Siga-nos nas redes

Sociedade

Eduardo Cabrita: “Não devemos falar de expectativas de desconfinamento”

Publicado

em

Faz precisamente hoje um ano que a pandemia de Covid-19 chegou ao pas. A 2 de março de 2019 os primeiros dois casos da doença chegavam a Portugal e todos estavam longe de imaginar que, um ano depois, as consequências económicas e sociais fossem tão graves.

Em entrevista à Renascença, Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna, fez um balanço sobre este primeiro ano de pandemia em Portugal.

O responsável salientou que apesar da vontade de todos, “não devemos falar de expectativas de desconfinamento” porque os números registados atualmente não garantem o fim da doença.

Eduardo Cabrita enaltece que se devem “consolidar resultados”, de forma a usufruir de um verão “com menos preocupações”.

Relativamente ao evidente cansaço dos portugueses por estarem há tanto tempo com dever de recolhimento domiciliário, o ministro considera que as crescentes notícias de violação de regras do confinamento não são um sinal de exaustão. “Não tenho essa noção, existe um generalizado cumprimento”, finalizou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Mundo

Itália propõe plano para o fim da guerra na Ucrânia

Publicado

em

Por

A Itália propôs às Nações Unidas a formação de um “grupo de facilitação internacional” para tentar conseguir um cessar-fogo “passo a passo” na Ucrânia, anunciou esta sexta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano.

“O plano de paz italiano é uma proposta que discuti com o secretário-geral da ONU, António Guterres, em Nova Iorque, há dois dias, sobre a criação de um grupo de facilitação internacional composto por organizações internacionais como as Nações Unidas, a União Europeia (UE) e a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE)”, disse Luigi Di Maio, durante uma conferência de imprensa dos ministros dos Negócios Estrangeiros do Conselho da Europa, nos arredores de Turim.

“O objetivo é trabalhar passo a passo (…) a partir, por exemplo, de tréguas localizadas, a retirada de civis, a possibilidade de abrir corredores humanitários seguros e, obviamente, o aumento da possibilidade para chegar a um cessar-fogo geral, depois uma paz duradoura com um acordo de paz real”, explicou o chefe da diplomacia italiana.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Jorge Paulo Oliveira questiona ministra sobre “esvaziamento” da Extensão de Saúde de Fradelos

Publicado

em

Por

Há sensivelmente seis meses que a Extensão de Saúde de Fradelos não está em condições de garantir cuidados médicos e de enfermagem aos seus utentes. Os 200 utentes inscritos naquela unidade, não conseguem aí obter qualquer acompanhamento, nem tão pouco de recurso

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Este domingo há Mercado de Doces em Avidos

Publicado

em

Por

O Parque de Merendas de Avidos volta a receber o Mercado dos Doces – que vai na 3ª edição – este domingo, 22 de maio, entre as 10h00 e as 18h00.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Alunos da Secundária Camilo Castelo Branco solidários a Guiné-Bissau

Publicado

em

Por

Quatro turmas do 11º ano e uma do 12º ano da Escola Secundária Camilo Castelo Branco apadrinharam 22 crianças da Escola Pequenos Amigos, na Guiné-Bissau, que tinham dificuldade em pagar a sua inscrição escolar de 60 euros anuais e, por isso, corriam o risco de não terem acesso ao ensino.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Freguesia de Cruz recebe Mostra Comunitária este fim de semana

Publicado

em

Por

A Mostra Comunitária chega, este fim de semana, 21 e 22 de maio, á freguesia de Cruz. O certame abre no sábado, pelas 15 horas, destacando-se a prova de 3 Horas de Resistência BTT; promovida pelo GRAC.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Portugal contabiliza 23 casos de infeção com varíola dos macacos (monkeypox)

Publicado

em

Por

Mais nove casos de infeção pelo vírus Monkeypox foram confirmados em Portugal, totalizando 23, anunciou esta sexta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS), que aguarda resultados relativamente a outras amostras.

Em comunicado, a DGS explica que os novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) ao final do dia de quinta-feira e, entre as amostras disponíveis, “foi identificada, através de sequenciação, a clade (subgrupo do vírus) da África Ocidental, que é a menos agressiva”.

De acordo com a DGS, os casos identificados mantêm-se “em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis e em ambulatório”.

“Estão em curso os inquéritos epidemiológicos dos casos suspeitos que vão sendo detetados para se poder identificar cadeias de transmissão e potenciais novos casos e respetivos contactos”, acrescenta.

Na nota, a autoridade de saúde recomenda os indivíduos que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço a procurarem aconselhamento clínico.

Perante sintomas suspeitos, a DGS aconselha as pessoas a abster-se de contacto físico direto com outras e de partilhar vestuário, toalhas, lençóis e objetos pessoais enquanto estiverem presentes as lesões cutâneas, em qualquer estadio, ou outros sintomas.

“A DGS continua a acompanhar a situação a nível nacional em articulação com as instituições europeias”, acrescenta.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Idoso preso em mina de água. Bombeiros ponderam uso de retroescavadora

Publicado

em

Por

Um homem idoso encontra-se encurralado numa mina de água em Sever do Vouga, dede cerca das 12:00, avança a CM.

As forças de resgate destacadas para o local ponderam agora o uso de uma máquina retroescavadora.

(em atualização)

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Bebé de 2 anos queimado gravemente com água a ferver em Vieira do Minho

Publicado

em

Por

Um bebé com cerca de dois anos sofreu hoje queimaduras graves ao ser atingido por água a ferver de uma chaleira, em Vieira do Minho, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga.

Segundo a fonte, o alerta foi dado pelas 09:39, tendo o acidente ocorrido em casa, na freguesia de Eira Vedra, “em circunstâncias ainda por apurar”.

O bebé sofreu queimaduras em várias partes do corpo.

Foi transportado pelos bombeiros para o Hospital de Braga, com acompanhamento por parte de uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Homem de 38 anos detido por tráfico de estupefacientes

Publicado

em

Por

Um homem de 38 anos foi detido, esta quinta-feira, cerca das 18:45, na Rua Padre Avis de Brito, em Famalicão, por tráfico de etupefacientes, de acordo com a PSP.

Aquando abordagem, o suspeito tinha em sua posse heroína suficiente para cerca de 12 doses, que lhe foram apreendidas.

No decorrer da intervenção policial, foi ainda verificado que o agora detido circulava numa viatura que constava como apreendida por falta de seguro válido.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Associação dos Restaurantes quer o retorno do uso de máscara obrigatório

Publicado

em

Por

PRO.VAR – Associação Nacional de Restaurantes quer restaurar o uso obrigatório de máscaras dentro de restaurantes para clientes e trabalhadores.

Numa declaração, a associação citou as declarações feitas pelo director de emergências médicas internas do Hospital S. João, Nélson Pereira, quando afirmou que a “situação é grave” e que chegam “às 08:00 de cada dia sem vaga no hospital”.

“PRO.VAR entende que este é o momento para a devolução das máscaras dentro dos estabelecimentos”, lê o comunicado de imprensa.

“Estamos preocupados, pois os restaurantes sempre deram prioridade à segurança e queremos manter a confiança elevada”. Por outro lado, os trabalhadores do sector da restauração estão muito expostos a um grande movimento de pessoas, por essa razão defendemos o regresso ao uso obrigatório de máscaras para clientes e trabalhadores”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Jornal

Rádio

Artigos Recentes

Desportohá 1 hora

Team Baia representa Famalicão no Rali de Portugal e já conheceu André Vilas-Boas

A Team Baia, da freguesia de Cavalões, esta a representar o concelho de Famalicão na edição de 2022 do Rali...

Desportohá 2 horas

Famalicão: Equipa Pedro Meireles / Pedro Alves abandona Rali de Portugal após manhã “muito complicada”

A equipa que junta o piloto Pedro Meireles e o navegador famalicense Pedro Alves, anunciou, esta sexta-feira, a sua saída...

Mundohá 2 horas

Itália propõe plano para o fim da guerra na Ucrânia

A Itália propôs às Nações Unidas a formação de um “grupo de facilitação internacional” para tentar conseguir um cessar-fogo “passo...

Desportohá 2 horas

Nenhum jogador do Benfica nas escolhas de Fernando Santos para a Liga das Nações. Opiniões dividem-se nas redes sociais

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, anuncia hoje os eleitos para os quatro primeiros jogos na Liga das Nações...

Desportohá 3 horas

Piloto de Famalicão Ricardo Costa já “arrancou” no Rali de Portugal

O piloto famalicense Ricardo Costa já correu, esta sexta-feira, no Rali de Portugal, acompanhado pelo navegador Rui Vilaça. Nas redes...

Desportohá 3 horas

Famalicense Pedro Almeida abandona Rali de Portugal devido a problemas na direção

O piloto famalicense Pedro Almeida anunciou, esta sexta-feira o final da sua participação no Rali Portugal 2022, devido a problemas...

Entretenimentohá 3 horas

Museu Bernardino Machado – Famalicão

Desta vez, visitamos o Museu Bernardino Machado, bem no coração da cidade, na rua Adriano Pinto Basto, que homenageia este...

Famalicãohá 4 horas

Jorge Paulo Oliveira questiona ministra sobre “esvaziamento” da Extensão de Saúde de Fradelos

Há sensivelmente seis meses que a Extensão de Saúde de Fradelos não está em condições de garantir cuidados médicos e...

Famalicãohá 4 horas

Este domingo há Mercado de Doces em Avidos

O Parque de Merendas de Avidos volta a receber o Mercado dos Doces – que vai na 3ª edição –...

Famalicãohá 4 horas

Alunos da Secundária Camilo Castelo Branco solidários a Guiné-Bissau

Quatro turmas do 11º ano e uma do 12º ano da Escola Secundária Camilo Castelo Branco apadrinharam 22 crianças da...

Famalicãohá 4 horas

Freguesia de Cruz recebe Mostra Comunitária este fim de semana

A Mostra Comunitária chega, este fim de semana, 21 e 22 de maio, á freguesia de Cruz. O certame abre...

Famalicãohá 4 horas

Portugal contabiliza 23 casos de infeção com varíola dos macacos (monkeypox)

Mais nove casos de infeção pelo vírus Monkeypox foram confirmados em Portugal, totalizando 23, anunciou esta sexta-feira a Direção-Geral da...

Paíshá 4 horas

Idoso preso em mina de água. Bombeiros ponderam uso de retroescavadora

Um homem idoso encontra-se encurralado numa mina de água em Sever do Vouga, dede cerca das 12:00, avança a CM....

Famalicãohá 5 horas

CRP de Delães é campeão da Primeira divisão Série C da AF Braga

Quando ainda falta o jogo para terminar o campeonato o Delães é campeão da Série C. Em 23 jogos a...

Economiahá 6 horas

Gasolina aumenta 9 cêntimos e gasóleo fica 2 cêntimos mais barato na próxima segunda-feira

O preço da gasolina deverá aumentar cerca de 9 cêntimos na próxima segunda-feira, enquanto que o preço do gasóleo poderá...

Paíshá 7 horas

Bebé de 2 anos queimado gravemente com água a ferver em Vieira do Minho

Um bebé com cerca de dois anos sofreu hoje queimaduras graves ao ser atingido por água a ferver de uma...

Famalicãohá 7 horas

Câmara de Famalicão estuda viabilidade de novo acesso à Estação Rodoviária

O novo acesso à Estação Rodoviária de Famalicão e à CESPU a partir da Avenida Marechal Humberto Delgado, anunciado há...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Homem de 38 anos detido por tráfico de estupefacientes

Um homem de 38 anos foi detido, esta quinta-feira, cerca das 18:45, na Rua Padre Avis de Brito, em Famalicão,...

Paíshá 8 horas

Associação dos Restaurantes quer o retorno do uso de máscara obrigatório

PRO.VAR – Associação Nacional de Restaurantes quer restaurar o uso obrigatório de máscaras dentro de restaurantes para clientes e trabalhadores....

Desportohá 8 horas

Rali de Portugal: Competição ‘a sério’ começa hoje com oito especiais

A verdadeira competição na 55.ª edição do Rali de Portugal arranca hoje com a disputa de oito troços especiais, desenhados...

Arquivo

FAMA NAS REDES