Famalicão
Famalicão: Funerais da arquidiocese de Braga vão continuar a incluir missas

O arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, anunciou hoje que os funerais na arquidiocese vão continuar a incluir missas, “a não ser que seja, explicitamente, determinado o contrário”.
Numa nota publicada na página da arquidiocese, Jorge Ortiga solicita às comunidades que não deixem de fazer os seus funerais, “restritos à família com o cumprimento de todas as indicações prescritas, mas com a celebração da eucaristia”.
“Creio que podemos menorizar a dor deste momento para as famílias. A eucaristia ajudará a suavizar e a dar um conforto espiritual. Não a suprimimos a não ser que seja, explicitamente, determinado o contrário”, sublinha.
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou hoje a suspensão das missas, a partir de sábado, bem como catequeses e outras atividades pastorais que impliquem contacto, face à situação pandémica que o país está a viver.
Na Arquidiocese de Braga, haverá uma missa diária, a transmitir pela internet, na Sé Catedral, de segunda-feira a sábado, às 17:30, e ao domingo, às 11:30.
As exéquias cristãs (funerais e cerimónias fúnebres) devem ser celebradas de acordo com as orientações da CEP de 08 de maio de 2020 e das autoridades competentes, diz a Arquidiocese de Braga.
A 08 de maio, a CEP referia que nos funerais e cerimónias fúnebres é permitida a presença dos familiares na igreja, cumprindo as regras de segurança.
Desde 15 janeiro, por determinação governamental, a realização de funerais está condicionada à adoção de medidas organizacionais que garantam a inexistência de aglomerados de pessoas e o controlo das distâncias de segurança, designadamente a fixação de um limite máximo de presenças, a determinar pela autarquia local que exerça os poderes de gestão do respetivo cemitério.
A 15 de janeiro, a CEP tinha já determinado a suspensão ou adiamentos das celebrações de batismos, crismas e casamentos, face ao que classificou como “gravíssima situação de pandemia” que Portugal vive.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.075.698 mortos resultantes de mais de 96,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 9.465 pessoas, em 581.605 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Famalicão
Famalicão: Penas entre 12 e 17 anos para padre e ‘freiras’ por escravizarem noviças

O Tribunal de Guimarães condenou hoje a penas entre 12 e 17 anos de prisão um padre e três responsáveis de uma “associação de fiéis” de Requião, em Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, por escravizarem noviças.
O padre Joaquim Milheiro, com cerca de 90 anos, e as arguidas Maria Arminda Costa, Maria Isabel Silva e Joaquina Carvalho, hoje com idades entre os 70 e os 75 anos, estavam acusados pelo Ministério Público (MP) de nove crimes (nove vítimas, à data dos factos com idades entre os 12 e os 20 anos) de escravidão, incluindo a escravidão laboral.
Maria Arminda Costa foi condenada, em cúmulo jurídico, à pena única de 17 anos de prisão, o padre Joaquim Milheiro foi condenado a 15 anos de cadeia, enquanto a Maria Isabel Silva e a Joaquina Carvalho o tribunal aplicou as penas de 14 e 12 anos de prisão, respetivamente.
“O tribunal deu como provado, no essencial, os factos que constam da acusação [do MP]”, disse a presidente do coletivo de juízes, Paula Sá, durante a leitura do acórdão, que durou mais de duas horas.
A juíza presidente falou em “clima de terror e medo”, em “agressões bárbaras” cometidas pelos arguidos, assim como de “escravidão e de crimes hediondos praticados por alguém que se diz representante de Deus na terra”, os quais levaram à total “exploração e desumanização” das vítimas, que não recebiam “qualquer tipo de contrapartida”, permitindo à Fraternidade Missionária de Cristo Jovem aumentar o seu património na modalidade de “poupança de custos”.
“As penas refletem a gravidade destes crimes. É uma espécie de homicídio moral. É a evocação do nome de Deus em vão e a exploração da fé. Uma das vítimas suicidou-se, outras pensaram no suicídio, houve adolescências estragadas e dificuldade em recomeçar vidas. É medonho [o que vocês fizeram], sob a capa e proteção da Igreja Católica, que garantia imunidade à instituição. Os danos [causados às vítimas] são irreversíveis. Espero que agora possam espiar a vossa culpa, perante quem usaram o nome [Deus] durante anos”, disse a juíza presidente, após a leitura do acórdão, dirigindo-se aos arguidos.
Os crimes foram cometidos – durante cerca de três décadas – na Fraternidade Missionária de Cristo Jovem, instalada num convento em Requião, concelho de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, pertença do Centro Social de Apoio e Orientação da Juventude, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sob a forma de Instituto de Organização Religiosa.
O Centro Social de Apoio e Orientação da Juventude (CSAOJ) foi condenado ao pagamento de uma multa de 400 mil euros.
Os quatro arguidos e o CSAOJ foram ainda condenados a pagar às nove vítimas cerca de 1,2 milhões de euros de indemnizações, por danos patrimoniais e não patrimoniais.
A acusação do MP diz que, “pelo menos”, de 05 de dezembro de 1985 até ao início de 2015, os arguidos sujeitaram as jovens, diariamente, a várias agressões físicas, a diversas privações, a injúrias, a pressões psicológicas, a tratamentos humilhantes, a castigos e a trabalhos pesados.
Para o tribunal, a angariação e o doutrinamento das jovens “faziam parte integrante do plano engendrado” pelos arguidos, recorrendo à evocação do nome de Deus e à vocação religiosa das vitimas, com o propósito de convencer as noviças a aderirem à instituição e a se sujeitarem à “exploração laboral”, aos “métodos coercivos e ao domínio e controlo” dos arguidos.
Os arguidos pretendiam a “subjugação, a servidão doméstica e laboral” das noviças, fazendo-as acreditar que eram “freiras”, com o “embuste” de que a instituição seguia os rituais e os princípios da religião Católica.
“As longas jornadas de trabalho também faziam parte do plano dos arguidos, que podiam chegar às 20 horas [diárias], mas que nunca seriam inferiores a 14 horas”, indicou a juíza presidente, acrescentando que as ofendidas ficavam sujeitas “à tirania” dos arguidos, que utilizavam a crença religiosa das ofendidas “como embuste” para a prática de crimes.
À saída do Tribunal de Guimarães, o advogado de três dos arguidos disse aos jornalistas que vai recorrer da condenação.
O MP refere na acusação que os arguidos diziam às jovens que “tinham sido escolhidas por Deus, convencendo-as de que deviam escolher a vida religiosa”, e que, caso negassem as suas vocações, teriam castigos “divinos”, problemas familiares e mortes na família.
Famalicão
PS/Famalicão: Eduardo Oliveira elogia SNS e defende ministra da Saúde na Assembleia da República

“Portugal tem um serviço público de saúde que continua a ser um exemplo para o mundo. E tem uma ministra da Saúde e um Governo com ideias e medidas concretas para defender um serviço público de saúde que seja cada vez mais eficaz e acessível a todos”, afirmou o deputado socialista famalicense Eduardo Oliveira, no debate sobre o Serviço nacional de Saúde (SNS) realizado esta quinta-feira, na Assembleia da República, com a presença da ministra Marta Temido.
Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT
Famalicão
Famalicão: Temperaturas vão chegar aos 36.º já na próxima semana

As temperaturas de verão, acompanhadas pelo sol, chegam a Famalicão na próxima semana.
De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as máximas deverão atingir os 36.º graus na sexta-feira, enquanto que as temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 16.º e os 20.º graus.
A partir da próxima segunda-feira, as probabilidades de chuva serão mínimas.
Desporto
Famalicão: Ponta de lança Rafa reforça o Ribeirão FC

O Ribeirão FC anunciou a contratação de Rafa pra a sua equipa sénior principal, que volta agora a disputar a Pró-Nacional da AF Braga.
O ponta de lança chega ao emblema ribeirense com 22 anos, depois de ter alinhado pelo Maria da Fonte, FC Vilarinho, Varzim e sub 23 do FC Famalicão.
Famalicão
Brufe celebra Santíssimo Sacramento este fim de semana
A freguesia de Brufe está a celebra as festas em honra do Santíssimo Sacramento.
A esse propósito a FamaTV foi falar com Carmen Dias, que lidera a Comissão de Festas, que promete muita animação durante todo o fim de semana.
O programa prolonga-se até ao próximo domingo, dia 3 de julho.
Desporto
Famalicão: Equipa de hóquei em patins do FAC recebida por Mário Passos
A equipa de hóquei em patins do Famalicense Atlético Clube (FAC) foi recebida esta quinta-feira, 30 de junho, no salão nobre dos Paços do Concelho, devido à subida à primeira divisão da modalidade em Portugal.
Famalicão
Famalicão: Feira Medieval Viking está de regresso ao centro da cidade
A Feira Medieval Viking foi hoje, dia 30 de junho, inaugurada e estará em atividade no centro de Famalicão até domingo, dia 3 de julho. A organização está a cargo da escola profissional CIOR, com o apoio do município. A programação inclui diferentes atividades e espetáculos que prometem levar os visitantes até à época medieval e viking.
Famalicão
Famalicão: 4 detidos com 500 doses de cocaína e heroína

Quatro pessoas foram detidas, esta quarta-feira, em Famalicão, por suspeitas de tráfico de droga, após apreensão de 500 doses de cocaína e heroína, de acordo com a PSP.
Os detidos são três homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 42 e 51 anos.
Os detidos encontravam-se já referenciados devido à prática de diversos crimes semelhantes.
Após várias buscas domiciliárias foram encontradas 320 doses de heroína, 200 de cocaína e 10 de liamba, bem como 899 euros em numerário, uma réplica de pistola e duas viaturas.
Estes suspeitos serão apresentados no Tribunal Judicial de Famalicão para aplicação das medidas de coação.
Famalicão
Famalicão: Bairro, Carreira Bente, Ruivães Novais e Delães acolhem sessões de esclarecimento sobre Medidas Ativas de Emprego e Plano de Formação

A Comissão Social Inter-freguesias de Bairro, Carreira Bente, Ruivães Novais e Delães acolhe, esta quinta-feira, duas sessões de esclarecimento sobre Medidas Ativas de Emprego e Plano de Formação, dinamizadas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional de Vila Nova de Famalicão.

Esta sessão é promovida no âmbito do Laboratório de Proximidade do Programa Famalicão Comunitário, em parceria com o CLDS 4G-Comunidades Incubadoras.
As sessões destinam-se a pessoas desempregadas ou à procura de novas oportunidades de trabalho.
Famalicão
Famalicão: Alunos da ESCCB realizaram hoje as provas nacionais de Matemática
A primeira fase dos exames nacionais começou dia 17 de junho e terminará dia 6 de julho, com a prova de História B. A 30 de junho realizaram-se as provas de Matemática A, Matemática B e Matemática Aplicada às Ciências Sociais. A Fama TV foi conhecer as reações dos alunos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco à saída da prova.