Siga-nos nas redes

Braga

André Ventura: Apoiantes do ‘Chega’ ameaçam jornalistas após comício em Braga

Publicado

em

Esta notícia está também disponível em formato podcast:

Após ser noticiado que estavam reunidas cerca de 160 pessoas durante o confinamento geral, indivíduos afetos à candidatura presidencial do Chega hostilizaram no domingo jornalistas e repórteres de imagem, num jantar comício em Braga.

Insultos vários, ameaças de violência e até contacto físico com operadores de câmara antecederam o momento em que foi, finalmente, permitida a entrada da comunicação social no repleto salão do restaurante, cerca de duas horas depois do previsto.

“Pouco importa, pouco importa/se eles falam bem ou mal/queremos o André Ventura/Presidente de Portugal”, entoaram, com gestos típicos de claque de futebol, enquanto os “cameramen” e repórteres instalavam os seus tripés ou gravadores.

Durante a sua breve intervenção, a anteceder o líder do partido da extrema-direita parlamentar, o diretor de campanha e mandatário nacional, além de membro da direção nacional do Chega, Rui Paulo Sousa afirmou: “os nossos adversários estão lá fora, mas alguns estão cá dentro…”, motivando mais gestos ameaçadores dos apoiantes na direção da comunicação social.

“É com orgulho que eu digo chega/É com respeito que me vês/E bate forte cá no meu peito/E é por ti que eu canto, André/Ale, ale, Ventura, Ale/Ale, ale, Ventura, Ale/Ale, ale, Ventura, Ale”, era outra das “letras” reproduzidas em papel e colocadas em todas as mesas para que os cânticos saíssem mais afinados.

A distrital de Braga do Chega inclui concelhias como Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Barcelos, entre outras. A “plateia” do comício era formada quase na sua totalidade por homens.

“Todos os eventos que estamos a realizar são feitos através das distritais, que contactam a Direção-Geral de Saúde [DGS], com os dados e o cumprimento de todas as regras de distanciamento, das mesas e dos lugares nas mesas”, garantira antes Rui Paulo Sousa.

Com cerca de 160 pessoas distribuídas em mesas redondas para um jantar de apoio em Braga, esta foi a maior iniciativa num espaço fechado desde o início do período de campanha oficial (10 de janeiro), uma vez que todos os comícios anteriores tiveram lugar em espaços com plateias devidamente preparadas para guardar a distância sanitária ou refeições coletivas apenas com algumas dezenas de participantes.

Apesar do “dever geral de recolhimento domiciliário” e num dia em que Portugal perdeu mais 152 pessoas para a covid-19, Rui Paulo Sousa argumentou que o evento é “um comício político que, pela lei, é permitido”.

O concorrente ao Palácio de Belém, André Ventura, nas suas ações de campanha eleitoral, tem criticado fortemente o executivo liderado por António Costa por aquilo que considera ser incompetência e falta de planeamento no combate às novas vagas da crise pandémica.

Segundo a RTP, a Autoridade Nacional de Proteção Civil tinha dado um parecer negativo ao evento que foi depois confirmado pelo delegado a Administração Regional de Saúde do Norte, mas o Agrupamento de Centros de Saúde de Braga só já durante o dia terá tido conhecimento do documento, tal como a Guarda Nacional Republicana.

Domingo, o espaço escolhido pelo Chega foi um grande estabelecimento de restauração, especializado em eventos como casamentos e batizados, entre outros, no lugar de Tebosa, arredores de Braga.

Foto: José Duarte Ferreira

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Braga

Fogo deflagra na Fábrica Confiança em Braga

Publicado

em

Por

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde desta segunda-feira, nas antigas instalações da Fábrica Confiança, em Braga, avança o jornal O Minho.

De acordo com a mesma fonte, foram detritos que estavam no interior da fábrica devoluta que arderam.

Os Bombeiros Voluntários e Sapadores de Braga, totalizando 15 operacionais e quatro viaturas, foram destacados para o local.

As operações no local já se encontram em fase de resolução.

O alerta foi registado cerca das 15:00.

Foto: Cláudio Andrade / DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

‘Color Run’ regressa a Braga: “Os cinco quilómetros mais felizes do planeta”

Publicado

em

Por

O Parque Desportivo da Rodovia, em Braga, acolhe no sábado a “The Color Run”, uma corrida sem tempo cronometrado que tem como lema “Os cinco quilómetros mais felizes do planeta”, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a organização sublinha que os participantes apenas têm de cumprir duas regras: começar a corrida vestidos de branco e chegar à meta totalmente coloridos.

A cada quilómetro, os participantes passam pelas estações de cor, onde se vai criar uma nuvem de pós coloridos.

A organização refere que o pó utilizado é amido de milho com corante alimentar utilizado na indústria panificadora, sendo “totalmente inofensivo” para os participantes.

Para além das estações de cor, os participantes podem ainda passar por uma estação de espuma e por um túnel colorido, apresentado como a novidade da edição deste ano.

Este ano, a corrida, já com mais de 2.000 inscritos, convida os participantes a envergarem um apontamento ou acessório relacionado com o amor.

As crianças e jovens do Centro de Acolhimento Temporário de Santo Adrião vão ter a oportunidade de participar na corrida de forma gratuita.

Para o público em geral, o custo dos bilhetes é de 21,90 euros por pessoa se integrar um grupo mínimo de quatro pessoas ou de 23,90€ por pessoa no caso de bilhete único.

Crianças até aos 10 anos não pagam.

Fundada em 2011, e já com mais de 250 edições em 35 países, a The Color Run tem como objetivo promover a felicidade e a diversão dos participantes.

A cidade de Braga é a primeira a receber a edição deste ano, no sábado, seguindo-se Oeiras, (Centro Desportivo Nacional do Jamor, dia 04 de junho) e Gondomar (Pavilhão Multiusos, dia 23 de julho).

A corrida não se realizou nos últimos dois anos, devido à pandemia de covid-19.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Bosch fatura 1.700 ME e prevê contrato de mais mil pessoas em Braga

Publicado

em

Por

A faturação da Bosch em Portugal aumentou 5%, para 1.700 milhões de euros, no ano fiscal de 2021 face a 2020, pretendendo o grupo alemão investir 100 milhões de euros e contratar mais 350 trabalhadores este ano, foi hoje anunciado.

Em conferência de imprensa no Porto, o representante da Bosch em Portugal, Carlos Ribas, avançou ainda que “a fábrica de Braga irá crescer em cerca de 800 a 1.000 pessoas até ao final de 2023”, enquanto na unidade de Aveiro o grupo prevê “criar 300 postos de trabalho até ao final de 2024”.

Com fábricas em Braga, Aveiro e Ovar e instalações em Lisboa, a Bosch terminou o ano passado com vendas consolidadas no mercado local de 346 milhões de euros, 14% acima do nível de 2020.

Para este ano, e com base na atividade dos primeiros quatro meses do ano, Carlos Ribas antecipa “uma evolução positiva” em Portugal, que destaca como “o país mais competitivo da Europa” para o grupo Bosch: “Vamos continuar a crescer principalmente nas áreas de I&D [Investigação e Desenvolvimento] e serviços partilhados e expandir quer as nossas instalações, quer as parcerias de inovação com centros de conhecimento e competências em Portugal”, afirmou.

“No entanto – acrescenta – a conjuntura internacional atual faz com que seja necessário sermos cautelosos nas previsões para o ano”.

Como três principais “fatores de sucesso” da atividade em Portugal, o presidente do grupo Bosch em Portugal e Espanha, Javier González Pareja, destacou o facto de “todas as unidades terem I&D, seja Braga, seja Ovar, seja Aveiro”, a possibilidade de “industrializar” localmente e, ainda, o facto de “a maior parte desse trabalho ser feito por portugueses”.

“‘Invented in Portugal and made in Portugal by portuguese talents’ [Inventado em Portugal e feito em Portugal por talentos portugueses]”. A Bosch opera diretamente em mais de 60 países e indiretamente em 150 e há poucos assim”, resumiu.

Atualmente, a Bosch é um dos maiores empregadores e exportadores no país, vendendo para mais de 50 países cerca de 97% do que produz em Aveiro, Braga e Ovar e dos serviços que prestados desde Lisboa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Incêndio consome ‘Stand’ de automóveis em Braga

Publicado

em

Por

Um incêndio deflagrou, na manhã desta segunda-feira, num stand de automóveis, em Braga, danificando vários automóveis, avança o jornal O Minho.

Tudo terá acontecido cerca das 09:30, no Stand Cardoso, no na freguesia de São José de São Lázaro.

Para o local foi destacada a Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga.

De acordo com testemunhas no local, foram ouvidos várias explosões dentro das instalações, levando ao isolamento deste espaço pela PSP.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Falta de médicos na Urgência do Hospital de Braga origina esperas até 12 horas

Publicado

em

Por

O Serviço de Urgência do Hospital de Braga tem falta de médicos, o que provoca esperas “desesperantes”, que chegam às 12 horas, e está na origem do aumento de casos de violência contra profissionais de saúde, foi hoje denunciado.

Em abaixo-assinado, 49 médicos que trabalham naquele serviço do Hospital de Braga reivindicam aumentos salariais, o reforço da equipa de Urgência, o pagamento diferenciado do trabalho noturno e ao fim de semana e mais policiamento.

“Nas atuais condições, o resultado está à vista: há uma enorme dificuldade em compor as equipas de urgência, há noites em que há dois médicos para 70 doentes, há esperas que chegam a atingir as 12 horas nos casos menos urgentes e há a consequente insatisfação dos utentes, que muitas vezes resulta em violência”, disse Hugo Cadavez, dirigente do Sindicato Independente dos Médicos (SIM).

Para Hugo Cadavez, o problema é que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) “não premeia devidamente” os médicos do seu quadro, acabando por privilegiar os prestadores de serviço.

“Os médicos com vínculo ao SNS recebem um terço, ou mesmo um quarto, daquilo que recebem os tarefeiros. Neste quadro, é, naturalmente, muito difícil cativar profissionais para o SNS”, sustentou.

O dirigente sindical disse ainda que “a maior dificuldade” está nas escalas do período noturno e do fim de semana, já que o valor pago “é sempre o mesmo”.

Em resposta enviada à Lusa, o Hospital de Braga diz que a administração “já se encontra a analisar as preocupações demonstradas, as quais se prendem principalmente com condições remuneratórias e com a criação da especialidade de Medicina de Urgência e Emergência”.

Acrescenta que o aumento de situações de violência, quer física quer verbal, e a “elevada” afluência ao Serviço de Urgência nos últimos meses são outras preocupações demonstradas.

“O conselho de administração reitera, assim, que se encontra empenhado na análise destes temas e em manter um diálogo estreito e permanente com as equipas e respetivos profissionais”, remata.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Braga: Presidente da Junta de Turiz morre aos 48 anos em acidente de trabalho

Publicado

em

Por

 Um homem morreu hoje e outro ficou em estado grave num acidente de trabalho em Amares, no distrito de Braga, adiantou à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Braga.

Segundo a fonte, o incidente, que ocorreu às 10:58, aconteceu na freguesia de Ferreiros, Prozelo e Besteiros, em Amares, sendo as circunstâncias do mesmo ainda desconhecidas.

O óbito da vítima, com cerca de 50 anos, foi declarado no local, referiu a fonte.

Já o ferido grave foi encaminhado para o Hospital de Braga, acrescentou.

No local estiveram 14 homens apoiados por oito veículos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Mulher detida por furto de artigos religiosos em cemitérios em Braga

Publicado

em

Por

Uma mulher, de 52 anos, foi detida no concelho de Amares, distrito de Braga, por furto de artigos religiosos de cemitérios, anunciou hoje a GNR.

“Na sequência de um alerta a dar conta de que uma mulher tinha sido retida por populares, após um furto de artigos religiosos no cemitério de Carrazedo, em Amares, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local. No decorrer da ação foram encontrados alguns dos objetos das campas na posse da suspeita”, refere o Comando Territorial de Braga da GNR, em comunicado.

Na casa da detida, que foi constituída arguida, os militares da GNR encontraram estátuas, adornos e diversos artigos furtados em cemitérios do concelho de Amares.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Criança de 4 anos morre afogada em piscina de condomínio de luxo em Esposende

Publicado

em

Por

Uma criança de quatro anos faleceu, esta terça-feira, por afogamento na piscina de um condomínio de luxo, na freguesia de Gandra, em Esposende, avança o JN.

A mesma fonte diz que a criança terá chegado às urgências do Hospital de Fão nos braços do pai, já em paragem cardiorrespiratória, acabando por ali ser declarado o óbito.

Esta família, de nacionalidade belga, está agora a ter o acompanhamento de uma equipa de psicólogos.

A Polícia Judiciária, que investiga agora as causas do acidente.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Peregrinação ao Sameiro em Braga realiza-se no dia 05 de junho

Publicado

em

Por

A Arquidiocese de Braga realiza mais uma Peregrinação ao Sameiro, no próximo dia 05 de junho.

Com partida agendada para as 07:00, na Sé Catedral de Braga, os fiéis irão percorrer o trajeto a pé, até ao Sameiro, onde poderão participar na Eucaristia, presidida pelo Arcebispo Primaz D. José Cordeiro.

Antes disto, no dia 03 de junho, realiza-se a primeira parte da peregrinação, om saída às 21:00 da Igreja de Maximinos em direção à Sé, com uma paragem na Nossa Senhora da Torre para um momento musical.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Bombeiros de Barcelos ajudam menino a nascer dentro de ambulância à porta do Hospital de Braga

Publicado

em

Por

Um bebé nasceu, esta terça-feira, à porta do Hospital de Braga, com ajuda dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, avança a CM.

Os bombeiros Francisco Lopes e Cláudia Esteves receberam o alerta às 08:05, para efetuarem o transporte da mulher, que estava grávida de 7 meses, mas já em trabalho de parto.

Ansioso por nascer, o menino veio ao mundo à porta do estabelecimento, dentro da ambulância, obrigando à presença da obstetra do Hospital dentro do veículo, às 09:42, hora do nascimento.

O pequeno Francisco é o terceiro filho de uma mulher de 35 anos, de Vila Frescainha S. Pedro, em Barcelos, ambos encontram-se bem de saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Paíshá 12 horas

Cantoneiro suspeito de conduzir carros da Polícia Municipal e de usar a farda oficial com a conivência da GNR

Um assistente operacional da área de higiene e limpeza da Câmara de Sintra foi alvo de um “processo de averiguações...

Desportohá 12 horas

Dança: Apolo Famalicão conquista 4 títulos de Campeão Nacional

No passado sábado dia 21 de Maio, realizou-se no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, o Campeonato Nacional de 10...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Gindança conquista dois títulos de campeão nacional e um de vice-campeão

A Academia Gindança, de Famalicão, participou no passado sábado, 20 de maio, no Campeonato Nacional de 10 danças e Campeonato...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Alunos da D. Sancho I realizam estágio em Marselha

Dezoito alunos dos cursos profissionais de Contabilidade, de Eletrotecnia, de Manutenção Industrial e Gestão e de Programação de Sistemas informáticos...

Desportohá 12 horas

Xadrez: Mariana Silva convocada para a Seleção Feminina

A atleta Mariana Silva, do Clube de Xadrez da Associação Académica Didáxis (A2D), foi selecionada para participar na 44.ª edição...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão distinguido com Selo Município da Juventude

O Município de Famalicão foi reconhecido com o Selo Município da Juventude, no II Encontro Nacional de Municípios Amigos da...

Paíshá 14 horas

Bombeiro marido de uma das vítimas mortais do acidente de autocarro ainda ajudou outros feridos no local

Um dos bombeiros presentes no socorro das vítimas do violento acidente, que no último sábado fez três vítimas mortais, que...

Mundohá 15 horas

Médicos não conseguem explicar aumento de casos de hepatite em crianças. Ligação com covid-19 está sob estudo

A doença continua a espalhar-se entre as crianças, criando dúvidas sobre o que a está a causar, incluindo possíveis ligações...

Paíshá 16 horas

Cirurgiões do São João acusados de terem removido mama errada durante mastectomia

Dois cirurgiões foram acusados por terem removido a mama errada a uma paciente do Hospital de São João no Porto,...

Bragahá 17 horas

Fogo deflagra na Fábrica Confiança em Braga

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde desta segunda-feira, nas antigas instalações da Fábrica Confiança, em Braga, avança o jornal...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES