Sociedade
Pedidos de prestações compensatórias dos subsídios de férias e de Natal podem ser feitos ‘online’

Os trabalhadores podem, desde 01 de janeiro, fazer os pedidos de prestações compensatórias para os subsídios de férias e de Natal no ‘site’ Segurança Social Direta, informou hoje a Segurança Social.
Segundo a Segurança Social, no novo serviço digital foram já registadas 26.984 prestações compensatórias, face às 4.642 registadas em período homólogo do ano passado, e o cálculo automático das prestações compensatórias permitiu já o processamento
de 22.190 prestações compensatórias de férias e Natal.
Atualmente, o tempo médio de deferimento da prestação é de três dias face aos 71 dias registados em 2021, indicou ainda a Segurança Social, em comunicado.
As prestações compensatórias para os subsídios de férias e de Natal são valores em dinheiro que são pagos pela Segurança Social para compensar os subsídios que o trabalhador não recebeu, total ou parcialmente, da entidade empregadora por ter estado impedido de trabalhar por doença ou parentalidade por períodos superiores a 30 dias seguidos.
Estas prestações têm de ser pedidas pelo trabalhador no prazo de seis meses, a partir de 1 de janeiro do ano seguinte àquele em que os subsídios de férias e de Natal eram devidos pelo empregador ou da data do fim do contrato de trabalho (caso tenha havido cessação do contrato).
Através do novo serviço da Segurança Social Direta, os trabalhadores podem pedir ‘online’ as prestações compensatórias dos subsídios de férias e de Natal e acompanharem o processo, assim como fazer o cálculo automático.

País
Calendário escolar vai regressar ao formato pré-pandemia

O Governo já está a trabalhar num calendário de aulas do pré-escolar ao secundário para os próximos dois anos, avança este sábado o Jornal de Notícias.
Para o ano letivo 2022/2023, alunos e professores regressam ao formato anterior à pandemia: as aulas arrancam no máximo a 16 de setembro, o Carnaval volta a ter três dias de interrupção, o regresso após o Natal é na primeira semana de janeiro e na Páscoa há duas semanas de paragem.
Segundo o JN O projeto de despacho do Ministério da Educação para os anos escolares de 2022/2023 e de 2023/2024 ainda está em discussão com as estruturas sindicais e outras ligadas ao setor da Educação, mas deverá sofrer poucas ou nenhuma alteração até à versão final.
Recorde-se que no ano letivo que agora está a terminar, as férias de Natal foram prolongadas pela primeira semana de janeiro, o que serviu para vacinar as crianças. Esta semana adicional de paragem foi compensada pela subtração de uma semana de férias na Páscoa, que acabou por ter só cinco dias úteis de interrupção.
Famalicão
BV Famalicenses celebram 95º aniversário e realizam desfile pela cidade este domingo

Este domingo, 26 de junho, os Bombeiros Voluntários Famalicenses vão realizar um Desfile Operacional pelas ruas da cidade de Famalicão.
Segundo a corporação, este momento tem como objetivo demonstrar as valências operacionais do Corpo de Bombeiros e está inserido no Programa das Comemorações dos 95 anos da Associação Humanitários dos Bombeiros Voluntários Famalicenses.
O desfile tem início pelas 15h30 com o seguinte percurso: Rua do Ferrador, Praça D. Maria II, Rua Lourenço da Silva, Rua Adriano Pinto Basto, Avenida Narciso Ferreira, Rua São João de Deus – Rua António Carvalho Faria- e Quartel.
Entretanto, as celebrações iniciam logo pela manhã, destacando-se a eucaristia, pelas 9h00, na Antiga Igreja Matriz, e a sessão solene, pelas 11 horas, no quartel da corporação, que será seguida de um almoço de convívio.
Famalicão
EB’s de Fradelos e Lagoa e Centro social de Riba d’Ave vencem concurso “Escolas Floridas”

A Escola Básica (EB) Valdossos de Fradelos, a EB da Lagoa e o Centro Social de Riba d’Ave conquistaram os três primeiros lugares do concurso “Eco Escolas Floridas”.
A iniciativa, promovida pelo Gabinete de Sensibilização Ambiental da Câmara de Famalicão, visa a promoção da biodiversidade e dos espaços verdes, através da criação, embelezamento e construção de pequenos jardins, e envolveu 14 escolas do concelho.
Os prémios foram entregues na passada quinta-feira, pelo vereador do Ambiente, Hélder Pereira.
Famalicão
Famalicão: Mostras Comunitárias animam Esmeriz e Cabeçudos

A Mostra Comunitária chega este fim de semana às freguesias de Esmeriz e Cabeçudos, para expor o que de melhor se faz nestas duas localidades de Famalicão.
Em Esmeriz, o certame realiza-se este sábado, no adro da Igreja, com abertura marcada para as 14h30. demonstrações de artes marcais e capoeira e um torneio de sueca marcam a tarde. à noite há arraial e animação musical a cargo do grupo de Jovens de Esmeriz.
Em Cabeçudos, a Mostra Comunitária decorre no sábado e no domingo, no Parque da Capela de S. Paio.
No sábado, a partir das 15 horas há atividades desportivas e animação musical. No domingo, o destaque vai para a procissão em honra de S. Paio, pelas 12 horas, seguida da tradicional bênção e distribuição do pão.
Famalicão
Famalicão: Mostra Comunitária em Landim com cheirinho a S. João

Realiza-se este sábado, 25 de junho, a Mostra Comunitária da Freguesia de Landim, no largo Dr. Fonseca Monteiro.
O certame abre pelas 10h30 e, ao longo do dia, promete muita animação cultural e também atividades desportivas. Do programa destaque para a presentação do hino “Futuro, Agora Aqui” pelos alunos da Escola Básica de Landim, às19h30.
À noite há arraial popular com o Festival da Sardinha animado pela banda Myllenium”, e à meia noite há sessão de fogo de S. João.
País
Covid-19: maiores de 80 anos já podem receber 2ª dose de reforço em casa aberta

As pessoas com 80 ou mais anos já podem receber a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 na modalidade de “Casa aberta”, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).
“A modalidade casa aberta passou hoje a estar disponível para os cidadãos com 80 ou mais anos que cumpram os critérios de elegibilidade para receber a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19”, adiantou a DGS em comunicado.
Segundo a mesma fonte, até ao momento, já foram vacinadas com a segunda dose de reforço cerca de 380 mil pessoas acima dos 80 anos, assim como os residentes de estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI).
A administração deste novo reforço de imunização contra o coronavírus SARS-CoV-2, que se iniciou em 16 de maio, abrange os residentes dos lares de idosos e as pessoas com 80 ou mais anos, que até agora têm sido convocadas por agendamento local, através de mensagem SMS ou chamada telefónica, e por agendamento central.
De acordo com a DGS, a população elegível para receber a segunda dose deve ser vacinada com um intervalo mínimo de quatro meses após a última dose ou após um diagnóstico de infeção por SARS-CoV-2.
Famalicão
Bibliomóvel leva os livros e a leitura às instituições de Famalicão

Durante a semana de 4 a 8 de julho, a biblioteca itinerante de Famalicão “Bibliomóvel” estará disponível para se deslocar às instituições do concelho e arredores que pretendam requisitar e acolher este serviço “ambulante” da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.
Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT
País
Casal de 22 e 17 anos apanhado a roubar gasóleo em Ponte de Lima

Um casal foi detido na madrugada desta sexta-feira, pela GNR de Ponte de Lima, por furto de gasóleo, depois de terem sido avistados, em flagrante, pelo sistema de vídeo vigilância da empresa vítima desta ocorrência.
De acordo com a GNR, o casal, de 17 e 22 anos, foi surpreendido no momento em que furtava gasóleo de uma máquina industrial, numa pedreira,.
Consigo tinham duas mangueiras, três jerricãs com capacidade para 20 litros cada e um taco de baseball.
Apesar de não ser a primeira vez que foram detectados na pedreira, foram constituídos arguidos e libertado, de acordo com a CM.
País
Mulher que não era vista há mais de 15 dias encontrada morta morta em Caminha

Uma mulher de 69 anos que não era vista há mais de 15 dias em Azevedo, Caminha, foi esta sexta-feira encontrada morta no anexo onde vivia, após o alerta dado às autoridades pelos serviços municipais, disse o presidente da câmara.
Miguel Alves explicou que uma funcionária da autarquia que reside na aldeia de Azevedo informou esta sexta-feira os serviços de ação social da autarquia dos esforços que tinha desenvolvido para encontrar a mulher, mas sem sucesso.
A funcionária municipal “também questionou outras pessoas da freguesia para saber do paradeiro da mulher, tema que já era motivo de conversa na aldeia”.
“Após o alerta da colega, a técnica de ação social da câmara tentou contactar a senhora, ligou ao centro de saúde e à União de Freguesias de Venade e Azevedo, mas não conseguiu informações. Foi acionada a GNR, que acabou por encontrar a idosa, sem vida, no interior do anexo onde vivia”, explicou o autarca socialista.
Miguel Alves adiantou que “a mulher, solteira, não era acompanhada pelos serviços de ação social da câmara por recusar apoio”.
“No passado chegou a ter apoio do Estado, através do Rendimento Social de Inserção, e da Câmara Municipal, que garantia alimentação e habitação. Ultimamente, não havia nenhum processo aberto para acompanhamento porque a senhora vivia num anexo e recusava o apoio que a câmara poderia dar em diversos níveis, nomeadamente, habitacional”, frisou.
“Só hoje, através dos contactos efetuados pelos serviços de ação social, é que se ficou a saber que, na aldeia, as pessoas já não viam a senhora, umas há mais de 15 dias, outras há mais de um mês”.
Contactada pela agência Lusa, fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo revelou que o pedido de abertura de porta foi feito cerca das 10h20, para o Lugar da Igreja, na freguesia de Azevedo, sendo que o corpo “não apresentava sinais de crime”.
País
Bode sequestrado 2 vezes em 2 meses. Ladrões pediram 100 euros para resgate

Um bode de 10 meses chamado Romeu foi sequestrado pela segunda vez, em carca de 2 meses, em Penacova, num caso insólito de abuso de animais.
Depois de ter sido levado por desconhecidos, pela primeira vez, no dia 01 de abril deste ano, um perfil falso contactou os donos do animal no Instagram pedindo o pagamento de 100 euros para a devolução de Romeu, caso contrário o bode seria morto, avança o Penacova Atual.
A família de Romeu, acabou por aceitar pagar o preço do resgate pelo animal, que encontraram amarrado no meio de um campo de futebol de uma aldeia de Penacova, ali deixado pelos seus sequestradores, magro, com sinais de maus tratos e com um aspecto assustado.
Apesar de terem recuperado o bode, os seus donos não deixaram qualquer dinheiro no local, facto que foi notado pelos criminosos, que acabaram por mencionar através do mesmo perfil falso criado na rede social.
Na noite do dia 11 de junho a propriedade desta família voltou a ser invadida e o bode voltou a desaparecer.
As autoridades investigam agora o caso, não havendo quaisquer indicações da localização do animal ou do desejo de o devolver.