Siga-nos nas redes

Sociedade

Nas últimas 24 horas, Açores não registou nenhum caso de Covid-19

Publicado

em

O Arquipélago dos Açores já quase não regista casos de Covid-19. Aliás, esta sexta feira não houve nenhum caso confirmado, algo que já não acontecia desde outubro.

“Foi possível chegarmos a este espaço de uma zona quase ‘Covid Free’, uma zona muito liberta do peso desta doença e que pode fazer com que os Açores se preparem de uma forma muito adequada para o Verão”, referiu à Renascença, o o presidente da Comissão Especial de Acompanhamento da Pandemia no arquipélago, Gustavo Tato Borges.

O responsável acrescentou que o tempo “até às férias, vai permitir que sejam preparadas as condições para receber os turistas e para que possamos abrir a economia cada vez mais”. “Acreditamos que vamos ter um verão muito perto da normalidade”, acrescentou.

O responsável salientou ainda que algumas liberdades já estão a ser retomadas. “Estamos a autorizar que alguns eventos desportivos e culturais tenham público a assistir e, portanto, este fim de semana, o Santa Clara que joga em casa vai ter público nas bancadas. Temos um concerto programado para 6 de março, portanto já começamos a ter alguma atividade, vamos começando a abrir algumas portas, de maneira a que, o mais cedo possível e com segurança, possamos ter uma vida mais normal”, finalizou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

País

Preço da carne pode aumentar entre 15 a 20% até fevereiro

Publicado

em

O preço da carne poderá aumentar entre 15 e 20 por cento até fevereiro. A Associação Portuguesa dos Industriais de Carnes alerta que estes aumentos poderão traduzir-se numa diminuição do consumo e que o setor pode vir a passar dificuldades.

A instabilidade do mercado, nomeadamente o preço dos cereais, deverá traduzir-se numa diminuição do número de animais para consumo.

Para a Associação Portuguesa dos Industriais de Carnes, há ainda outros fatores como o aumento dos custos das matérias primas, do transporte, da eletricidade e do gás, que poderão agravar ainda mais a subida do preço da carne.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicense Abraão Costa representa Portugal no Erasmus 35

Publicado

em

Abraão Costa, secretário geral executivo da associação famalicense PASEC, é o representante português nomeado para a Convenção “Erasmus35”, que assinala os 35 anos do Erasmus +.

O evento é organizado pela Direção-Geral da Comissão Europeia para a Educação, Juventude, Desporto e Cultura e proporcionará uma oportunidade de encontro entre os participantes do Programa, fundadores do Erasmus e a Comissão Europeia a alto nível político.

Trinta e Cinco figuras que se destacaram no Erasmus+ nos últimos 35 anos, entre elas Abraão Costa, de todos os países do Programa e de todos os setores serão convidados a trocar e compartilhar reflexões sobre o passado e expectativas sobre o futuro do Programa Erasmus+. Será um momento de reflexão que visa traçar o caminho desde as origens do Erasmus+ até ao que se tornou hoje.

O evento tem lugar dia 20 janeiro de 2023, e contará com transmissão em direto através dos meios online da União Europeia.

Refira-se que Abraão Costa é formador, animador socioeducativo e professor. É formador do Programa Erasmus há mais de 10 anos é ainda Formador do Corpo Europeu de Solidariedade. Entre 2014 e 2020, no âmbito do Programa Erasmus +, coordenou 23 projetos. No total, os projetos que orientou envolveram mais de 2380 participantes diretos. 

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Governo gasta 800 mil euros em obras de arte

Publicado

em

O Governo aprovou a aquisição de 73 obras de arte de 64 artistas, em 2022, para a Colecção Estatal de Arte Contemporânea (CACE), no valor de 800.000 euros.

Numa declaração, o Ministério da Cultura revelou que o Ministro Pedro Adão e Silva “aprovou o relatório e propostas de aquisição no contexto do programa anual do Estado para a aquisição de arte contemporânea para 2022”.

Entre as obras propostas para aquisição estão obras de Alice dos Reis (nascida em 1996 e a artista mais jovem do grupo), Ana Hatherly, Ana Mata, André Guedes, António Caramelo, Carlos Bunga, Catarina Lopes Vicente, Délio Jasse, Edgar Martins, Isabel Cordovil, Jonathan Uliel Saldanha, Leonor Antunes (autora da peça mais cara da lista, “Tapete”, no valor de 64.000 euros), Manuela Marques, Maria Lino, Nástio Mosquito, Paulo Catrica, Rita GT, entre muitos outros.

Segundo o relatório da Comissão para a Aquisição de Arte Contemporânea, enviado juntamente com a declaração do ministério, para além das obras propostas, recomenda-se também a produção de um catálogo com as aquisições e uma exposição conjunta das obras adquiridas entre 2021 e 2022.

Criada na década de 1970, com o objectivo de se tornar uma colecção representativa da produção artística nacional, a então “Colecção SEC” fez aquisições ao longo das décadas, mas ficou paralisada durante cerca de 20 anos.

As aquisições foram retomadas em 2019, através da criação de comissões de identificação de obras de artistas contemporâneos, com vista à sua integração no programa do Estado para a aquisição de arte contemporânea portuguesa.

Este programa foi relançado pelo Governo após um grupo de 200 artistas plásticos ter exigido, em 2018, medidas urgentes para o sector da arte contemporânea ao Primeiro-Ministro, António Costa, que criou um programa de aquisição por dez anos, começando com um orçamento de 300.000 euros para 2019.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Cada vez mais estrangeiros escolhem Portugal para comprar casa

Publicado

em

As transacções imobiliárias de compradores estrangeiros no segundo trimestre do ano “continuaram a aumentar a taxas significativamente superiores”, de acordo com o INE.

Das mais de 43.000 casas vendidas no segundo trimestre, quase 3.000 (6,4%) foram compradas por pessoas com domicílio fiscal fora de Portugal, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). As transacções de casas com este perfil de comprador “continuaram a aumentar a taxas significativamente mais elevadas”, revela o Instituto Nacional de Estatística.

Entre Abril e Junho, foram transaccionadas 43.607 casas (um total de 8,29 mil milhões de euros), das quais 40.824 (7,3 milhões de euros) foram compradas por pessoas residentes no país. Assim, as restantes 2.783 unidades foram adquiridas por compradores com residência fiscal fora de Portugal.

Em termos de valor, 7,3 mil milhões de euros referem-se a casas compradas por pessoas residentes em Portugal. Com isto, as casas compradas por estrangeiros ou emigrantes totalizaram quase um bilião. “As transacções referentes a compradores com domicílio fiscal fora do território nacional continuaram a aumentar a taxas significativamente mais elevadas”, diz o INE.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Papa Francisco pede “paz e dignidade” para migrantes

Publicado

em

O Papa Francisco pediu este domingo aos governantes iniciativas eficazes para acabar com a guerra na Ucrânia e, no dia em que Itália deverá eleger uma coligação de direita, apelou para que os migrantes possam viver com paz e dignidade.

No Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que a Igreja celebra este domingo, o pontífice recordou que “é também graças a estes irmãos e irmãs que as comunidades podem crescer a nível social, económico, cultural e espiritual e partilhar as diferentes tradições enriquece o povo de Deus”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Porto: Hospital de S. João abre Banco de Leite Humano para salvar bebés doentes

Publicado

em

O Hospital de São João (HSJ), no Porto, abre esta segunda-feira o Banco de Leite Humano do Norte, um equipamento para “salvar vidas de bebés doentes” que viverá da “generosidade” das mães dadoras, disse a diretora clínica.

Em declarações à agência Lusa, e reiterando que o objetivo do projeto é de chegar a toda a região, Maria João Baptista descreveu o funcionamento de um banco de leite humano que, em Portugal, só tem paralelo no instalado na Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa.

“O Banco de Leite Humano do Norte tem a sua sede física aqui [Hospital de São João] e o investimento foi daqui, mas destina-se a toda a região. O objetivo é que todos os hospitais do Norte tenham a possibilidade de recorrer ao banco de leite do HSJ se tiverem um recém-nascido ou um bebé doente que necessite de leite humano”, disse a diretora clínica do CHUSJ.

Este equipamento, que já tem dadoras inscritas, nasce da requalificação da copa de leite do HSJ, local onde é preparada a alimentação de bebés que não estão a ser amamentados.

O investimento rondou meio milhão de euros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: bombeira dos BV de Riba d’Ave conquista pódio na subida ao Bom Jesus

Publicado

em

Mónica Daniela, dos Bombeiros Voluntários de Riba d’Ave conquistou o terceiro lugar do pódio feminino na subida ao escadório do Bom jesus, em Braga, que decorreu este sábado.

BV Riba de Ave

Intitulada “Escadórios da Humanidade, a iniciativa contou com a presença de mais de 800 bombeiros de 156 corporações e 9 nacionalidades – Portugal, Espanha, Polónia, Roménia Ucrânia, Brasil, Cabo Verde, Alemanha, Inglaterra.

Participaram as três corporações de bombeiros do concelho: BV Famalicão, BV Famalicenses e BV Riba d’Ave.

BV Famalicão

Os BV Famalicão estiveram representados com por 9 elementos, Já os BV Famalicenses estiveram presentes neste evento com dois voluntários. Os BV de Riba de Ave trouxeram o melhor resultado para Famalicão, com a subida ao pódio, na geral femininos.

BV Famalicenses
PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Três dezenas de pessoas manifestam-se em Lisboa contra o custo de vida

Publicado

em

Os manifestantes concentraram-se no largo de São Domingos, na zona do Rossio, em Lisboa, munidos de cartazes e tarjas para ecoar em uníssono palavras de ordem contra a inflação e a “especulação de preços”, dizendo que “não podem ser sempre os mesmos a pagar”.

“Primeiro foi a crise, depois a covid e agora é a guerra. Vamos ao supermercado e está tudo mais caro. Não queremos, mais uma vez, pagar uma crise da qual não temos culpa. Não podem ser sempre os mesmos”, disse à agência Lusa Pedro Lago, um dos responsáveis movimento “Os mesmos de sempre a pagar”.

Segundo Pedro Lago, os salários e as reformas “precárias” tornam “insuportável” estes aumentos e, nesse sentido, defende uma intervenção “mais efetiva” do Governo.

“De pouco vão servir os poucos apoios do Governo se os preços não forem fixados. É urgente fixar os preços dos alimentos, dos combustíveis e das rendas. É necessário aumentar os salários e as reformas e as pensões”, defendeu.

Um dos participantes nesta manifestação foi o jovem Rodrigo Figueiredo, de 19 anos, que mostrou a sua preocupação à Lusa pelo aumento do custo de vida.

“É preciso urgentemente baixar o IVA, aumentar os salários e dar mais dignidade às pessoas. Eu como jovem sinto que o meu futuro, assim, não pode ser risonho”, apontou.

No mesmo sentido, Sertório Tecurto, de 70 anos, alertou para as dificuldades sentidas pelos jovens e pelos reformados, manifestando-se “bastante apreensivo”.

“Eu olho para as dificuldades que sinto, cada vez que vou ao supermercado, porque a minha reforma é baixa, mas também para as dificuldades que as minhas netas sentem. Uma delas já assinou 14 contratos de trabalho precários. Existe também o problema com o preço das rendas. Acabamos também por ter de as ajudar”, contou.

Durante o dia de hoje estão também agendadas ações de protesto do mesmo movimento nos distritos do Porto, Leiria, Braga, Santarém, Évora, Coimbra, Aveiro, Beja, Portalegre e Setúbal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Preços dos combustíveis descem na próxima segunda-feira. Veja as previsões

Publicado

em

O gasóleo deverá descer cerca de 1,5 cêntimos por litro na próxima segunda-feira e a gasolina deverá embaratecer cerca de 1 cêntimo por litro.

São estas as estimativas no final desta semana, segundo fontes de mercado e de acordo com a evolução das cotações internacionais dos produtos petrolíferos.

Confirmando-se esta estimativa, embora as descidas sejam pequenas, elas somam-se à forte descida do gasóleo na última segunda-feira. Na gasolina, pelo contrário, os preços têm permanecido estáveis desde 5 de setembro.

Esta quinta-feira, um litro de gasóleo simples foi vendido em média em Portugal continental por 1,752 euros, pelo que na próxima semana deverá descer para a casa dos 1,737 euros. No início deste mês de setembro, o preço estava nos 1,887 euros por litro.

Já a gasolina simples está a um preço final de 1,693 euros por litro no final desta semana, pelo que deverá descer para um valor a rondar os 1,6 euros na próxima semana, quando no princípio de setembro estava a 1,78 euros por litro.

Todos estes preços passados aqui citados são os publicados oficialmente pela Direção Geral de Energia e Geologia.

Recorde-se que os preços dos combustíveis são livres em Portugal, pelo que variam todos os dias e de forma diferente por marca e mesmo por posto. Contudo, tradicionalmente é à segunda-feira que as maiores variações se verificam.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Sociedade

Subida vertiginosa da fatura da energia asfixia instituições sociais

Publicado

em

Algumas organizações já estão a pagar o dobro pela eletricidade e gás. Setor social espera apoios semelhantes aos das empresas. Misericórdias queriam instalar painéis solares para diminuir o consumo mas asseguram que as candidaturas estão quase todas a ser rejeitadas.

O setor social está a braços com faturas de energia entre 20% e 40% superiores às do ano passado. Mas, nos últimos dois meses, os custos estão a atingir o dobro, face ao mesmo período do ano passado. E há instituições, como uma Misericórdia de Vila Real, com aumentos de gás de 485%.

Sem possibilidades de cortar com consumos de equipamentos como lares que funcionam 24 horas por dia, o setor social depositou as suas esperanças na instalação de painéis solares fotovoltaicos. Mas as candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) estão quase todas a ser rejeitadas, ou por falta de relatórios ou por demora das autarquias a emitir documentos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Paíshá 12 horas

Preço da carne pode aumentar entre 15 a 20% até fevereiro

O preço da carne poderá aumentar entre 15 e 20 por cento até fevereiro. A Associação Portuguesa dos Industriais de...

Desportohá 14 horas

Benfica conquista Supertaça feminina de futsal

O Benfica conquistou este domingo pela sétima vez a Supertaça feminina de futsal, ao bater na final, disputada no Centro...

Famalicãohá 14 horas

Famalicense Abraão Costa representa Portugal no Erasmus 35

Abraão Costa, secretário geral executivo da associação famalicense PASEC, é o representante português nomeado para a Convenção “Erasmus35”, que assinala...

Paíshá 15 horas

Governo gasta 800 mil euros em obras de arte

O Governo aprovou a aquisição de 73 obras de arte de 64 artistas, em 2022, para a Colecção Estatal de...

Paíshá 15 horas

Cada vez mais estrangeiros escolhem Portugal para comprar casa

As transacções imobiliárias de compradores estrangeiros no segundo trimestre do ano “continuaram a aumentar a taxas significativamente superiores”, de acordo...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Mostra Comunitária anima freguesia de Vale S. Cosme

A freguesia de Vale S. Cosme, em Famalicão, recebeu este fim de semana, de 24 e 25 de setembro, a...

Mundohá 17 horas

Papa Francisco pede “paz e dignidade” para migrantes

O Papa Francisco pediu este domingo aos governantes iniciativas eficazes para acabar com a guerra na Ucrânia e, no dia...

Regiãohá 18 horas

Porto: Hospital de S. João abre Banco de Leite Humano para salvar bebés doentes

O Hospital de São João (HSJ), no Porto, abre esta segunda-feira o Banco de Leite Humano do Norte, um equipamento...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: bombeira dos BV de Riba d’Ave conquista pódio na subida ao Bom Jesus

Mónica Daniela, dos Bombeiros Voluntários de Riba d’Ave conquistou o terceiro lugar do pódio feminino na subida ao escadório do...

Economiahá 20 horas

Famalicão: Maior transportador da Suíça investe um milhão de euros e cria academia de formação

A Galliker Transport AG, o maior transportador logístico da Suíça e o sétimo maior da Europa, vai criar uma unidade...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES