Mundo
Covid-19: Variante brasileira pode iludir o sistema imunitário de quem já possuía anticorpos

A nova estirpe da Covid-19 detetada no Brasil, P.1, poderá ter uma carga viral até dez vezes mais elevada e é capaz de iludir o sistema imunitário de quem já possuía anticorpos, revelam dois estudos preliminares.
“Provavelmente faz as três coisas ao mesmo tempo: é mais transmissível, invade mais o sistema imunitário e, provavelmente, deve ser mais patogénica”, disse hoje à agência espanhola EFE Ester Sabino, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do grupo da USP que participou da investigação realizada pelo Centro Brasil-Reino Unido para a Descoberta e Diagnóstico de Abrovírus (CADDE).
O estudo preliminar, realizado por investigadores brasileiros e ingleses e divulgado na última sexta-feira, sugere que a nova variante detetada no estado do Amazonas seja entre 1,4 e 2,2 vezes mais transmissível do que as que a precedem e “provavelmente” isso é um dos fatores responsáveis pela segunda vaga da pandemia do novo coronavírus no Brasil.
Os cientistas também concluíram que a nova estirpe é capaz de evadir o sistema imunológico e causar uma nova infeção em parte dos indivíduos já infetados pelo SARS-CoV-2, concretamente entre 25 e 61%.
“Não se podem explicar tantos casos a não ser pela perda de imunidade”, disse Ester Sabino, que coordenou o estudo juntamente com o investigador Nuno Faria, da Universidade de Oxford.
O estudo preliminar, baseado num modelo matemático realizado pelo Imperial College London, baseia-se na análise de genomas de 184 amostras de secreção nasofaríngea de pacientes diagnosticados com covid-19 em laboratórios de Manaus entre novembro de 2020 e janeiro de 2021.
A capital do Estado do Amazonas, Manaus, foi um dos focos da pandemia no Brasil, quer na primeira, quer na segunda vaga da pandemia, e vive um colapso da saúde desde o final do ano passado devido à explosão de casos e de internações por covid-19.
A investigação, que teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), ainda não foi revista por outros cientistas ou publicada em revistas científicas, mas está disponível ‘online’.
Da mesma forma, um outro estudo também divulgado na última sexta-feira por investigadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) da região amazónica indica que a carga viral no corpo de indivíduos infetados com a P.1 pode ser até dez vezes maior.
O Brasil, um dos países mais atingidos pela pandemia no mundo, acumula 10.587.001 infeções desde o registo do primeiro caso da doença, em 26 de fevereiro do ano passado, e 255.720 mortes.
Esses números confirmam a nação sul-americana, com os seus 212 milhões de habitantes, como um dos focos globais da covid-19 e como o segundo país com mais mortes pela doença no mundo, superado apenas pelos Estados Unidos, e como o terceiro com mais infeções, atrás do país norte-americano e da Índia.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.531.448 mortos no mundo, resultantes de mais de 114 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Desporto
Apesar de lesionada, Mamona conquista o bronze

A portuguesa Patrícia Mamona conquistou a medalha de bronze na final do triplo salto do Europeu de pista coberta, que decorre em Istambul, Turquia.
O melhor salto da atleta do Sporting foi o primeiro, com 14.16 metros.
A portuguesa Patrícia Mamona diz que fez a final lesionada e, por isso, está feliz com a medalha de bronze. “Tenho de estar feliz porque lesionei-me ontem na qualificação no adutor. Agradeço à equipa médica e agora espero que não seja nada de grave e não se tenha agravado”, disse, em declarações à RTP.
A internacional lusa lembra que estes já são os seus sextos europeus e que já tinha sido primeira e segunda, faltando-lhe o bronze conseguido este sábado. O próximo objetivo serão os Mundiais de Budapeste em agosto.
Esta é a terceira medalha para Portugal, na Turquia, depois das medalhas de ouro de Pedro Pablo Pichardo e Auriol Dongmo.
Mundo
Semana de quatro dias de trabalho reduz o stresse e mantém a produtividade, diz estudo

Segundo um relatório publicado esta terça-feira por investigadores da Universidade de Cambridge, trabalhar quatro dias por semana reduz o stresse e mantém os níveis de produtividade.
O relatório sustenta que durante os seis meses em que estas organizações reduziram o horário de trabalho dos seus colaboradores em 20%, sem redução salarial, as baixas por doença diminuirão 65% e as saídas de trabalhadores para outras empresas em 57%.
A investigação aponta também que 79% dos funcionários indicaram que o seu “burnout” (exaustão) foi reduzido e 39% disseram que os seus níveis de stresse diminuíram.
As empresas que participaram no programa, promovido pelo grupo de pressão “4 Day”s a Week Campaign” (“Campanha pelos quatro dias da semana”, em português), registaram nesse período um aumento médio de 1,4% do seu faturamento em relação ao mesmo período do ano anterior, aponta também o relatório, liderado pelo sociólogo de Cambridge, Brendan Burchell.
Em Portugal, das 90 empresas que manifestaram interesse em aderir à semana de quatro dias de trabalho, cerca de 30 formalizaram a decisão de integrar o projeto-piloto, revelou em 15 de fevereiro o secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes.
“O nosso objetivo era ter um número não inferior a 30 e esse número já o temos, muito provavelmente iremos até ultrapassar essa fasquia”, acrescentou Miguel Fontes, sublinhando que “ainda estão muitas empresas a ponderar” a decisão.
Desporto
Christian Atsu, antigo jogador do FC Porto, encontrado sem vida nos escombros na Turquia

Christian Atsu, antigo jogador do Futebol Clube do Porto foi encontrado sem vida.
O futebolista, 31 anos, que jogava no clube turco Hatayspor, estava desaparecido desde o dia do sismo que abalou a Turquia e a Síria, no dia 6 de fevereiro.
Foi o empresário do jogador que revelou nas redes sociais que Atsu foi, este sábado de manhã, retirado sem vida dos escombros do prédio onde estava quando aconteceu o terramoto.
It is with the heaviest of hearts that I have to announce to all well wishers that sadly Christian Atsu’s body was recovered this morning
— Nana Sechere (@iAmNana7) February 18, 2023
My deepest condolences go to his family and loved ones. I would like to take this opportunity to thank everyone for their prayers and support
“O corpo sem vida de Atsu foi encontrado debaixo dos escombros”, disse Murat Uzunmehmet. Atsu tinha um voo marcado para sair da cidade do sul da Turquia no dia antes do terramoto, mas optou por ficar em Hatay depois de marcar o golo da vitória no fim de semana anterior ao sismo.
Atsu chegou ao FC Porto em 2009, tendo sido emprestado na época 2011-12 e jogado na equipa principal dos “dragões” na época seguinte. Foi vendido ao Chelsea em 2013, por três milhões de euros, mas nunca chegou a jogar oficialmente pelos londrinos. Em 2021 rumou à Arábia Saudita, para jogar no Al Raed, e ingressou no Hatayspor no início desta época, marcando um golo no seu último encontro.
Mundo
“Gigante” dos computadores DELL vai despedir 6.500 trabalhadores

A companhia tecnológica Dell, dedicada principalmente ao fabrico de computadores e seus acessórios, vai despedir 6.650 trabalhadores, o equivalente a 5% do total de funcionários, segundo a agência Bloomberg, que cita fontes da empresa.
Os cortes de empregos ocorrem no meio de uma queda na venda de computadores pessoais e de condições de mercado que continuam a “deteriorar-se face a um futuro incerto”, indica uma nota interna da empresa norte-americana.
Com a redução, a Dell vai continuar a ter 126.300 trabalhadores, o nível mais baixo dos últimos sete anos.
Após uma subida na venda de computadores pessoais durante a pandemia de covid-19, agora regista-se uma queda significativa, que no caso da Dell foi de 37% no último trimestre de 2022.
Outras companhias do mesmo ramo também fizeram reduções no seu pessoal, como a HP, que despediu 6.000 pessoas em novembro, ou a Cisco e IBM, com cortes de 4.000 empregados cada uma.
Mundo
Chegou ao fim a política “covid zero” na China

Este domingo marca o levantamento da quarentena obrigatória para viajantes do estrangeiro, na China. Desta forma, chegam ao fim três anos de isolamento autoimposto, num momento no qual o país enfrenta uma onde de covid-19 sem precedentes desde o início da pandemia.
Segundo avançou a agência France-Presse, o fim da política “covid zero” e da quarentena obrigatória originou um aumento exponencial do tráfego nos sites de reservas para viagens.
Mundo
Reino Unido. Atira cigarro pela janela do carro e leva multa de 1.700€

Uma mulher foi multada em mais de 1.700 euros por atirar um cigarro pela janela do seu carro, em Barking e Dagenham, Londres, no Reino Unido.
Ao ver a condutora a cometer o delito, a polícia tomou nota da matrícula e identificou Maurine Bateesa como proprietária do carro.
A mulher foi contactada, mas recusou fornecer os dados de quem estava a conduzir o carro naquele preciso momento, reporta o jornal Metro.
A mesma publicação conta que a mulher foi notificada com a acusação, recebeu uma carta, mas tudo sem resposta, até o caso ser encaminhado para tribunal.
A sua ausência no Tribunal de Magistrados de Barkingside levou-a a ser condenada a uma multa de 1.500 libras (1.704 euros), que foi obrigada a pagar.
O vereador da região de Barking e Dagenham, Syed Ghan, citado pelo jornal britânico, afirmou que “é um ato criminoso e não vamos tolerar que as pessoas tratem o nosso bairro como um depósito de lixo”.
Mundo
Português detido na Austrália após engolir 1,6 kg de cocaína

Um cidadão português foi detido no Aeroporto de Sidney, na Austrália, após ter tentado entrar no país com cerca de 1,6 quilogramas de cocaína escondida no corpo. A descoberta foi feita após uma inspeção na alfândega.
Segundo revelou a Australian Border Force [ABF], num comunicado divulgado esta sexta-feira, os agentes “examinaram a bagagem do homem, após este ter voado de França para Sidney a 1 de janeiro de 2023, via Hong Kong”.
A inspeção à bagagem e ao suspeito confirmou a suspeita de “presença de cocaína” e o homem foi encaminhado para “realizar um novo exame”. O português foi então transportado para um hospital para realizar um TAC, que “alegadamente identificou a presença de pacotes [de cocaína] no seu estômago”.
No total, o homem consumiu 100 pacotes, cada um com cerca de 16 gramas. “Suspeita-se que cada pacote contém cocaína, sendo o peso bruto total estimado de 1,6 kg”, acrescentou a autoridade australiana.
No comunicado, a detetive Carly Smith frisou que “qualquer pessoa que contrabandeia drogas internamente não só arrisca uma pena de prisão substancial como também está a correr graves riscos para a sua saúde e bem-estar”. “Arriscam as suas próprias vidas e causam danos na comunidade ao proporcionar o acesso a substâncias ilícitas”, acrescentou.
O português foi acusado de tráfico de droga e enfrenta uma pena máxima de 25 anos de prisão.
Mundo
Morreu a jornalista Barbara Walters

A jornalista e ‘pivot’ norte-americana Barbara Walters morreu na sexta-feira à noite, na sua casa em Nova Iorque, aos 93 anos, anunciou a cadeia de televisão ABC.
Durante mais de três décadas na ABC, e antes disso na NBC, Walters tornou-se conhecida em programas como “Today”, na NBC, e “20/20” da ABC, entre outros.
“Barbara era uma verdadeira lenda, uma pioneira não só para as mulheres no jornalismo, mas para o próprio jornalismo. Foi uma repórter única no seu campo e conseguiu muitas das entrevistas mais importantes do nosso tempo”, disse o CEO da Walt Disney Co., empresa-mãe da ABC, Bob Iger, em comunicado.
Era um nome de referência da televisão e do jornalismo norte-americano que se destacou por ter sido a primeira mulher pivot em horário nobre.
A jornalista entrevistou, entre outros, todos os Presidentes dos Estados Unidos, de Richard Nixon a Barack Obama, bem como o antigo líder da Líbia Muammar Kadhafi, morto em outubro de 2021, e Fidel Castro de Cuba, falecido em 2016.
Mundo
Morreu o Papa Bento XVI

Morreu o Papa emérito Bento XVI.
O antecessor de Francisco morreu aos 95 anos. Bento XVI, cujo nome original é Joseph Ratzinger, foi Papa entre 2005 e 2013, quando abdicou e passou a ser emérito da diocese de Roma. A morte de Joseph Ratzinger morreu este sábado, às 9:34, anunciou o Vaticano.
Foi, recorde-se, o primeiro Papa a renunciar em 600 anos, depois de Gregório XII em 1415. Vivia há cerca de dez anos no mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano.
Na sua decisão, Bento XVI citou o declínio da sua saúde física e mental, que terá piorado em 2020, devido a uma infeção por herpes zoster no rosto.
O testamento de Bento XVI está escrito e será tornado público agora após a sua morte. Ratzinger expressou o desejo de descansar no antigo túmulo do seu antecessor, o Papa João Paulo II, na cripta de São Pedro.
João Paulo II está sepultado na Capela de São Sebastião, contígua à que alberga a escultura La Pietà (A Piedade), de Miguel Ângelo.
Desporto
Faleceu Pelé aos 82 anos

O antigo futebolista brasileiro Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, morreu hoje, aos 82 anos, informou o seu agente, Joe Fraga.
A lenda do futebol brasileiro e mundial, único jogador tricampeão do Mundo, ficou internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, em 29 de novembro, quando se submeteu a uma reavaliação do tratamento ao cancro detetado em setembro de 2021, e ao tratamento de uma infeção respiratória, agravada pela covid-19, com antibióticos.
Desde que foi operado ao cancro, Pelé passou por um ciclo de sessões de quimioterapia que o obrigou a ir várias vezes ao hospital para acompanhar a sua evolução.
A saúde de Pelé piorou nos últimos anos também por outras causas, como problemas na coluna, na anca e nos joelhos, que reduziram a sua mobilidade e o obrigaram a ser operado, além de ter sofrido uma crise renal, o que reduziu drasticamente as suas aparições públicas, embora tenha continuado ativo nas redes sociais.
Pelé, o único futebolista três vezes campeão do mundo, em 1958, 1962 e 1970, assinou 77 golos nas 92 internacionalizações pela seleção brasileira, tendo vestido as camisolas de Santos e New York Cosmos.
Foi ainda ministro do Desporto no governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1998.