Famalicão
Famalicão: descarga ilegal na Ribeira do Vinhal indigna moradores
É mais um caso de descargas, alegadamente ilegais, no concelho de Famalicão. Desta vez aconteceu este fim de semana na Ribeira do Vinhal, em pleno parque do Vinhal, na freguesia de Famalicão.
Um morador registou a situação e, em conversa com a FamaTV, mostrou-se indignado com mais este caso de poluição.
Segundo o morador, tratar-se-á de descargas de saneamento doméstico, e não é a primeira vez que acontecem. “São recorrentes, sobretudo ao fim de semana”, refere.
A situação foi reportada à Câmara Municipal, através de email, e também ao SEPNA – Serviço de Proteção da natureza e do Ambiente da GNR.
Veja o video:

Entretenimento
Antoninas 2023: emissão especial da Fama Rádio e Televisão no primeiro dia de festa
Famalicão
Famalicão: Linha do Minho recebe investimento de 15,6 milhões para reforço da segurança ferroviária

A Infraestruturas de Portugal (IP) investiu 15,6 milhões de euros na sinalização eletrónica, sistema de controlo automático de velocidade e novas telecomunicações de apoio à exploração na Linha do Minho, foi hoje revelado.
“Já entrou em serviço a nova sinalização eletrónica, o sistema complementar de segurança para controlo automático de velocidade (ETCS – European Train Control System a funcionar ainda como sistema nacional) e os novos sistemas de telecomunicações de apoio à exploração, no troço entre Viana do Castelo e Valença e a fronteira, com interface com a rede espanhola da ADIF na estação de Tui, na Galiza”, refere a IP em comunicado.
Para o presidente da IP, Miguel Cruz, citado na nota, “dotar a Linha do Minho com os novos sistemas de sinalização e telecomunicações representa verdadeiramente o forte investimento que o país está a fazer na modernização da Rede Ferroviária Nacional (RFN)”.
“É uma infraestrutura de transporte de mercadorias e de passageiros cada vez mais eficiente, segura e com maior capacidade, que oferece um nível de serviço com elevada qualidade e ambientalmente sustentável”, adianta o responsável
O investimento, que ronda os 15,6 milhões de euros, foi desenvolvido no âmbito do programa de expansão e modernização da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia 2020, cofinanciado pela União Europeia.
Com a entrada em operação dos novos sistemas, acrescenta, “a Linha do Minho encontra-se agora integralmente dotada com os mais modernos equipamentos de sinalização, telecomunicações e de comando-controlo, reforçando significativamente as condições de exploração, operação e segurança ferroviária”.
Segundo a IP, com a intervenção, a operação dos comboios passa a ser feita de forma centralizada no Centro de Comando Operacional (CCO) do Porto, garante o controlo das passagens de nível já anteriormente automatizadas e de 10 passagens de nível agora automatizadas, reforçando a segurança da circulação ferroviária, rodoviária e pedonal nos atravessamentos sobre a via-férrea.
O reforço da segurança do sistema ferroviário nacional “permite colocar em exploração duas novas estações técnicas (Carreço e Carvalha, que se juntam à de Midões já em exploração) para cruzamento de comboios de mercadorias até 750 metros”.
A IP realça ainda que a operação aumenta a capacidade do troço Nine (Braga) a Valença, concelho do distrito de Viana do Castelo que faz fronteira com a Galiza, “para comboios de mercadorias, que atualmente circulam com 300 metros de comprimento e poderão passar a circular com 750 metros”.
A modernização da Linha do Minho, que representou um investimento total de 86 milhões de euros, foi cofinanciada com 68 milhões de fundos do programa Compete 2020.
A eletrificação do troço Nine-Viana do Castelo, que ficou concluída em julho de 2019, custou 16 milhões, e a eletrificação do troço Viana do Castelo-Valença, concluída em 2021, custou 18 milhões de euros.
Esta empreitada de eletrificação da Linha do Minho garantiu a melhoria das condições de operação da linha e de segurança, com redução dos tempos de percurso entre as cidades do Porto e Vigo e dos custos operacionais, assegurando simultaneamente a melhoria dos níveis de qualidade do serviço, designadamente em termos da pontualidade e fiabilidade do horário e da redução da sinistralidade nos atravessamentos de nível.
Famalicão
Famalicão com probabilidade de chuva forte, granizo e trovoada para esta quinta-feira

O concelho de Famalicão vai estar, esta quarta-feira, sob Aviso Amarelo, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera devido á probabilidade de chuva forte, trovoadas e granizo.
Apesar disto, as temperaturas máximas deverão manter-se nos mesmos valores, registando-se apenas uma pequena descida nos valores mínimos.
Este cenário de chuva, ou períodos de precipitação deverá manter-se ao longo da semana, com alguns decréscimos no valor máximos da temperatura.
-
Famalicãohá 1 semana
PAN Famalicão volta a eleger Sandra Pimenta para a liderança
-
Desportohá 1 semana
Famalicaõ: Atleta do “Joane Corre Corre” conquista 2.º lugar na Mia Maratona do Douro Vinhateiro”
-
Desportohá 7 dias
Famalicão: Mais de 1.500 crianças vão marchar pelas ruas nestas Festas Antoninas a 09 de junho
-
Desportohá 6 dias
Centenas de atletas participam na festa da da candidatura de “Famalicão a Cidade Europeia do Desporto este domingo