Siga-nos nas redes

País

GNR apreende mais de 2 milhões de cigarros em mega-operação nos distritos de Braga Porto Vila Real e Lisboa

Publicado

em

Mais de dois milhões de cigarros foram apreendidos nos distritos do Porto, Braga, Aveiro, Vila Real e Lisboa na operação que levou ao desmantelamento de uma rede criminosa de comercialização de tabaco, e que foi anunciada na terça-feira.

Na terça-feira, o Ministério Público divulgou que fez 70 buscas e deteve quatro pessoas por suspeitas de fraude com tabaco proveniente de Espanha, que terá lesado o Estado em 3,5 milhões de euros.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Hoje, em comunicado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) adianta que a Unidade de Ação Fiscal (UAF) desmantelou a rede que se dedicava à distribuição e comercialização ilícita de tabaco e apreendeu mais de 2.450.948 cigarros, nos distritos de Porto, Braga, Aveiro, Vila Real e Lisboa.

A operação da UAF decorreu entre os dias 28 de fevereiro e 06 de março, segunda-feira.

No âmbito da investigação, que decorria há cerca de um ano e que contou com a colaboração da Guardia Civil de Espanha e o apoio operacional da EUROPOL.

A GNR explica na nota que os cigarros e outros produtos de tabaco eram transportados para Portugal e armazenados temporariamente em locais, sendo depois comercializados diretamente com os consumidores ou com os distribuídores em estabelecimentos comerciais e de restauração nos distritos do Porto, Braga, Aveiro, Vila Real e Lisboa.

No âmbito da operação e ao longo da última semana, através do cumprimento de 68 mandados de busca, foram realizadas 37 domiciliárias e 31 mandados não domiciliários, nomeadamente em veículos, estabelecimentos comerciais e de restauração e bebidas e ainda em armazéns.

A GNR adianta que foi ainda dado cumprimento a quatro mandados de detenção, culminando com quatro suspeitos com idades entre os 53 e 65 anos detidos e na constituição de 12 arguidos com idades entre os 52 e os 69 anos.

Durante a operação foram apreendidos 2.450.948 cigarros, que correspondem a cerca de 122.548 maços de cigarros, 107,694 quilos de tabaco triturado, 92.300 tubos para enchimento de cigarros, 45.115 euros em numerário, 25 telemóveis e nove viaturas ligeiras.

Foram igualmente apreendidas duas armas de fogo, diversas munições de diferentes calibres, material explosivo (cordão detonante, pólvora, detonadores, cargas explosivas e outro material utilizado na atividade pirotécnica) e documentação com pertinência probatória para a investigação.

Os detidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial, no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) de Lisboa, tendo-lhes sido aplicadas as medidas de coação de obrigação de apresentações bissemanais no posto policial da área de residência e proibição de contactos com os visados na investigação.

A um dos suspeitos foi ainda decretada a medida de proibição de se ausentar do país.

Durante a investigação, que decorre há cerca de um ano, já tinham sido apreendidos em Portugal um total de 6.520.522 cigarros e 399 quilos de folha de tabaco e tabaco moído, e detidos três homens, com idades entre os 55 e os 64 anos, tendo vindo a ser aplicada em relação a dois deles, em novembro de 2022, a medida de coação de prisão preventiva.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 19 minutos

Famalicão: Colisão em Pousada de Saramagos faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida na sequência de uma colisão rodoviária na Avenida Rio Pele, nas imediações do Lidl em Pousada...

Desportohá 44 minutos

FC Famalicão: Gustavo Assunção fala na recente evolução do clube

Com a aproximação de mais um jogo desta reta final de mais uma edição da I Liga, Gustavo Assunção, do...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Homem e mulher detidos com haxixe e liamba

No decurso de um patrulhamento automóvel, no dia 24 de abril, na cidade de Vila Nova de Famalicão, elementos da...

Famalicãohá 2 horas

Alunos de Famalicão brilham no maior evento para jovens bailarinos mundo em Nova Iorque

Lara Vilaça, Duarte Mellot e Dalila Navio, alunos da ARTIS – Academia de Bailado de Vila Nova de Famalicão regressaram...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Vermoim inaugurou mural alusivo ao 25 de Abril para celebrar 50 anos da revolução

A freguesia de Vermoim levou a cabo, neste feriado de 25 de Abril, a inauguração de um mural alusivo à...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: UF de Ruivães e Novais homenageou Combatentes e ex-Presidentes neste 25 de Abril

Esta quinta-feira, dia em se celebraram os 50 anos do 25 de Abril, a União de Freguesias de Ruivães e...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Homem de 28 anos detido por conduzir sem carta

Um homem de 28 anos foi detida pela PSP em Famalicão, no dia 24 de abril, por conduzir sem qualquer...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Duas pessoas detidas por condução com taxas de álcool superiores a 1,6 g/l

Duas pessoas com 31 e 35 anos foram detidas pela PSP, em Famalicão, esta quinta-feira por condução com taxa de...

Desportohá 7 horas

Famalicense Beatriz Pereira pré-selecionada para os Jogos Olímpicos em Paris

A ciclista famalicense Beatriz Pereira foi convocada pelo selecionador nacional José Luís Algarra como uma dos 20 ciclistas pré-convocados para...

Famalicãohá 7 horas

Neste Lés a Lés Famalicão damos destaque à União de Freguesias de Ruivães e Novais

É nosso convidado, o presidente da União de Freguesias Duarte Veiga, que cumpre o seu segundo mandato, eleito como independente....

Arquivo

Mais Vistos