinado que as aves de capoeira e em cativeiro detidas em estabelecimentos, incluindo detenções caseiras, em Portugal continental, devem ficar confinadas nos seus alojamentos, impedindo o contacto com aves selvagens.

Por sua vez, nas zonas de proteção e vigilância é proibida a circulação de aves detidas a partir ou para os estabelecimentos aí localizados, o repovoamento de aves cinegéticas e feiras, mercados, exposições “e outros ajuntamentos de aves detidas”.

Está ainda proibida a circulação de carne fresca e produtos à base de carne, a partir de matadouros ou estabelecimentos de manipulação de caça, assim como a circulação de ovos para incubação ou consumo humano e de subprodutos de animas obtidos de aves.

A DGAV é um serviço central da administração direta do Estado, com autonomia administrativa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Vila do Conde: futebolista que pediu ajuda deverá regressar a Portugal ainda hoje

Publicado

em

O futebolista de Vila do Conde, Nélson Monte, que desde quinta-feira tentava sair da Ucrânia, já conseguiu chegar à Roménia, e ainda hoje vai regressar a Portugal, confirmou à Lusa Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores.

O defesa central, que representava a equipa do Dnipro, atravessou de carro, nos últimos dias, quase todo o país, tendo chegado à fronteira com Roménia esta madrugada, onde se encontra juntamente com alguns companheiros de equipa que acompanharam nos percurso.

Nélson Monte, jogador natural de Vila do Conde, de 26 anos, vai seguir agora para cidade romena de Iasi, de onde apanhará um voo para Viena, na Áustria, para ainda esta noite regressar a Lisboa, numa viagem que foi marcada pelos responsáveis do Sindicado.

O jogador tinha sido esta época contratado pela equipa do Dnipro, do principal escalão do futebol ucraniano, e nas últimas semanas esteve com o grupo a realizar um estágio na Turquia, tendo regressado à Ucrânia na quarta-feira.

Precisamente na madrugada do dia seguinte, o defesa central português foi surpreendido pelos bombardeamentos na cidade, tendo, de imediato, se colocado em fuga até chegar hoje à Roménia, onde está finalmente em segurança.

Com Nélson Monte vieram também alguns jogadores companheiros de equipa, entre os quais os brasileiros Felipe Pires, Bill e Busanelo, e o espanhol Marc Gual, assim como treinador principal, o croata Igor Jovicevic.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos 198 mortos, incluindo civis, e mais de 1.100 feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de 120.000 deslocados desde o primeiro dia de combates.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Máfia chinesa de Vila do Conde extorquia dinheiro a outros comerciantes e tinha plantação de cannabis na Maia

Publicado

em

Seis cidadãos chineses foram detidos pela PJ em Vila do Conde, por alegadamente aterrorizarem comerciantes da zona, exigindo taxas que chegavam aos 5 mil euros por mês, com ameaças de violência caso não pagassem, avança a CM.

Um homem chegou mesmo a ser esfaqueado em Vila do Conde por este grupo, segundo a mesma fonte.

Os suspeitos serviam-se ainda de uma estufa para plantação de cannabis na Maia, com avançados sistemas de produção.

As buscas efetuadas em Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Maia e Porto resultaram na apreensão de 276 quilos de droga, armas, milhares de euros e ainda dezenas de passaportes, alguns deles falsos e outros que as autoridades suspeitam pertencer a cidadãos escravizados pela máfia chinesa.

Estão agora acusados de associação criminosa, extorsão, tentativa de homicídio, tráfico de droga e furto.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: 20 trabalhadores subcontratados pela Continental despedidos. GNR chamada à empresa

Cerca de 20 trabalhadores da Continental Mabor, subcontratados pela multinacional Schnellecke, foram informados, esta terça-feira, que iriam ser despedidos, uma...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Feira das Cebolas recebe mostra comunitária de Gondifelos

A Feira das Cebolas está agendada para o fim de semana de 27 e 28 de agosto e irá decorrer...

Desportohá 10 horas

Famalicão: Rui Sabino sagra-se campeão nacional nos juvenis de ciclismo de estrada

O famalicense Rui Sabino, da União Ciclismo da Trofa, sagrou-se campeão nacional de juvenis de ciclismo de estrada, na prova...

Desportohá 10 horas

Já estão abertas as inscrições para a Liga de Futsal de Famalicão

A Liga Futsal Famalicão (LFF) informou, esta terça-feira, através de comunicado à imprensa, que se encontram abertas as inscrições para...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Companhia de seguros Macedo’s de Ruivães comprada pela multinacional francesa Vermus

A histórica companhia de seguros Macedo’s, de Famalicão, foi comprada pela multinacional francesa Vermus, numa transacção cujo valor não foi...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Requião organiza festa de “Compra e Venda”

A nona edição da Festa da Compra e Venda realiza-se no próximo fim de semana, dias 13 e 14 de...

Paíshá 14 horas

Avião de combate aos incêndios ficou inoperacional devido à falta de combustível

Um avião de combate a incêndios Canadair tornou-se inoperacional em Portugal devido à falta de combustível. Segundo o Correio da...

Paíshá 14 horas

Calor: Produtores de gelo com dificuldades em satisfazer encomendas. Espanha já começou racionamento

Os supermercados em Espanha estão a limitar o número de embalagens de gelo que vendem por cliente, enquanto em Portugal,...

Paíshá 14 horas

Porto: Crimes violentos e graves estão a aumentar

O Comando Metropolitano do Porto da PSP registou um decréscimo de 4,5% de criminalidade geral em 2021, destacando-se uma diminuição...

Paíshá 14 horas

Edifício mais alto de Portugal será construído em Gaia por 150 milhões e terá 100 metros de altura

O edifício Skyline de 28 andares será construído em Vila Nova de Gaia e deverá custar aos seus investidores israelitas...

pub

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES