País
Três novas residências universitárias vão nascer no Porto

Os estudantes da Universidade do Porto vão passar a ter mais opções de alojamento disponíveis. A Câmara e a Universidade do Porto vão avançar com três novas residências universitárias, que totalizam mais de 270 camas para estudantes. A primeira, localizada no antigo Centro Social da Sé, na Rua da Banharia, deverá entrar em funcionamento já no próximo ano letivo, com 20 camas disponíveis.
Esta residência surge no âmbito de um projeto-piloto de gestão partilhada de residências para estudantes estabelecido entre a autarquia, a Federação Académica do Porto (FAP) e a U.Porto.
A par desta residência, o município e a universidade estão a estudar candidaturas conjuntas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que possibilitem a construção, em parceria, de mais duas residências na cidade.
Uma das residências em estudo situa-se no Morro da Sé, no centro histórico, onde está prevista uma área de construção de 6.750 metros quadrados e um investimento estimado em cerca de sete milhões de euros.
A outra residência será no Monte Pedral, na Rua da Constituição, onde a área de construção ronda os 5.000 metros quadrados e o investimento entre os seis e 6,5 milhões de euros.
“Estas estruturas permitirão acomodar cerca de duas centenas de estudantes em zonas da cidade que dispõem de fáceis acessos e várias opções de transportes públicos”, acrescenta a autarquia em comunicado às redações.

País
Gasóleo aumenta 2,5 cêntimos esta segunda-feira. Gasolina sobe 2 cêntimos

As previsões desta sexta-feira apontam para uma subida do preço dos combustíveis mais utilizados, apontando para aumentos superiores a 2 cêntimos, em ambos os casos.
Assim, os condutores que se dirigirem aos postos de abastecimento, esta segunda-feira, vão encontrar o gasóleo mais caro cerca de 2,5 cêntimos, enquanto que a gasolina deverá registar uma subida de 2 cêntimos.
Antes que se verifiquem qualquer uma destas previsões, o preço do litro de gasóleo custa, em Portugal, cerca de 1,458 euros, enquanto que o litro de gasolina está fixado em cerca de 1,681 euros.
País
Mais de dois terços dos portugueses descontente com o combate à corrupção

Mais de dois terços dos portugueses estão insatisfeitos com a luta contra a corrupção feita ao nível da União Europeia (UE), em linha com as opiniões dos cidadãos dos outros 26 Estados-membros, foi hoje anunciado.
De acordo com um Eurobarómetro do Parlamento Europeu (PE) apresentado hoje de manhã, a menos de um ano das próximas eleições europeias, 67% dos portugueses inquiridos estão insatisfeitos com a luta contra a corrupção e apenas 29% estão satisfeitos.
A percentagem de cidadãos descontentes com a luta contra a corrupção em Portugal é superior à média dos 27, com 60% insatisfeitos. Em oposição, 35% consideram que a UE está a fazer o suficiente para contrariar o flagelo da corrupção.
Um total de 26.376 cidadãos de todos os Estados-membros da União Europeia participaram neste Eurobarómetro, entre 02 e 26 de março deste ano.
Desta fatia, 1.002 portugueses responderam, presencialmente e por videoconferência, às mesmas questões que os concidadãos europeus, entre 04 e 21 de março.
País
Faleceu Laura Rodrigues Dady ex-cantora das Delirium

A cantora Laura Rodrigues, ex-integrante da ‘girls band’ Delirium, que teve o seu sucesso nos anos 90, faleceu, esta terça-feira, foi revelado, nas ree sociais por Telmo Miranda, ex-integrante do grupo Sétimo Céu, que partilhou vivências com a cantora.
“A Dady. Participou e fez parte da girl band Delírium, no final dos anos 90, assim como eu na boy band Sétimo Céu. E tive a oportunidade de me cruzar várias vezes com ela, quer em programas de televisão, quer em estrada, durante as digressões de qualquer uma das bandas. Vivemos algumas noites juntos no social e só posso lamentar esta perda”, escreveu Telmo Miranda.
A ex-colega de banda, Mónica Sofia, também recordou a contora, numa sentida publicação, em que recorda o seu trajeto na vida e música,e o talento que sempre teve.
“Dady… A vida nem sempre foi perfeita! Tu sempre tiveste tantos talentos mas os caminhos foram duros e tortos, incompatíveis com tamanha qualidade.
Via-te como uma Whitney Houston, tinhas pose de diva e uma voz que permitia cantar qualquer coisa que desejasses, desde o mais rock ao mais lírico. Fazias da voz o que querias e podias ter encantado o mundo, se to permitissem!
De feitio eras teimosa e de ideias fixas…. Fixas demais!
Não falávamos há muito tempo… espero que tenhas partido em paz e com o teu coração no sítio certo. Que brilhes muito aí neste universo tão grande quanto o teu talento”, escreveu Mónica Sofia.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Ciclista captado na Variante da EN 14 esta quarta-feira
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão dá a conhecer o poder da sua indústria têxtil na China
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Incêndio em fábrica de produtos químicos provoca feridos.
-
Famalicãohá 5 dias
Antoninas: Marchas preparam a grande noite