Siga-nos nas redes

Sociedade

Festas da Senhora da Agonia voltam a Viana depois de 2 anos de cancelamento por covid-19

Publicado

em

Os festejos da Romaria d’Agonia voltam às ruas de Viana do Castelo, entre 17 e 21 de agosto, após dois anos de restrições devido à pandemia de covid-19, e já abriu o concurso para o 110.º cartaz.

“Face à evolução da pandemia e à nova normalidade, já estamos a preparar a próxima edição da Romaria d’Agonia tal como era feita antes e com a novidade de, pela primeira vez, o desfile da mordomia ser feito a uma quinta-feira”, anunciou hoje o presidente da Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia, António Cruz, citado em comunicado.

António Cruz adiantou que a organização decidiu “deixar de lado o formato de 2020 e 2021, de sentir a festa à distância, para voltar a ser vivida [nas ruas], observando as eventuais regras sanitárias que estejam em vigor na altura”.

“Esta é uma festa que queremos que fique marcada pelo regresso à normalidade, uma Romaria que compense os dois anos de ausência. Manteremos vários formatos e conteúdos ‘online’, dada a importância que têm para muita gente que não nos pode visitar, mas o objetivo é viver a festa”, afirmou.

A Comissão de Festas da Senhora d’Agonia adiantou que, “no ano em que se assinala o centésimo décimo aniversário do primeiro cartaz ilustrado da festa, a seleção da imagem das festas em 2022 volta a ser por concurso público e tema livre”.

O cartaz ilustrado da Romaria d’Agonia assinala este ano o 110.º aniversário do primeiro de que há registo, de 1912.

O concurso para a conceção do cartaz oficial da festa de 2022 decorre, a partir de hoje, até ao dia 22 de abril.

“Decidimos aumentar o prémio monetário associado a este concurso, que passa a ser de 750 euros para o cartaz a escolhido pelo júri do concurso. Mas sabemos que é apenas um prémio pecuniário, porque o verdadeiro interesse, como sempre tem acontecido, é o de participação e associação a uma festa tão emblemática como a Romaria d’Agonia”, frisou António Cruz.

Desde 2010 que o cartaz oficial da Romaria d’Agonia é escolhido por concurso público, numa iniciativa conjunta da Câmara de Viana do Castelo, da VianaFestas, entidade que organiza as festas, e da Comissão de Festas, e que envolve todos os anos dezenas de propostas.

Ao cartaz cabe a função de divulgar a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia a nível nacional e internacional, sendo o concurso público aberto a todos aqueles que desejem concorrer, individualmente ou em equipa.

A submissão das propostas pode ser feita até às 24:00 do dia 22 de abril através da página da Romaria d’Agonia na Internet, e o regulamento também prevê que durante o mês de agosto, em datas a definir pela organização, serão expostos na cidade os cinco finalistas do concurso.

Sendo de tema livre, os critérios de avaliação das propostas de cartaz – até duas por concorrente – pelo júri do concurso consistem na eficácia da mensagem, no cumprimento das regras do bem trajar e ourar em caso de recurso a um traje, a originalidade e criatividade, e as qualidades técnica e estéticas.

Este ano, do programa já definido para Romaria d’Agonia destaca-se no dia 17 de agosto a alvorada festiva e os concertos musicais, bem como a primeira revista de gigantones e cabeçudos desde a festa de 2019, ou ainda o Encontro de Desgarradas e Cantares ao desafio, à noite, na Praça da Liberdade.

No dia 18 de agosto sai à rua o tradicional Desfile da Mordomia, com centenas de mulheres vianenses trajadas e ouradas a percorrerem durante a tarde as ruas da cidade de Viana do Castelo.

O desfile vai ocorrer, pela primeira vez, numa quinta-feira devido ao calendário da Romaria em 2022.

Na sexta-feira, 19 de agosto, realiza-se durante a tarde a procissão solene em honra de Nossa Senhora d´Agonia e ao início da noite, antes de nova sessão de fogo de artifício, é retomado o desfile “Vamos para o Festival”, o mesmo acontecendo com os tapetes floridos nas ruas da Ribeira, que durante a madrugada voltam a ser confecionados após dois anos de interrupção, devido às regras para contenção da pandemia de covid-19

No dia 20 de agosto, dia da padroeira, será retomada a tradicional procissão ao mar e o fogo do meio ou da santa, tradicional sessão de fogo de artifício.

A festa de 2022 encerra no domingo, 21 de agosto, com o cortejo histórico e etnográfico à tarde, um festival de folclore à noite e a habitual serenata de fogo de artifício junto ao rio Lima.

A devoção à Senhora d’Agonia iniciou-se em 1751, com a entrada da imagem na Capela do Bom Jesus. Em 1783, a Sagrada Congregação dos Ritos concedeu faculdade e licença para todos os anos se celebrar nesta capela, no dia 20 de agosto, uma missa solene, data que a cidade de Viana elegeu como Feriado Municipal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

País

Calendário escolar vai regressar ao formato pré-pandemia

Publicado

em

Por

O Governo já está a trabalhar num calendário de aulas do pré-escolar ao secundário para os próximos dois anos, avança este sábado o Jornal de Notícias.

Para o ano letivo 2022/2023, alunos e professores regressam ao formato anterior à pandemia: as aulas arrancam no máximo a 16 de setembro, o Carnaval volta a ter três dias de interrupção, o regresso após o Natal é na primeira semana de janeiro e na Páscoa há duas semanas de paragem.

Segundo o JN O projeto de despacho do Ministério da Educação para os anos escolares de 2022/2023 e de 2023/2024 ainda está em discussão com as estruturas sindicais e outras ligadas ao setor da Educação, mas deverá sofrer poucas ou nenhuma alteração até à versão final.

Recorde-se que no ano letivo que agora está a terminar, as férias de Natal foram prolongadas pela primeira semana de janeiro, o que serviu para vacinar as crianças. Esta semana adicional de paragem foi compensada pela subtração de uma semana de férias na Páscoa, que acabou por ter só cinco dias úteis de interrupção.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

BV Famalicenses celebram 95º aniversário e realizam desfile pela cidade este domingo

Publicado

em

Por

Este domingo, 26 de junho, os Bombeiros Voluntários Famalicenses vão realizar um Desfile Operacional pelas ruas da cidade de Famalicão.

Segundo a corporação, este momento tem como objetivo demonstrar as valências operacionais do Corpo de Bombeiros e está inserido no Programa das Comemorações dos 95 anos da Associação Humanitários dos Bombeiros Voluntários Famalicenses.

O desfile tem início pelas 15h30 com o seguinte percurso: Rua do Ferrador, Praça D. Maria II, Rua Lourenço da Silva, Rua Adriano Pinto Basto, Avenida Narciso Ferreira, Rua São João de Deus – Rua António Carvalho Faria- e Quartel.

Entretanto, as celebrações iniciam logo pela manhã, destacando-se a eucaristia, pelas 9h00, na Antiga Igreja Matriz, e a sessão solene, pelas 11 horas, no quartel da corporação, que será seguida de um almoço de convívio.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

EB’s de Fradelos e Lagoa e Centro social de Riba d’Ave vencem concurso “Escolas Floridas”

Publicado

em

Por

A Escola Básica (EB) Valdossos de Fradelos, a EB da Lagoa e o Centro Social de Riba d’Ave conquistaram os três primeiros lugares do concurso “Eco Escolas Floridas”.

A iniciativa, promovida pelo Gabinete de Sensibilização Ambiental da Câmara de Famalicão, visa a promoção da biodiversidade e dos espaços verdes, através da criação, embelezamento e construção de pequenos jardins, e envolveu 14 escolas do concelho.

Os prémios foram entregues na passada quinta-feira, pelo vereador do Ambiente, Hélder Pereira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Mostras Comunitárias animam Esmeriz e Cabeçudos

Publicado

em

Por

A Mostra Comunitária chega este fim de semana às freguesias de Esmeriz e Cabeçudos, para expor o que de melhor se faz nestas duas localidades de Famalicão.

Em Esmeriz, o certame realiza-se este sábado, no adro da Igreja, com abertura marcada para as 14h30. demonstrações de artes marcais e capoeira e um torneio de sueca marcam a tarde.  à noite há arraial e animação musical a cargo do grupo de Jovens de Esmeriz.

Em Cabeçudos, a Mostra Comunitária decorre no sábado e no domingo, no Parque da Capela de S. Paio.

No sábado, a partir das 15 horas há atividades desportivas e animação musical. No domingo, o destaque vai para a procissão em honra de S. Paio, pelas 12 horas, seguida da tradicional bênção e distribuição do pão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Mostra Comunitária em Landim com cheirinho a S. João

Publicado

em

Por

Realiza-se este sábado, 25 de junho, a Mostra Comunitária da Freguesia de Landim, no largo Dr. Fonseca Monteiro.

O certame abre pelas 10h30 e, ao longo do dia, promete muita animação cultural e também atividades desportivas. Do programa destaque para a presentação do hino “Futuro, Agora Aqui” pelos alunos da Escola Básica de Landim, às19h30.

À noite há arraial popular com o Festival da Sardinha animado pela banda Myllenium”, e à meia noite há sessão de fogo de S. João.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Covid-19: maiores de 80 anos já podem receber 2ª dose de reforço em casa aberta

Publicado

em

Por

As pessoas com 80 ou mais anos já podem receber a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 na modalidade de “Casa aberta”, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

“A modalidade casa aberta passou hoje a estar disponível para os cidadãos com 80 ou mais anos que cumpram os critérios de elegibilidade para receber a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19”, adiantou a DGS em comunicado.

Segundo a mesma fonte, até ao momento, já foram vacinadas com a segunda dose de reforço cerca de 380 mil pessoas acima dos 80 anos, assim como os residentes de estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI).

A administração deste novo reforço de imunização contra o coronavírus SARS-CoV-2, que se iniciou em 16 de maio, abrange os residentes dos lares de idosos e as pessoas com 80 ou mais anos, que até agora têm sido convocadas por agendamento local, através de mensagem SMS ou chamada telefónica, e por agendamento central.

De acordo com a DGS, a população elegível para receber a segunda dose deve ser vacinada com um intervalo mínimo de quatro meses após a última dose ou após um diagnóstico de infeção por SARS-CoV-2.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Bibliomóvel leva os livros e a leitura às instituições de Famalicão

Publicado

em

Por

Durante a semana de 4 a 8 de julho, a biblioteca itinerante de Famalicão “Bibliomóvel” estará disponível para se deslocar às instituições do concelho e arredores que pretendam requisitar e acolher este serviço “ambulante” da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Casal de 22 e 17 anos apanhado a roubar gasóleo em Ponte de Lima

Publicado

em

Por

Um casal foi detido na madrugada desta sexta-feira, pela GNR de Ponte de Lima, por furto de gasóleo, depois de terem sido avistados, em flagrante, pelo sistema de vídeo vigilância da empresa vítima desta ocorrência.

De acordo com a GNR, o casal, de 17 e 22 anos, foi surpreendido no momento em que furtava gasóleo de uma máquina industrial, numa pedreira,.

Consigo tinham duas mangueiras, três jerricãs com capacidade para 20 litros cada e um taco de baseball.

Apesar de não ser a primeira vez que foram detectados na pedreira, foram constituídos arguidos e libertado, de acordo com a CM.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Mulher que não era vista há mais de 15 dias encontrada morta morta em Caminha

Publicado

em

Por

Uma mulher de 69 anos que não era vista há mais de 15 dias em Azevedo, Caminha, foi esta sexta-feira encontrada morta no anexo onde vivia, após o alerta dado às autoridades pelos serviços municipais, disse o presidente da câmara.

Miguel Alves explicou que uma funcionária da autarquia que reside na aldeia de Azevedo informou esta sexta-feira os serviços de ação social da autarquia dos esforços que tinha desenvolvido para encontrar a mulher, mas sem sucesso.

A funcionária municipal “também questionou outras pessoas da freguesia para saber do paradeiro da mulher, tema que já era motivo de conversa na aldeia”.

“Após o alerta da colega, a técnica de ação social da câmara tentou contactar a senhora, ligou ao centro de saúde e à União de Freguesias de Venade e Azevedo, mas não conseguiu informações. Foi acionada a GNR, que acabou por encontrar a idosa, sem vida, no interior do anexo onde vivia”, explicou o autarca socialista.

Miguel Alves adiantou que “a mulher, solteira, não era acompanhada pelos serviços de ação social da câmara por recusar apoio”.

“No passado chegou a ter apoio do Estado, através do Rendimento Social de Inserção, e da Câmara Municipal, que garantia alimentação e habitação. Ultimamente, não havia nenhum processo aberto para acompanhamento porque a senhora vivia num anexo e recusava o apoio que a câmara poderia dar em diversos níveis, nomeadamente, habitacional”, frisou.

“Só hoje, através dos contactos efetuados pelos serviços de ação social, é que se ficou a saber que, na aldeia, as pessoas já não viam a senhora, umas há mais de 15 dias, outras há mais de um mês”.

Contactada pela agência Lusa, fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo revelou que o pedido de abertura de porta foi feito cerca das 10h20, para o Lugar da Igreja, na freguesia de Azevedo, sendo que o corpo “não apresentava sinais de crime”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Bode sequestrado 2 vezes em 2 meses. Ladrões pediram 100 euros para resgate

Publicado

em

Por

Um bode de 10 meses chamado Romeu foi sequestrado pela segunda vez, em carca de 2 meses, em Penacova, num caso insólito de abuso de animais.

Depois de ter sido levado por desconhecidos, pela primeira vez, no dia 01 de abril deste ano, um perfil falso contactou os donos do animal no Instagram pedindo o pagamento de 100 euros para a devolução de Romeu, caso contrário o bode seria morto, avança o Penacova Atual.

A família de Romeu, acabou por aceitar pagar o preço do resgate pelo animal, que encontraram amarrado no meio de um campo de futebol de uma aldeia de Penacova, ali deixado pelos seus sequestradores, magro, com sinais de maus tratos e com um aspecto assustado.

Apesar de terem recuperado o bode, os seus donos não deixaram qualquer dinheiro no local, facto que foi notado pelos criminosos, que acabaram por mencionar através do mesmo perfil falso criado na rede social.

Na noite do dia 11 de junho a propriedade desta família voltou a ser invadida e o bode voltou a desaparecer.

As autoridades investigam agora o caso, não havendo quaisquer indicações da localização do animal ou do desejo de o devolver.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Desportohá 3 horas

Rafaela Fonseca e Nuno Fernandes vencem Milha Urbana de Famalicão

Rafaela Fonseca, do Sport Clube Salgueiros, e Nuno Fernandes, do Clube Atlético de Seia, foram os grandes vencedores da 22º...

Famalicãohá 3 horas

Mostras Comunitárias dão a conhecer a força das gentes de Esmeriz e Cabeçudos

A Mostra Comunitária chegou este fim de semana às freguesias de Esmeriz e Cabeçudos, para expor o que de melhor...

Famalicãohá 6 horas

Gavião celebra 950 anos de história com Mostra Comunitária

Associações e vários artesãos estão presentes este sábado na Mostra Comunitário de Gavião, incluída na celebração do Dia da Freguesia....

Bragahá 6 horas

Urgência de Ginecologia e Obstetrícia de Braga volta encerrar entre domingo e segunda

O Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga estará encerrado entre as 08:00 de domingo e...

Paíshá 7 horas

Calendário escolar vai regressar ao formato pré-pandemia

O Governo já está a trabalhar num calendário de aulas do pré-escolar ao secundário para os próximos dois anos, avança...

Famalicãohá 8 horas

Mostras Comunitárias animam freguesias Landim e Vermoim

O largo Dr. Fonseca Monteiros é palco este sábado da Mostra Comunitária da Freguesia de Landim. Ao longo de todo...

Famalicãohá 10 horas

BV Famalicenses celebram 95º aniversário e realizam desfile pela cidade este domingo

Este domingo, 26 de junho, os Bombeiros Voluntários Famalicenses vão realizar um Desfile Operacional pelas ruas da cidade de Famalicão....

Famalicãohá 11 horas

EB’s de Fradelos e Lagoa e Centro social de Riba d’Ave vencem concurso “Escolas Floridas”

A Escola Básica (EB) Valdossos de Fradelos, a EB da Lagoa e o Centro Social de Riba d’Ave conquistaram os...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Mostras Comunitárias animam Esmeriz e Cabeçudos

A Mostra Comunitária chega este fim de semana às freguesias de Esmeriz e Cabeçudos, para expor o que de melhor...

Desportohá 12 horas

Milha Urbana de Famalicão sai para a estrada este sábado

Realiza-se na tarde deste sábado a 22.ª edição da Milha Urbana de Famalicão, que via decorrer, na Avenida de França,...

pub

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES