Siga-nos nas redes
Publicidade

Sociedade

Pandemia está a deixar muitos animais “órfãos”

Publicado

em

A pandemia está a deixar muitos animais “órfãos”, que são acolhidos pelos familiares das vítimas ou por instituições, mas a ajuda é cada vez mais difícil pelas dificuldades económicas que enfrentam.

O relato foi feito à agência Lusa pela presidente da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal (LPDA), Maria do Céu Sampaio, e pelo presidente da associação Animalife a propósito do Dia do Animal de Estimação, assinalado este sábado.

Maria do Céu Sampaio diz que a Liga tem recolhido temporariamente alguns animais de pessoas que estão internadas ou em isolamento profilático devido à covid 19 e outros de pessoas que morreram por causa da epidemia.

Isto é uma altura muito má também para as associações que têm abrigos porque têm muita dificuldade em conseguir alimentação para os seus animais. Nós, por exemplo, temos 200 animais que temos de alimentar todos os dias”, conta, apelando aos portugueses para que ajudem as associações que têm abrigos nas suas localidades.

As pessoas podem ajudar com “um simples saquinho de comida ou um saquinho de areão, que custa 1,90 euros, uma garrafa de lixívia, que custa 60 cêntimos ou um saquinho de trinca de arroz que custa 50 cêntimos”, diz Maria do Céu Sampaio, afirmando que “tudo isto é muito bem-vindo para estas associações”.

“Uma das situações que mais nos acontece são famílias que passaram a ter a seu cargo mais animais do que aqueles que já tinham porque houve um elemento da família que morreu que tinha três cães ou três gatos e agora esses animais transitam para outros membros da família”, relata Rodrigo Livreiro.

Esta situação tem motivado muitos pedidos de ajuda na Animalife porque as famílias não têm orçamento para poder acompanhar mais três ou quatro animais que passaram a ter à sua responsabilidade e que significam “dificuldades financeiras acrescidas pelo excesso de animais que passaram a ter pela morte de um familiar”.

Também há o caso dos animais que ficam “órfãos” devido à morte do dono, uma realidade que já existia antes da covid-19, e em que as associações de proteção dos animais “sempre foram o ombro de apoio para esse tipo de situação”.

Segundo Rodrigo Livreiro, muitas das associações encontram-se encerradas ou com serviços mínimos porque dependem de voluntários e muitos deles estão em teletrabalho e com limitações a nível de deslocação.

O presidente da Animalife realçou o facto de existir pela primeira uma rubrica no Orçamento do Estado para 2021 que permite às autarquias apresentar despesas relativas à alimentação, abrigo, à vacinação, identificação eletrónica e esterilização de animais cujos tutores estão numa situação de carência.

Contudo, ainda não saíram as normas que explicam como é que as autarquias vão poder se candidatar”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Mostra de talentos “Bernardino Got Talent” esta sexta-feira em Joane

Publicado

em

A Escola Secundária Padre Benjamin Salgado, na freguesia de Joane, em Famalicão, realiza, esta sexta-feira, o espetáculo “Bernardino Got Talent”,.

Este será um momento para os alunos poderem mostrar as suas aptidões, num ambiente de convívio, entre a comunidade educativa, com comida, bebida e outras surpresas, explica, os responsáveis pelo evento.

O encontro tem local marcado no edifício polivalente da escola, a partir das 18:30.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: CESPU recebe forum ‘Pensar as Cidades’ a 16 de junho

Publicado

em

A Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) vai acolher, no próximo dia 16 de junho, o fórum intitulado ‘Pensar as Cidades’. O evento, inserido no projeto ‘ioCity – A cidade não espera’, tem como tema principal a ‘Sustentabilidade e Inovação – um caminho para o futuro!’.

O fórum, organizado pela IOTech com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e do CeNTI – Centre for Nanotechnology and Smart Materials, decorrerá das 9h às 17h. O objetivo é promover a comunicação entre autarquias e diversas entidades, como organizações, universidades e centros de Investigação e Desenvolvimento (I&D), que atuam no contexto das cidades. Serão discutidas as oportunidades e desafios para tornar as cidades mais sustentáveis e inteligentes até 2030.

A participação no fórum é gratuita, mas limitada a duas pessoas por entidade. Para participar, é necessário efetuar uma inscrição prévia através do site https://forumpensarascidades.eu, onde também se encontra disponível o programa completo do evento.

O fórum contará com a presença de dois palestrantes convidados, além de duas mesas redondas. O momento de destaque será a apresentação final e demonstração do projeto IoCity.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Variante da EN14 cortada ao trânsito após dois acidentes

Publicado

em

O trânsito na Variante da EN 14 em Famalicão, encontra-se cortado, na manhã desta sexta-feira, após terem sido registados dois acidentes, que, embora sem gravidade significativa, estão a causar complicações no trânsito.

De acordo com os Bombeiros Voluntários de Famalicão, em ambas ocorrências foram apenas registados danos materiais.

É desconhecida, até agora a hora em que a via em questão irá recuperar o funcionamento normal, estando dependente dos processos de limpeza das vias.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 1 hora

Mostra de talentos “Bernardino Got Talent” esta sexta-feira em Joane

A Escola Secundária Padre Benjamin Salgado, na freguesia de Joane, em Famalicão, realiza, esta sexta-feira, o espetáculo “Bernardino Got Talent”,....

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: CESPU recebe forum ‘Pensar as Cidades’ a 16 de junho

A Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) vai acolher, no próximo dia 16 de junho, o fórum intitulado...

Desportohá 3 horas

FC Famalicão: Leonardo Oliveira convocado para a seleção sub-18 da Suécia

Nos dias 15 e 18 de junho, em Cardiff, ocorrerão dois jogos de preparação entre a seleção sub-18 da Suécia...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Variante da EN14 cortada ao trânsito após dois acidentes

O trânsito na Variante da EN 14 em Famalicão, encontra-se cortado, na manhã desta sexta-feira, após terem sido registados dois...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Companhia de teatro Momento apresenta “O Fim” na Casa das Artes este fim de semana

“O Fim”, a nova criação da companhia de teatro Momento – Artistas Independentes, chega à Casa das Artes de Famalicão...

Desportohá 5 horas

Famalicão: Afonso Silva do GD Natação convocado para representar Portugal no 38.º Meeting Internacional do Porto

O atleta do GD Natação de Famalicão, Afonso Silva, foi convocado para integrar a seleção nacional e representar Portugal no...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Colisão rodoviária provoca um ferido em Joane

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta sexta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária, entre dois veículos ligeiros de passageiros,...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Condutor alcoolizado detido com taxa de 1,70 álcool no sangue

Um condutor foi detido, esta quinta-feira, em Famalicão por conduzir com uma taxa de ácool no sangue de 1,70 g/l....

Paíshá 5 horas

Gasóleo aumenta 2,5 cêntimos esta segunda-feira. Gasolina sobe 2 cêntimos

As previsões desta sexta-feira apontam para uma subida do preço dos combustíveis mais utilizados, apontando para aumentos superiores a 2...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão sob Aviso Amarelo até às 15:00. Prevista chuva forte e trovoada

O concelho de Famalicão está, esta sexta-feira, sob Aviso Amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, devido à...

Arquivo

Mais Vistos